06 dezembro, 2006

O sonho de uns... é a realidade de outros!



Competição:
UEFA Champions League 2006/07 (Grupo G - 6ªj)
Data: 06.12.2006
Local: Estádio do Dragão, Porto

FC Porto: Hélton, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles (Ibson), Lucho, Quaresma, Lisandro Lopez e Postiga (Bruno Moraes)

E pronto, o mais difícil foi conseguido e lá vamos nós a caminho dos oitavos de final da edição deste ano da Liga dos Campeões.

Era um jogo no qual eu já tinha interiorizado mentalmente ser uma daquelas partidas sem sal, bastava para isso olhar para as mais diversas contabilidades que já tinham sido feitas para que um nulo fosse o resultado que mais servia ambas as equipas… para isso, era preponderante que o CSKA não fizesse nenhuma gracinha em Hamburgo, o que se veio a confirmar logo depois.

Sinceramente, agora que olho para trás e rememorizo os 90 minutos (?!) de futebol jogados, lembro-me de ter visto apenas 2 jogadores portistas que sobressaíram de todos os outros colegas, como que a dizer: ´nós não viemos aqui para passar o tempo; queremos mesmo é vencer!’… foram eles, o meu Zé ‘Obikwelu’ Bosinga e o mago Ricardo ‘Harry Potter’ Quaresma!!

Pertenceram ao mago Ricardo Quaresma os 2 momentos mais excitantes do jogo quando no seguimento de duas excelentes jogadas colectivas dos portistas, conseguiu fazer o mais difícil… acertar por duas vezes (!) no poste direito da baliza à guarda de Lehmann.

No resto do jogo, fiquei com a sensação de que a principal preocupação de ambas as equipas foi mesmo defender e trocar, trocar e trocar a bola até ao meio campo… em vez de tentarem ‘atacar’ a baliza adversária, talvez, digo eu, fruto de um qualquer ‘pacto de não agressão’.

Preocupante talvez só mesmo o que se viu nos últimos 10/15 minutos de jogo, onde os jogadores de ambas as equipas se limitavam a trocar a bola de pé para pé e alternadamente na cor das camisolas. Esperavam apenas o final do jogo e nada mais.

Por um lado, aceito algumas criticas que possam daí advir, quando o que se pretende, digo eu, é promover a ‘indústria’ do futebol, pelo que concerteza alguns ou muitos dos adeptos presentes que pagaram bilhete a muito bom preço (!), não terão provavelmente satisfeitos com a atitude dos jogadores de ambas as equipas até ao apito final.

Como disse atrás, foi para mim um daqueles jogos em parte ‘sem sal’, mas que admito, me fez manter até ao apito do árbitro a adrenalina sempre nos limites, não fosse surgir uma surpresa qualquer do nada, que pudesse vir a beliscar a nossa passagem à fase seguinte.

Costumo dizer muitas das vezes que eu sou é mesmo um daqueles portistas de ´pão e circo’, ou seja, quero lá saber das contas, disto e daquilo, eu quero mesmo é que o meu FC Porto ganhe… só por isso, e falando unicamente por mim, não me senti traído por assistir ao modo como foram jogados os últimos 15 minutos… o objectivo principal foi atingido, por isso, nada tenho a dizer!!

Resta-me fechar e dizer que no final do jogo, só me apetecia exclamar: Obrigado FC Porto!

Depois de cumpridas as 6 jornadas da fase de grupos do Grupo G, o FC Porto como 2º classificado com os mesmos 11 pontos do Arsenal, mas perdendo em goal-average, garantiu um lugar ao sol, que é como quem diz, nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

No próximo dia 15 de Dezembro, será realizado o sorteio onde iremos encontrar um dos 1ºs classificados dos restantes 7 grupos, a saber: Chelsea, Bayern, Liverpool, Valência, Lyon, Manchester United ou Milan.

Resta dizer que agora ‘venha o diabo’ e escolha… por mim, ia pelo Valência. E vocês?

22 comentários:

  1. Epílogo correcto.


    OBRIGADO F.C.PORTO !

    ResponderEliminar
  2. OLA PRESIDENTE E AMIGOS BLUES;
    ASEGURAMOS A PASSAGEM AOS OITAVOS DE FINAL...OBG F.C.P. ...BOM JOGO DA EQUIPA NO GERAL,MAS QUERO SALIENTAR A FORMA DO ZÉ E DO LISANDRO.

    PS: CUIDADO HELTON, TIRA OS PÉS DO CHAO CARAGO.

    ResponderEliminar
  3. Estava muita coisa em jogo e ambas as equipas estavam com medo que um erro lhes fosse fatal por isso o tal futebol de contenção que não sendo bonito de ver foi prático e serviu para mostrarmos mais uma vez a Portugal e ao Mundo que no nosso país existe um clube com categoria europeia e o resto é paisagem. ;)

    ResponderEliminar
  4. foi um bom jogo em que o Porto teve azar, agora vamos esperar por um valência, ou liverpol,ou M.U,. julgo equipas mas acessiveis, e já agora gostava que o benfica passa-se já esta eliminatoria e depois lhe calha-se o cska para ver se torciam pelos russos se calhar o Karyaka....
    http://abecedariodofutebol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. epa, fez-me bem vir aqui constatar que existem portistas como eu que so querem uma coisa, ver o nosso Porto vencer, o resto são cantigas...e que não vêm com historias de jogos combinados como aquela mumia "portista" que veio postar no meu blog.
    Pooooooooooooooooooooooooooortooooooooooooooooooooo

    akele abraço azulinho!

    ResponderEliminar
  6. O título do post diz tudo:" O sonho de uns... é a realidade de outros!". É mesmo assim!
    O FCPorto, apesar da pouca convicção, foi a única equipa que tentou ganhar o jogo (aquele poste estava abençoado pelo Lehmann). Não fosse a cor das camisolas, parecia que estavamos a jogar contra a Académica ou qualquer outra equipa desse nível que passou pelo estádio do Dragão.
    Sinto que esta Equipa está a reacender a mística ganhadora dos tempos do Mourinho e acredito que este possa ser, novamente, o Ano do Dragão! Força PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Quanto a mim preferia o Liverpool.Parabéns FCP.

    ResponderEliminar
  8. Eu achava uma certa piada em jogar com o Chelsea, mas na final!
    Julgo que o Bayern e o Lyon estão em grande forma, por isso, e pelo que vi ontem, venha o Manchester! Vamos mostrar à lampionagem como "esmagar" os bifes!

    ResponderEliminar
  9. oieeeeeeeeee malta tudo bem ai nesse país maravilhoso aqui está um calor do caragoooooo.....té estou a suar...hheehheh,esta cidade é mesmo a maravilhosa....


    quanto ao nosso fcporto depois de combinado o resultado ao menos tinham que fazer um treininho...hheheh

    parabens pela passagem aos oitavos(eu prefiro os quartos)....heheheheh.


    ps: Amiga psicologias quanto a quem te foi visitar nao sei mas ......nao foste andar de tractor pois nao?........


    malta em breve estaremos novamente juntos


    abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  10. hááááááá...........e venha o chelsea.....
    ando mortinho por para ver o mourinho baixar a crista

    ResponderEliminar
  11. Nao foi o melhor que podia escolher da Champions para ver mas... ja que tava no estadio é aproveitar e descarregar o rolo...

    curti mt os primeiros 25m da segunda metade, depois, sejamos justos, sao 2,2M de Euros so pela passagem ... eles tem de cumprir objectivos para ganhar mais e mais...

    ResponderEliminar
  12. Salvador da honra Nacional, até o record hoje fez 1ª página com as cores do porto!! engoliram um grande sapo!!! força porto!!

    ResponderEliminar
  13. foi um jogo em que a unica equipa atacar era o nosso o FCP....tambem acho que a melhor opcao para ganhar seria o valencia....ainda tem equipa forte mas nao tem jogado ao nivel habitual....tambem acho que o liverpool poderia ser batido.....voces que achavam de uma reuniao com o nosso jose mourinho? seria uma historia bem interessante se nos cai o chelsea.

    abracos dos EUA!

    ResponderEliminar
  14. FC Porto nos oitavos-de-final!!!
    Podíamos ter ganho o jogo, inclusive o Quaresma ainda mandou duas bolas ao poste, mas a certa altura o jogo quebrou o ritmo e os jogadores tanto do Porto como do Arsenal começaram a jogar com mais calma e a deixar o tempo passar.
    Com a derrota do CSKA em Hamburgo já estávamos automaticamente qualificados.
    Parabéns Dragões! O primeiro objectivo da época está cumprido.
    Agora é para nos dedicarmos ao Campeonato Nacional e adquirirmos uma boa vantagem sobre os adversários directos, para em Fevereiro podermos virar as atenções outra vez para a "Champions".

    P.S- Não festejei golos do Porto, festejei do MU!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  15. Enfim, objectivo cumprido, foi pena não se ter ganho, aquelas bolas ao poste mereciam ter entrado, depois foi gerir para não se correrem riscos desnecesários.
    Destaco também o Bosingwa e o Lisandro, além de um grande corte do Pepe em lance perigoso. O Quaresma também, claro.
    Agora é esperar por um sorteio favorável e vamos à luta.
    Próximo paso ... ganhar ao Nacional.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. ola presidente e amigos;
    Ó BABY PSICOLOGIAS noa sei quem te foi visitar, mas sei que nao foi eu...ehehehehehhehe
    Ó CAXANA!!!!! TAS A FICAR DOIDINHO,A BABY ANDAR DE TRACTOR???!!!!!EU MUITO GOSTAVA DE VER ISSO, AI GOSTAVA GOSTAVA, ESTIVESTE BEM.

    PS: EU POR MIM É UM QUALQUER...QUANTO MAIS NOME , MELHOR SABE.( QUANDO FOMOS CAMPEOES DA EUROPA FOI ASSIM, CALHOU-NOS OS MELHORES E PASSAMOS SEMPRE AS FASES ATE A FINAL).
    ve se mesmo que vcs sao portugueses, sempre com contas ,sempre a rezar para sair este e aquele, nao ha piorrrrrrrrrr

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  17. Caro Blue,
    (Como disse o Johnny) O título que escolheu é ESTUPENDO !!! Diz tudo sobre tudo !

    Por mim, era o Chelsea JÁ. Mas se for "só" na final, como dizia Mestre Pedroto, também está bem...

    ResponderEliminar
  18. Por mim, gostava de encontrar o valencia.. é que estou em madrid, e Valencia fica a uns 300km, assim podia ir ver o jogo ao vivo..
    mas vamos là ver..

    ResponderEliminar
  19. ola presidente;hummmmmmmm ausente estes dias????so pra mim e que nao tens tempo pra falar ao TLM.....que tal um post sobre estes ultimos acontecimentos...hum...hum...hum...ainda bem que um livro e so ficçao, nao e uma prova.....

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  20. A Carolina é que sabe...

    ResponderEliminar
  21. SAD portista gasta 2,6 milhões de euros por mês em salários

    A FC Porto – Futebol, SAD registou um prejuízo líquido de -6,14 milhões de euros no primeiro trimestre do exercício (Julho a Setembro de 2006), agravando as perdas 8,05% face ao primeiro trimestre do ano anterior (2005/06). A SAD do Sporting, por seu turno, alcançou um resultado líquido de +319 mil euros. De acordo com as contas trimestrais que as duas sociedades enviaram à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Sporting conseguiu reduzir em quase 17% os custos com pessoal, que passaram de 4,8 para 4 milhões de euros no trimestre de 2006/07. As contas registam ainda uma mais-valia de 916 mil euros referente à cedência do avançado Deivid. Apesar de um aumento de 22% nos proveitos (atingiram os 10,4 milhões de euros), a SAD portista registou um agravamento em todas as rubricas de custos – nomeadamente custos com pessoal, que somaram 7,75 milhões (+4,7% relativamente ao primeiro trimestre da época anterior). A FC Porto – Futebol, SAD gastou, em média, 2,6 milhões de euros por mês em salários (jogadores, técnicos e administradores). O prejuízo líquido, neste primeiro trimestre, rondou os 2,05 milhões mensais.
    O Jogo 3/12/2006

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar