16 novembro, 2017

O MOMENTO É AGORA!


1. Escrevi este texto, apropriadamente intitulado “Dados Viciados” em Janeiro de 2015, na sequência de um vergonhoso jogo em Braga.

Hoje, sabemos bem o que se cozinhava nos bastidores por aquelas alturas, algo que não era difícil de adivinhar pelo que se via semana após semana. O título 2014/15 foi-nos roubado, o “mal-amado” Lopetegui devia tê-lo no currículo, mas as coisas são o que são.

Felizmente à pergunta: “Tal como em 1976 heróis precisam-se dentro e fora do campo. Estaremos preparados?”, hoje temos melhores respostas. Dentro e fora do campo somos mais Porto. Chegará? Tem de chegar!

2. Permitam-me algo de muito pessoal. Para viver este momento ao máximo, em que se sente no ar uma espécie de vingança, é necessário ter vivido os duríssimos anos 90 e a brutal sequência que constituiu o ataque do Apito Dourado / Apito Final.

Não quero com isto dizer que os mais novos sintam menos o clube ou que não tenham consciência do que tudo isto significa... Simplesmente penso que só tendo passado pelas tentativas de humilhação do FC Porto nessas duas fases é que podemos usufruir ao máximo de cada email revelado ou de cada fuga para a frente dos vermelhos, do mesmo modo que mesmo tendo um orgulho enorme de Viena 1987 o facto de não ter vivido essa final não me permita ter a mesma emoção ao recordá-la ao invés de quem acompanhou na sua plenitude aqueles 90 minutos de ouro.

Mas há também um outro lado. O lado daqueles que suportaram o ataque sem tréguas ao FC Porto e que infelizmente já não estão entre nós para viver este momento de vingança.

A todos eles, estejam onde estiverem, não deixaremos de pensar em vocês... Com a emoção de quem queria tanto, tanto que estivessem aqui, para poderem também viver o que estamos a viver neste momento tão especial.

3. Por último, e como está na berra após a sua fabulosa entrevista, vou terminar citando Vieira, Luís Filipe (ou talvez um Galamba qualquer...). Não uma declaração recente, mas sim uma memória de Janeiro de 2009. Tal como o Primeiro Ministro dizia na altura, espero mesmo que nos deixem ganhar o campeonato dentro do campo, porque aí temos estado MUITO melhores do que qualquer rival...

2 comentários:

  1. Fernando Gomes o nosso bi-bota d'ouro dizia que marcar um golo era um... orgasmo!
    Pois bem, eu de 57 anos que aqui escrevo, que viu o seu FC PORTO ser campeão pela 1ª vez com 17 anos, que viveu Viena pela televisão e com lágrimas de felicidade nos olhos, que conseguiu juntar umas croas e ir a Geselkirchen, que desdenhou a lua-de-mel para ver o FC PORTO ser campeão mundial contra um nevado Peñarol, que transitou de umas Antas místicas para um não menos místico Dragão, pois bem dizia eu, chegou a hora de não ser só o FC PORTO a dar-me orgasmos. Os e-mails, cada e-mail, cada cavadela cada minhoca, cada canto de periquito ou conta de merceeiro, cada menino querido, cada padre e cada missa, são orgasmos múltiplos que me congratulo de os ter!
    Que rica mão tem o clube do regime para meu consolo...:))
    O clube do regime chafurda-se na água imunda que julgava em nos dar banho!

    ResponderEliminar
  2. o APITO DOURADO EXISTIU SIM MAS FOI A PRIMEIRA GRANDE VIGARICE PRATICADA PELO BENFICA ERA VIEIRA HOUVE OUTROS VIGARISTAS ENTES DELE e eh preciso cuidado o lixo corrompido de lixoboa passa os dias pensando como roubar e prejudicar de qualquer forma o resto do pais

    ResponderEliminar