06 março, 2019

NÃO COLOQUEMOS AGORA TUDO EM CAUSA.


Há 2 meses atrás, após a vitória frente ao nacional no Dragão, o FC Porto tinha uma vantagem de 7 pontos sobre o rival que agora nos ultrapassou. Em apenas 60 dias portanto, o FC Porto esbanjou 9 pontos para um rival que durante praticamente 5 meses (até ao despedimento de um treinador que agora está nas Arábias) não jogou aquilo que na gíria se chama de "a ponta de um corno". Ou seja, 5 meses sem jogar nada, pedidos de demissão do treinador, do presidente (sim do presidente!!!) e de muitos outros na estrutura, gritos, lenços brancos, berros e mais berros... eis senão quando, com um treinador que só o foi porque não havia outra escolha (não me venham com tretas...) e que há apenas dois anos era adjunto no Championship, o cenário mudou radicalmente.

O momento é obviamente delicado, perdeu-se um jogo que nunca se poderia perder, o único resultado possível que nos retirava da liderança e agora há um novo desafio na 4ª feira seguramente mais difícil do que todos os jogos que tivemos até agora no Dragão. A tendência/tentação numa altura destas é que todos percam a cabeça, jogadores, treinador e adeptos. E é isso que todos nós temos a responsabilidade e obrigação de contribuir para que não aconteça de todo.

Também não vale a pena enveredar por um discurso palerma e irrealista de que as hipóteses de título apenas se reduziram um pouco, não, as hipóteses de revalidar o título baixaram drasticamente depois de sábado. De tal forma que, agora realisticamente, temos de admitir que é quase um milagre a conjugação de fatores que nos poderiam levar ao título, nomeadamente o nosso rival perder mais de 3 pontos até ao fim do campeonato (braga ?!?!? se calhar vão lá e espetam 4 ou 5 secos!) e nós ganharmos tudo até ao fim. Bem diferente seria caso saíssemos na frente após o jogo de sábado, mas não saímos.

Aquilo que neste momento se tem que exigir é que o FC Porto deixe tudo o que for possível deixar até à última gota de suor. Que não fique a sensação de que o nosso rival escorregue e nós não aproveitemos. Mas obviamente o cenário agora ficou bem negro infelizmente.

É bom que neste momento não nos esqueçamos também das seguintes coisas:
  1. Que nos 4 anos anteriores a Sérgio, o nosso rival detinha uma hegemonia esmagadora (11 títulos nacionais em 16 possíveis), sendo que no ano e meio de Conceição o FC Porto já ganhou 2 troféus (campeonato e taça) enquanto o nosso rival venceu apenas 1 até agora, e mesmo que ganhe os dois em falta este ano, o rácio de sucesso é bem inferior ao ocorrido nos 4 anos anteriores.

  2. Que o FC Porto se encontrava em 2017, ano de entrada do atual técnico, numa situação financeira catastrófica fruto de asneiras atrás de asneiras dos últimos anos.

  3. Que o FC Porto em 2019 continua numa situação financeira catastrófica...

  4. Que qualquer organização que se encontra numa situação financeira catastrófica tem problemas no normal desenrolar da sua atividade. No caso de um clube de futebol essas dificuldades refletem-se sobretudo na sua atuação no mercado de transferência, nomeadamente entrada de jogadores que possam aumentar o nível qualitativo do plantel.

  5. Que há uns anos atrás contratávamos bife de lombo e hoje contratámos um bife de bem pior qualidade. Um bife que tem de ser moldado e bem moldado pelo treinador. Para além disso, no último ano e meio foi necessário ir buscar que muita gente que se julgava já fora do prazo de validade, mas que tão bem conta do recado têm dado.
Dito isto, é verdade que as coisas se complicaram muito, mas agora, mais do que nunca, é necessário TODOS estarmos juntos no apoio a esta equipa, em uníssono e perfeito espírito de união. 4ª feira ao Dragão marchar, marchar!!

PS: Independentemente de tudo o que escrevi, seria bom Conceição refletisse sobre algumas opções iniciais que tomou. OK, tudo bem que é importante haver disciplina num grupo de trabalho (um dos fatores importantes no título do ano passado) mas não seria melhor essa indisciplina pesar sobretudo na folha salarial e não dentro de campo?!?! Ok, é importante premiar os bons desempenhos mas e Soares, não jogou bem frente ao Braga?? Em minha opinião, Conceição equivocou-se na escolha de Manafá e Adrian Lopez (2 erros seguidos no lance do 1º golo sofrido) em detrimento de Militão e Soares. E em jogos desses, em que qualquer pormenor milimétrico pode fazer a diferença, fica a sensação de que não jogamos com os melhores jogadores, que como sabemos num jogo destes geralmente é condição importante para ter sucesso.

4 comentários:

  1. Boas.
    Um derby é sempre uma incógnita, podes ganhar, perder, empatar. O Benfica também não podia perder o ano passado. O problema foi o Porto torrar 9pts num espaço curto de tempo. Não há equipa, planeamento que resista a isso. Aliás, isso é tão raro que não me recordo de algo semelhante na história do futebol nacional. Podem dizer o que quiserem, mas algo aconteceu. Parece que as equipas do SC quebram. Já o ano passado, por pouco não aconteceu o mesmo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo SC nao aprendeu, claramente um jasus dois.

      Eliminar
  2. pois claro , mas reparemos, o ano passado foi o mesmo ( na mesma altura a perda de pontoa atras de pontos, lesoes musculares atras de lesoes musculares ), ok ajudas dos arbitros mas muito demerito nosso ate chegarmos aos toupeiras e ganharmos com um golo aos 90 minutos. Este ano repetiu se a taça da liga ja era, o campeonato so um milagre depois de o termos na mao, este ano perdemos 2 x com os toupeiras, e com o vitoria em casa depois de estarmos a ganhar dois a zero, empatamos em alvalade com o esporting de rastos, em guimaraes ( luis castro so ganha ao porto ), moreirense por outras palavras ganhamos ao braga um a zero em casa considerando os primeiros classificados, E DEMASIADA A INCOMPETENCIA.
    SC e demasiado teimoso, tem um conceito de futebol que com equipas organizadas e tecnicas ou espeta 3 ou 4 ou perde ( quem nao se lembra do galatasaray no dragao? e do liverpool ?), a equipa a ganhar tem muita dificuldsade em controlar, SC quer pontape para marega como se marega fosse super homem, nao consegue mudar nada, quando muda e a equipa joga ele de imediato muda para marega mais dez.
    A equipa que jogou estava certa com fernando e nao marega, com otavio e nao brahimi, ou ate danilo ou ate lomu que deve estar a aprender as taticas do mestre da tatica 2.
    SC COMO TREINADOR TEM DE MUDAR BASTANTE PARA SE AGUENTAR COM EXITO NUMA EQUIPA DE TOPO, PARA DAR SAFANOES E OTIMO, MUITA EMOÇAO, MUITA GRITARIA, CHAMA PUBLICO ESTAVAMOS A PRECISAR , MAS CONSOLIDAR AS VITORIAS E O MAIS COMPLICADO.
    Levou um banho de tatica e raça do lage e dos putos dos toupeiras, e preciso mais do que potencia e correria, e preciso jogar mais futebol. Como treinador nao gosto de SC, foi uma pena marega nao ter saido, brahimi nao ter saido, sergio oliveira saiu por algum motivo, SC detesta ou parece detestar jogadores portugueses e sobretudo do clube, feitos no clube. Quando marcamos um a zero tinhamos os toupeiras na mao, Marega joga sempre os 90 minutos , nao sabe jogar a baixa rotaçao com a mesma eficacia, Oliver e bom mas pressionado desaparece, corona idem aspas, nos nao temos quem de como davam antigamente andre, jcosta, psantos, entre outros, eles tiveram samaris sempre, pizzi sempre, almeida, dias e agora ate ferro.
    QUEM GANHOU O JOGO NO DRAGAO FOI O AMOR A CAMISOLA E DEVEMOS ENVERGONHARMONOS DISSO ( O QUE NOS DIFERENCIAVA E PERDEU SE PORQUE NAO TEMOS JOGADORES FEITOS POR CA E OS QUE TEMOS SAO OSTRACIZADOS) E A RAÇA COM UM POUCO DE SORTE A MISTURA. Eles nao sao melhores nem jogaram melhor , eles quiseram mais, lutaram mais, via se na expressao dos jogadores eles de dentes cerrados os nossos tranquilos porque sabem que estao hoje aqui e amanha acola com alguns ja em final de contrato ( nao se mete o pe da mesma maneira nao sejamos naif ).
    O PORTO TEM DE SE MODERNIZAR, DE COLOCAR A MEDIA A FRENTE , DE COMUNICAR DE FORMA AGRESSIVA DE TODAS AS MANEIRAS QUE EXISTAM, O PORTO NAO PODE FALAR A UMA SO VOZ, SE ANTIGAMENTE PINTO DA COSTA CHEGAVA HOJE JA NAO DA, HOJE TEMOS O FRANCISCO, COMEÇO A PENSAR QUE O PORTO TEM DE TER UMA DIREÇAO MAIS JOVEM E MUITO MAIS AGRESSIVA, VIEIRA CONDICIONOU TODOS OS ARBITROS A SEGUIR A VERISSIMO, POR MUITO QUE ME CUSTE COMEÇO A PENSAR QUE O FIM DE CICLO CHEGOU EFETIVAMENTE , ALGO TEM DE MUDAR.
    os toupeiras ganharam porque quiseram mais, porque a maioria deles lutou pela camisola e pelo simbolo, enquanto aos nossos faltou o querer muito e nestes jogos que se tem de quer muito.
    SC TEM DE FORMATAR UMA EQUIPA POR ELE PROPRIO E NAO COM JOGADORES HERDADOS, VAMOS VER A PROXIMA EPOCA.
    Quanto a roma .......... aos 30 minutos vamos ter a eliminatoria resolvida a favor dos italianos se SC continuar a armar se em rei da tatica numero 2. Estou descrente nao so por este ano como pelo anterior que foi salvo por herrera como uns anos antes tinha sido o kelvin, nao podemos andar a viver de milagres de forma sistematica.
    SEJA O QUE DEUS QUISER.

    ResponderEliminar
  3. «2 erros seguidos no lance do 1º golo sofrido»
    2 erros ou 2 faltas não marcadas iguais ou mais evidentes do que tantas outras só para um dos lados, sintomáticas do que aconteceu depois do golo onde era quase preciso causar uma lesão para ser falta - qualquer semelhança com os últimos meses (de lesões) não tem nada de coincidência.
    Voltou a normalidade, com VAR e tudo, e está tudo bem com isso - já nem os lançamentos se safam.

    ResponderEliminar