22 julho, 2015

"DÁ-ME O (IR)REAL, O IMAGINÁRIO..."

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Capital do Império Lusitano. 11H45. Gabinete do insigne Doutor Vítor Pereira, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Conversa telefónica com interlocutor desconhecido recorrendo a tecnologia ultra-hiper-sumamente avançada à prova de escutas:
    "(...) A modos que é isto, meu amigo. Neste momento pouco podemos fazer para alterar a coisa. Muitos clubes a votar a favor, raio de azar. O problema é a porcaria da democracia no futebol. Quando se vai a votos, alguém acaba invariavelmente por ser e sair prejudicado. (…) Pois, acredito. Também eu por vezes tenho saudades dos tempos em que reinava a ditadura. O meu avô conta-me maravilhas. A facilidade de processos era outra. O avolumar de títulos também. Era tudo nosso. Ficava tudo em Lisboa. (…) Sim, sem dúvida. O sorteio é um retrocesso a um passado mau e pós-revolucionário, uma aberração, isto… cambada de parolos.
    Mas quer que lhe seja sincero? Pois bem, acho que você ou os seus não andaram a fazer bem as coisas antes da reunião de clubes. (…) Só 16 a favor da nomeação?! Como? Como explicar? Não falaram com eles antes? (…) Todos de férias, diz-me? Abordaram ao menos o do Marítimo? (…) Ah, sim, pois. Frequenta lá a casa… Tinha-me esquecido. (…) Pois, é cunhado. Não me diga?! Não tem cara disso, mas… (…) Insisto que algo falhou na vossa comunicação. Estavam a contar com os ovos no tutu da galinha e o resultado é este. (...) Não enviaram as lembrancinhas pelo Natal? Enviaram? (…) Aqueles porta-chaves lindos e maravilhosos? O Vinho do Porto Vintage? Relógios do Eusébio? Kits de sócio? E mesmo assim…? Cambada de ingratos! O que será que o Velho lhes terá oferecido em contrapartida da lealdade? A Nandinha? Hahahahahahahaha! Muito boa! Aiiii… muito boa. (…) Sim, tem razão. Não tem piada nenhuma. Às vezes falta-me uma segunda-feira.
    Sim, sim. Não, não. (…) O Chefe deve estar a brincar comigo! Não dá agora para fazer isso. Não da forma como fazíamos. (…) Esqueça o Capela. Não. Eu compreendo que goste dele, mas… (…) Nem pensar (…) Claro que há sempre a possibilidade de assegurar servicinhos mínimos, uns homens são mais flexíveis do que outros e em última instância poderemos recorrer às famosas bolinhas quentes. (…) Como que não sabe o que são “bolinhas quentes”? Tenho de lhe explicar tudo?! Então não sabe que é o que se faz em muitos sorteios mundo fora? Olhe que o Platini e o Blatter são fãs. (...) Quando se quer assegurar determinado emparelhamento? Não se lembra daquele famigerado sorteio para a Taça de Portugal? (…) Quando saiu o Penafiel? Já aí trabalhámos e bem.
    E por falar nisso, temos de reanalisar o nosso acordo. (…) Eu sei que é um acordo dos cavalheiros que somos e que não precisamos de ter nada por escrito, mas… (…) sim, óbvio. Sei que sim. A vida não está fácil para ninguém mas não esqueça que vos facilitamos a vossa na época passada. As despesas fixas com o pessoal são enormes. (…) Claro! O Capela? Não, esse não leva nada pelas “boas”- boas segundo os nossos critérios, entenda – arbitragens e diz que faz tudo por amor imenso ao Clube e à Causa. (…) Sim, mas há mais Capelas na forja. (…) Esqueça o Capela. O mundo não é só o Capela. Não. O Paixão? Estou farto dele, é muito songa-monga para o meu gosto mas é eficiente e diligente (quando não lhe pára o cérebro). (…) Ah, esse também. Mas temos agora uma fornada maravilhosa a sair para esta época. Nada mais, nada menos do que 24 árbitros e 48 árbitros assistentes, totalmente aptos e prontos a deslumbrar. (…) Alguma vez o deixei ficar mal? Vamos ver. Poderemos não conseguir os resultados imediatos da época passada, mas podemos vir a levar o barco a bom porto. (…) Como “bom porto”? (…) (…) É só uma expressão. Não quer dizer o que pensa. (…) Acalme-se. Basicamente significa conseguir cumprir um determinado objectivo. (…) Sim. Acha? Eu quero é que eles se lixem. Tripeiros de um raio, nortenhos corruptos. Anos e anos a gozar com a nossa cara… (…)
    Vamos fazer as coisas com calma e ponderação. Está muita gente de olho em mim. Há já muitas insinuações e não me posso expor tanto. Tenho a minha honorabilidade, sabe, e não posso ceder a pressões externas. (…) Vamos ver. Alguma vez o deixei ficar mal? Mas a verdade é que agora com aquele cabrão do madeirense a pôr a boca no trombone, no saxofone ou o raio, estou numa situação algo delicada... (…) Tanto que o acarinhei, que o mimei, que o protegi e é assim que me paga. Andei praticamente com ele ao colo. (…) Ah, não gosta da palavra? Olhe, mas é a que tenho de usar para este caso e este traste. (…) Só porque o despromovi. Esqueça o Capela. Não. Não lhe dou o número dele. Só eu é que falo com os meus homens. (…) Porquê? Porque senão ia ser um fartote e um fartar vilanagem. (…) Como falou com ele? No intervalo do jogo? E ele atendeu? (…) Deve ter aberto uma excepção. (…) Sim, ele no final do jogo quase rebentava de felicidade e de orgulho por ter ajudado a Causa. (…) Pois não. Pois não. Já não vai aparecer tantas vezes agora com o sorteio. E vai ser todo o país com os olhos em cima de nós a cada jogo. É muita, demasiada responsabilidade em cima de mim. Dos rapazes. E depois ainda temos o papagaio do seu ex-treinador do outro lado da barricada.
    (…) Compreendo a sua desilusão. (…) Sim, claro. Claro que vai contra todos os princípios da ética e verdade desportiva, mas que quer? Uniram-se as comadres e pouco há a fazer. (…) Foi bom enquanto durou e agora abriram os olhos. Se calhar até nem é mal visto… (…) O quê?!?! Isso não. Não faço. Não faço porque das duas uma: ou era benfiquista ou corrupto. E eu que até sou sportinguista. Também quero ganhar títulos. Os meus netinhos também têm direito a ir festejar ao Marquês! E quando o fizerem será sem distúrbios, note. (…) Eu sei. Vamos ver. Não prometo nada. Pelo amor de Deus! Nem venha cá com essa... Somos amigos, sim, amigos com benefícios, mas… é como o Velho uma vez disse: “Somos anjos mas não somos cá anjinhos”.
    Um conselho: façam a vossa parte, finjam pelo menos algum esforço e comprem um ou dois ou três jogadores aqui e acolá que o pessoal já anda a mandar bocas por estarem tão sossegados agora no defeso e os vossos rivais tão empenhados em reforçar o plantel. (…) Sei que confiam mas mexam o real traseirinho. Se por algum motivo, a Coisa falha e a Máquina emperra, depois não me venha dizer que não o avisei.
    E a Senhora D. Vanda está boinha, está? O laranja vai-lhe lindamente com a cor dos olhos. E os meninos? (...) Antes assim. (...) É da idade. Os meus respeitosos cumprimentos. Até Domingo, então. Esqueça o Capela. Não. Ele não pode ir. Tem um baptizado ou comunhão de um primo. (…) A sério. (…) Posso ir de Havaianas? (…) Era o que queria ouvir. Mas ainda falamos, até lá. Tenho umas ideias sobre o Panteão e… (…) Lembra-se daquilo que me prometeu? Da possibilidade de me conseguir transferir para lá um dia? (…) Sim, falamos então depois. Prazer em ouvi-lo. Mande sempre, meu bom amigo, mande sempre. Não me referia a isso, mas se quiser mande. Há sempre quem consuma. Quando é de graça nunca se diz que não. O meu stock de porta-chaves também já esgotou, pelo que (…) Obrigado. Estimei ouvi-lo.
    O' Zé! Anda cá se faz favor. Deixa mas é o Candy Crush e liga-me aí ao Duque e ao Gomes. E ao gajo da APAF, nunca me lembro do nome dele."

10 comentários:

  1. Hahaha, o pior é que isto deve ser uma transcrição quase fiel do que é a realidade. Mesmo englobando todos os pontos de interrogação e exclamação.
    Excelente, as usual. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Demais!!!
    Raisparta estes tipos do apito.
    Sempre na tremedeira.

    ResponderEliminar
  3. Cara missbluebay
    A amiga tem a rara qualidade de me pôr de boca aberta. Onde estava? Sim porque parafraseando o nosso Pinto da Costa: “antes de a conhecer não a conhecia”. Neste caso, ressalvando aqui o magnífico bibóporto, “antes de a ler nunca a tinha lido”!
    Não sei se para si é um elogio mas ao sorver os seus artigos lembra-me Sophia Mello Breyner (de quem o filho devia ter vergonha pelas enormidades que anda por aí a escrever num pasquim da capital).
    Por mim, e não me canso de dizê-lo, “já cá ando há muito tempo e conheço de ginjeira toda esta corja dos pasquineiros da capital, os intestinos serventuários do clube da treta, a cambada de advogados, juízes, e outras avis raras que se alcandoraram há muitos anos nos círculos de decisão, convidados dos festins do poder e que, desgraçadamente, nem do pontapé-na-bola nos deixam disfrutar tranquilamente.
    É só gamar, gamar, gamar. Este cavalheiro é um deles. Ratoneiro até à medula esconde-se incólume desde que abandonou a sua medíocre carreira como árbitro até à assunção do lugar mais alto da roubalheira desportiva. A corja que o acompanha não descansou enquanto não se mudou com armas e bagagens para a Capital. É de lá que tudo se comanda. Fez de Madaíl gato-sapato, e meteu Fernando Gomes na algibeira. Quando morrer já tem lugar no Panteão.
    Tenho por mim que a Assembleia-geral do próximo Sábado já é cadáver. O homem andou numa roda-viva contatando os rafeiros que lhe obedecem sempre na expectativa das mais-valias (leia-se: promoções a Internacionais). Luís Filipe Vieira, “patrão afetivo” de Vítor Pereira gosta de colinho e desde que passou de montador de pneus a um dos maiores devedores da nação falida, movimentou-se junto das estruturas que dirigem as marionetas da FPF. O resultado está à vista: vai haver chapelada à antiga portuguesa.
    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. A "panelinha" que está instalada é muito bem retratada por este texto.
    As nomeações estão em vigor desde 2003.
    É ver os roubos e os embustes que têm existido!
    O árbitro Marco Ferreira fala, de factos, de datas, de pessoas.
    Provada coação e trafico de influências, o que faz a Sad do FCPorto??
    Espero mais uma vez que não adormeçamos na forma, porque não chega ter melhores jogadores.
    Viva o Futebol Clube do Porto!
    DdA

    ResponderEliminar
  5. Fosga-se....
    Se algum publicares um livro, avisa que eu reservo já!!!!
    Genial!!!!

    ResponderEliminar
  6. Não me digam que adivinharam quem é a personagem que fala do outro lado da linha com o All-Mighty Presidente dos Árbitros?!? Estes Portistas têm mesmo muita imaginação. :)

    ResponderEliminar
  7. Como disse na crónica do Místicaazulebranca, o sorteio já é cadáver, ou seja, o colinho vai continuar...
    Abraço

    ResponderEliminar