08 março, 2019

TORCENDO PELO INIMIGO.


Nesta última semana que se passou, muito se decidiu sobre a presente época portista. Em três jogos, um deles decisivo e outros dois não mortais, mas quase, o sabor que nos fica é bem agridoce. Apesar de racionalmente o pecúlio ser positivo, visto que passamos uma eliminatória de Champions, e colocámos praticamente um pé e mais alguns deditos do outro no Jamor, o que o coração nos diz, é que trocávamos de bom grado estes dois bons resultados, por uma vitória com números semelhantes contra o nosso rival de sempre.

Não conseguimos, essencialmente pela pecha que Sérgio Conceição ainda não encontrou antídoto. Mais do que na finalização, que como se sabe, tem humores variáveis para todos, é no controlo do jogo que temos - e muito - que crescer.

Falhámos estrondosamente contra vermelhos, quando a ganhar, bastaria só ter a bola e irritar o adversário, até lhe desferir a estocada final, como aliás o fizemos na Taça da Liga. Íamos cometendo o mesmo erro contra Romanos, onde após conseguir o mais difícil, o golo que nos colocou em vantagem, voltamos a ceder o domínio e iniciativa de jogo aos italianos, até eles marcarem um golo que poderia ter sido o nosso canto do cisne. Felizmente o coração, a raça e a energia do Dragão, empurrou a equipa para a frente, conseguindo um resultado bastante importante para nós, e para um país que não nos merece.

Ao contrário da frente de ataque, onde na falta de um matador puro, continuamos a caçar com gato, para o meio-campo existem soluções que permitem diversos tipos de gestão do jogo. Quem tem jogadores "monstruosos" como Danilo, Herrera e Óliver (e o Otávio de anteontem) não se pode queixar de falta de matéria-prima. Sérgio Conceição é exímio a meter o sentimento e coração na alma dos jogadores. Mais do que nomes e tácticas, seria um grande upgrade para a equipa, se conseguisse pô-la a usar a cabeça nos momentos chave. 

Se nas taças aparentemente cumprimos, para já, os mínimos exigíveis, e na Champions até superamos as expectativas iniciais, no campeonato vamos precisar de manter o foco... e torcer pelo slb na Europa. 

A pior notícia que poderíamos ter, é que a equipa lisboeta consiga preparar as próximas 10 jornadas descansada e sem pressão. Se conseguirem as meias-finais, ou mesmo a final da Liga Europa, a ambição na cabeça dos jogadores poderá dividir-lhes o foco e consequentemente, abrir a hipótese de serem surpreendidos cá dentro do burgo. Já o vimos em tempos recentes. 

Infelizmente, e por nossa incompetência, será essa a maior esperança. Por isso, vamos lá à remontada contra o Zagreb, slb!

Cumprimentos Portistas

2 comentários:

  1. Boas.
    Sabemos que no final da época Brahimi, Herrera e Militão vão sair, provavelmente. É um rombo em termos de qualidade. E com a eficácia que temos em contratar merd*, não tenho nenhuma ilusão para a próxima época. Será mais uma em que SC fará tripas e coração para arranjar um 11 competitivo. O Porto não sabe controlar o jogo porque não tem jogadores para isso, é uma equipa física, pouco técnica. Jogadores técnicos são caros.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. concordo, a eliminaçao da roma nao apaga a desgraça contra os toupeiras. SC tem de aprender algo, mudar algo, nao pode ser teimoso, marega so e util jogando no limite como contra a roma, brahimi so e decisivo as vezes, contra os tou+peiras tinhamos de jogar pela camisola, pelo simbolo, SC tinha de colocar jogadores desse tipo em campo a disputar no duro cada metro de terreno, quis armar se mais uma vez em mestre da tatica numero 2 e como o mestre da tatica numero 1, perdeu, um qualquer kelvin e um pouco de sorte estilhaça este tipo de tatica.
    Os toupeiras baby como alguem lhes chama nao tem estrutura, sao fruto do momento, foi uma pena MAS ELES QUISERAM MAIS , LUTARAM PELA CAMISOLA PELO SIMBOLO, OS NOSSOS NAO LUTARAM. Quantas vezes andre pereira jogou contra e ganhou ao dias e ao ferro, quantas vezes o costa fez o mesmo, o leite, o queiros, a nossa equipa B reforçada tinha ganho aos baby toupeiras.
    ALIAS AS DESCULPAS ESFARRAPADAS NA CONFERENCIA DE IMPRENSA DE SC ANTES DO FEIRENSE SAO CLARISSIMAS, ELE TEVE NECESSIDADE DE SE JUSTIFICAR, NAO ENTENDE QUE O OBJETIVO E A VITORIA O BALNEARIO VEM DEPOIS, NAO PODE ESTAR MAIS PREOCUPADO EM SER COERENTE COM ESTE OU AQUELE , TEM DE ESTAR PREOCUPADO EM GANHAR PARA MAIS AOS TOUPEIRAS.
    ERA ESSENCIAL PELO MENOS NAO PERDER COM OS TOUPEIRAS E SC CONSEGUIU ESSE FEITO, NAO ME ESQUEÇO TAO CEDO.

    ResponderEliminar