11 janeiro, 2014

O dia está a chegar

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Para mim, e completando o título, este é o jogo do ano. Pela deslocação, pelo ambiente, por tudo.

A semana que está a terminar ficou marcada por uma perda na equipa que vamos defrontar no próximo jogo. Por tal representar a perda de uma vida, como tantas outras que se terão perdido nesta semana por este mundo fora, ficam aqui as minhas condolências para toda a família. Não podem deixar de ser relevantes as declarações de 2003, por exemplo, em vésperas da Final de Sevilha ao ponto de me fazer entrar na espiral de hipocrisia a que assistimos nos últimos dias.

Posto isto, não posso escrever sem abordar a máquina de propaganda do regime. Assistimos a uma semana capaz de fazer Goebbels corar de vergonha. Mais do que homenagear a pessoa ou o atleta, em meu entender, assistimos a uma profunda falta de respeito por Eusébio, perpetrada por quase toda a comunicação social com o alto patrocínio do clube das papoilas saltitantes. Não posso deixar de agradecer ao Porto Canal pelo Jornal Diário, que continua a ser (cada vez mais) a minha principal fonte de informação, no que diz respeito aos “Telejornais”. Abordou o tema com a importância devida (notícias de abertura) mas não se demitiu da sua função principal, que é informar e não estar ao serviço de uma máquina de propaganda.

Depois de uma semana em que o fanatismo foi imposto aos portugueses, onde quem fosse minimamente racional era olhado como alguém que acabara de cometer um crime lesa pátria, quero salientar quatro textos que li nestes dias. Ficam aqui os links e a devida sugestão de leitura, pois acho que vale a pena “perder” algum tempo - LINK 1, LINK 2, LINK 3, LINK 4.

Depois de ter visto em grande plano, na televisão e em capas de jornais, um cadáver, depois de ter visto apelos de jornais como o pravda à vitória no jogo com o Futebol Clube do Porto (qual clube estrangeiro que vai defrontar o clube do povo português e merece ser esmagado, apelo esse que também correu as redes sociais), depois de ver Pluribus Dumbo afirmar que a ida para o Panteão era uma exigência do povo português, depois de ter visto a retirada de cachecóis (seguido de um desmentido via Facebook (era montagem), depois de outro via Twitter (o Sandro estava a colocá-los lá e não a tirar) e, finalmente, da confirmação através de um site oficial – qual máquina de propaganda ), depois de ter visto um adepto do FC Porto ser agredido em directo e isto ter passado em branco em toda a comunicação social (VIDEO), depois de ter visto a LPFP decretar um minuto de... palmas, depois de ter visto Miguel Sousa Tavares (como é possível uma senhora com Sophia de Mello Breyner, por quem tenho uma profunda admiração, ter concebido um filho assim?) ter afirmado em pleno jornal “oficioso” do regime que, na década de 60, todos eram, de uma forma ou de outra, adeptos do clube das papoilas saltitantes, considero que estão reunidas todas as condições entrarmos em campo na máxima força, com o máximo sentimento de revolta pela vergonha que foi esta semana de propaganda do regime.

Espero um jogo equilibrado, sabendo que é um jogo que não decide nada onde o importante é conquistar os três pontos. Somos a equipa TRICAMPEÃ NACIONAL e, também por isso, entramos em qualquer estádio com o objectivo claro de vencer o jogo. Como tal, este não foge à regra. Volto a lembrar que estes jogos são ganhos com um misto de classe e de trabalho árduo, de raça, de sentimento Porto. "Enquanto fomos bons rapazes, fomos sempre comidos." Fica aqui a minha humilde dica para todos, sejam eles treinadores, jogadores ou adeptos.

Desejo a todos os Portistas que se vão deslocar ao galinheiro uma boa viagem, esperando que tudo corra bem. Não se esqueçam de confirmar com as vossas operadoras de telefone se o roaming está activo, etc. etc :)

Um grande abraço TRIpeiro a todos!

1 comentário:

  1. Passaram-se coisas esta semana que mais uma vez apenas comprovam tudo aquilo que eu penso sobre este país…

    Só digo uma coisa: as parecenças entre Portugal e Coreia do Norte são cada vez maiores!

    Porque não um decreto-lei que proíba o FC Porto sequer de empatar na luz, entregando a vitória já ao Penafi… perdão ao benfica…

    ResponderEliminar