24 setembro, 2015

CONTINUEM A MALHAR.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há um velho ditado português que diz que “Mais vale cair em graça do que ser engraçado!”... Julen Lopetegui nem é engraçado, nem cai na graça dos adeptos do nosso clube.
Nota prévia, e apenas para recordar quem não costuma acompanhar as minhas crónicas, sou daqueles que defendi a manutenção do treinador, daqueles que acham o basco um bom treinador, daqueles que mantém confiança nas suas capacidades. Evidentemente que tenho a consciência de que não é o melhor treinador do Mundo, mas se o fosse, também seguramente não o poderíamos ter nas nossas fileiras... ou então, estaria nos lagartos, mas já lá vamos chegar.
Não vou recordar um conjunto de diferentes pontos que abonam em favor de Lopetegui, mas confesso que me cansa que, toda e qualquer decisão que neste momento seja tomada por ele, seja alvo de crítica fácil. Que tal suceda pela comunicação social, isso dou de borla e até gosto... é sempre o meu medidor de qualidade de um profissional do meu clube, pois sei que se for muito elogiado é sinal de que é fraquinho, fraquinho, fraquinho! Mas grave é que os supostos sócios, adeptos e simpatizantes do FC Porto enveredem pelo mesmo caminho. É óbvio que têm toda a legitimidade em contestar pública e repetidamente o treinador, da mesma forma que eu também tenho toda a legitimidade em considerar tal atitude uma estupidez e um enorme tiro no pé!

Vou dar 2 exemplos disso mesmo.
Em Arouca vencíamos 1-0, o jogo estava incerto, o nosso domínio não era absoluto. Lopetegui tira Brahimi e coloca Herrera, procurando dar maior robustez ao miolo, introduzindo maior capacidade e agressividade na recuperação rápida da bola. Resultado: 10 minutos depois estava a ganhar 3-0.
Aquando da substituição referida, não faltaram assobios e insultos, alguns deles protagonizados por uma franja muito activa que se encontrava na primeira fila do estádio e que costuma marcar presença no Dragão Caixa. Não me recordo dos posteriores aplausos ao espanhol como reconhecimento da sua boa leitura de jogo... foi mera sorte!
No passado domingo, sensivelmente a 10 minutos do final da partida, Lopetegui retira de campo um estourado Aboubakar e procura recuperar níveis de intensidade no último terço com a inclusão de Osvaldo, alguém especialmente talhado para jogos intensos e de “picardias”. Assobiadela monumental, só a fazer-me lembrar os tempos de Tomislav Ivic. Resultado: 5 minutos depois chegámos ao golo num lance iniciado com uma movimentação de Pablo Osvaldo a desposicionar a defensiva dos lampiões... foi mera sorte!

Curioso, mas curiosíssimo mesmo, é que Lopetegui é considerado por estas e outras opções, um treinador sem chama e sem ambição! Ora, esta abordagem não deixa de ser hilariante quando depois traçamos comparações, como alguns gostam de fazer quando falam no mestre da táctica, o doutor do povo, JJ... o parolo da Reboleira.
O mais melhor grande treinador do Mundo e quiçá de Portugal, é elogiadíssimo por ser ambicioso, e porque de facto com ele nós seríamos campeões com 25 pontos de avanço, 30 vitórias e 4 empates, 102 golos marcados e 3 sofridos, não teríamos posse de bola mas sim transições rápidas, e seria tudo uma maravilha.
Antes de mais, não deixa de ser absolutamente ridículo e de uma falta de coerência tremenda, que tantos e tantos portistas que persistem em desejar e elogiar JJ, sejam os mesmos que criticaram a chegada de Maxi ao Dragão... alguns ainda criticam, mas aí já é caso de psicanálise, pois o uruguaio pode ter feito mal a alguém em vidas passadas!
Mas, factualmente, vamos lá ás comparações: na 2.ª feira passada, depois de termos ganho ao 5lb, os lagartos jogaram em casa, contra 10 desde a meia hora, precisavam portanto desesperadamente de ganhar. O que fez o Dr. do Povo? 1ª substituição – sai Teo Gutierrez entra Montero... troca por troca; 2.ª substituição – sai Bryan Ruiz entra Carlos Mané... troca por troca; 3.ª substituição – sai João Mário entra André Martins... troca por troca; Recordo que tudo isto a jogar em casa e contra 10! Resultado: Sporting ganha com um golo aos 86'... JJ um mestre pela forma como mexeu no banco!

Repito, que isto venha da Comunicação Social... eu dou de borla! Que isto seja o discurso de uma franja muito alargada de portistas que são os assobiadores do Dragão e que encharcam as redes sociais de críticas ao nosso treinador, isso já são outros quinhentos.

Termino como comecei. Defendo e defendi que o espanhol seja o treinador do nosso clube. Mas não tenho amores nem ódios de estimação. Não estou à espera que ganhe ou perca para fazer acto de contrição. Não estou à espera que ganhe para depois fazer a figura ridícula de dizer “Ainda bem que me enganei... eu quero é que o Porto ganhe!”. Não estou, nem nunca estive, agarrado a nenhum nome, seja ele jogador ou treinador. Tudo isto para dizer, que tenho liberdade intelectual para, se for caso disso, criticar quando muito bem entender o nosso treinador. Agora, há algo que não faço nem nunca farei: a crítica leviana de quem acha que sabe tudo e que um treinador legitimamente escolhido pelo meu clube, é um burro que não percebe nada de futebol. E pior ainda, por comparação, fazer repetidamente a apologia do elogio ao rival.

Até sexta... no sítio do costume!

PS – Se metade das pessoas que criticam Lopetegui, mas só se querem enganar porque querem é que o Porto ganhe, forem a Moreira de Cónegos... enchemos aquela gamela rumo a uma vitória extremamente importante. É páh, mas se forem só para assobiar... diz-se que o sofá é o melhor remédio!

14 comentários:

  1. Caro amigo Norte,

    Permite-me só esclarecer e enquadrar uma situação. No jogo em Arouca, estava presente nessa "primeira fila", e a revolta dos que estavam comigo teve um único destinatário: Brahimi.

    É simples explicar porquê, a reacção que teve quando percebeu que ia sair. Fez lembrar outros muito adorados por alguns adeptos e que agora se encontram perdidos (uma vez mais...) por outras paragens.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o texto. Na verdade, a lógica é a das vitórias e os jogos do ano passado com o 5LB foram atípicos no resultado mas isso é que contou.
    Porque em jogo jogado, o mestre da táctica meteu o autocarro em ambos os jogos e ficou à espera da sorte que aconteceu (levou, que me lembre com duas bolas no poste ainda com 0-0) e na Luz foi tudo à defesa.
    Depois temos o resultado em munique que é difícil de digerir.

    ResponderEliminar
  3. Bravíssimo. Subscrevo cada letra!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  4. Muito bem! Clap! Clap! Clap!

    Só te enganas-te numa coisa... se fosse com o JJ eram 130 marcados e 0 sofridos é claro!

    E seriamos Campeões Europeus, Mundiais e da Disneylândia! Como é óbvio!

    ResponderEliminar
  5. Joaquim Silva24 setembro, 2015

    Caro Norte,

    Felicito-te pelo texto, concordo plenamente pela abordagem e se for para criticar e assobiar os tais adeptos que fiquem no sofá ou no café. Sinceramente não sei o que pretendem com as vaias e assobios! Tanto para treinador como para jogadores.

    ResponderEliminar
  6. 200% de acordo.

    Em tudo que é rede social, e site desportivo, abundam frases de gozo, achincalhando, menosprezando e trocando o nome ao nosso treinador, aproveitando a deixa porca do mestre da táctica. E isto debaixo do nariz da maioria dos portistas, que não mexe uma palha em sua defesa.

    Internamente, dentro da nossa casa, cada um pode ter a opinião que quiser do treinador. Mas em público, gozar com Lopetegui é GOZAR CONNOSCO, com o NOSSO GRANDE CLUBE. Abandonar o nosso treinador ao desprezo adversário, é como que abandonar o nosso clube na batalha. Pensem nisso.

    Cumprimentos,

    Hugo

    ResponderEliminar
  7. Não morro de amores por Lopetegui, por achá-lo unica e simplesmente "medroso". Alguém que prefer ter um pássaro na mão que uma gaiola de canários cantadores!
    Mas também não suporto, aliás abomino a ideia de Jorjasus no meu FC PORTO!!!!
    Como alguém disse um dia, preferia "ser corno" a vê-lo treinar no nosso clube!!!!

    P.S. Anda por aí um sindroma em relação aos Lopeteguis e anti-Lopeteguis! Tenho 55 anos e desde que me vejo a conhecer futebol, nunca nenhum treinador teve unanimidade entre nós. Nem Pedroto, nem Bobby Robson, nem o especial nº1.
    A pluridade de opiniões é bem vinda desde que respeitosa com quem é o alvo!

    ResponderEliminar
  8. eu acho q tudo isto advém da época Villas Boas. Porquê? Porque nessa altura jogávamos um futebol lindo, romântico de altas jogadas e tudo corria bem. Não querendo tirar mérito a AVB não esquecer a equipona que tínhamos. Depois disse vierem treinadores, com equipas não tão boas e prestações não tão boas, e o adepto portista mal habituado e exageradamente exigente caiu na realidade do futebol. Nem sempre se ganha, nem sempre se joga bem, nem sempre se ganha tudo. Quando o Vitor Pereira saiu, bicampeão, toda a gente ficou aliviada, quando o Paulo Fonseca saiu toda a gente ficou aliviada...

    ResponderEliminar
  9. Viva,

    Li o teu post e achei engraçado e tens razão em muitas coisas que dizes. Sim Lopetegui vê bem o jogo e entende que não é a colocar uma duzia de avançados que ganha jogos pois a equipa não está rotinada para tal. Também é de louvar a substituição que ele fez do Brahimi pois revela inteligência de um ponto de vista tático. No entanto, quando falas do Jorge Jesus acho que metes um bocado os pés pelas mãos no sentido em que justificas que Lopetegui é inteligente por fazer alterações táticas e JJ não é. Dizes e bem que JJ fez substituições posicionais no entanto meteu sempre jogadores com características diferentes assim com fez Lopetegui.

    Gosto do treinador que temos e acho que não é um cepo como muitos dizem ser, no entanto, existem situações em que ele revela muita falta de capacidade, nomeadamente: falta de ideias de jogo ofensivo (não circulação interior de maneira nenhuma); muitas falhas no posicionamento defensivo e algumas de pressão do adversário; deposita muitas esperanças na inspiração de jogadores como Brahimi, e agora, Corona; entre outras. O jogo do Porto é previsível e em Portugal funciona porque os adversários são limitados também. Se te tiveres a lembrar da champions o do jogo cá com o Bayern, sim tens razão , mas pensa que na Alemanha levaste 6 e não foi só por causa do Reyes .

    Defendo como tu o treinador que temos mas é um pouco limitado em certas ocasiões. Vai ser provavelmente campeão este ano mas creio que está muito relacionado com o demérito dos outros concorrentes ao título. (sei que me tas a insultar depois desta ultima frase mas tudo bem)

    Espero que continues o teu bom trabalho.

    ResponderEliminar
  10. SD VALADARES

    Peço então desculpa pela minha errada interpretação da vossa reacção.

    DIOGO MARQUES

    Eu não meto os pés pelas mãos quando falo de JJ, simplesmente porque não critico as suas opções. Eu apenas comparei as tais "trocas por trocas" que ambos os treinadores fizeram, e que geraram reacções completamente diferentes.

    ResponderEliminar
  11. Concordo absolutamente com o Norte em tudo o que diz, muito bem.
    Caro Norte a grande diferença entre os adeptos do assobio e os que vão fora ver o mágico Porto é essa mesmo, os do assobio nunca vão fora, não saem do sofá ficam no quentinho e se correr mal saem a coorrer do sofá e vão logo para as redes sociais dizer mal do treinador e tudo mais.
    Caro Diogo Marques não compares o incomparável pois se o Porto perdeu em Munique foi porque não tinha os 2 laterais que saiam com bola de trás. Se reparares o Wolfsburgo levou 5 em 9 minutos e o Wolfsburgo é só o 2º melhor plantel da Alemanha portanto isso pode acontecer a qualquer um e se vires bem também podia ter acontecido o Bayern levar 5 no Dragão, caso o árbitro tivesse expulso o guarda-redes que devia e se as boas oportunidades que criamos tivessem entrado portanto isso é muito relativo.

    ResponderEliminar
  12. Viva,

    Gosto do texto porque me parece que é justo dizer que Lopetegui recuperou o presti'gio perdido internacionalmente pelo Porto, ja' que nas épocas, imediatamente, anteriores, o Porto vinha acumulando derrotas sobre derrotas a ni'vel Europeu, sendo o expoente ma'ximo a incapacidade de ganhar ao Apoel, na fase de grupos. E se o Porto jogava com Hulk e não so', o orçamento do Apoel era de 10 milhões de euros.

    Podemos conceber que perder um jogo contra o Apoel, pode acontecer; não ganhar nenhum ja' é mais difi'cil de conceber. O Porto pode ter perdido por 6-1 contra o Bayern, mas em dois jogos ganhou um e, este, ganhou-o por duas bolas de diferença. Mas, sobretudo, mostrou não à Europa do Futebol, mas sim ao Mundo do Futebol que era possi'vel derrotar o Bayern com uma equipa jovem. Nunca uma equipa com uma média de idade tão jovem tinha atingido os quartos de final da Liga dos Campeões.

    Penso, visto de fora, que Lopetegui incomodou a mi'dia portuguesa porque esta não estava habituada a quem lhes respondesse em futebol e não em arbitragem.

    Lopetegui não so' deu como continua a dar à luz jogadores: é um facto.

    Tenho mais de meio século de memo'ria Portista e não me lembro de ver um treinador com os resultados que tem Lopetegui ser tão maltratado.

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha

    ResponderEliminar
  13. Os adeptos que criticam o treinador a torto e a direito não devem ter a mínima decência para falar disso.
    Acho |e isto é a minha opinião| que se houvesse menos assobiadores em alguns jogos teríamos ganhado os jogos com mais clareza.
    Depois comparar o nosso treinador com outros, ainda por cima treinadores nos rivais, e ainda mais por cima sendo aquele mascador de plástico é comparar o incomparável.
    Aos nossos treinadores e jogadores tem de ser chegados o calor de cada um de nós adeptos.
    Vamos deixar destas mesquinhices e apoiar o que nós representamos.

    VAMOS NAÇÃO PORTISTA!!!

    ResponderEliminar
  14. Caríssimo, estando de acordo com praticamente tudo o que escreve, não só nesta crónica como em quase todas, não deixo de encarar com alguma graça o que escreve sobre Maxi Pereira.

    A mim fez-me mal, não em vidas passadas (não sou crente em fenómenos paranormais), mas nesta vida. E se é verdade que só os burros é que não mudam, é também uma verdade incontornável que a memória é uma coisa muito bonita e do mais precioso que temos na vida. Deve ser cuidada e preservada.

    Eu tenho memória.

    Daqui jamais ouvirá um aplauso ou incentivo. Ouvirá sempre um "cruza filho da" mãe dele, um "corta filho da" mãe dele, um "vai tu filho da" mãe dele.

    Jogos de cintura quando mudam circunstâncias não é comigo.

    Que continue a cumprir, e muito bem como tem feito, dentro do campo, que o FC Porto lhe pague o mínimo possível do contrato que com o senhor celebrou, e que vá à mãe vida dele quando for possível e assim decidido.

    ResponderEliminar