27 julho, 2015

FOI-SE O SORTEIO FICA O JOGO DE AZAR?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

De certa forma, reprovar o sorteio dos árbitros na assembleia geral da FPF foi um sinal de maturidade. Até entre os proponentes se assumia que não era o melhor método e que teria efeitos colaterais, em particular num momento em que são poucos os bons árbitros.

Também ficou bem claro que a ideia perturbava os árbitros, como perturbaria qualquer cidadão que, de repente, visse uma parte da sua vida jogada aos dados. Reprovar o sorteio seria sempre uma atitude normal para quem, como os delegados da AG da Federação, está obrigado a ter uma visão de conjunto em que é levado em conta o interesse de todos.

Mas os factos mantêm-se: os clubes profissionais deram um voto de desconfiança ao Conselho de Arbitragem; e os árbitros, através da APAF, são os primeiros a apontar anomalias nas nomeações de Vítor Pereira. Nomeações essas que, em 2014/15, foram uma fonte frequente de dúvida e descredibilização.

Isso aconteceu também porque, perante a contestação, o presidente do CA pareceu sempre optar pelo confronto ou, pelo menos, não achou importante gerir de maneira a que não parecesse assim aos olhos do público. A escolha de Bruno Paixão e João Capela para uma dupla de jogos-chave, numa das fases mais inflamadas da época, até soou a sarcasmo.

Ninguém está bem com uma gestão dessas: nem os clubes, que se sentem desafiados e impotentes; nem os árbitros, que ficam expostos e fragilizados; nem Vítor Pereira, cujo cargo necessita de um mínimo de confiança por parte dos demais agentes. E essa, por grosseiros erros de cálculo da parte dele, já não existe nem voltará a existir.

Nota: o voto contra o sorteio pode ter sido muito lúcido, mas o procedimento da mesa da AG da FPF foi de ética demasiado suspeita. À moda antiga.

fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. Caro amigo
    O "sorteio" estava chumbado desde o início.
    Também como os "observadores" foram todos treinados a darem boas notas aos "capelas", "paixões", "lucílios" e quejandos,
    de Março a Abril, o colinho seria o mesmo!
    Isto só já lá vai mesmo à "vassourada".
    Abraço

    ResponderEliminar