31 março, 2017

FOTO MÍSTICA #5 - Rui Filipe [1994]


O FOTO-MÍSTICA é um espaço de registo e divulgação da história do FUTEBOL CLUBE DO PORTO. O objectivo é recordar os seus momentos, os seus valores, os seus princípios, a sua cultura, a sua marca, a sua dimensão, as suas gentes. Numa palavra: a sua MÍSTICA. Todos são convidados a participar nesta viagem. Se pretenderem ver divulgada uma fotografia em especial, podem enviar e-mail para rodalma@hotmail.com.


Época: 1994/1995.
Local: Estádio das Antas.
Data: 21.08.1994.
Resultado: FC Porto 2x0 Sporting de Braga.
Aparecem na fotografia: Rui Filipe e jogadores do Braga.
No dia 21 de Agosto de 1994, à passagem do 21º minuto da jornada inaugural do Campeonato Nacional 1994/1995, no Estádio das Antas, Rui Filipe inaugura o marcador para o FC Porto, batendo o guardião bracarense Rui Correia.

Rui Filipe não o sabe, nem ninguém no estádio suspeita, mas este golo dará o pontapé de saída para a mais bela epopeia futebolística de uma equipa em competições nacionais: o PentaCampeonato. Essa jornada gloriosa e inspiradora começa aqui, neste remate de ressaca do nosso querido Rui Filipe.

Mas este golo esconde também um destino cruel. Dentro de 7 dias, Rui Filipe já não fará parte do plantel do FC Porto. Na madrugada de 28 de Agosto, a morte virá prematuramente ao seu encontro, após um brutal acidente de viação em Vale de Cambra, sua terra natal.

Mesmo assim, nesse dia, os azuis e brancos subiram ao relvado do Estádio Mário Duarte, perante uma inaudita e insultuosa impossibilidade de adiamento da partida. Disse um dia o saudoso Prof. Hernâni Gonçalves que “no FC Porto ganhar não é o mais importante. É a única coisa”. Terá razão. Só assim se explica que, tal como na 2ª parte do encontro que vitimou Pavão, os Dragões conseguissem a poder de sangue, suor e lágrimas a vitória. Rui Barros e Emerson garantem essa (triste) vitória para a turma das Antas, que o pudor e o nojo impediram de celebrar.

Já em 1995, alguns meses depois, na noite em que o FC Porto se preparava para conquistar o primeiro campeonato da série do Penta, uma faixa no Estádio de Alvalade não deixava apagar a memória:

“Rui Filipe, este título também é teu”
FONTES UTILIZADAS, A QUEM AGRADECEMOS:
  • Jornal de Notícias
  • Fotobiografia do Tri
Rodrigo de Almada Martins

1 comentário: