15 julho, 2015

#SOMOSCASILLAS

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O meu aplauso. DE PÉ. Ao "senhor" (o facebook do FCPorto SAD assim lhe chama) Iker Casillas.

Não estou a ser irónico. O meu aplauso, sincero e sentido ao maior portista dos últimos dias. Em todos os momentos do "hala Madrid", fez questão de ter uma palavra para com o seu novo Clube, o nosso. Defendeu, agradeceu, elogiou. "Fez o trabalho dele". Fez, é verdade, mas fez com respeito, por nós, pelo seu antigo Clube. Foi, um senhor. Tranquiliza-me esta atitude. Atitude que faz falta no nosso balneário. Sempre que procuraram Casillas, ele relembrou o símbolo que traz no peito. Sabe, pela experiência (porra, só por isto já vale os milhões que pagaremos por ele) que o símbolo que transporta ao peito e a forma que o representa é a sua maior valorização. Quanto mais respeitar o símbolo da frente, mais respeitado e eternizado vai ser o nome que traz no dorso.

Que lição. Que lição de Portismo.

Nós, tal qual tristes bacocos, fazemos exatamente o contrario. Vemos expositores ao contrário nas lojas azuis para mostrar o #ikercasillas, para valorizar o jogador, ousamos colocar o nosso símbolo na sombra, em segundo plano, no "menos essencial".

Casillas é UM ASTRO do futebol. Casillas é o MAIOR golpe de MARKETING. É uma contratação de peso.

É. Mas é tudo isso para o Futebol Clube do Porto. Isto não é o Futebol Casillas no Porto. Vamos ser coerentes. E não falo do Casillas. Não falo dos adeptos - naturalmente entusiasmados - falo daquelas alminhas com responsabilidades. Parem. Pensem. O que é que tem que ser valorizado? Casillas e Futebol Clube do Porto? Ou Futebol Clube do Porto e Casillas e toda a equipa. O Porto não é mais Porto por ter Casillas, nem Casillas é mais Casillas por estar no Porto, mas O PORTO já cá anda há uns anos, e vai andar.

Não podemos subestimar o valor de Casillas, mas não podemos ser submissos ao seu valor.

Vamos retirar o melhor desta contratação, sem menosprezar o essencial. O Futebol Clube do Porto.

Hoje, ontem e sempre, o objetivo é a defesa do Clube, a promoção do Clube. Nem o Messi é maior que o Porto! "vende mais?", "tem mais likes", "tem seguidores"? E história? E identidade? E orgulho de uma cidade, país?

Focus please. Chega de Casillas Futebol Clube.

1 comentário:

  1. A camisola diz casillas mas também diz FC porto... E a loja é do FCP logo... Não vejo qual o mal de salientar em o nome de um reforço bomba para ajudar nas vendas de camisolas. Certamente que é temporário, negatismos por causa disto? Ah coisas que não fazem sentido e esta certamente é uma delas. Bem já agora no site oficial fizeram o mesmo com o maxi...

    ResponderEliminar