16 setembro, 2015

MIÚDOS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Sobre André Silva, diz Lopetegui que é um miúdo e que acompanha a sua evolução. Ora, um miúdo tanto pode ser miúdo aos 17, 18, 19, 20, 21 ou 22. E, se ninguém apostar nestes miúdos eles nunca vão sair de eternas promessas adiadas, de potenciais grandes jogadores, de jovens-promessas.

Sobre Lopetegui temos que prestar o elogio claro: foi dos poucos treinadores que efectivamente apostou nas camadas jovens, seja com o caso Ruben Neves, seja com a promoção de vários jogadores à equipa A. Foi ele que voltou a colocar, de certa forma, na agenda do FC Porto a questão das camadas jovens, do seu aproveitamento, do talento que lá existe. Oxalá não abandone essa agenda e essa ideia de gestão. No entanto, com a chegada de Coronas, Layuns e outros fica quase impossível fazer da aposta nos jovens uma política certa e firme.

Ruben Neves, pese embora a concorrência, estará bem encaminhado. Desde logo porque é um craque já aos 18 anos e, por isos, não precisa de favores para jogar numa equipa como o FC Porto. Precisa é que desdramatizem a situação e o lancem às feras, não se criando o pânico apenas porque se coloca um jovem português de 18 anos a titular.

Mas a mesma visão devia ser dada a André Silva e Gonçalo Paciência. Cada um com as suas características – um mais móvel e repentista; outro mais técnico e posicional – eles são já o futuro (o único futuro neste caso) da Selecção Nacional AA. Todos o vêm e, com surpresa, o FC Porto parece não aproveitar esta oportunidade de ouro para apostar em dois jovens pontas-de-lança nacionais, seleccionáveis e, por isso, potenciais geradores de enormes mais valias, visto que não foi preciso contratá-los a peso de ouro em lado nenhum.

Depois de Postiga e Hugo Almeida, que não renderam aquilo que os portistas desejavam, temos dois avançados fresquinhos prontos a lançar. Um é filho de um enorme símbolo do portismo contemporâneo; outro é um jovem que já vai dando provas do seu real valor, nomeadamente com estes hat-trick à Albânia.

Aboubakar e Osvaldo são dois grandes avançados, mas decerto que os portistas não perdoarão a Lopetegui se não utilizar André Silva já esta época. Tal como Gonçalo na Académica, fartos de treinar estão eles. Estes meninos precisam é de jogos nas pernas, rotação, minutos. Precisam de levar pancada, sofrer faltas, protestar com os árbitros, serem insultados pelos centrais, lamber a relva, correr atrás da bola e, por fim, marcar golos de Dragão ao peito. Como em tudo na vida, só a experiência nos faz crescer. Proteger estes meninos argumentando a idade e a juventude, não é protecção, mas crime de lesa-FC Porto. É lançá-los às feras, meus senhores!

Rodrigo de Almada Martins

6 comentários:

  1. Luís MIguel16 setembro, 2015


    " ... André Silva e Gonçalo Paciência – eles são já o futuro (o único futuro neste caso) da Selecção Nacional AA."


    Caro Rodrigo de Almada Martins

    Sinto neste momento um profundo desespero pelas palavras acima mencionadas.

    Gonçalo Paciência e André Silva são jogadores do FCPORTO SAD e deveriam ser mais e melhores profissionais; renunciar às selecções seria um passo essencial nesse sentido.

    Hélder Postiga e Hugo Almeida também brincavam muito nas selecções.

    Os jogadores desvalorizam-se nas selecções e prejudicam desportiva e financeiramente os clubes/sads, aliás, basta recordares-te da lesão de William Carvalho nos sub21 que não pode dar o contributo na eliminatória de acesso à CHAMPIONS LEAGUE, prejudicando ao Sporting desportiva e financeiramente.

    ResponderEliminar
  2. Completamente Errado!

    Rúben joga e faz parte do plantel porque tem capacidade e qualidade para isso... André não o tem e muito menos Gonçalo.

    Estão em pontos de evolução completamente distintos do Rúben e a quilómetros de distância do Aboubakar desta época.

    Deixem os moços evoluir e quando estiverem no ponto serão usados.

    Até parece que o André, não é o mesmo que foi uma Júnior na verdadeira ascensão da palavra, durante a pré-época, mostrando uma verdadeira capacidade de receção, desmarcação e de saber os timing de pressão. É muito giro marcar golos na 2ª liga e contra Albaneses que nem uma bola sabem o que é, mas depois contra adversários decentes não dão uma para a a caixa.

    André irá ser um grande ponta de lança, mas corpinho que é bom está quieto... as recepções em pivot são uma desgraça e ainda tem de melhorar muito para estar pronto para jogar, numa Champions League, por exemplo.

    Gonçalo é um caso diferente... a este falta-lhe jogar para ganhar boa agressividade, aprender o jogo posicional e melhorar a finalização.

    Gonçalo sabe jogar como pivot, e tem cabedal para o combate com os centrais mas ainda apresenta as falhas acima referidas para se tornar num jogador do FCP A.

    E não são somente estes que podem fazer parte...
    - Chico Ramos também pode vir a ser um jogador útil, contudo dificilmente titular.
    - Rafa precisa de sair para jogar numa 1ª Liga a ver se os problemas defensivos que apresenta, podem ser debelados atempadamente, numa equipa que seja mais defensiva.
    - Tómas, estagnou o ano passado e este ano nem calça... precisa também sair para não se perder e para uma equipa que use um trinco de saída de bola.
    - Ivo a ver se é desta que aprende os timings das ações (passes e dribbles) que ele é extremamente fraco nesses pontos.
    - Verdasca, está a ter uma estreia prometedora. A ver se continua a evolução, mas está a demonstrar poder ser uma solução. Deverá também passar por um período de empréstimo na 1ª Liga, para maturação.

    Tem que se ter muitaaa calma quando se fala de jovens de tenra idade... ainda me lembro do Vierinha e do Bruno Gama que foram lançados e a massa associativa "assassinou" os atletas ou de um Ivo Rodrigues que fez 45minutos de pernas a tremer até que aos primeiros apoupos Lopetegui protegeu-o e bem, dos adeptos.

    Jovens sim mas isto aqui não é largartixas2 pré-jj.


    ResponderEliminar
  3. Concordo em pleno com a opinião.

    Por vezes, penso que a SAD é constituída por miúdos a brincar ao monopólio. A solução de colocar o Gonçalo Paciência na Académica é do mais desastroso possível. Primeiro para o jogador, e depois, obviamente para o próprio clube. Quem é que tem a peregrina ideia de emprestar um 9 puro sangue, a uma equipa que vai jogar 34 jornadas em sistema de transições rápidas e contra-ataque? Só mesmo naqueles momentos de chuveirinho em desespero, o Gonçalo poderá ter a hipótese de apanhar uma bola solta. Caso contrário, irá passar 90% dos jogos ao lado dos mesmos.

    A emprestar, deveria ser com critério, e numa equipa com um sistema de jogo (e ambição) que se enquadrasse melhor com as características do avançado, para assim existir uma evidente evolução.

    Relativamente ao comentário do Luís Miguel, não posso estar mais em desacordo com esse tipo de extremismos disparatados. As selecções são prestigiantes para qualquer jogador, e obviamente, mais uma forma de valorização dos atletas para os próprios clubes. Aliás, aquando de uma contratação de um novo jogador, o enfoque é primeiro para as prestações nas respectivas selecções, só depois vêm os clubes. De lesões, tanto um jogador se pode lesionar na selecção, como num meiínho com os colegas no treino, ou num acidente de carro. As hipóteses são múltiplas.
    Bem diferente, e aí talvez possa concordar, é que os clubes deveriam ser ressarcidos por emprestar os seus atletas. Mas isso é outro tipo de conversa.

    Cumprimentos,

    Hugo

    ResponderEliminar
  4. João Gonçalves, ser mais Lopeteguista que o Lopetegui já dá dó.
    Um jogador que é jogador é-o com 17, 18, 19 ou 33 anos. Não há nem houve ninguém como o André Silva nos ultimos 15 anos no futebol português. Acha que o Nóbrega, o Gomes, o Rodolfo, o Oliveira, o Jaime Magalhães, o João Pinto, o James, etc ainda deveriam estar emprestados na 2ª B para evoluirem. Iriam entrar na equipa A quando Passos Coelho fixar definitivamente a idade da reforma?

    ResponderEliminar
  5. Não podia estar mais de acordo, Rodrigo! Se o André Silva jogasse na Bélgica e fosse falado para reforçar o FCP, ninguém iria questionar a sua idade. Esta mentalidade é que necessita ser alterada, começando pelos responsáveis mas também por nós, sócios e adeptos!

    ResponderEliminar
  6. Para se ser jogador não é preciso ter uma idade restrita.
    Se o jogador for jovem com bom futebol e tiver a mentalidade certa para mim encaixa bem na equipa A.
    No caso de André e Gonçalo acho que serão apostas fixas para a próxima época.
    Gonçalo não está no melhor ambiente para evoluir.
    André se continuar a fazer o trabalho que tem feito Lopetegui poderá dar-lhe muitos minutos.

    ResponderEliminar