27 setembro, 2015

PAINELEIROS E O NOSSO FRACO CONTRADITÓRIO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Um dos temas que tem estado na berlinda, até com repercussões no Dragões Diário, foi um dos paineleiros inimigos. Não é novidade para ninguém a presença deste tipo de elementos asquerosos nos programas de debate desportivo. Já nos famosos donos da bola, tínhamos a presença de verdadeiros animais sempre prontos a denegrir a imagem do FC Porto. E agora o leitor está-se a perguntar se assim é desde há muitos anos, porque estou a abordar este assunto. E é uma pergunta pertinente. Só que a resposta é que a diferença não está em quem nos ataca e nos meios que utiliza já que a baixeza e falta de inteligência própria, ou seja, são as vozes do dono que se mantém como marca de estilo destes paineleiros, mas a diferença está em que veste as cores do FC Porto.

Neste texto, não vou abordar programas de canais manhosos como sejam a cmtv ou bolatv, já que são canais aos quais não tenho acesso.

Começando pelos programas de domingo, Trio de Ataque e Play-off. No programa da RTP temos Miguel Guedes que é alguém ponderado, mas que para combater aquele que em tempos tentou passar por independente, precisava de ser mais incisivo.


Este era aquele programa, convém não esquecer, que foi onde um comentador nosso tomou a melhor decisão que alguma vez vi, abandonando o programa quando o pseudo-cineasta vasconcelos tentava mais uma vez denegrir a imagem do FC Porto. E foi nesse momento que mais discordei de uma posição de Miguel Guedes, já que aceitou substituir Rui Moreira e debater com o cineasta. Esse era o momento em que um elemento nosso só deveria aceitar integrar o painel do programa com a substituição do cineasta e assim, defendia-se a posição tomada por Rui Moreira. Mas no geral, a minha opinião sobre esta performance é positiva.

No programa da sic, é o capitão Rodolfo Reis que defende o FC Porto, que até era uma voz que me dava prazer ouvir falar sobre a atualidade do FC Porto mas, mais recentemente, esqueceu-se que não está a debater com portistas mas sim com inimigos e como não gosta do nosso treinador, não perde uma oportunidade para lhe bater. Como estes programas deviam ser preenchidos com gente para defender o clube acima de tudo, e apesar de todo o respeito que a história do capitão Rodolfo Reis no clube me merece, não tenho gostado da sua performance.

À segunda-feira, são 2 os programas que preenchem as grelhas televisivas, Dia Seguinte e Prolongamento.

Na sic notícias, é o programa onde mais somos atacados e em que o inimigo aposta mais forte com a presença do vice gomes da silva. Esta personagem, que só num país como o nosso chegou a ministro, mas felizmente, já foi afastado das lides políticas, já que é mesquinho e ataca sempre com os golpes mais baixos. Esta semana, tentou justificar a derrota dos lampiões com um suposto recurso dos nossos atletas a substâncias dopantes. E Guilherme Aguiar não foi capaz de lembrar a esse paineleiro que o clube dele é que é useiro e vezeiro em ter jogadores suspensos por estas práticas. Teve que ser o clube a depois reagir já que, mais uma vez, Guilherme Aguiar pretendeu não confrontar rgs. A não confrontação é uma marca de estilo de Guilherme Aguiar que nunca esquece a sua faceta política e pensa que esta não confrontação lhe poderá render votos numa qualquer eleição em que participe, já que neste campo parece um nómada (concorrente em Gaia e em Matosinhos). Foi este programa onde o presidente dos lampiões já entrou em direto e onde o diretor de comunicação entrou telefonicamente, sem que Guilherme Aguiar tivesse tomado a única decisão possível quando o formato do programa é violado para benefício dos de sempre, ou seja, abandonasse o programa.


É este claramente o nosso pior elemento num programa deste género.

Na tvi 24, Manuel Serrão mantém o seu estilo gozão que já lhe valeu a triste figura de no início da época passada afirmar que Lopetegui vinha para treinador da equipa b, quando já quase era certo como sendo o técnico da equipa principal. Este, é outro elemento que não gosta de Lopetegui e não perde uma oportunidade para atirar abaixo o nosso técnico, esquecendo-se que não está em ambiente fechado, mas sim em terreno inimigo. Do outro lado, tem o diretor do canal oficial lampião que protagoniza, por onde passa, um comportamento fundamentalista, altamente agressivo, roçando o baixo nível.

Posto esta análise, gostava de ter em todos os programas, alguém como o saudoso Dr. Pôncio Monteiro, sempre pronto a defender o FC Porto sem cautelas quanto a possíveis impactos na sua reputação e não pretendendo ser politicamente correto, ao contrário de muitos dos atuais defensores.

Deixo uma pequena prestação do Dr. Pôncio Monteiro, mas sem ser nos seus melhores tempos, já que nos Donos da Bola ou no Jogo Falado é que estava na total posse das suas capacidades e o seu arquivo fazia mossa.


Até breve,
Delindro

2 comentários:

  1. Boas, Delindro

    Esta analise so peca por uma premissa errada: as pessoas referidas não estao ali para defender o FCPorto, essas pessoas sob a capa do nosso clube estao ali para ganhar uma boa, MUITO BOA, maquia de dinheiro! Por isso andam ali ha anos a arrastar se, sujeitando se ao ridiculo! O resto não existe!

    Unica solucao para não enlouquecer com os citados: não ver! Não ha outra!

    Uma abraco,

    Joao, Carcavelos

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Muito obrigado por esta panorâmica-televisa.

    Visto de fora, efectivamente, parece que existe um denigramento consciente do Porto que, quanto a mim, se tem acentuado.

    O ano passado, o Porto acede à fase de grupos da Liga dos Campeões e o adversa'rio é desvalorizado, esquecendo-se que o Lille não so' jogava a sua sobrevivência, como também faz parte duma liga que integra o C5. Comparando o que é compara'vel, podemos observamos este ano a/s performance/s do terceiro qualificado da liga Portuguesa na disputa pelo acesso à Liga dos Campeões.

    E, aproveitando, esta noção e espaço, parece-me que a imprensa e comentadores esquecem que o Porto actual não é igual ao do ano passado. Porquê? Porque lhe faltam - e não so' - os dois laterais: Porque Pereira não é Danilo e Laiun, por agora, não é Sandro.

    O Porto da época passada deu à luz dois grandes defesas laterais, com destaque para Danilo. Penso que não é "inocente" se não puderam jogar o jogo da volta contra o Bayern. E' em 1958 que os defesas laterais ultrapassam, pela primeira vez, a linha do meio campo e os defesas laterais, perdem o estatuto de defesas, passando a serem denominados de laterais unicamente (isto no Brasil). Em 1970, Parreira declara que um lateral que não ataque não é um lateral. Em 2009, ja' naquela altura, a revista "So Foot" apontava para a "invasão" dos laterais Brasileiros no futebol Europeu.

    E, deste ponto de vista, o Porto é, novamente, uma referência.

    E, por associação de ideias, lembro que, aquando do u'ltimo jogo, Pereira não pode tomar balanço para um lançamento pela lateral. E' normal?

    Não quero desculpar o empate do Porto, mas a um dado momento, para bem da modalidade, seria necessa'rio questionar o ni'vel de alguns recintos Portugueses de futebol.

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha







    ResponderEliminar