27 novembro, 2017

AGUENTA, AGUENTA, AGUENTA!!!!


Qualquer pessoa minimamente atenta ao fenómeno desportivo em Portugal, lembra-se da forma excitadíssima com que Fábio Veríssimo gritou várias vezes ao ouvido do então árbitro Gonçalo Martins o famoso “AGUENTA, AGUENTA, AGUENTA!”. Também nos lembramos do fora-de-jogo milimétrico (viu-se claramente que as unhas do jogador portimonense estavam fora-de-jogo) que na altura o Sr. VAR Fábio Veríssimo indicou ao então árbitro do encontro Gonçalo Martins de uma forma estridente e excitada: “ESTÁ FORA-DE-JOGO, FORA-DE-JOGO, FORA-DE-JOGO!!”. Sabemos também em que estádio e contra que adversário esse golo foi invalidado ao portimonense...

Dito isto, gostaria de ouvir as comunicações entre o sr. Bruno Esteves (VAR do jogo das aves) e o sr. árbitro Rui Costa aquando do lance de CLARO penaltie por marcar sobre Danilo ao minuto 90. Gostaria de saber se as comunicações mais uma vez falharam, tal como já haviam falhado nas aves num jogo sabemos bem contra quem e que condições.

Do que não tenho dúvidas é que o lance de penaltie sobre Danilo é tão claro e evidente (eu e todos os especialistas de arbitragem questionados sobre o lance) que se torna quase impossível perceber pelo menos uma coisa. Suponhamos que no momento em que o defesa avense pontapeia o corpo de Danilo, de uma forma tão estúpida quanto desnecessária, a visão do árbitro Rui Costa foi acometida de qualquer fator externo (um mosquito, uma borboleta ou outro qualquer inseto) que não lhe permitiu ajuizar corretamente o lance. Ok, é difícil não perceber como um lance tão claro passa despercebido ao arbitro (nos últimos anos, tantas são as distrações quase sempre para o mesmo lado!), mas a verdadeira questão é: como é possível o VAR Bruno Esteves depois de rever pela tv um lance claro e evidente não informar o árbitro de que tinha ficado um penaltie por marcar, numa altura importantíssima do jogo?!?!

Não vou falar da exibição do FC Porto nas Aves, as dimensões do futebol jogado vs arbitragens não se misturam, nem se podem misturar. O nosso rival de 6ª feira, uma equipa que tem sido enxovalhada por colossos mundiais como Basileia ou CSKA Moscovo e cujo score impressionante de ZERO pontos em 5 jogos e apenas 1 mísero golo marcado entra para a história como o pior pote 1 de sempre da Champions League, tem jogado muito pouco na maior dos jogos do campeonato e mesmo assim vai ganhando a maior parte deles e encontra-se já a apenas 3 pontos da liderança. Como dá para perceber, jogar miseravelmente, como até a maior parte dos adeptos do nosso rival admite perfeitamente sem qualquer tipo de problema, não quer dizer necessariamente que não se ganhem jogos, o nosso rival é a prova viva disso, joga miseravelmente mas lá vai ganhando os jogos na nossa liguinha portuguesa. As coisas são o que são, uma coisa é a Champions League, outra é o “quintal” da nossa liga, cheia de “padres” e “missas”.

Mas posso falar do que tem sido, do meu ponto de vista, o futebol jogado dos 3 candidatos ao título. Julgo que nem para mim, nem para ninguém minimamente normal há grandes dúvidas de que a equipa mais consistente, com melhor futebol e que tem ganho os seus jogos sem ajudas extra, nem intervenções do VAR de última hora (como já aconteceu com os nossos rivais) é o FC Porto. O nível demonstrado pelo FC Porto, incluindo mesmo o jogo do Aves, é globalmente melhor que os outros. Este é um ponto que me parece claro e evidente.

Agora a verdade, a dura e cruel verdade é que mesmo tendo sido melhores até aqui e mesmo tendo justificado mais que os 32 pontos que a tabela classificativa nos confere neste momento, o jogo de 6ª feira reveste-se de muito maior risco do que se o FC Porto fosse jogar com 4 e 5 pontos de vantagem sobre os seus rivais. Basicamente, temos de demonstrar na 6ª feira o que tem sido demonstrado no campeonato até aqui, ou seja, que o FC Porto é a melhor e mais consistente equipa. De uma forma simples, sem "espinhas" e sem "medos".

A história brilhante do FC Porto fez-se de homens que nunca tiveram medo de qualquer que fosse o obstáculo, que deram sempre o corpo às balas, que em conclusão nunca tiveram medo de ser felizes. O jogo da próxima 6ª feira pode obviamente ter 3 resultados diferentes, mas a atitude, a ambição e a raça que o FC Porto terá de demonstrar, essa só pode ser uma, aquela que sempre foia imagem de marca do FC Porto. Porque em jogo jogado e qualidade, nós somos melhores que eles, tal como tem sido evidente ao longo do que foi disputado até aqui das várias competições.

Agora é caso para dizer: AGUENTA, AGUENTA, AGUENTA!!! que o jogo é só na 6ª feira e ainda faltam uns dias até lá. Que ninguém tenha medo de ser feliz!!! FORÇA FC PORTO!!!!!

1 comentário:

  1. Só me vem à memória aquele célebre jogo das bolas de golfe em q ganhámos 3-1, com JFerreira, mesmo com 10, após uma inventada expulsão de Fucile...por Maxi!

    Com ESSE espírito (q evitou q o regime fosse campeão no Dragão)...não têm hipótese!!!

    ResponderEliminar