http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/
Poderia ser amarelo às pintinhas. Poderia ser cor de laranja. Poderia até ser vermelho! Poderia? Não! Mas não porquê? Se um chamado expert da passerelle disser que é "moda", se um doutorado em vendas disser que será um sucesso comercial e se um allumini do IPAM considerar que será um maravilhoso truque de marketing para atrair este ou aquele público alvo, quem é que ousará dizer que isso ofende a nossa identidade? Vendas. Sucesso comercial e "fashion". Que é que nós... maluquinhos do Futebol nos atrevemos a questionar?
Corremos o risco de ver as bancadas pintadas num cor de rosa que em dias de sombrios pode parecer vermelho, corremos o risco de ser alvo de chacota pelos adversários, corremos o risco de que amanhã as gerações vindouras confundam o nosso equipamento com os da 2 circular. Mas afinal... isso que importa? É fashion. É vendas. É sucesso comercial.
O equipamento do Futebol Clube do Porto, diz nos seus estatutos, tem uma configuração própria, e essa configuração nasce da materialização de uma identidade. Não há preço para vender isso. Não pode haver!
Não há muitos anos vimos o nosso rival da segunda circular usar um equipamento semelhante. E foi a chacota geral. Gozamos, questionamos a "inclinação sexual" dos jogadores, directores e adeptos! Apontamos o dedo. Criticamos, falávamos de barriga cheia apregoando que no nosso clube isso seria impossível!
Como estávamos enganados!
O pior é que no nosso adversário o Cor de Rosa ainda teria uma "lógica"! É um vermelho "esbatido"... um vermelho misturado com branco! Uma "derivação do vermelho"! Agora no nosso?
Que raio de ideia foi esta? De quem!
Quem é que a aprovou? Quem!!!
Quem é que gosta e comenta como se fosse um orgulho imenso!!?? Quem?!
Quem é que põem likes (nova manifestação social... penso que se as eleições fossem medidas por likes, a abstenção seria reduzida...) em tal aberração numa tentativa de branquear e passar uma ideia de que este equipamento "é que é"? Quem?
Mas que raio de interesses comerciais ou outros, corrompem a razoabilidade e discernimento de quem tem o poder de decisão, onde está, ou para onde foi, e espera-se que seja, a voz independente e critica (critica não tem que ser negativa, pode bem ser positiva) do Tribunal das Antas? Estamos todos "cegos"? Quem nos "cega"? E porque nos deixamos "cegar"?
Que Futebol Clube do Porto queremos afinal? Um clube sem identidade e só resultados? Financeiros e Desportivos? Que identidade, devemos, temos e queremos defender?
O Futebol Clube do Porto tem que ter poder de veto sob o equipamento que é proposto. Se para a Warrior o Futebol Clube do Porto é uma porta a abrir no mercado europeu de futebol, essa porta tem que ser aberta respeitando a historia de quem utilizam para alavancar a sua marca.
Sei que não sou ninguém. Sei que não passo de um blogger, mas uma coisa sei, eu vou boicotar o cor de rosa. Para mim, Futebol Clube do Porto é azul e branco. Para mim, que pago para ter a camisola, os meus interesses são só uns, ter um equipamento do meu clube que traduza a sua identidade e consequentemente a minha.
E tu? Vais de rosinha comer a pipoca para o Dragão?
Corremos o risco de ver as bancadas pintadas num cor de rosa que em dias de sombrios pode parecer vermelho, corremos o risco de ser alvo de chacota pelos adversários, corremos o risco de que amanhã as gerações vindouras confundam o nosso equipamento com os da 2 circular. Mas afinal... isso que importa? É fashion. É vendas. É sucesso comercial.
O equipamento do Futebol Clube do Porto, diz nos seus estatutos, tem uma configuração própria, e essa configuração nasce da materialização de uma identidade. Não há preço para vender isso. Não pode haver!
Não há muitos anos vimos o nosso rival da segunda circular usar um equipamento semelhante. E foi a chacota geral. Gozamos, questionamos a "inclinação sexual" dos jogadores, directores e adeptos! Apontamos o dedo. Criticamos, falávamos de barriga cheia apregoando que no nosso clube isso seria impossível!
Como estávamos enganados!
O pior é que no nosso adversário o Cor de Rosa ainda teria uma "lógica"! É um vermelho "esbatido"... um vermelho misturado com branco! Uma "derivação do vermelho"! Agora no nosso?
Que raio de ideia foi esta? De quem!
Quem é que a aprovou? Quem!!!
Quem é que gosta e comenta como se fosse um orgulho imenso!!?? Quem?!
Quem é que põem likes (nova manifestação social... penso que se as eleições fossem medidas por likes, a abstenção seria reduzida...) em tal aberração numa tentativa de branquear e passar uma ideia de que este equipamento "é que é"? Quem?
Mas que raio de interesses comerciais ou outros, corrompem a razoabilidade e discernimento de quem tem o poder de decisão, onde está, ou para onde foi, e espera-se que seja, a voz independente e critica (critica não tem que ser negativa, pode bem ser positiva) do Tribunal das Antas? Estamos todos "cegos"? Quem nos "cega"? E porque nos deixamos "cegar"?
Que Futebol Clube do Porto queremos afinal? Um clube sem identidade e só resultados? Financeiros e Desportivos? Que identidade, devemos, temos e queremos defender?
O Futebol Clube do Porto tem que ter poder de veto sob o equipamento que é proposto. Se para a Warrior o Futebol Clube do Porto é uma porta a abrir no mercado europeu de futebol, essa porta tem que ser aberta respeitando a historia de quem utilizam para alavancar a sua marca.
Sei que não sou ninguém. Sei que não passo de um blogger, mas uma coisa sei, eu vou boicotar o cor de rosa. Para mim, Futebol Clube do Porto é azul e branco. Para mim, que pago para ter a camisola, os meus interesses são só uns, ter um equipamento do meu clube que traduza a sua identidade e consequentemente a minha.
E tu? Vais de rosinha comer a pipoca para o Dragão?
Estou pouco importada com as cores da camisola que não a principal. O importante, sim, é o símbolo que está em cada uma das camisolas, o símbolo que me orgulho de trazer ao peito, o símbolo que é muito maior do que cada camisola, do que cada opinião, do que cada patrocinador, do que cada decisor! É o meu símbolo, o nosso símbolo, um símbolo superior a qualquer outra referência!
ResponderEliminarA identidade de um clube está nas pessoas e nos seus valores.Penso serem estes os fatores fundamentais para definir a nossa identidade.Depois como fator econico, temos o estandarte, que esse sim, é intocável e imune a "recolorização" Quanto ao equipamento, ficaria escandalizado, se o principal, não respeitasse o nosso estandarte, coisa que tenho de dizer, esta nova marca conseguiu fazer um equipamento muito mais tradicional, que os muitos que a Nike fez, com a unica exceção o do ano da Champions na Alemanha. Já tivemos prateados, amarelos, lanranjas (esses sim ao loge parecia vermelho), todos de um gosto e tradição discutivel. Se é por vendas, se será para atrair algum publico alvo, o que seja. Importante é o escudo que ostenta. Julgo que haverá algo ligado ao cancro da mama, ligado também a este equipamento, não sei se será verdade. Contudo seria uma boa oportunidade de ligar o nosso amado clube a uma causa, transversal a todas as familias. Importante mesmo nisto tudo é mesmo Ganhar. Vamos Porto, juntos até a morte e até a proxima vitoria.
ResponderEliminarO equipamento rosa só usa quem quer, até acho acho o equipamento "à tropa" muito pior em termos estéticos, mas o que me faz confusão é promoverem uma pessoa como o Madureira no facebook oficial.
ResponderEliminarSerá que foi pago? Não será uma falta de respeito aos sócios anónimos que apoiam (gastando centenas/milhares de € no processo) o clube sem nunca esperarem algo em troca? Não vejo ninguém a questionar isto, mas a mim faz-me confusão. Se calhar é normal.
Tal como a muitos sócios e amantes do nosso FCP custa um pouco perceber certas e determinadas situações, mas neste momento o que manda no futebol é o dinheiro e os lucros provenientes do mesmo. Sinceramente, preferia um FCP a equipar Adidas, como o foi durante muito tempo e com um equipamento simples mas bonito. Mas como disse, no futebol manda o dinheiro, e quem paga melhor leva vantagem. O nosso clube há muito que se transformou num negócio rentável para quem está ao redor do mesmo, nós sócios ficamos sem os jogadores cheios de talento, sem os fazedores de sonhos, a troco diz a sad e a direcção de muito dinheiro, que segundo eles é necessário para o equilíbrio das contas e do clube.
ResponderEliminarO que sei é que cada vez mais temos menos jogadores com amor pelo clube, que os nossos jovens jogadores para serem grandes têm que sair para clubes nacionais ou internacionais e ai recolherem elogios e sucesso. Seria fácil fazer aqui uma lista e até um onze composto por jogadores que saíram das nossas camadas jovens e que se tornaram em jogadores de selecção ou de valor em paragens diferentes do que no nosso clube.
Nós sócios somos piões no jogo de xadrez da sad, que muda de equipamento e fornecedor sem sequer nos explicar os contornos do negócio, tem um equipamento alternativo horrível, sem se perceber o nexo de tal cor num clube azul e branco dos pés a cabeça.
Continuo a dizer que devemos muito ao presidente e aos seus aliados por todo o enorme sucesso alcançado, aqui onde estou em Inglaterra, quando falo na minha cidade toda a gente conhece e identifica o nosso clube, e isso é um reconhecimento enorme para o trabalho desenvolvido, mas estará na hora de abrir o clube aos sócios, de os fazer participar mais em tudo, de abrir o clube de outra forma e deixar uma certa obscuridade que por vezes nos prejudica imenso.
Espero que acima de tudo, esta parceria seja tão vantajosa como a que foi com a Nike, com equipamentos não tão bonitos é certo, mas o que contará isso se voltarmos a ser campeões e a ter uma grande equipa novamente ?
Os lideres do Super Dragões de rosinha, que lindos!!! O dinheiro compra tudo até a identidade do nosso Porto e mais não vale a pena dizer...
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ResponderEliminarQuando o portismo se mede pela cor de uma camisola alternativa, está tudo dito!!
este pessoal ainda pensa que somos um clube, apenas do grande Porto!!
Sócio 21807 com quotas em dia
Infelizmente não é de agora, a mim já me enojava ver aqueles cachecóis amarelos que andam no Dragão o ano todo. Como diria um célebre jogador, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
ResponderEliminarhttps://twitter.com/FCPortoWorld/status/476679263475605505/photo/1
ResponderEliminarnão se venderam, têm toda a razão. a camisola não é uma simples camisola rosa, é uma camisola "rosa à Porto", e isso é que interessa
É bem verdade que gostos não se discutem, então, a partir daqui... quem não gosta, arruma pró lado!
ResponderEliminarEu, ontem, tal como hoje, arrumo pro lado... FC PORTO, cá comigo, só em azul e branco, nada mais que isso.
Simples, curto e grosso...
Sim, também não discuto gostos!
ResponderEliminarMas comigo ninguém discute também quais são as cores do meu amado FC PORTO! O azul e branco é inquestionável Tudo o resto... passa-me ao lado...
Abraço em AZUL-E-BRANCO muito FORTE!
ahhhhhhhh, esqueci apenas de relevar a dita famosa expressão hoje usada no lançamento da camisola rosa (ponto final, parágrafo!), por mais que a queiram adornar:
ResponderEliminar"Só não vê azul e branco quem é de outra côr"
... se não fosse para rir, era para chorar... e chorei de VERGONHA por este estilo de marketing insultuoso e ofensivo aos "seus".
Percebi, compreendi que eu, só porque abomino aquela cor de equipamento, e até hoje nem por uma vez me tinha pronunciado, para o meu clube, não passo de um monte de merda, estando sujeito ao insulto barato e de baixo nível, com origem na casa mãe.
Registei... só mais uma vez!
Espero chegar aqui no final da época e continuarem a criticar os equipamentos...só os equipamentos!! Era sinal que tinha corrido bem!!!
ResponderEliminarE faço uma promessa...se o FCPorto ganhar um titulo europeu com aquele equipamento de cor esquisita...eu compro uma camisola!!
Até o Liverpool jogou de verde por causa da cerveja Carlsberg! Sem stress...
E para os que elogiam tanto a adidas, foi com essa marca que o benfica teve um equipamento azul! e outro rosa!!
E nós com a nike já tivemos equipamentos violeta e cor de laranja avermelhado! E com a Kappa também tinhamos equipamentos esquesitos! Mas pronto é a vida!!!
Não critico muito desde que o equipamento principal seja o mais classico possivel! Coisa que com a nike quase nunca foi!!
Aplaudo. Vejo assim Alguém que diz as verdades e afirma e confirma mesmo Portismo... quando se vê gente a abanar a cabeça a tudo!~
ResponderEliminarArmando Pinto
Memória Portista
É evidente que 95% ou mais não conhecem a história do FC Porto. 99% nunca se deram ao trabalho de ler a história do FC Porto.
ResponderEliminarPor isso saem destas bacoradas que lemos todos os dias e a ignorância vem ao de cima.
Eu, entre outros, como um estudioso do FC Porto, aprendo todos os dias coisas novas sobre o clube e já o faço há mais de 30 anos.
A maioria vai na onda da pipoquinha, da rosinha e do que lhe dão a comer. Não os condeno, apenas lamento ao que assisto ano após ano. A manada segue o trilho que indicam e parece não haver nada a fazer.
O FC Porto é azul e branco e toda e qualquer outra cor é estragar a pintura.
Desde 96-97 que não vejo os estatutos do clube serem respeitados em matéria de equipamentos.
Enfim, o dinheiro é que conta, a identidade é atirada para o lado e o resto são cantigas. Siga a música que o Dragão pintado de rosa vai ser fantástico!
Tristeza!
Grande Cativo. Partilhamos o sentimento sem duvida.
ResponderEliminarQual é o equipamento do FC Porto?
Entre 1893 e 1906, ha relatos mas não há imagens nem descrição especifica do equipamento que foi usado. Em 1908, começaram a ser usadas as riscas finas azuis e brancas. E já há fotografias.
Até 1934/35, riscas finas com numero variável, é bem notório dentro dos titulares, como não se conseguia um equipamento igual a outro. Não havia caracteristica nenhuma particular na DISTRIBUIÇÂO das riscas.
No entanto, em 1934 ou lá perto, estabilizam as camisolas. E é então que se fixou a FORMA DADA AS CORES: fundo branco e duas riscas verticais de entre 9 e 13 cm de largura. FUNDO BRANCO. DUAS RISCAS. No Peito e NAS COSTAS. 9 a 13 cm de largura. Desde 1934. Desde que há Campeão Nacional no formato Campeonato.
Neste período, o FC Porto tornou-se um clube inconfundível! Fosse qual fosse o Desporto praticado, fosse qual fosse o campo pelado, relvado, pavilhão ou ringue portugues ou no estrangeiro, não havia equipamento igual ao nosso.
E foi por isso que permaneceu inalterado até 1996/97. Enfim eu digo 1999/00 pois prefiro ver ainda na Kappa um respeito que desde então, nos tem sido sonegado.
Quantos anos então de Azul e Branco às Riscas? 106 anos. Quantos anos desde 1908, com riscas finas sem forma normalizada? 26 anos. Quantos anos de fundo branco e duas riscas no PEITO e duas riscas nas COSTAS? 65 anos (SESSENTA E CINCO). Quantos anos de relativização TOTAL da forma das nossas cores, sem uma UNICA camisola do FC Porto dos 65 anos anteriores? Vamos no 15º, e a contar.
O Pedro Cardona refere o ano de 1997, eu quis ir a 1999, mas se calhar ele tem mais razão. Se usarmos a data dele, o que eu reflicto é que coincide com a Formação da Futebol SAD. Há uma vontade expressa da parte da Direcção e Presidencia, em cortar com o período anterior, com a forma, com a identidade.
O resultado disto está à vista, vejamos desordenadamente
1. Perdeu-se a memória, a certeza intuitivo da forma da nossa camisola.
2. Debate-se qual é a camisola, ninguém sabe!
3. Acham que a forma brnca com duas riscas era a forma da Adidas, o que é FALSO.
4. Relativizou-se esta forma e vale tudo
5. Até as cores se tornaram relativas
6. Há miudos com 20 anos que nunca viram o FC Porto jogar com uma camisola do FC Porto.
7. Nestes 15 anos, a nike conseguiu colocar pelo menos outros 2 clubes equipando à FC Porto.
8. Já tinhamos tido laranja, azul bébé, cinzento, roxo, amarelo nas alternativas. Só faltava, das cores mais convencionais, o castanho, o preto, o verde, o vermelho e claro: o cor de rosa.
9. Como isso das cores é tudo indiferente, ficamos com a certeza que a Warrior nos dará um alternativo castanho e um preto nos proximos dois anos.
10. Depois dessas, e como isso das cores é indiferente, e a originalidade é para se vestir a qualquer preço, ficamos com a certeza que teremos camisolas verde e vermelha nos nossos alternativos.
11. Isso das cores dá igual, o que importa é o simbolo na camisola. Curioso que até 1955 e a Yustrich, o Homão da Balança do Senhor Hernâni, o FC Porto não ostentava regularmente esse escudo. Mas pasme-se! Sabia-se que era o FC Porto em campo!
Há coisas fantásticas, não há? BASTAVA A CAMISOLA!!!
Que lição de portistmo! Obrigado Tiago. Folgo em saber que de entre a "maralha" ainda haja que defenda os princípios e baluartes do "Sr. do Boné". Intemporal nos ensinamentos.
ResponderEliminarUm grande abraço e obrigado a todos.
Anda tudo preocupado de ser gozado só pq no passado gozaram os outros. Eu que me importo que seja cor-de-rosa ou às pintinhas. Desde que no final dos jogos ela saia suada e ganhemos até podiam jogar de soutien!
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