28 setembro, 2015

O LIMITE DA MINHA PACIÊNCIA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há precisamente 10 anos atrás, éramos então orientados por Co Adriaanse, um holandês extravagante que havia levado o modesto AZ Alkmaar a uma final europeia, lembro-me como se fosse hoje das minhas intermináveis discussões com companheiros Portistas em relação à qualidade e lógica da escolha do holandês para o lugar de treinador do FC Porto. Durante um ano inteiro, provavelmente em minoria, considerei manifestamente exageradas as críticas negativas ao holandês, que alguns até apelidavam de louco, apesar de eu próprio também lhe apontar alguns erros nomeadamente um sistema tático inadequado na Europa, onde acabamos em último lugar na fase de grupos da CL. Ainda assim, considerei sempre que, quer no início, quer durante, quer no fim da época, o holandês acabou por realizar um trabalho competente e eficaz, conseguindo o objetivo mais importante da época, o resgate do campeonato nacional (que tinha sido perdido em 04/05!). Lembro-me que também ganhamos a taça de Portugal, eliminando o scp no Dragão e que no jogo decisivo em alvalade na 30ª jornada, um jogo que em caso de derrota nossa nos custaria o 1º lugar a 4 jornadas do fim, provavelmente tornando-o uma miragem dada a vantagem psicológica do rival a tão poucas jornadas do fim, ganhamos o jogo com um golo de Jorginho a poucos minutos do fim, dizendo PRESENTE no momento decisivo, ou seja, não falhando no momento decisivo, como SEMPRE o FC Porto nos habituou ao longo destas últimas décadas. No final das contas, a verdade foi só uma: foram cumpridos os objetivos e os detratores de Adriaanse acabaram por ter de dar o braço a torcer. Fomos campeões nacionais, ganhamos a taça de Portugal e iniciamos mais um tetracampeonato.

Lembro-me também que durante 4 anos considerei, quase sempre, o trabalho de Jesualdo Ferreira de uma seriedade e competência a todos os níveis excelente. É verdade que houve momentos maus, ciclos negativos e alturas em que quase desesperei. Mas o desenrolar dos acontecimentos deu-me quase sempre a tranquilidade necessária para encarar o futuro. Ora aí está, nos momentos decisivos não falhávamos, passamos sempre a fase de grupos da CL, na época 08/09 falhamos por uma “unha negra” as meias-finais, baqueando por 3-2 no agregado das 2 mãos com o Man. Utd - o golo que nos eliminou foi posteriormente considerado como um dos melhores golos do século para os adeptos dos “Red Devils”, e fomos tricampeões entre 2006 e 2009. Na época final de Jesualdo, apesar do 3º lugar no campeonato, ganhamos a taça e supertaça, e baqueamos nos oitavos da CL frente ao fortíssimo Arsenal da altura. No final das contas, a verdade foi só uma: foram cumpridos quase todos os objetivos e os detratores de Jesualdo acabaram por ter de dar o braço a torcer. Nesse período ganhamos tudo internamente e fizemos sempre boa figura na CL.

E lembro-me também que durante 2 anos assisti ao período da história do clube (desde que sigo o clube obviamente!) em que um treinador foi mais achincalhado, gozado, menorizado e martirizado por uma significativa quantidade de Portistas, para além, claro está, dos adeptos adversários (mas esses achincalham todo e qualquer treinador que esteja no FC Porto!). Durante 2 anos foi um vê se te avias de críticas e mais críticas negativas, pedidos de demissão do treinador, etc, etc. É verdade que houve momentos maus, mas sempre acreditei que VP tinha qualidade suficiente para levar a nau a bom porto, aliás, tal situação originou a que muitas vezes neste mesmo blog alguns me apelidassem de seguidor da SAD por defender o treinador VP, considerado por muitos de incompetente inveterado. No final, as contas foram simples: em 60 jogos de campeonato, apenas uma derrota e contra Bruno Paixão. 2 campeonatos ganhos, 2 supertaças ganhas e objetivos europeus cumpridos no 2º ano, com a passagem da fase de grupos da CL. Mais uma vez, tantos detratores de VP lá tiveram de dar o braço a torcer e admitir que afinal o técnico português havia mesmo feito um bom trabalho ao serviço do FC Porto. Depois, foi o que se viu, VP fartou-se dos constantes maus tratos dos adeptos durante 2 anos e recusou renovar logo após ter conseguido o bicampeonato com todo o mérito, sendo que, no ano a seguir, os mesmos que tanto o achincalharam, puderam deliciar-se com o futebol de Paulo Fonseca e Luís Castro.

Como sei que a grande maioria de quem me lê, é gente inteligente, perspicaz e conhecedora do universo FC Porto, provavelmente já perceberam o porquê de vos estar a falar disto neste momento. Sobre o trabalho de JL na época anterior, escrevi no meu post de análise da época, tal como o sempre faço, falando quer nos aspetos positivos, quer nos aspetos negativos do seu trabalho. Agora, interessa-me, sobretudo, falar de JL nesta época e não posso deixar de dizer algo de muito simples para início de conversa: será inadmissível, inaceitável e escandaloso que JL em 2 anos com orçamentos superiores a 90 milhões de €, frente a um benfica bem mais fraco que, por exemplo, os benficas que AVB, VP e Paulo Fonseca tiveram de defrontar, e com vários e bons jogadores ao seu dispor, não seja capaz de ganhar internamente qualquer coisa. Posto isto, não posso deixar de dizer também que defrontamos o marítimo fora e parecia que estávamos a jogar no Allianz Arena com o Bayern Munique, tal o pânico com que enfrentámos o jogo praticamente todo... e que, após o 1-2 em Moreira de Cónegos, frente a uma equipa que ainda não ganhou a ninguém neste campeonato - apenas tinha marcado golos no galinheiro esta época, parecia que estávamos a jogar frente ao Barcelona em Camp Nou, todos recolhidos lá atrás e a rezar para não sofrer o golo do empate que, acabou mesmo por acontecer aos 88 minutos. É uma vergonha inaceitável que o Moreirense tenha parecido um Barcelona a encostar-nos às cordas, como e quando quis. É uma grande vergonha que não tenhamos conseguido ter a calma suficiente para ganhar o raio de um jogo frente a uma equipa miserável que apenas meteu um autocarro de 2 andares, e onde nas 2 ou 3 vezes que saiu da toca, lançou o pânico na nossa linha defensiva. Confesso que estou farto de acreditar que JL é capaz de dar a volta à situação e retirar razão aos seus detratores. Esse é o meu maior medo e receio, ou seja, acreditar cada vez mais que os detratores de JL têm mesmo razão, ao contrário do que aconteceu com Co Adriaanse, Jesualdo e VP. Os limites da minha paciência estão a esgotar-se a um ritmo elevado, sendo que, até julgo ser bem mais paciente que a maioria dos Portistas.

A minha paciência ainda não se esgotou, mas, direi que se encontra num nível mínimo. Dependendo dos acontecimentos das próximas semanas, até é provável que se esgote completamente. Uma coisa é certa, mesmo que a minha paciência se esgote completamente e eu próprio passe a fazer parte do grupo dos que julga JL um verdadeiro incompetente, que nada de bom trará ao futuro do nosso clube, de uma coisa tenham a certeza: continuarei a sofrer e apoiar fanaticamente o FC Porto, nunca desejando ter razão em relação à eventual incompetência do nosso treinador. A ver vamos...

PS - Se a m**** das poupanças no jogo com esse colosso mundial chamado Moreirense aconteceram tendo em vista o jogo de 3ª feira, então, estou com imensa expetativa para perceber qual a atitude e resposta da equipa no jogo com o Chelsea. Sempre me ensinaram que, "quem tudo quer, tudo perde", ou que, "mais vale um pássaro na mão que dois a voar". É MUITO DIFÍCIL TODOS METEREM NA CABEÇA QUE ESTE ANO, FUNDAMENTAL, É GANHARMOS O RAIO DO CAMPEONATO, MESMO QUE TAL IMPLIQUE UM FRACASSO EUROPEU??????? Acho que não é preciso ser-se muito inteligente para perceber o porquê da importância de ganharmos esse campeonato!!!! Ou será que isto ainda não foi explicado aos jogadores????

13 comentários:

  1. Fracasso europeu, certo, mas... e as vendas?

    E o que se promete aos jogadores?

    Ninguém pôs o pezinho nos lances porquê?

    Pois... é lixado.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. ó jorge, mas de que adianta um relatório e contas?
    2 anos sem ganhar é demasiado, 3 é impensável. nao há mais contas a fazer, nao há mais poupancas possíveis, nao se admitem mais "herr(er)os", nao pode ser.
    tal como ambos, continuo a defender JL, digo que foi a pessoa certa no momento certo (época transacta), nunca esperei ópera face a tanta mudanca constante, mas há um nível exibicional que nao se coaduna com o nosso clube nestes joguinhos.
    nas épocas em que mais ganhámos, íamos para estes jogos (jogadores, dirigentes, adeptos) e sabíamos que íamos ganhar.
    há quanto tempo nao passamos essa confianca, essa "quase soberba" intimidatória para os adversários?
    é pra ir ganhar. ou ganhar.
    nao sei se o problema é nao por o pezinho ou se é mais preocupacao com o quinhao de cada um "eu nao falho um passe, eu entrego bem, eu nao perco a bola" mas sem qualquer tipo de ruptura, de risco, logo, de vontade.
    terca veremos contra o bate borisov se continuamos com duas faces ou nao...
    abraco

    ResponderEliminar
  3. Carlos André28 setembro, 2015

    Leio imenso a blogosfera portista, mas raramente comento. Desta vez comento apenas para dizer que este texto exprime a minha opinião sem tirar nem pôr e além disso juntar um desabafo.

    Nem me quero lembrar do quão irritado fiquei com o jogo com o Moreirense, é incrível ficar mais irritado com a atitude da equipa a defender o 2-1 do que propriamente com o golo do empate, que honestamente já parecia expectável dada a nossa atitude em campo...

    E depois ver a figura lastimável do nosso treinador na conferência de imprensa? Já repararam que sempre que surge uma questão pertinente é quando ele fala mais espanhol em vez de "portunhol" e a um ritmo mais acelerado? Fica nervoso? E ter saido de rompante após a pergunta acerca das poupanças para o jogo com o Chelsea? Assim ficámos todos a saber que foi como que um dedo na ferida... É a imagem que passa também para a nação portista, ele não se pode esquecer que não está a falar apenas para os centralistas de lisboa.

    Estou muito desiludido com o Lopetegui, defendi-o durante toda a época passada, tinha grandes esperanças para esta época agora que ele deveria estar mais familiarizado com toda a nossa realidade, e estava à espera de ver uma evolução na equipa que nos permitisse dominar este ano desportivo. Infelizmente e como o campeonato não se joga apenas no Dragão já perdi uma boa dose de esperança.

    Como eu gostava de ver o nosso treinador de ganhar a humildade que é reconhecer erros, e posteriormente aprender com eles, afinal é um dos princípios da evolução em qualquer profissão, será isto pedir muito?

    ResponderEliminar
  4. Só por verdadeira desonestidade intelectual se pode culpar o Lopetegui pelo que se passou em Moreira de Cónegos. E passo a expor:

    1. Não houve qualquer rotatividade. Mudou-se 2 jogadores. Aboubakar, pela sua forma de jogar, é um jogador que se desgasta muito. Osvaldo tem créditos. No jogo esforçou-se, lutou, teve 2 ou 3 bons apontamentos. Só não marcou por manifesta infelicidade. Independentemente da minha preferência pelo R. Neves, a substituição deste pelo Herrera, no papel, faz sentido. Troca-se circulação de bola, por movimentos de ruptura. Contra uma equipa fechada, é estratégia aconselhada.

    2. Na Madeira, cai-se em cima do treinador porque substitui avançado por avançado e não arrisca. Agora cai-se em cima do treinador, porque arrisca e põe a equipa em 3-3-4 para ganhar. Decidam-se. Não sei quem é mais bipolar.

    3. Depois de arriscar, e bem, para ganhar, tendo apenas 1 defesa central de raiz em campo. Este lesiona-se. O Maicon ainda mancava quando sofremos o golo.
    Mas é melhor despedir o treinador. É burro todos os dias, por não saber a que minutos um jogador se vai lesionar.

    4. O Moreirense fez 3 remates à baliza. No primeiro golo, a finalização do Iuri Medeiros, em arco, a tirar a bola do alcance do Casillas, é digna do Messi. Pena para nós, que este jogador tivesse evoluído o triplo desde o último europeu de esperanças. Com esta qualidade de finalização, não sei porque não fomos campeões. Noutro remate, o Iker safa um golo certo. No segundo deles, o jogador que cruza escorrega, a cair consegue cruzar com conta peso e medida para a cabeça do avançado. Fenomenal técnica.
    A defender, uma bola vai direitinha para a baliza. Mas tudo controlado. Não houve qualquer sorte deles. O Lopetegui é que tem que dar lições de matemática avançada. O redes atirava-se a fiar na virgem, e a virgem estava com ele, que o homem apanhava tudo. Mas o Lopetegui é que tem culpa, porque devia estudar a componente religiosa.
    Não, não houve qualquer tipo de sorte ou azar no jogo. A eficácia ofensiva e defensiva do Moreirense foi absolutamente normal para uma equipa deste género.

    Se há a melhorar. Há!

    A defesa está fraca. Nem sei porquê? Da época passada para esta, só se perdeu dois matrecos banais como eram o Danilo e o Alex Sandro, jogadores de meia dúzia de euros, habituais suplentes nos últimos 3 anos. Não vejo que falta poderiam fazer a este plantel?

    Pena que muita malta daqui deve sofrer de amnésia aguda. Se querem saber o que é MEDO, o que é TREMER com qualquer adversário, sugiro que vão ver uns vídeos do Paulinho Fonseca no FCP. E comparem com Lopetegui...

    Cumprimentos,

    Hugo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão em todos os pontos. Mas vale a pena extender sobre o que há a melhorar:
      - defesa HxH, em 2015?? Faze-mo-lo nas bolas paradas E em organização defensiva, e o mais estranho é que não defendíamos assim na época passada. Porquê a regressão? Não é a saída do trinco e laterais titulares que justifica.
      - a ala esquerda está completamente descoordenada. O tardar em fixar de um lateral esquerdo contribuiu certamente pra isso, mas não é por falta de qualidade dos intérpretes. Brahimi e Layun jogam jogos separados, e isso também cabe ao treinador trabalhar.
      - em organização ofensiva, o jogador com a bola parece ter lepra, toda a gente se afasta, para o espaco ou para a área, e assim desaparecem linhas de passe. Só sobra o passe longo, mudança de flanco. Isto tem dedo de JL.

      Regredimos muito em relação ao ano passado. Apesar disso contínuo a defender o nosso treinador, e acredito que se vão corrigir alguns destes pontos.

      Eliminar
  5. “Ninguém pôs o pezinho nos lances porquê?”

    Caro Jorge,

    Isto para mim tinha uma resolução facílima… Quem não pusesse o pé ou rendesse nos jogos nacionais antes e depois da CL, simplesmente não jogava na CL. Brahimi é um caso paradigmático… Tem feito jogos miseráveis no campeonato, em Moreira de Cónegos lesionou-se e pediu logo para sair, julgo que não terá condições para o jogo de 3ªfeira. Ou se calhar terá e vai fazer um grande jogo 3ª feira bem diferente dos que tem feito no campeonato.
    Se não se começar a por os jogadores na linha, arriscamos mais uma época de palhaçada, em que até podemos chegar longe na CL mas depois nas provas nacionais os meninos não querem por o pé porque as consideram competições menores. E esse acredito que pode ser um dos grandes problemas, muitos jogadores não perceberem o que está verdadeiramente em causa. Mas este tem de ser papel do treinador e dirigentes.

    Repito, aqueles 10 minutos finais em Moreira de Cónegos não pode acontecer nunca num campeonato como o português. Fizemos o moreirense parecer o Barcelona e é isto que causa maior receio, a nossa capacidade de fazer parecer equipas de m**** em boas equipas.

    ResponderEliminar
  6. Boas,
    Antes de mais, quero sublinhar que subscrevo por inteiro o comentário acima do Hugo.
    Parece-me lamentável o que fui lendo (e continuo a ler)pela Bluegosfera acerca do jogo de Moreira de Cónegos. O NGC fez bastante mais do que o suficiente para sair vitorioso, e se alguma coisa posso apontar ao JL, é o ter mantido a confiança no Herrera durante tanto tempo. De resto nada a apontar, nem na entrega dos jogadores, nem nas substituições. Acontece que as nossas falhas, que por acaso nem são assim tantas, miseravelmente, dão quase sempre golos ao adversário. Contra isso, resta ao treinador e aos jogadores trabalharem para conseguir a perfeição pela qual tanto ansiamos, mesmo sabendo que ela é inatingível.
    Mas convenhamos, que com este constante questionar do Treinador, as coisas não se apresentam fáceis.Parece que em todos os jogos temos que criar duas ou até mesmo três dezenas de oportunidades, ganhar no mínimo por 6-0, porque os outros não estão lá a fazer nada. Dizem que temos obrigação, pela diferença de orçamento de qualidade e de dimensão.
    Só que o futebol é, dos desportos colectivos, o único em que uma equipa manifestamente inferior pode ganhar um jogo, ou empatar, como foi o caso. Deve ser isso que o torna o desporto-rei. No basquetebol ou no andebol, por exemplo, isso é muito pouco provável. Depois é uma questão de sorte ou azar.
    E na 6ª feira faltou-nos um pouco de fortuna.
    Penso que nesta data festiva, seria bom para o NGC que os seus se unissem em torno dum projecto que, embora com muito para melhorar, sem dúvida, me parece estar a seguir um rumo que nos coduzirá ao sucesso (vide a equipa B, e o facto de o Ricardo Pereira ter sido considerado duas jornadas consecutivas o melhor jogador na sua posição, lateral).
    Parabéns ao Nosso Grande Clube
    Saudações Portistas
    JFernandes

    ResponderEliminar
  7. O meu comentário acima era em resposta ao comentário do Hugo, já agora. Concordo com a análise dele de que Lopetegui anda a ser preso por ter cão e por não ter.

    O homem tem uma ideia de jogo bem definida e acredita realmente nela. É criticado por se agarrar à mesma para além do razoável, decide mudar de filosofia, e por uma unha negra que não funciona. Para surpresa dele continua com o pescoço no cepo...

    ResponderEliminar
  8. Só mesmo para dizer que tudo o que ia escrever mal acabei de ler tudo está no comentário do Hugo.
    Mais acrescento que nao entendo o que é "a paciencia está a esgotar-se"... Estamos no fim de setembro. Quer dizer que se fizermos 10vitorias seguidas a paciencia nao esgota, antes se renova? Nessa altura o trabalho do mister ja nao sera posto em causa? Fico sem perceber.
    Atençao que respeito todas as opinioes. Essa é apenas um tiro no pé.
    Tenho tb que assumir (e por falar em paciencia) que cada vez tenho menos paciencia para comentarios ambiguos e que poem em causa a capacidade do meu treinador!

    Rodrigo

    ResponderEliminar
  9. Mas custa assim tanto perceber que lopetegui não tem capacidade para ser treinador do grande PORTO? Como é possível fazer o que fizeram a um treinador que em 2 anos foi duas vezes campeão, em 2 anos perdeu 2 jogos, foi "mandado embora" pelos adeptos e com lopetegui temos que ter a maior paciência do mundo. A esta altura já devíamos demonstrar um jogo muito mais consolidado, tanto defensivamente como ofensivamente. Sim, perdemos 2, 3, 4, 5 titulares. Mas nao perdemos praticamente todos os anos?! Apoiei lopetegui sempre e enquanto for nosso treinador vou continuar a apioar, mas... A paciência tem (mesmo) limites. E nao venham com o ah e tal é preso por ter cão e por não ter. Nao é so o jogo com o moreirense que está em questão. É quase ano e meio de trabalho e sem resultados. Se lopeteguu fosse português e se se chamasse sei la, Arnaldo ferreira... Onde ele já estava.

    Grande abraço para todos e espero no fim da época me lembrar deste meu modesto comentário e pensar. Nao percebo nada disto!

    ResponderEliminar
  10. NUNCA TIVE GRANDES ESPERANÇAS NESTE TREINADOR, PORQUE SEMPRE CONSIDEREI QUE GANHAVA-MOS FRUTO DO ACASO E NÃO COM COMPETÊNCIA DE JOGADAS BEM DELINEADAS E ENTÃO QUANDO ENTREGOU O CAMPEONATO AOS MOUROS DE MÃO BEIJADA, MAIS CONVICTO FIQUEI DA INCOMPETÊNCIA DELE. A ROTATIVIDADE É UMA FALSA QUESTÃO, PORQUE, DESDE QUE ME LEMBRO DE GRANDES TREINADORES QUE PASSARAM NO NOSSO CLUBE, SUBSTITUÍAM DOIS OU TRÊS JOGADORES E O RENDIMENTO ERA CONSTANTE, VIA-SE QUE TODA A GENTE SABIA O QUE FAZER, AGORA PARECE QUE QUEM ESTÁ NO BANCO OU DE FORA, NÃO TEM CATEGORIA PARA JOGAR NO NOSSO CLUBE.NUNCA DEIXEI DE APOIAR O NOSSO CLUBE E NÃO QUERO QUE PERCA PARA TER RAZÃO, MAS CONTINUO A PENSAR QUE QUE VAMOS DESPERDIÇAR MAIS UM ANO E AÍ SIM FICO TODO FODIDO SÓ DE PENSAR NISSO, DOIS ANOS JÁ FOI MAU DEMAIS, TRÊS É IMPENSÁVEL.
    SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  11. Vou corrigir, perdeu 1 jogo em 2 anos!!!

    ResponderEliminar
  12. As saidas de bola pelo médio defensivo, procura colocar nos médios mais adiantados, estes invariávelmente estão sempre marcados pelos adversários, têm que baixar para receber o passe, aí começa o passa para o lado e para trás, as bolas para os extremos, quase sempre colados à linha, são em geral passes longos e bombeados que dá ao adversário tempo para marcar em cima, depois muitas vezes conseguem passar, mas mais adversários aparecem, primeiro que chegue ajuda e quando chega, demoram uma eternidade, o ABOUBAKAR para mim o melhor jogador neste momento, tem sido inexcedível, escondendo muita inércia no ataque, o golo do último jogo no DRAGÃO foi para mim das melhores jogadas da era LOPETEGUI, teve velocidade, trocas rápidas de bola, sempre em progressão, este tipo de jogadas deviam ser sempre procuradas, para mim continua a faltar um central que saia bem com bola e com bom passe e o tal 10 rápido e objectivo de boa técnica, que jogue sempre para a frente,mas se calhar é o que todas as equipas do mundo procuram.

    ResponderEliminar