29 março, 2019

CENTRALISMO: REFLEXOS, MEDOS & COMBATE.


O combate ao centralismo esteve sempre na base da nossa cultura de vitória e superação. Se não desde sempre, pelo menos desde os tempos de Pedroto. Por vezes, isso é mesmo levado ao extremo, quer pelo clube, quer pela região, sendo que nessas mesmas vezes corremos o risco de sermos algo tacanhos e pequenos. Isso acaba por condicionar-nos o crescimento, levando a que olhemos mais para os outros do que para nós próprios. Não acontece sempre, claro, mas acredito que essa reflexão é imprescindível, embora dolorosa. O nosso crescimento também passará por aí, acredito. Porém, às vezes fica muito difícil fazer de conta, ficar calado, ignorar. Enfim… reflexos e medos do centralismo. É preciso continuar a combater isso, por mais arroz do mesmo que possa parecer.

Sobre os reflexos do centralismo...

Mais um na semana que passou. A sério que a Seleção Nacional fez dois jogos seguidos no Estádio da Luz? A propósito de quê? O país é só Lisboa? Não há outra coisa? Algarve, Coimbra, Aveiro, Braga, Guimarães, Leiria? Porto? E mesmo em Lisboa e arredores, não há Alvalade, Jamor, Belém? A sério que esta é a estratégia para termos uma seleção que se pretende cada vez mais nacional e inclusiva? Ou queremos que seja a Seleção Nacional de Lisboa e Benfica? Percebam de uma vez por todas que o país, embora pequeno, é maior que Lisboa, e é muito maior que Carnide.

Sobre os medos do centralismo...

Esta semana, uma proposta dos Verdes foi aprovada em Estrasburgo (Parlamento Europeu) com 472 votos a favor. A proposta era basicamente sobre sanções para quem persegue denunciantes de corrupção, sendo que o relatório lembra revelações do Football Leaks e dos Panama Papers. Portugal, país de origem do hacker Rui Pinto, parece ser um dos países menos interessados nisso. Pior, inclusivamente parece existir a intenção contrária. Porque será? A quem é que isso incomoda? Porque é que é mais importante e relevante o “crime informático” do que o conteúdo descoberto nesse mesmo (suposto) “crime informático”? É mesmo medo, ou é só falta de transparência? É mesmo medo, ou é só uma situação muito mal explicada? É mesmo medo, ou é só mais uma pouca-vergonha?

Sobre o combate ao centralismo...

Amanhã, sábado à tarde, 15h30, sol, céu limpo, tempo de primavera. Mar azul na bancada. Jogo difícil, mais uma final. Estamos prontos? Sim, porque não nos enganemos: a melhor forma de combater a palhaçada anterior é dentro das quatro linhas. Até porque se assim não for, há quem aproveite para fazer de conta de que nada se passa.

Para cima deles!

0 comentários:

Enviar um comentário