22 setembro, 2015

UMA VITÓRIA JUSTÍSSIMA E SABOROSA.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Tinha escrito no post da semana passada que pontuar em Kiev e vencer no Dragão frente a um rival direto na luta pelo título era fundamental para o resto da época, não pela questão pontual dado que ainda nos encontramos numa fase muito inicial da época, mas sim pela carga psicológica que estes 2 jogos poderiam ter. O saldo foi francamente positivo e poderia ter sido excelente se aquele golo perto do fim do jogo em Kiev tem sido (como deveria ser!) anulado, após um jogador em fora-de-jogo de metros se ter feito à bola para depois se fazer de “morto” enganando por completo defesa e GR Portista incluído.

É indesmentível que mais do que dissertar sobre as variantes táticas do jogo de domingo no Dragão, mais do que falar sobre as melhores e piores exibições individuais ou até das arestas (ainda demasiadas) que JL terá de limar até podermos ver a “máquina” a carburar em toda a sua potência, aquilo que realmente me apetece falar hoje é do enorme gozo e prazer que me dá vencer ao clube que recebemos esta jornada. Eu não me esqueço de tudo o que aquela gente, adeptos, dirigentes, atual presidente, etc, etc, fez, disse e congeminou contra o nosso clube ao longo dos últimos anos e da forma nojenta com que a maior parte dos seus representantes em tvs, rádios, etc, insulta sempre que pode o FC Porto. Em suma tudo aquilo que detesto no futebol está representado por aquele clube e por aquela gente!

Para tornar a vitória ainda mais saborosa, o herói do jogo tinha de ser mesmo André André. Imagino o que André sentiu no cenário perfeito que se lhe deparou: jogo frente ao grande rival, empate a 5 minutos do fim, estádio cheio, liderança em causa, uma grande combinação entre Brahimi, Varela e surge André isolado com enorme classe perante o GR adversário a definir na perfeição. É de facto um cenário de sonho marcar um golo pelo clube do coração frente ao grande rival já perto do fim. A forma genuína como André André festejou o golo é um cenário que há muito não era visto no Dragão: um jogador Portista de gema a festejar um golo decisivo num clássico! O filho de um grande símbolo Portista António André fez-me recuar uns bons anos e recordar grandes momentos com Domingos, Jorge Costa, Baía e tantos outros jogadores formados no clube e que tantas alegrias nos deram nacional e internacionalmente. Não me canso de ver a jogada do golo e a forma efusiva como André sentiu aquele golo, após mais uma grande exibição individual. Que grande alegria!

Para além de tudo isso, é sempre bom ver a enorme azia da canalha anti-Portista do costume. O novo argumento de desvalorização da vitória do FC Porto, uma vez que a 2ª parte do FC Porto não deixou dúvidas a ninguém em relação ao merecimento da vitória, é de que o plantel do FC Porto é tão superior aos restantes que não faz mais que a sua obrigação em ganhar todos os jogos do campeonato. Tem piada esse novo argumento. Depois dos árbitros, do doping, do estado da relva, das taxas de juro ou da evolução cambial, a nova argumentação para as vitórias do FC Porto é a obrigação de ganhar pelo facto de ter um plantel tão superior aos outros. Ninguém faz é a pergunta mais relevante em relação a este assunto: porque razão o FC Porto tem condições de ter, ano após ano, um plantel superior aos outros?

Para terminar o mês de setembro da melhor forma possível, resta cumprir a obrigação de vencer em Moreira de Cónegos e pontuar na importantíssima receção ao Chelsea na liga milionária. É preciso ter muita atenção à saída já na próxima 6ªfeira, é nestes jogos que se perdem pontos importantes que depois fazem falta nas contas finais do campeonato. O facto do Moreirense estar no fundo da tabela com apenas 1 pontos não pode de maneira alguma fazer descontrair os jogadores e treinador, que terão de encarar com a máxima seriedade este desafio, tendo uma atitude séria e competente ao longo dos 90 minutos. Mantenho a minha ideia de sempre e que já tantas vezes aqui defendi: os clássicos são jogos que dão imenso gozo vencer, mas os campeonatos ganham-se com os boavistas, aroucas, moreirenses e afins, em campos com condições difíceis, chuva, vento, relva alta, buracos, terra, etc. Espero que JL e seus pupilos estejam bem cientes de que um campeonato se ganha essencialmente assim, tendo a máxima regularidade e não baqueando nas alturas em que supostamente existem mais facilidades (boavista e estoril no ano passado...). Ganhar um campeonato tem muitas vezes relação direta com a forma como se sabe (ou não) vestir o fato de macaco em determinadas alturas de forma a depois se poder usar o fato de gala nas alturas apropriadas. Este campeonato é fundamental e TODOS têm de ter noção disso. Pé no acelerador e a fundo!!

5 comentários:

  1. Enquanto se saboreia esta vitória boa, que até a alguns portistas é necessário explicar que foi boa, é bom ter os pezinhos no chão... - talvez o AA deva descansar e o Sérgio entrar para rodar - mas Rei Bakar e Imbula e todos os outros... e, como diz: vamos com tudo para cima do Moreirense. São 3 pontos... ninguém se pode dar ao luxo de deitar fora 3 pontos...

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100% com o post.
    Mas há uma nuance, pois quando diz "o que aquela gente fez" deveria ter dito "o que aquela gente FAZ"
    Ainda ontem, tivemos um crápula na SIC a dizer alto e bom som que os jogadores do FCP estavam dopados!
    Disse também que o André Almeida deveria ter arrumado com o Andréx2 com aquela cotovelada à Cardozo!!

    Rui Gomes da Silva, admira-se mesmo por levar um par de estalos no Xis?!...

    ResponderEliminar
  3. Caro Ribeiro DeepBlue,

    Tal como já referi aqui em tempos, o único programa desportivo que sigo é o Trio de Ataque. Tudo o resto é tão ordinário e nojento que o meu estômago não permite daí não ter visto as declarações dessa “aberração da natureza”.

    Esse erro genético que uma estúpida lei que criminalizava o aborto na altura permitiu vir ao mundo, desde que vomita anormalidades nesse programa há muito que insulta, ofende e diz as maiores barbaridades contra o FC Porto.
    Mas faz isso única e exclusivamente por duas razões: 1º porque o moderador é das coisas mais porcas que o sol cobre; 2º porque o representante do FC Porto é um palerma (lamento não encontrar outro adjetivo mais simpático, já que não é minha pratica apelidar assim adeptos do meu clube) que nunca responde, nem riposta como deve ser, apenas estando preocupado com o “seu” no final do mês. É uma vergonha o que se passa ali, creio que na benficatv não deve haver programa mais ordinário e anti-Portista que aquele.

    No entanto, acho que o clube não deve perder um segundo que seja com essa “coisa”, nem ao nível de processos jurídicos nem através do Dragões Diário. Deve ser tratado realmente como um pedaço de bosta inútil a quem não se deve ligar muito. É uma aberração que grita, grita, mas a quem não se deve ligar muito pois não é para levar a sério.

    Quanto aos estalos, se é verdade que alguém lhe deu no focinho, só tenho pena de uma coisa: não conhecer esse pessoa para lhe dar os parabéns por ter feito algo pela humanidade, já que nem um...

    ResponderEliminar
  4. RCBC, se por acaso encontrares o autor dos ditos estalos, dá-lhe um grande abraço da minha parte.

    ResponderEliminar
  5. Vitórias contra o nosso inimigo nº 1 é sempre um grande regalo para a nossa inteira alma.
    Agora para se aproveitar isto da melhor forma é continuar com esta chama bem acesa e o que vier a seguir irá ser mais fácil se a nossa mentalidade estiver interligada com a alma. Daí possamos fazer um jogo e um resultado que agrade a toda a Nação Portista.
    No entanto é preciso estar bem ciente que contra o Moreirense não vamos encara-lo com uma irresponsável leveza.

    PS: Mais uma vez foi preciso mais uma expulsão para os "gatinhos" poderem amostrar as suas "garras"

    Abraços.

    ResponderEliminar