26 setembro, 2015

LASTIMÁVEL.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

MOREIRENSE-FC PORTO, 2-2

Primeira Liga, 6ª jornada
Sexta-feira, 25 Setembro 2015 - 20:30
Estádio: Com. J. Almeida Freitas, Moreira de Cónegos
Assistência: -


Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Assistentes: Sérgio Jesus e Bruno Trindade.
4º Árbitro: Ricardo Moreira.

MOREIRENSE: Stefanovic, Sagna, Marcelo Oliveira, André Micael, Evaldo, Palhinha, Vítor Gomes, Battaglia, Iuri Medeiros, Rámon Cardozo, Ernest Ohemeng.
Suplentes: Nilson, André Fontes (62' Iuri Medeiros), João Sousa, Luis Carlos (83' Ernest Ohemeng), Boateng (52' Rámon Cardozo), Rafa Sousa, Filipe Gonçalves.
Treinador: Miguel Leal.

FC PORTO: Casillas, Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Layún, Danilo Pereira, Herrera, André André, Corona, Dani Osvaldo, Brahimi.
Suplentes: Helton, Martins Indi, Rúben Neves, Varela (45+1' Brahimi), Aboubakar (77' Marcano), Tello (59' Herrera), Imbula.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Maicon (18'), Iuri Medeiros (50´), Corona (79´), André Fontes (88').
Disciplina: cartão amarelo a Vítor Gomes (64').

O FC Porto começa a apresentar sintomas claros de querer repetir a época transacta. Depois do Boavista em 2014-15 em pleno Estádio do Dragão, Lopetegui volta a cometer os mesmos erros crassos desta vez em Moreira de Cónegos.

Os Dragões que na última jornada mostraram fibra e esperança aos seus apaniguados, deixaram uma pálida imagem esta noite frente ao Moreirense. Uma espécie de bipolaridade assola o reino do Dragão. Ou Lopetegui e seus pupilos encaram os avisos de forma séria e começam a arrepiar caminho ou vamos assistir a papel químico à época transacta.

Não estou a fazer um drama, nem a querer dar uma de expert da matéria. Mal ou bem, é isto que começo a denotar. Mas vamos por partes.

Devo dizer que não entendo a mania de Lopetegui em fazer rotatividade entre o jogo contra o benfica e o jogo com o Moreirense. Porquê fazer? Porque está escrito em algum lugar ou assinado um acordo entre treinador e jogadores que têm que jogar todos independentemente de mereceram ou não?

Sou adepto da máxima de que em equipa que ganha, não se mexe. E se a equipa deu tão boa conta de si frente ao seu adversário eterno, porquê mexer no onze? E que mexidas!!! Altera duas unidades do meio-campo e deixa no banco o ponta de lança que tem dado todas as provas e mostrado porque é titular neste início de temporada.

Porquê? Volto a questionar.

Porque os jogadores estão completamente fatigados após 6 jornadas e 1 jogo da champions quando se verifica que não fizeram esses jogos todos na íntegra? Se assim fosse, muito mal ia no reino do Dragão. Sinceramente, não é por aí.

Será porque o treinador promete aos jogadores a titularidade em x jogos para os convencer a vir para o Dragão? Já ouvi isso por aí e soa-me a ridículo. Se assim fosse, bem poderia fazer as malinhas.

Ou será que Lopetegui pretendeu poupar jogadores para 3ª feira, desrespeitou o adversário por apenas ter conquistado 1 ponto em 5 jogos e entendeu o jogo como favas contadas? Pois é isso que me parece, tal como o fez na época passada frente ao Boavista que tinha acabado de ser integrado na 1ª Liga depois de anos afastado. A isto chama-se arrogância e falta de humildade.

Mas poupar jogadores para o jogo com o Chelsea porquê? A época vai longa? Os jogadores estão tão cansados que é preciso mudar o onze? Triste sina de quem vê esta situação tal como ela parece realmente.

Lembro-me muito bem da época 1999-00 quando Fernando Santos ao leme da equipa jogou duas fases de grupo da champions league, entre Setembro e Dezembro, com jogos à 3ª/4ª feira e ao sábado/domingo, semana após semana, para não falar dos jogos das selecções e nunca descaracterizou a equipa, nem andou a fazer rotatividade e viu-se os bons resultados que teve.

A rotatividade existe e deve ser feita quando necessária. Mas uma equipa que ainda está em formação, que ainda está a adquirir e a consolidar processos, que ainda está a entrosar jogadores, dá-se ao luxo de fazer rotatividade e em posições que decidem jogos? Mas está tudo doido?

Lopetegui deve estar com ideias de ganhar a champions league. Só pode ser. Ou então repetir os ¼ de final da prova com mais uma estrondosa derrota por 6-1, mesmo não vencendo nada internamente já será um feito heróico na óptica do treinador basco.
Depois outra situação que ninguém compreende. O FC Porto sofre o empate aos 49 minutos e Lopetegui está até aos 75 minutos para lançar o melhor marcador e o mais inspirado jogador portista – Aboubakar. 25 minutos à espera para lançar um jogador para ajudar a desencravar um jogo? Porquê?

Por outro lado vi uma equipa apática, sem ideias, com jogadores a arrastar-se em campo, principalmente Herrera, uma nulidade, este sim com grande desgaste físico notório e a precisar de uma temporada a fazer banhos e massagens.

Trocas de bola constantes para trás e para o lado, lançamentos compridos sem nexo, à espera de uma falha contrária e uma defesa de manteiga que permite a um adversário bem inferior encostar o FC Porto cá atrás depois de estar a vencer por duas vezes. Quando o que se exigia era que os portistas “matassem” o jogo.

A defesa esteve uma lástima. O super guarda-redes não sabe o que é jogar para além da pequena área e a defesa abre auto-estradas para a sua própria baliza conjuntamente com o meio-campo que ontem se exibiu no relvado de Moreira de Cónegos. Maicon e Marcano com falhas nas marcações permitiram lances de verdadeiro perigo aos visitados.

E por estes factos, o FC Porto sofre dois golos (49 e 87 minutos) e sai merecidamente do jogo com dois pontos perdidos. É com este tipo de jogos que, muitas vezes, se perdem e se ganham campeonatos.

Maicon, apesar de tudo, ainda deu um ar da sua graça aos 17 minutos com um golo de belo efeito; Corona pareceu resolver o jogo a 11 minutos do fim; algumas oportunidades desperdiçadas, inclusive uma salva em cima da linha por um jogador adversário após remate de Osvaldo; mas ao dragão exige-se mais. Exige-se golos e mais golos e que vença de forma convincente.

Mas a três minutos do fim, André Fontes retirou dois pontos ao FC Porto e os Dragões vão agora pensar no jogo de 3ª feira com Lopetegui entusiasmado para fazer um super jogo. Que interessa se não vencermos prova alguma? Esta não é, claramente, a fibra de Dragão. O Dragão deve ser consistente e encarar todos os jogos da mesma forma.

Com este resultado os dragões arriscam a perder a liderança. Na próxima 3ª feira, o FC Porto recebe o Chelsea para a 2ª Jornada da fase de grupos da champions league.



DECLARAÇÕES

​​Lopetegui: “Fizemos o suficiente para vencer”

Foi um jogo em que o FC Porto teve “ocasiões inumeráveis para ganhar”, mas em que o resultado final foi um empate (2-2), frente ao Moreirense. E, na conferência de imprensa e na superflash após o jogo, Lopetegui sublinhou que os Dragões fizeram “o suficiente para vencer”, frente a um adversário que teve uma “eficácia tremenda”, que os portistas não replicaram.

“Quando falhas muitas ocasiões e eles são eficazes é futebol. Há muitos jogos em que outras equipas vão perder pontos e acredito que tivemos oportunidades na segunda parte para vencer”, afirmou o treinador, que fez depois uma análise centrada nos últimos 45 minutos. “O empate deu-lhes energia, depois criámos várias oportunidades. Fizemos o 2-1 e estivemos quase a fazer o terceiro. Terminámos com uma equipa desequilibrada em termos defensivos, mas tínhamos de ir à procura do resultado. Num dos poucos remates na segunda parte fizeram o 2-2”, declarou.

O treinador referia-se ao risco que os portistas correram após a saída de um defesa, Marcano, para a entrada do avançado Aboubakar. Depois de Brahimi se ter lesionado no final do primeiro tempo, o FC Porto terminou o jogo com Maicon inferiorizado e com Danilo como central improvisado. “Vendo o tipo de jogo que se estava a desenhar, achei por bem meter o Aboubakar e tirar o Marcano. Estávamos a jogar com Aboubakar, Osvaldo, Corona, Varela e Tello e tivemos de nos organizar”, descreveu. Já sem substituições por fazer, o equilíbrio acabou por ser ténue para manter o 2-1.

O técnico azul e branco ainda revelou que Brahimi, Maicon e “mais alguns” jogadores vão ser reavaliados este sábado, porque “foi um jogo duro”. Lopetegui acabou por abandonar a sala de imprensa após lhe perguntarem se a equipa para a partida em Moreira de Cónegos tinha sido escolhida a pensar no desafio de terça-feira frente ao Chelsea. “É uma pergunta sem sentido”, respondeu o basco.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

13 comentários:

  1. Fodes! jà vou para a cama todo lixado por mais dois pontos perdidos! a vitoria sobre o porto nao serveu de nada. Cada vez que marcamos, deixamos de jogar , e quando temos uma defesa tao fragil dà nisso! anjinhos...

    ResponderEliminar
  2. Fim de semana oficialmente estragado... sem mais comentários, porque quem "quer jogar 2 jogos", arrisca-se a ganhar... nenhum!

    ResponderEliminar
  3. Eu que não vi o jogo por completo e que a 1ª parte vi aos bocados. A segunda ouvi pela rádio.
    Pelo que me apercebi rematamos para fazer muitos golos.
    Ou seja em termos ofensivos estivemos bem.
    Este resultado peca por não conseguimos defender como defendemos.
    Permitimos golos simples, e no 1º golo sofrido houve muita irresponsabilidade.
    Defesa mole e ataque esfomeado.
    Um resultado muito mas muito enganador que fica na imagem uma incapacidade de manter o resultado e não aproveitar da melhor forma as oportunidades.
    Um filme já antes visto e que voltou-se a repetir.
    Os erros pagam-se e pagam-se muito caros.
    Temos de atinar de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  4. Na minha modesta opinião esta época vai ser mais do mesmo. Vamos continuar a perder pontos de forma infantil como no ano passado. Eu tentei, juro! Mas a minha paciência para o senhor que se senta no nosso banco com a braçadeira de treinador esta se a esgotar. Sinceramente e infelizmente acho que vamos todos chegar a conclusão que merecemos melhor da pior maneira. Volto a insistir, na minha modesta opinião. Para que nao venham os super defensores do sr julen atirar-se ao meu modesto comentário. E já agora, mesmo tendo esta opinião, era e sou a última pessoa a assobiar quem quer que esteja com o nosso brasão ao peito.

    SOMOS PORTO e isso nunca vai mudar.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua está a esgotar-se, a minha já se esgotou. Vamos perder pontos assim muitas vezes meus amigos! Temos que pensar noutro treinador. Aceitam-se sugestões. A minha é Vilas boas

      Eliminar
  5. Rua com este pseudo treinador

    ResponderEliminar

  6. O treinador é culpado porque a equipa jogou com dez 60 minutos e não consegue ver.
    Que vale Herrera no FC Porto , para mim zero desde o principio. Nunca vi um jogador tão fraco e já vejo o FC Porto à muito tempo.
    E que dizer de Tello, um dos jogadores mais bem pagos do campeonato.
    Varela já não tem aptidões para a exigência do FC Porto, enfim ....mais um ano enervante a ver este Porto.....Sempre que pode avançar, vem o tiro na cabeça.
    Para este Porto basta os outros correrem que a equipa fica bloqueda.
    Não se pode falar só em azar ou eneficacia.

    ResponderEliminar
  7. Mais um tiro no pé! De tiro em tiro... vamos perdendo oportunidades e, no fim, o Campeonato. Não entendo esta equipa! Mas sou eu, que sou burro... Vergonha!

    ResponderEliminar
  8. Como é possivel lutar de igual para igual com grandes de Europa e depois andamos de rastos contra os pequenos. Se temos melhor equipa, jogadores melhores tecnicamente , se temos mais experiencia, porquê nao conseguimos vencer de forma convincente estes jogos? porque eles correm mais do que nos!!! e o treinador em vez de dizer que tivemos oportunidades para ganhar, havia de os humilhar e confrontà-los publicamente. Eu lembro de um jogo com vitor perreira onde perdemos, e na flash interview , ele arrasou completou os jogadores e com razao , e desde ai a equipa nunca mais pontos dessa forma, por falta de atitude. Ja chega de proteger os jogadores, eles nao merecem. eu vi o jogo , e so depois da partida terminada que me disseram que o tello tinha entrado! nao fez nada, zero!e que dizer do herrera? E porque que o ruben neves nao jogou? jà que ele tem realizado bons jogos! nao querem correr mais que o adversario? banco ...

    ResponderEliminar
  9. tenho dito que não temos treinador a altura,acho que não percebe nada de bola,o vitor pereira que tantos odiavam,com uma equipa muito inferior que na primeira época nem avançados tinha foi campeão com 1 derrota em 60 jogos.este espanhol tem carta branca para escolher o que quiser,tem 1 jogador de 20!!! milhões e já estamos no caminho da época passada.é inadmissível estar a ganhar e deixar empatar no fim, é inadmissível inventar tanto e jogar miseravelmente.jamais admito rodar a equipa por causa da champions.são profissionais ganham milhoes.eu também trabalho 10 horas por dia e ganho uma ninharia.

    ResponderEliminar
  10. eu acho que temos que ter paciencia com o treinador , o trabalho está lá , mas a equipa perdeu 7 titulares

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o treinador, tivemos 4/5 oportunidades mas o GR não permitiu. O ano passado toda a gente se queixou do jogo no galinheiro, agora o treinador fez o contrário e deu resultado, só que a infelicidade tb existe no futebol, ou estou errado? O Moreirense fez 3 remates á baliza e marcou 2. Falam mal do Herrera, mas ele é dos melhores jogadores que o Porto tem, foi o 2º jogador mais produtivo a época passada a seguir ao Jackson em que ficámos em 2º sabe-se porquê e chegámos aos 4ºs da CL com record de ME arrecadados que tb fazem muita falta. O FCPorto não é o Real Madrid ou o Barcelona, teve que vender mais de metade da equipa para se sustentar.

    ResponderEliminar
  12. Os adeptos do Porto já começam a meter nojo com esta esquizofrenia do treinador. Olhem para os adeptos ingleses e tenham vergonha! Querem mandar o Lopetegui embora, mas querem quem em substituição? O José Viterbo? o Evangelista? o Paulo Bento? O Luís Castro? Ou preferem-me a mim?

    Alguém fala em Vilas Boas?
    Que saiba Vilas Boas até ao final da temporada é treinador do Zenit!

    Alguém dá como exemplo Vitor Pereira?
    Vitor Pereira é fotocópia de Lopetegui. Foi-se embora devido a adeptos como vocês, sempre choramingões, a nunca valorizar o homem.
    A diferença entre um e outro, é que o VP teve a estrelinha da sorte no lance do Kelvin. Do Lopetegui, até hoje, ainda não lhe vi grande sorte, só trabalho.

    As contas fazem-se no final da época. Essa é a boa altura para contestar ou apoiar o contrato do Lopetegui.

    Até lá, e se são portistas, que começo a duvidar, APOIEM A EQUIPA. Não os assobiadores profissionais.

    Cumprimentos,

    Hugo

    ResponderEliminar