03 outubro, 2018

VITÓRIA DETERMINANTE.


FC PORTO-GALATASARAY, 1-0

O jogo desta noite, no Estádio do Dragão foi um jogo determinante para o FC Porto encarar o resto da fase de grupos da Champions League com optimismo redobrado. Em termos teóricos, os Dragões defrontaram o adversário mais difícil do Grupo D. O Galatasaray, composto por bons jogadores e com experiência nos palcos europeus, apresentaram-se no Dragão com o propósito de levar os três pontos. Só um FC Porto capaz e concentrado poderia vencer este jogo.

Depois de um empate na Alemanha, diante do Schalke 04, na ronda inaugural da Champions League, o FC Porto recebeu os campeões turcos e venceu, num jogo extremamente difícil e desgastante. Com 4 pontos ao fim de duas jornadas, os campeões nacionais poderão definir da forma mais desejável o seu futuro na Liga dos Campeões.



O jogo desta noite foi bastante equilibrado e a vitória poderia, perfeitamente, cair para qualquer um dos lados. Caiu, felizmente, para o FC Porto que foi mais eficaz, mais determinado e teve em Iker Casillas uma das principais peças-chave deste jogo. A primeira parte ficou marcada por dois lances em que o Guarda-Redes espanhol foi crucial para manter o FC Porto na luta pelo resultado.

Mas as primeiras oportunidades foram do FC Porto. Depois de 15 minutos iniciais muito disputados e equilibrados com muita luta a meio-campo, os azuis-e-brancos criaram a primeira oportunidade de golo na partida. Aos 26 minutos de jogo, Corona teve uma excelente jogada na direita, cruzou para a área para Brahimi, que de forma acrobática, rematou fortíssimo para grande defesa do Guarda-Redes Muslera, quase em cima da linha de baliza. Logo a seguir, Marega isolou-se na meia direita e depois centrou para o coração da área quando poderia ter ido para a baliza. O lance perdeu-se na defensiva turca.


Em cima do intervalo, os turcos tiveram duas grandíssimas oportunidades de abrir o marcador. Primeiro numa jogada de combinação na esquerda de ataque que deixou Nagatomo na cara de Casillas. O Guarda-Redes portista defendeu com o pé esquerdo. Depois, numa perda de bola de Otávio a meio-campo para Sinan Gumus. O jogador da equipa turca cavalgou metros até entrar na área e rematar forte para nova grande defesa de Iker Casillas com o pé esquerdo.

O intervalo serviu para acalmar os homens de azul e branco e para acertar pormenores. A etapa complementar não poderia começar melhor para o FC Porto. Estavam decorridos quatro minutos de jogo quando Alex Telles bateu um pontapé de canto na esquerda do ataque portista. A bola foi ter à cabeça de Marega que, solto de marcação, cabeceou para a baliza turca. A vantagem no jogo estava alcançada. Era preciso manter os índices de concentração e procurar “matar” o jogo.


A partida voltou a ser equilibrada com muita disputa pela bola, com as equipas muito equilibradas quer a atacar, quer a defender. O Galatasaray voltou a criar uma oportunidade pela esquerda do seu ataque, com um cruzamento para a grande área onde Garry Rodrigues surgiu em frente à baliza a rematar por cima, muito torto.

Faith Terim, treinador do Galatasaray, arriscou tudo na parte final do desafio. Sérgio Conceição apostou na segurança do resultado e refrescou a equipa com alguns elementos. Óliver, André Pereira e Sérgio Oliveira entraram para os lugares de Corona, Otávio e Herrera. A equipa portista foi capaz de se tornar mais sólida e acabou o jogo com duas clamorosas oportunidades.

Primeiro por Marega a cinco minutos do fim. O maliano não conseguiu bater o Guarda-Redes turco, permitindo a defesa. E depois, André Pereira, desmarcado brilhantemente por Brahimi, picou a bola sobre Muslera, mas o lance perdeu-se pela linha final.


O jogo terminou logo a seguir com o Dragão a respirar de alívio, feliz com os três pontos e com 2,7 milhões de euros nos cofres do clube. O FC Porto terá proximamente dois jogos com o Lokomotiv de Moscovo, nesta prova e poderá definir nesses dois jogos o seu destino nas competições europeias da forma que todos pretendemos.

Destaques finais para a grande exibição de Casillas, sobretudo na primeira parte com intervenções só ao alcance dos predestinados, e para o regresso de Óliver Torres, com uma exibição cheia de excelentes pormenores.

Os azuis-e-brancos defrontam o Benfica, já no próximo Domingo para a Liga NOS, no Estádio da Luz. Aos nossos jogadores pede-se que tragam um bom resultado para nos mantermos na dianteira do campeonato.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "Resultado justo num jogo difícil"

Segunda parte melhor do que a primeira
“Entrámos no jogo com um avançado com características diferentes daquelas a que estamos habituados, e por vezes podíamos e devíamos ter mais bola na frente. Tivemos uma ou outra situação em que podíamos ter definido melhor, mas eles também criaram duas situações de perigo nas quais o Iker esteve muito bem. Na segunda parte estivemos muito acima da média no que diz respeito à posse e circulação de bola, e tivemos duas ou três vezes na cara do golo. Foi um resultado justo num jogo difícil.”

Grupo equilibrado
“O grupo é extremamente equilibrado e o Schalke ainda hoje ganhou em Moscovo. Os jogos fora também serão muito importantes, e não apenas os jogos em casa. Agora vamos ter um jogo em Moscovo que pode ou não ser decisivo. Fizemos um bom jogo na Alemanha, frente ao Schalke, e creio que merecíamos ter ganho. Hoje defrontámos uma equipa turca que tem jogadores com maturidade e experiência, e que sabem que nestes momentos da Liga dos Campeões isso pode ser fundamental.”

Conhecimento sobre o adversário
“Sabíamos das características individuais dos jogadores do Galatasaray, e sabíamos que os centrais deles poderiam ter dificuldades perante o nosso jogo em profundidade. A realidade é que tivemos duas ou três situações para fazer golo, mas faltou termos mais bola. O canto que originou o golo é uma jogada que começa no Iker. Temos qualidade para controlar o jogo com bola de forma ativa. Gosto de uma equipa objetiva e que olha para a baliza.”


O apoio dos adeptos
“O apoio dos nossos adeptos é fundamental e os jogadores sentem isso. A sintonia e a empatia que existe entre a equipa e os adeptos foi crucial no ano passado, e continua a ser este ano. Temos tido uma caminhada difícil, mas eles estão sempre do nosso lado.”

Vitória com dedicatória especial
“Disse antes deste jogo que queríamos muito dedicar esta vitória ao Aboubakar. O grupo queria muito dedicar-lhe esta vitória, por isso esta vitória é para ele.”

O FC Porto na Liga dos Campeões
“Sinto orgulho e responsabilidade por trabalhar aqui e por orientar um clube tão histórico como o FC Porto. Historicamente somos os favoritos neste grupo, mas não há que esconder isso ou estar com meias palavras. O grupo é muito equilibrado, como já tive oportunidade de dizer. Vamos fazer tudo para trazermos um bom resultado da Rússia. Os dois jogos com o Lokomotiv podem ser decisivos para a qualificação.”



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. De todos os comentários que li hoje este é o que mais gostei. Abraço

    ResponderEliminar