10 setembro, 2015

QUEM TRAMOU LOPETEGUI???

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Confesso que este não era o tema que hoje ia abordar.
Tinha previsto escrever sobre as minhas sensações em relação à forma como decorreu o Mercado e inerente construção final (pelo menos até Janeiro!) do nosso plantel. Sim, ia falar da ilusão com que andei até final de Julho e a preocupação com que iniciei Setembro. Mas não, não vou detalhar o facto de achar que temos um plantel desequilibrado, com 3 laterais esquerdos, 3 centrais, sem médio ofensivo ou então com 3 extremos (consoante o terreno que Brahimi pise), um lateral esquerdo que joga com o pé direito (Eduardo Luís e Paulinho Santos estão perdoados!), etc, etc, etc.
E não o faço porque a dada altura dei comigo a pensar o seguinte: de que vale construir um bom plantel, se depois falharmos em coisas mais básicas e dermos tiros nos pés?
Vai daí comecei-me a lembrar dos tiros incríveis que vamos dando na direção dos nossos pés e decidi mandar o tema às malvas, agarrando-me portanto a esta reflexão.

A relação com os sócios, isto é, clientes (!), conforme a própria carta de acompanhamento do envio do novo cartão refere (este tema vou abordá-lo em breve!), continua extremamente profícua... basta ver o enorme esforço que o clube ainda agora fez para conseguir melhores preços para o jogo em Arouca!
As contratações continuam a ser o prato preferido da luta dos dois galgos do costume. Se o jogador é bom ou mau, logo se vê... importante é saber quem trata da sua chegada ou partida (Allô Rudiger... estás em Roma!? Como assim?!? Toda a gente gosta do nosso museu e tu não gostaste?!).

Mas melhor, melhor ainda, são os xibos! Sim, não me enganei, refiro-me aos xibos que existem dentro do nosso clube e que vão passando informações sobre nós para os nossos rivais.
Como é óbvio, desde o momento em que ser portista deixou de ser condição obrigatória para se ser funcionário do clube, a possibilidade de intrusão de xibos aumentou drasticamente.
Mas pasme-se, não é líquido que os xibos sejam lamps, lagartos ou de outro clube qualquer que não o nosso. Não, xibos até podem mesmo ser portistas de muitos anos... basta para isso que a “lancha” não esteja a dar o resultado pretendido.
Despedimentos por serem apanhados “com a boca na botija” não é primeiro caso... mas a limpeza geral é urgente e não deve olhar a nomes, cargos, relações pessoais ou familiares. Um xibo é um xibo, e os superiores interesses do FC Porto devem estar acima de tudo.

Tudo isto para perguntar em voz alta, se já sabemos quem foi o xibo de Lopetegui no jogo do ano passado do estádio sem luz?!?!
Convém recordar que o 11 titular fugiu a todas as expectativas, foi um 11 num antes usado ou sequer repetido: Helton, Danilo, Alex, Maicon, Marcano, Ruben, Casemiro, Evandro, Oliver, Brahimi e Jackson. A verdade é que é do conhecimento público que JJ teve conhecimento deste alinhamento durante a semana. Não, o doutor do povo e mestre na tática, não teria a capacidade de adivinhação a este ponto. Não, houve um xibo!
À boca pequena, foi-se dizendo que tinha sido Quaresma... francamente, e apesar de não gostar do cigano e ter ficado felicíssimo com a sua saída, não acredito nesta ideia. A verdade é que coincidência ou não, ele saiu... vítima desta situação? Não sei!
Agora, o que me parece óbvio e evidente, é que é absolutamente crucial que internamente se apure e perceba quem fez isto. Sabiam, por exemplo, que JJ não deixa que os seus treinos sejam vistos pelos treinadores das camadas jovens? Porque será? Medo das xibadelas? Pois...
Quem vê os nossos treinos? Quem esteve presente e teve conhecimento desta revolução tática?
Depois surpreendem-se que o ponta de lança dos iniciados (Leandro Campos) quase tivesse assinado pelos menstruados, precisamente pela mão de alguém muito bem tratado nos corredores do Dragão (Moreira de Sá, actual empresário e ex-jogador).

Este assunto é de uma gravidade tal que não pode cair em saco roto nem a culpa pode morrer solteira. É preciso identificar e correr com este xibo e todos os outros que possam por aí andar.
Oh meu Porto, como podes tu ter chegado ao ponto de falhar nestes detalhes tão simples? São as modernices... as necessidades de criar uma estrutura “moderna” e “profissional”. Deixem-se de tretas, façam mas é o trabalho “à bom e velho Porto”!

Até sábado, no sítio do costume!

PS – Como não voltarei a escrever antes do FCP-slb, apenas desejo que todos saibam desempenhar o seu papel de guerreiros, sejam eles jogadores, treinadores ou adeptos. Devemos voltar a ter o “visitante” em campo e não o “benfica”, a bandeira dessa agremiação deve ser esquecida na retrete ao invés de estar ao vento no nosso templo, etc, etc, etc. E já agora, que o menino de Gaia se porte como um Homem.

16 comentários:

  1. @ norte

    em relação ao plantel, de acordo, está desiquilibrado, só não vê isso quem não quer, mas, agora não há volta a dar, é com estes que vamos, são estes que seguimos, são estes que iremos apoiar... incondicionalmente, até que a voz nos doa.

    já sobre os ditos "xibos", "bufos", "bocas rotas", chamem-lhe o que quiserem, isso foi chão que deu uvas à muito tempo... há quem não goste, há quem fique incomodado, e os há até aqueles que ficam altamente melindrados (para não dizer ofendidos) por não quererem ver, acreditar naquilo que nos entra pelos olhos adentro há muitos, muitos, muitos anos, mas o problema do FC Porto "actual", não se resume a "xibos", "bufos" ou "bocas rotas", vai muito para além disso, até porque nada aconteceu, não vai acontecer e assim vai continuar alegremente, enquanto a fortaleza d'outrora se vai desmoronando a olhos vistos, qual castelo de cartas... trata-se tão só de um problema de falta de liderança óbvia, clara e sintomática dos novos tempos "capitalistas", que a TODOS serve, e que TODOS se servem... e não, não me iludem com essa de que há aqui inocentes... não os há, ponto.

    ainda estes dias, dei de caras com um vídeos dos bons velhos tempos, do antes quebrar que torcer, do enfrentar mundos e fundos por uma causa, por um clube, por uma região, por uma legião de adeptos... taça de portugal, porto vs. lagartos, joão pinto erguendo o troféu, de punho fechado em riste, enfrentando tudo e todos, sob uma chuva de pedras e quanto mais havia à mão... esse é/foi o meu Porto... hoje, resta um emblema único, um manto sagrado e um constante orgulho em ser dos meus... tudo o resto, não existe, morreu!

    parafraseando o teu título: "QUEM TRAMOU O FCPORTO???"

    ps - até sábado, no sitio do costume ;)

    ResponderEliminar
  2. "joão pinto erguendo o troféu, de punho fechado em riste, enfrentando tudo e todos, sob uma chuva de pedras e quanto mais havia à mão... esse é/foi o meu Porto... hoje, resta um emblema único, um manto sagrado e um constante orgulho em ser dos meus... tudo o resto, não existe, morreu!"

    Nem mais BlueBoy. Nos tempos que correm é preciso coragem para dizer estas verdades. Nunca acreditei que fosse Quaresma (e tenho a certeza que não foi) e foi bem tramado pela novela mexicana montada sabe-se bem com que intenção. Mas, na verdade, Lopetegui teve 94 minutos para reverter a surpresa inicial e mais uma vez não foi capaz!

    ResponderEliminar
  3. haja competência e os bufos podem 'bufar' o que quiserem

    ResponderEliminar
  4. Primo, sobre o plantel, discordo, apenas acho que faltou sair o José Ángel... o tal 10, que na minha opinião faz cada vez menos sentido e quase ninguém usa, é o Brahimi, foi para o libertar que foi contratado Corona. Layún é polivalente, pode ser defesa-esquerdo, mas também defesa direito a contento, se puxares Brahimi para o meio, tens Varela, Tello, Corona, três alas que podem jogar de ambos os lados. Depois tens médios que te dão muitas soluções e muitas variações tácticas, resumindo, não é um plantel fantástico, mas dentro das nossas possibilidades parece-me bem.

    Sobre a questão dos chibos, aquilo que sei é que a partir que saem os jornalistas, mais ou menos 15 minutos, só três ou quatro pessoas têm acesso aos treinos, portanto, não estou a ver essas pessoas a basarem informação. Agora, repara, primeiro colocaram a circular a notícia que quem chibou foi o Quaresma, o Cigano saiu e logo começou a circular que não era ele. Não será que o objectivo é mesmo este, lançar a confusão e a desconfiança, dividir?

    Abraço e manda brasa!

    ResponderEliminar
  5. Meus caros:

    - Quem é amigo do Jesus?

    - Quem estava lixado com o treinador?

    - Quem perdia protagonismo a cada segundo?

    - Quem entrou lixado e levou um amarelo 30 segundos depois de entrar?

    - Quem é que veio numa entrevista dizer que o Jesus é melhor que o Mourinho?

    - Quem disse "a Mística sou eu e pouco mais"?

    - Quem não se cala?

    Se tem penas e cacareja é uma galinha!

    E agora, deixo duas perguntas, caros Sherlocks:

    Se tens um comentador afecto ao clube do regime a dizer que tem a certeza que quem deu o onze ao Jesus não foi o Quaresma, o que é que isso quer dizer?

    O que diz uma criança que faz uma asneira, quando não quer ser castigada?

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal


    ResponderEliminar
  6. http://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20150604/281505044828812/TextView

    ResponderEliminar
  7. Quem é amigo do Jesus? Lulen Lopetegui, foi o primeiro a ir abraçar Jesus e o Amadorense não resistiu a humilhá-lo e o basco encrespou-se.

    - Quem estava lixado com o treinador? Brahimi, Quintero, Ricardo, Alex Sandro e os 3 milhões de adeptos do F. C. do Porto

    - Quem perdia protagonismo a cada segundo? Depois de levar 6 o protagonismo tinha ficado na lama em Munique. Tinha que inventar algo para continuar na babuje.

    - Quem entrou lixado e levou um amarelo 30 segundos depois de entrar?
    Quem sente a camisola que enverga e está revoltado com a miséria de jogo que estavamos a fazer

    - Quem é que veio numa entrevista dizer que o Jesus é melhor que o Mourinho? É muito difícil ser melhor que quem coloca autocarros à frente da área?

    - Quem disse "a Mística sou eu e pouco mais"? Quaresma e tinha muita razão

    - Quem não se cala? Lopetegui, fala, fala, mas não diz nada

    Se tem penas e cacareja é uma galinha!
    Galinha basca, mas pensa que é um Pavão.

    E agora, deixo duas perguntas, caros Sherlocks:

    Se tens um comentador afecto ao clube do regime a dizer que tem a certeza que quem deu o onze ao Jesus não foi o Quaresma, o que é que isso quer dizer?
    Provavelmente que sabe quem foi

    O que diz uma criança que faz uma asneira, quando não quer ser castigada?
    No Porto diz "vai dar banho ao cão"

    Nem o João Gabriel era capaz de proferir este chorrilho de asneiras. Se isto são portistas, realmente o portismo está muito doente.

    ResponderEliminar
  8. É inconcebível como alguém que se diz "portista" coloca no esterco o nome de alguém que mal ou bem , conforme as opiniões, representou o F. C. do Porto e mancha a sua honra, dignidade, bem como da sua familia. Esta forma suez, rasteira, indigna que só estamos habituados a ver nos escribas merdosos da Capital do império, não é, não pode ser de alguém que se diz adepto, simpatizante, sócio, ainda que momentâneo, deste Clube.

    ResponderEliminar
  9. Companheiros portistas

    Compreendo e partilho de parte do vosso desalento, acho que é inerente a todos os que nasceram portistas na maternidade das Antas...

    Mas nada de desesperos, por muito que possam até estar certos nas observações que fazem, NUNCA SE ESQUEÇAM QUE O PORTO É NOSSO, DOS PORTISTAS!

    Jogadores, treinadores, dirigentes e mesmo o Presidente entram e um dia saem, o Porto é NOSSO, como foi dos nossos avós e pais e será dos nossos filhos e netos.
    O Porto é nosso e quando chegar a altura, lá estaremos todos para o defender e o carregar em ombros rumo à eternidade.

    O resto é a espuma dos dias...

    Abraço portista
    LAeB
    Do Porto com Amor

    ResponderEliminar

  10. Não costumo escrever habitualmente, contudo e relativamente, aos ditos "bufos" , se foi A se foi B (se calhar BB)... Apenas gostaria de partilhar, algo que que presenciei e que pelos vistos é habito da pessoa. Um comentador, do Nosso Porto Canal e Jornalista da praça, que entre um copo e uma garfada, alegremente partilhava "segredos", do Olival, no restaurante, onde aconchegava o estômago e humedecia a alma, com quem estava junto dele e para quem quisesse ouvir.
    A Vaidade muitas vezes... E os Euros se calhar, por vezes levam-nos a dizer o que não queríamos... Aconteceu...

    Hoje em dia, onde e donde quer que seja, a informação corre rápido.

    ResponderEliminar
  11. Algo vai muito mal no saber o que é/sentir ser Porto.
    1º uma jogador à Porto se tem alguma coisa a dizer diz lá dentro e nunca sai cá para fora.
    2º O Quaresma nunca foi nem nunca será um jogador à Porto pelas atitudes que teve várias vezes e para toda a gente ver que não são dignas sequer de um bom professional.
    3º beijar o emblema não é ser jogador à Porto
    4º um jogador que nem nas arábias jogava por má conduta é alguém para falar do que é ser um jogador à Porto??
    5º não estou a dizer que foi o Quaresma o xibo mas uma coisa é certa no fim do jogo foi dar grande abraço ao jasus e isso todos vimos e se fosse realmente jogador à Porto ia agradecer aos adeptos e retiráva-se de cabiz baixo e não anadava aos abraços a quem quer que fosse muito menos aos adversários e ao treinador adversário, ISTO É TUDO MENOS SER UM JOGADOR À PORTO, SÓ VOS DIGO UMA COISA TODOS OS ADEPTOS DO MELHOR CLUBE PORTUGUÊS O F.C.PORTO QUE SABEM O QUE É SER PORTO FICARAM CONTENTES COM A SAÍDA DO QUARESMA, PORQUE SERÁ? meus caros adeptos do F.C.Porto é pena que hoje em dia maior parte dos nossos adeptos não saibam o que é ser Porto, mas culpa não é vossa, é da direcção que deixou completamente os sócios ao abandono e só quer o dinheiro das cotas e dos nossos lugares anuais.

    ResponderEliminar
  12. bLuE bOy

    Tu ainda foste mais além do que eu....mas infelizmente, é a verdade!

    VILA POUCA
    Sair Angel e ficar Ricardo.
    Com a óbvia passagem de Brahimi para o meio, Ricardo seria o 4.º extremo. Com a saída de Angel, Maxi e Ricardo para a direita...Layun e Cissokho para a esquerda (o titular da esquerda ser a única opção para a direita, é algo que não me entra).

    Quanto ao resto, lançar a confusão para dividir, é a tentativa histórica de muitos que por aí andam. Daí também a necessidade de um Porto com discurso mais firme, mais direto, mais aglutinador, que nunca permiti-se sequer a possibilidade de divisão. Um Porto calado e amorfo, nunca será capaz de nos unir como dantes.
    Mas no essencial, que existiu um xibo....lá isso existiu, como noutras situações. Quem foi, eu não sei e por isso não especulo com nomes. Mas lá dentro, o assunto não pode ser tratado com leviandade...digo eu!

    JORGE VASSALO
    Pese embora os "indícios" ou factos poderem encaixar no nome de Quaresma, há depois outros que me levam a crer que não...teria sido então demasiado descarado, coisa que convictamente não acredito.

    ANÓNIMOS ANTI-JORGE VASSALO
    Poder discordar de uma opinião não confere o direito de apelidar a sua forma de ser de "suez, rasteira e indigna". Parece que o F.C. Quaresma se mantém...e como só sou do F.C. Porto, continuo sem perceber tanta idolatração a quem tão mal se comportou....ou não terá sido Lopetegui o treinador que mais confiança deu ao cigano? Quantos treinadores deram a braçadeira ao bébé chorão???

    ANÓNIMOS ANTI-TREINADOR
    Fazem-me sempre lembrar o António Variações...só estão bem onde não estão. E são os maiores porque se a coisa correr mal..."eu bem avisei"....se a coisa correr bem...."é pah, eu quero é que o Porto ganhe, ainda bem que me enganei".

    ANÓNIMO QUE SE REFERE A BERNARDINO BARROS
    Para si apenas uma resposta: CALE-SE!

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho muitas dificuldades em acreditar nessa história dos bufos. A ser verdade é muito mau, tão mau que eu nem acredito que aconteça no nosso clube.
    Seja como for isso não serve de desculpa para nada, não é por o treinador adversário conhecer a nossa tática que nos leva a perder ou a empatar um jogo, isto é futebol não é xadrez. Aqui a tática não é tão importante como muitos 'entendidos' dão a entender, é até quase acessório no meio de tudo o que acontece num jogo de futebol.
    Outra coisa que me admira é algumas pessoas colocarem Quaresma num pedestal e o darem como exemplo de mística. Mística não é beijar o símbolo depois de se marcar um golo, mística é muito mais que isso, é a atitude que se tem todos os dias, colocar o clube sempre primeiro que a individualidade. Quaresma teve muitas atitudes pouco dignas de um profissional, está longe de ser um exemplo.

    ResponderEliminar
  14. Caro Norte,
    Também comungo da sua opinião que sair Angel e ficar Ricardo, apenas e só, já equilibraria o plantel. Na eventual existência do Xibo, se não é fábula, exige-se da estrutura dirigente uma atitude firme, exemplar e que se expurguem elementos dessa natureza do seio do clube.

    Jorge Vassalo - O caro Norte está como o Carlos Daniel quando o assunto é Benfica.
    Permissivo e tolerante com quem faz as acusações acima expostas e não tem a mesma atitude com os anónimos que falam por exemplo dos jornalistas. Eu não colocaria assim as mãos no fogo por qualquer jornalista.
    Quem almoça por Matosinhos, presencia, ouve histórias, do Géninho, BB, CDaniel, Marinho Neves,etc., avalia o ego destes senhores e e identifica facilmente os objectivos. Nem tudo poderá ser verdade, mas oh oh,o Prof. Hernani já cá não está, mas deve rir-se a bandeiras despregadas do que se vai dizendo e escrevendo.
    Treinador - Não tenha dúvidas o caro Norte que há muita gente contentíssima com a forma como a equipa joga, como se organiza, como se bate em campo e com os títulos alcançados (basta ler alguns blogs), mas terá que concordar que há alguns, serão poucos, mas há, que não estão nada contentes com os (in) glórios tempos que atravessamos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Oh Anónimo,

    Não escrevo sobre fábulas porque não sou cancioneiro de trovas de amor. Isso foi no ensino preparatório que lamentavelmente já vai lá longe...em breve se calhar terei é que ajudar o meu filho nesse e noutros temas.

    Quanto á comparação com o Carlinhos de Paredes, não a percebi nem pretendo perceber.
    Não defendi jornalistas nem pus a mão no fogo por ninguém, pelo contrário....se leu o meu artigo e não se resumiu aos comentários, certamente leu "...mas a limpeza geral é urgente e não deve olhar a nomes, cargos, relações pessoais ou familiares." Isto é ser permissivo com alguém????
    Agora, não se ponham é a juntar no mesmo saco os xibos que EXISTIRAM e EXISTEM dentro do nosso clube, com alguém (Bernardino Barros) que está neste patamar acima de qualquer suspeita...e foi isso que foi feito (meter tudo no mesmo saco) e contra o qual me insurgi. Conversa de mesa de restaurante, está longe de ser aquilo a que me refiro como Xibo....

    E quanto ao treinador....simplesmente lhe respondo: quando se dirigir a mim, e para manter uma conversa séria comigo, fale-me em tom correcto e sem sarcasmos. Se está habituado a entrar nesse diálogo irónico-bacoco, de mim leva silêncio nessa matéria!

    ResponderEliminar
  16. @norte

    Nunca me referi a si como um dos que exprimia satisfação com o modo como a equipa se bate, como está organizada e como eventualmente coloca jogadores na montra, porque não poderia estar mais de acordo com o que escreve no seu artigo.

    "Este assunto é de uma GRAVIDADE tal que não pode cair em saco roto nem a culpa pode morrer solteira. É preciso IDENTIFICAR e correr com este xibo e todos OS OUTROS que possam por aí andar.
    Oh meu Porto, como podes tu ter chegado ao ponto de falhar nestes DETALHES tão simples? São as modernices... as necessidades de criar uma estrutura “moderna” e “profissional”. Deixem-se de tretas, façam mas é o trabalho “à bom e velho Porto”!
    ...
    – Como não voltarei a escrever antes do FCP-slb, apenas desejo que TODOS saibam desempenhar o seu papel de guerreiros, sejam eles JOGADORES, TREINADORES ou ADEPTOS. Devemos voltar a ter o “visitante” em campo e não o “benfica”, a bandeira dessa agremiação deve ser esquecida na retrete ao invés de estar ao vento no nosso templo, etc, etc, etc. E já agora, que o menino de Gaia se porte como um Homem."
    Só acrescentaria e mesmo que não se porte ganhamos na mesma.

    Permissividade - "Jesus não bateu num policia, defendeu um adepto" foi a analogia para o que disse sobre Jorge Vassalo, só isso.

    Diálogo irónico-bacoco para mim são as frases feitas : Roma e Pavia não se fizeram num dia; Equipa nova; Desconhecimento do campeonato português; Jogadores jovens inadaptados; ou em linguagem politica, Plafonamento da segurança de jogo ou seja, o futebol caranguejo.

    ResponderEliminar