08 setembro, 2015

Manto Azul e Branco - 1983-1984 - FC Porto pioneiro: publicidade na camisola!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Nesta época a grande novidade nos equipamentos do FC Porto foi o aparecimento de publicidade nas camisolas. Neste particular (como em outros!) o FC Porto foi pioneiro no futebol português. A “Revigrés”, empresa cerâmica de Águeda e marca conceituada da indústria nacional, celebrou com o clube das Antas, ainda no decorrer da época 1982-83, um contrato que entrou em vigor a 1 de Agosto de 1983 passando a patrocinar a equipa dos Dragões a troco de 10 mil contos por época. Foi uma ligação profícua que durou muitos e gloriosos anos. Os êxitos do FC Porto foram partilhados com esta marca que deixou saudades no clube e entre os adeptos. “De facto, a publicidade da Revigrés assumiu um estatuto no FC Porto que a assemelha a um verdadeiro símbolo do clube”.

O FC Porto com o equipamento principal de 1983-84. De pé, a partir da esquerda: Eurico, Vermelhinho, Lima Pereira, Eduardo Luís, João Pinto e Zé Beto; agachados: Frasco, Jaime Magalhães, Fernando Gomes, Jaime Pacheco e Sousa.

De resto, equipamento Adidas idêntico ao da época 1982-1983: camisola com três faixas largas, duas azuis, laterais, e uma branca, no meio. Manga com 3 riscas azuis, finas, ao longo da faixa branca, começando junto ao colarinho e indo até ao final da manga, final do cano da manga sem qualquer debruado; chancela da Adidas permanecendo no lado direito; calções curtos de tom azul igual ao da camisola, com 3 riscas laterais brancas na vertical e, ao invés do que aconteceu no equipamento da época anterior, sem símbolo da marca alemã. Meias totalmente brancas.

Fernando Gomes envergando a camisola com a inovadora publicidade.
Nota 1: a publicidade “REVIGRÉS” foi colocada na camisola abaixo do logo e do emblema. Curioso o facto de, durante a época, ter havido dois lettering; ou seja, “Revigrés” aparecia quer em letras maiúsculas, quer em letras minúsculas. Veja-se, por exemplo, as camisolas de João Pinto e Fernando Gomes. Pois, outros tempos, a imagem de marca tratada com menos rigor pelos profissionais da publicidade… A partir de 1984-85 o Revigrés passou a ser sempre com letras maiúsculas. Mais tarde foram utilizados vários estilos: bold, novamente letras minúsculas, etc, etc.

Uma formação do FC Porto exactamente com os mesmos protagonistas da fotografia de grupo anterior, mas com alguns jogadores em posições diferentes.

Nota 2: no tempo em que a Adidas vestiu o FC Porto, o equipamento principal foi mantendo as características sofrendo, de quando em quando, apenas alterações de pormenor. A inovação e a criatividade passaram a ser, então, protagonizadas pelos equipamentos alternativos com uma variedade infindável de versões e soluções.

Nota 3: Como vimos em posts anteriores, na época 1981-82 iniciou-se a coabitação das marcas Adidas e Puma e prolongou-se até à época em análise (1983-84). Essa coexistência revestiu-se de aspectos curiosos como seja o uso simultâneo por um jogador de camisola Adidas e calções Puma ou o inverso. Veja-se, na foto, Lima Pereira com calções portadores do logo da Puma e a lista lateral branca nos calções de Eurico que denuncia serem da Puma! Poder-se-á encarar a situação como “normal”, visto que ambas as marcas patrocinavam o clube. Mas não deixa de ser uma ocorrência por alguns considerada caricata e evitável!

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos



Desde 7 Julho 2011 divulga-se “MANTO AZUL-E-BRANCO” em que, através de ilustrações exclusivas, são revelados todos os uniformes do FC Porto ao longo da sua existência. A totalidade dos post publicados fica reunida neste índice que proporciona selecção fácil e acesso célere; OU

CLIQUE no banner localizado na parte superior direita do blogue e identificado com “MANTO AZUL-E-BRANCO”; o ÍNDICE abre; CLIQUE na hiperligação que escolher e ei-lo no POST pretendido.

4 comentários:

  1. Muito obrigado pelo seu excelente trabalho sobre a história dos nossos equipamentos.
    É com muita frequência que acedo ao seu blog na esperança de ver novos posts. Finalmente mais um belo trabalho.
    Ora, de facto estes são os equipamentos com os quais me identifico. Estes são os equipamentos, principalmente a camisola, do meu querido Futebol Clube do Porto. A minha preferência é sem dúvida a camisola utilizada na final da Taça dos Campeões Europeus em 1987. É muito semelhante às das fotos mas com colarinho. Claro que os tempos são outros e o marketing relacionado com a imagem dos equipamentos, necessáriamente têm que evoluir, mas na minha opinião desde que passou a ser a Nike o patrocinador, descaracterizaram-se os equipamentos e a imagem do clube. Para mim, a camisola que me faria gastar 60€ na sua aquisição, tería sempre duas listas azuis verticais e uma branca a meio. Calções azuis do mesmo tom da camisola e meias brancas.
    Só mais um apontamento: Não entendo como as marcas de equipamentos através dos responsáveis pela história dos clubes, não recorrem ao passado, e com as devidas alterações, desenhem equipamentos que além de serem eficientes, não sejam também atrativos e apelem à memória de muitas conquistas. Porque não desenharem uma camisola com colarinhos e aqueles fantásticos cordões próprios dos anos 50?
    Não sei onde a NB foi buscar a ideia de colocar aquelas riscas fininhas ridículas no fundo das costas das camisolas, e também nos calções.

    Abraço a todos os portistas

    ResponderEliminar
  2. finalmente, finalmente, finalmente... uffaaaa ;)

    ... e logo numa reentré com o "mais melhor bonito" manto sagrado de todos os tempos... esta sim, é "a camisola"!

    @ fernando moreira, @ rui saraiva e @ pedro cardona, 3x OBRIGADO!

    nota: sou um apaixonado por esta rúbrica... já vos tinha dito, não já?! ;)

    ResponderEliminar
  3. Como vimos, no período que engloba as épocas 1981/83 a 1983/84 as marcas Puma e Adidas coexistiram na tarefa de equipar os jogadores do FC Porto. É um ciclo muitíssimo complicado - com informação escassa - para fazer investigação partindo do… 0 (zero). Nesse particular foi decisivamente preciosa a ajuda do amigo Pedro Cardona que, desde há 2 ou 3 anos, tinha vindo a aprender “coisas” (coisas valiosíssimas!). A ele, em meu nome e do meu “sócio” no trabalho, o brilhante ilustrador Rui Saraiva, um MUITO OBRIGADO. MUITO OBRIGADO, PEDRO. Abraços azuis-e-brancos.

    ResponderEliminar
  4. Excelente rubrica e grande trabalho destes mentores.
    A eles o meu obrigado por disporem de informação preciosa para toda a gente aprender.

    Até para os preguiçosos e penduras este é um excelente documento.

    Sempre ao dispor do melhor blogue sobre o FC PORTO!

    ResponderEliminar