10 março, 2016

O NOSSO LEO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O momento que o nosso clube vive é conturbado e merecia uma análise profunda.
Não o vou fazer, porque um pouco por toda a parte isso tem acontecido e acabaria por ser apenas mais um a fazê-lo. Espero apenas que na próxima Assembleia Geral de dia 14-03-2016, as pessoas saiam de casa e do conforto do seu sofá para dizerem o que lhes vai na alma.

O que hoje me leva a escrever com forte emoção é o nosso herói Leo.
Para os mais distraídos, recordo que estamos a falar de um menino que sofre de uma doença que o empurra para uma cadeira de rodas e o impede de correr atrás de uma bola, bola essa que cria um brilho especial no olhar deste dragãozinho.
No último jogo da Premier League Internacional Cup disputado em Londres, após a vitória dos nossos “Bês” sobre os vermelhos, o mexicano Gudiño ofereceu a sua camisola ao Leo. No entanto, na saída do estádio, um grupo de energúmenos vestidos de encarnado, roubaram e amedrontaram o nosso menino, e os seus pais ficaram naturalmente impotentes perante tal barbaridade.

Como é do conhecimento público, os Super Dragões convidaram o nosso dragão, bem como o pai e a mãe, para estarem presentes no FC Porto-Borússia Dortmund, suportando igualmente as suas despesas de viagem e estadia. Sim, e esse é o momento sublime dessa noite! Numa noite onde perdemos uma eliminatória da UEFA mas todos que estiveram no topo sul ganharam o sorriso, o olhar terno, a satisfação e a alegria do Leo.
Falar de futebol, de 11 contra 11, de compra e venda de jogadores, de comissões, de passes de jogadores ou fundos, enfim, falar de qualquer coisa se torna pequeno quando comparado com a emoção com que o Leo viveu aquele dia e aquele momento.
A cada sorriso, a cada movimento, a cada emoção, ele parecia querer entrar lá para dentro e ser mais um a marcar golo. E que jeito nos daria tê-lo em campo, pois a coragem, a tenacidade e a alegria de viver que ele tem, não está ao alcance de todos... está isso sim num patamar praticamente inalcançável!
A sua doença poderá não o deixar atingir a idade adulta, poderá não ter a possibilidade de se formar como homem. Mas ver o carinho com que o Cristiano e a esposa tratam este filho, é uma lição de vida que não devemos ignorar. Aqueles três seres humanos não sabem o dia de amanhã, mas sabem que não podem abdicar da alegria de viver cada dia, não podem abdicar da alegria de estarem juntos e felizes a cada dia.

No intervalo do jogo, tive o prazer de o Leo tirar uma fotografia comigo, e confesso que me foi impossível conter a emoção perante tanta disponibilidade, tanta satisfação, tanta generosidade. Simultaneamente, fui também assaltado por um turbilhão de emoções que me levou da revolta à indignação perante o que lhe tinham feito passar, da alegria à emoção de partilhar com ele um momento que seguramente ele jamais esquecerá.

Quando no final do jogo me aproximei novamente do Leo, tive talvez a maior recompensa que alguma vez tive num estádio de futebol: o seu sorriso por me ver! A interação que consegui criar com ele, encheu-me o coração e fez-me esquecer completamente tudo o que tinha acabado de assistir dentro das 4 linhas. Guardarei para sempre a sua mão agarrada à minha na saída do Dragão.

Obrigado Leo pelo que me fizeste sentir!
Obrigado Leo pela luta, pela coragem e pela alegria de viver que tens!
Obrigado aos pais pelo carinho e exemplo de dedicação que dão!
Obrigado aos Super Dragões por terem tornado possível a felicidade do Leo!
Obrigado aos Super Dragões por terem possibilitado que todos nós fossemos bafejados pela sorte de o conhecer!
Obrigado ao Leo por existir!

Daquele momento em diante, o Leo vai sempre ser filho dos seus pais... mas com o devido respeito, passou também a ser um pouco nosso... O NOSSO LEO!

Um beijinho Leo!

3 comentários:


  1. Impossível não comentar!!!

    Isso sim, é bem mais importante que o futebol e a suas manhas e vícios...
    Existem muitos "Leos" nesta vida e eu acredito que participar em situações dessas é um privilégio, só disso sabendo quem passa por elas. Fazem-nos mudar toda a perspectiva sobre a vida e sobre a pequenez das coisas sobre as quais nos queixamos constantemente...

    Obrigado pela partilha!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  2. Não é uma cadeira de rodas que limita a chama deste Dragão.
    E naquele dia a chama do Leo deve ter ficado ainda mais acesa.

    São destes adeptos que tornam o futebol ainda melhor, sabendo que estão limitados na sua mobilidade, mas não param de seguir os seus respectivos clubes, seja de que forma for.


    Um forte abraço ao Leo!

    ResponderEliminar

  3. o Pedro e o Filipe já expressaram o que também me vai na Alma.

    só quero acrescentar algo mais: o registo de que esta segunda parte, de uma notícia que foi «gloriosamente» abafada, não passou em nenhum "órgão de comunicação" do jornalixo tuga com o destaque que efectivamente merecia.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar