12 maio, 2017

NÃO PODEMOS PERDER O NORTE.


O Campeonato está praticamente entregue, é um facto. Se com uma arbitragem um pouco menos tendenciosa, já nem peço imparcial porque isso não é possível, não há dúvidas que o Título seria nosso, também não é mentira que mesmo com todo o condicionamento dos senhores do apito a nossa Equipa poderia ter feito um pouco mais na luta pelo Título.

Mas, independentemente de virmos a perder este Campeonato, não podemos perder o que de bom conseguimos esta Época. Em primeiro lugar, conseguimos ter um Grupo bastante unido comparativamente com os que tivemos nas últimas Épocas de insucesso e mesmo em algumas em que fomos Campeões. É importante, mesmo com as eventuais saídas que inevitavelmente vão ter que acontecer devido aos compromissos financeiros, manter um Grupo com o espírito com que este encarou esta Temporada.

Mas claro, só isso não chega e a prova é que, muito provavelmente, vamos terminar mais uma Época de mãos a abanar. Também é preciso ter bons jogadores e ser muito certeiro nas idas ao Mercado, mas deixarei essa abordagem para outra altura porque, na minha opinião, há algo que deve ser ainda mais destacado.

E falo da gigantesca mudança comunicacional que sofremos, sensivelmente, desde o início do ano. Era praticamente unânime junto da massa adepta que um Porto amordaçado, submisso ao regime e sem qualquer voz não era um Porto à Porto. Pois bem, parece que o Porto que oferecia sempre a outra face aos poucos vai desaparecendo e isso é uma grande mais valia que não podemos desperdiçar.

Temos ainda um longo caminho a percorrer, naturalmente os resultados não vão ajudando, mas é por aqui que temos de continuar a seguir. Agora que fizemos inversão de marcha não podemos, de forma alguma, voltar para trás porque há um um Regime, que também é um Polvo, para derrubar.

Nem tudo é perfeito, por exemplo, não é admissível estarmos uma semana a cascar na péssima arbitragem de Carlos Xistra na Luz quando, mal terminou a partida, o Presidente e o Treinador elogiaram a arbitragem tendo o último até admitido que aquele mergulho de Jonas era Grande Penalidade.

No entanto, só continuando nesta direção podemos voltar a ser respeitados por quem anda a gozar com a nossa cara há uns anos a esta parte e, não tenham dúvidas, que também só assim podemos voltar a meter medo ao inimigo que este ano já andou com ele bem apertadinho durante grande parte da Época.

Claro, nada disto faz sentido se não tivermos uma Equipa, e principalmente um Treinador, que transpirem FC Porto dentro das 4 linhas. Mas, acreditem, quando o exemplo chega de cima é sempre muito mais fácil. É assim no FC Porto, como em qualquer outra organização. Quem dirige, faz isso mesmo, orienta esse conjunto de pessoas numa determinada direção.

Agora que vamos no rumo certo, não podemos mais perder o NORTE!

Um abraço azul e branco,
Pedro Ferreira

0 comentários:

Enviar um comentário