13 julho, 2015

UMA BOMBA, ENTRE A AZIA E NOJEIRA DO COSTUME

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Confesso que só no final da noite de sábado quando foi oficializado o ingresso de Iker Casillas no FC Porto, após alguns dias de avanços e recuos nas negociações entre o Real e o GR espanhol tendo em conta a sua rescisão de contrato, é que realmente acreditei na possibilidade que agora se pode transformar em breve numa realidade que confesso nunca me passou pela cabeça: ver Casillas com a camisola do meu clube!

Casillas pertence, a par de outros como Buffon, Neuer ou Van der Sar, à elite de GR do futebol mundial nos últimos largos anos. Pessoalmente sempre foi dos meus GR preferidos (acreditem que não é por esta bomba que agora digo isso) pela classe, pela consistência e pela sua enorme qualidade sempre ao mais alto nível, num clube e seleção onde a pressão é máxima. Olhar para a carreira de Iker Casillas é perceber que jamais o futebol português recebeu um jogador deste palmarés e desta dimensão internacional. É uma bomba perceber que um GR que já venceu 3 ligas dos Campeões, 1 campeonato mundial de seleções, 1 campeonato mundial de clubes, 2 campeonatos europeus de seleções e mais não sei quantos títulos em Espanha, que tinha todas as possibilidades do mundo para escolher, inclusivamente de clubes das Arábias que com certeza teriam reformas bem mais douradas do que aquilo que o espanhol irá agora auferir no Dragão, mas que acaba por escolher o FC Porto. É uma bomba e uma honra para todos os Portistas perceber que um dos melhores GR mundiais escolheu o FC Porto para dar seguimento à sua carreira após a clara intenção do Real Madrid em lhe indicar a porta de saída do clube.

Bem sei que os mesmos (Portistas) do costume irão, tais aves agoirentas, discordar e demonizar a contratação de Casillas e a sua utilidade no atual plantel, bem como o seu elevado salário. Foram exatamente os mesmos (Portistas) que puseram as mãos à cabeça quando o FC Porto desembolsou 13 milhões por Danilo, os mesmos que gritaram contra os 10 milhões dados por um ilustre desconhecido do campeonato mexicano Jackson Martinez ou os mesmos que duvidaram dos milhões gastos na contratação de um jogador brasileiro com nome de super-herói que jogava na 2ª divisão japonesa. Todos nós sabemos como estas histórias acabaram e como esses mesmos (Portistas) do costume meteram a “viola dentro do saquinho”.

Já habitual e cada vez mais nojenta segue a generalidade da comunicação social neste país de medíocres e pobres de espírito. Já não há palavras para a forma como até nos momentos em que não há campeonato, e em que supostamente o anti-Portismo deveria ter umas férias, toda a azia e nojeira dos mesmos do costume é bem demonstrada num qualquer espacinho de tv num qualquer jornal do meio-dia.

Ouvir como eu ouvi (ninguém me disse) um qualquer “borges com nome de david” dizer alto e bom som que duvidava fortemente da qualidade de Casillas, dizendo mesmo que nos últimos 5 anos o espanhol foi um GR caído em desgraça, quando nesses 5 anos Casillas “só” foi titular no campeonato europeu ganho pela Espanha em 2012 e na liga dos Campeões ganha pelo Real Madrid em 2014 (esse longínquo 2014 pois estamos em 2015). É uma vergonha o anti-Portismo primário que alguns primatas travestidos de comentadores isentos (porque depois há os primatas assumidos anti-Portistas) vomitam, aproveitando qualquer coisa para malharem no seu alvo preferido. Se calhar foram os mesmos que aquando da chegada de Júlio César (muitos patamares abaixo de Casillas, mas um bom GR também) exultaram com a chegada de um GR experiente de classe mundial que “vinha engrandecer o futebol português”. Já a vinda de Casillas é o regresso de alguém caído em desgraça, velho e sem futuro. Porcos de m****...

Notas off-topic: Ainda falta resolver as situações de muitos excedentários que preferencialmente deveriam ser vendidos (mesmo que por reduzido valor) e não emprestados permanentemente e suprir uma saída: a de Jackson Martinez! O resto está a compor-se aos poucos e poucos.

PS: Continuam também as mentiras mil vezes repetidas pelos mesmos ordinários do costume acerca do investimento/risco da política desportiva do FC Porto. O ano passado li/ouvi que o FC Porto com o investimento que fez, caso não vencesse o campeonato era o fim do clube, uma desgraça com consequências inimagináveis. Pois bem, não me consta que e UEFA coloque o FC PORto num dos clubes em risco de cumprir as regras do fair-play financeiro definido pela UEFA, ao contrario do que já aconteceu com outros clubes portugueses bem conhecidos.

PS2: Há muito velhaco porco e nojento que anda excitado e “preocupado” com o vencimento que Casillas irá auferir no Dragão. Pelo que sei, custará ao FC Porto anualmente pouco mais que aquilo que um determinado treinador irá custar a um determinado clube que há 2 anos esteve à beira da falência assumida, um clube que teve um perdão/transformação/(o que lhe queiram chamar) de dívida há 2 anos, um clube que esteve sob vigilância da UEFA por não cumprir regras de fair-play financeira. Tenham vergonha, seus porcos ordinários!

19 comentários:

  1. Triste a maneira como este "senhor" trata congéneres do mesmo clube apenas por terem uma opinião diferente da dele.. Eu, pessoalmente, acho a contratação do Iker desnecessária, reconheço o seu valor como profissional e valorizo o fato de alguém do renome dele considerar o FCP como uma mais valia para a carreira, se bem que no fim desta (sejamos honestos, estas 2 últimas épocas não foram as melhores dele..).

    Desnecessário no âmbito de que a baliza tem sido uma das poucas coisas realmente estáveis no FCP, temos tido a felicidade de ter Helton, Fabiano a segurar as redes, pelo que um investimento deste tamanho num sector onde temos estado bem, parece-me realmente que é apenas um investimento de interesses, isto sem ter em conta a pessoa, mas tendo em conta a pessoa, espero agora ver o que de bom este grande senhor das redes pode acrescentar ao clube.

    De novo voltando a este "senhor" que escreveu o texto, a próxima vez que quiser descarregar o stress, aconselho a primeiro dar um salto ao ginásio antes de insultar através de espaços públicos, além do mais, pode ser que daqui a um ano não enfie um barrete!

    ResponderEliminar
  2. Casillas é bom jogador e como tal é sempre uma boa contratação. O problema que causa crítica não estará mais no custo exagerado do jogador. Julio César que na minha opinião é um guarda redes da mesma bitola mas com algumas qualidades que Casillas não possui custa apenas 1/3 do que custa Casillas. UM TERÇO!

    ResponderEliminar
  3. Em que parte do post eu insulto Portistas com opinião diferente da minha?

    Reitero é que há muito bom Portista ave agoirenta... Isso reitero e repito as vezes que for preciso. Não é insulto apenas uma constatação que é facilmente comprovável com uma rápida visita pelas redes sociais, blogues e conversas de café.

    Refiro sim no post os primatas anti-Portistas... Algo que pelos vistos o incomodou... Deixe lá, se eles passam a vida a insultar o FC Porto em espaços públicos bem mais visíveis que este, televisão por exemplo, eu não os posso insultar por, sendo jornalistas supostamente isentos, vomitarem ódio através doa argumentos mais desonestos que há?!?!

    PS: abri uma exceção para responder a anónimos... da próxima vez não tenha medo de identificar-se.

    ResponderEliminar
  4. Eu por mim agradeco ao senhor que fez este texto, porque me revejo nele e porque contraria a onda negativista que este blog estava a seguir. Ao senhor do primeiroi comentario que se sente magoado aconselho o a ir dar uma voltinha a outros blogs que o possam reconfortar, coitado, mais dados a reflexao portista...

    Um abraco,

    Portista de Cascais

    ResponderEliminar
  5. Nos já temos o nosso Casillas chama-se Vitor Baia, para mim será sempre o Casillas do meu FCP. Infelizmente, em termos objetivos faltam ao Baia os trofeus pela seleção para ser comparável.

    No meu entender, a ilusão que eles falam é mesmo a liga dos campeões. Se o Casillas ganha a liga dos campeões pelo FCP, seria uma bofetada de luva branca em todos os que não acreditaram nele no RM. Mas seria acima de tudo a despedida que Pinto da Costa merece, como se costuma dizer "não há duas sem três..."

    Acham que vamos ver o Casillas como capitão do FCP ? Afinal quem lá estará que tenha mais estofo que ele para ser capitão ? Será o Maicon o capitão do Casillas ?! No meu entender Casillas traz mística ao clube, e se estiver em forma ninguém melhor que ele poderá impor as ideias do treinador no campo, com a braçadeira, claro que não logo de imediato mas daqui a uns meses parece hipotse...

    ResponderEliminar
  6. Excelente texto, revejo-me em todos os pontos referidos pelo seu autor. A CS continua a ser uma vergonha e esses pseudo comentadores são uns tristes invejosos que não valem nada, nem merecem que lhes dê importância pois são uns vermes que só dão palha aos burros.


    ResponderEliminar
  7. O Julio Cesar custa um terço?

    Com ou sem hérnia discal?...

    ResponderEliminar
  8. Não costumo comentar, mas dado o vomitado de opinadores, anti-portistas e até, pasme-se!, de portistas, não posso deixar de o fazer:
    Assino por baixo RCBC, cada letra!

    Que comece a rolar a redondinha que já cheira mal esta silly season...

    ResponderEliminar
  9. Casillas pode trazer mais ao FC Porto do que a sua qualidade como GR. Não é, nem nunca foi, o melhor do mundo, mas é um bom GR que oferece garantias. O que nos pode trazer é a ambição (até há uns 10 anos atrás nunca teria pensado em escrever isto ...) e uma voz de comando em campo. Pode trazer-nos uma mentalidade em que os jogadores estejam mais concentrados no FC Porto do que em futuras transferências. É uma pessoa com boas qualidades humanas e com princípios, o que demonstrou durante a passagem do nosso ex-mister, o excelente treinador, mas sempre conflituoso e narcisista Mourinho, pelo Real Madrid. Depois há o "pormaior" de querer estar cá.

    Quanto aos comentadores e escribas da capital do império, não percamos tempo. Já sabemos do que são feitos. Com os dois últimos campeonatos ganhos pelas galinhas, andam com as cristas levantadas. Mas, como já aqui escrevi, a culpa é nossa. Cometemos demasiados erros e não soubemos ser melhores.

    ResponderEliminar
  10. Muito Bom !
    Palavra por palavra...

    ResponderEliminar
  11. Queira-se, que não, um guarda redes como o Casillas, mesmo parado, consegue intimidar a maior parte dos avançados das equipas do nosso campeonato.

    Uma excelente contratação. E o Helton não deverá ter férias. Á partida, será o titular em jogos da taça e taça da liga, o que é uma forma honrada de terminar a carreira ao serviço do Dragão.


    Hugo

    ResponderEliminar
  12. Nunca na minha infância pudesse imaginar um jogador de top mundial atuando num dos 5 melhores clubes mundiais, representar o nosso Clube.
    É verdade que já tivemos Gomes, Madjer, Deco e até Vítor Baía.
    Estes que se formaram lendas no nosso Clube.
    Mas ver uma lenda como esta que esteve num clube como o Real durante um quarto de século, seguir para o FC Porto deve-se realçar isso vezes sem conta.

    Quanto ás personagens que atuam na TV...... bem, esses agora andam a cheirar-nos por trás para poder ter Casillas nos seus ecrãs. Enfim...

    Que ganhe uma nova vida na nossa Casa.
    Fuerza Iker!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo artigo, partilho da mesma opinião. Grande contratação a todos os niveis inclusive a financeira e a curto prazo. Quem não gostaria de ter o Iker C?
    É muita azia para estes lados da 2ª circular e não só...

    PS: Coloquem o nome quando escreverem, não se escudem no ano....

    ResponderEliminar
  14. William Wallace14 julho, 2015

    Não concordo com o facto de apelidar alguns portistas de agoirentos, não penso que isso seja a forma mais correcta de analisar quem pensa diferente e sabe que nunca foram as vedetas e contratações milionárias que ganharam campeonatos.

    O F.C.P. sempre viveu de forma diferente, projectou jogadores (e treinadores) a nível Mundial, ainda este fizemos mais um jogador (o Casemiro), essa é a nossa essência, pegar nos bons e torná-los ainda melhores e o que nos falta neste momento é aliar isso á promoção ao plantel principal dos jovens talentos que temos na equipa B ou nos juniores caso os mesmos demonstrem ter qualidade para isso e isso não tem sido feito, a excepção é mesmo o Rúben Neves.

    Reconheço todo o valor do Iker Casillas, aliás lembro-me de o ver vencer a Liga dos Campeões com 18 ou 19 anos mas na minha opinião não é a contractação que se impunha, não entendo a dispensa do Fabiano, um jogador não pode ser avaliado por um mau jogo nem entendo que o Helton tendo recuperado a titularidade seja agora posto de lado para jogar a Taça ou a Taça da Liga, não se tratam assim os profissionais de uma empresa quanto mais os de um clube de futebol com toda a exposição mediática que lhes está associada, não entendo a renovação do Varela quando aparentemente o mesmo quis ir embora o ano passado e agora se queira correr com o Quaresma, não entendo essa forma de estar, talvez seja problema meu, não sei.

    Acredito no treinador, demonstrou fibra e capacidades mas ninguém me venha tapar os olhos e dizer que ele é o responsável máximo pela gestão dos jogadores enquanto activos do F.C.P.

    Como já escrevi noutros post's, estou preocupado com o futuro do F.C.P. e não é pela falta de títulos.

    ResponderEliminar
  15. Caro Amigo RCBC: como sempre tens o meu apoio ao teu excelente texto.
    Olha amigo, eu digo em qualquer lado que SOMOS A MELHOR MASSA ASSOCIATIVA DO MUNDO E ARREDORES! Mas, aqui que "ninguém nos ouve", eu acho que temos muito agente entre nós QUE NUNCA ESTÁ CONTENTE COM NADA...! São os tais do "PRESO POR TER CÃO, PRESO POR NÃO TER"!
    Contigo, alto e bom som, eu digo:
    BEM-VINDO, CASILLAS. BIBÓ PORTO, BIBA!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Caro Amigo RCBC: como sempre tens o meu apoio ao teu excelente texto.
    Olha amigo, eu digo em qualquer lado que SOMOS A MELHOR MASSA ASSOCIATIVA DO MUNDO E ARREDORES! Mas, aqui que "ninguém nos ouve", eu acho que temos muita gente entre nós QUE NUNCA ESTÁ CONTENTE COM NADA...! São os tais do "PRESO POR TER CÃO, PRESO POR NÃO TER"!
    Contigo, alto e bom som, eu digo:
    BEM-VINDO, CASILLAS. BIBÓ PORTO, BIBA!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. O senhor ressabiado com o RCBC que vá ver os blogues anti-tripa e o nova geração benfica que lá vai ter o tratamento que gosta e isenção total sobre o FCP. Valha-nos paciência com gente assim.

    ResponderEliminar
  18. Pela 1ª vez Casillas vai sentir o que é estar no outro lado do regime!
    Seja Bem Vindo e quanto aos amigos do Carlos Daniel "Chupem"
    Um abraço a todos os Portistas incluindo os mais ranhosos!

    ResponderEliminar
  19. Apenas uma palavra de agradecimento para com os comentários elogiosos ao post. É sempre positivo perceber que o que escrevemos é compartilhado por mais pessoas. Obrigado.

    ResponderEliminar