08 março, 2007

O meu olhar sobre Londres...

“O cantinho do Sr. António”

Antes de mais nada vou já avisando duas coisas (e em negrito) que é para quem não ler o resto do post, e que possa ficar baralhado com as fotos: 1º eu continuo fã do Helton, acho que ele é sem margem para dúvidas o melhor guarda-redes a actuar em Portugal e um dos melhores do mundo. 2º eu não crucifico o Jesualdo pela derrota, aliás até acho que ele não esteve muito mal, excepto no timing das substituições. Ok?! Então prossigo…

A eliminatória: Acho que nas duas mãos o FC Porto foi a melhor equipa no relvado, se é que se pode chamar “relvado” àquela “piscina ervada” de Stamford Bridge. Para dizer a verdade depois daquelas exibições menos conseguidas no início da 2ª volta do campeonato, e perante tamanho manancial de estrelas da equipa inglesa, pensava que a tarefa seria praticamente impossível, e o que vim a constatar foi exactamente o contrário. Afinal o sonho era bem real, e a desilusão só aconteceu por manifesta infelicidade. Dois lances-chave ditaram a nossa “sorte” (azar), o remate de Quaresma à trave na 1ª volta e a brincadeira de Carnaval que com que o Hélton decidiu presentear-nos nesta 2ª mão. Os ingleses ainda devem estar a esta hora a rezar lá na sua igreja anglicana a todos os santinhos e mais alguns.

A equipa: Como equipa penso que estivemos muito bem, só não estivemos excelentes porque não passámos a eliminatória. Mostrou-se querer, garra e capacidade de sacrifício, e isso agradou-me. Tinha receio de uma certa apatia de alguns jogadores que vinham a decair de forma nos últimos jogos, mas o espírito de equipa mascarou grande parte dessas debilidades. Fisicamente penso que quebrámos em ambas as 2ª partes dos dois jogos, e penso que aí o Chelsea mostrou uma outra frescura física, típica de quem joga num campeonato mais competitivo. Faltou-nos mais acutilância no ataque, e automatismos melhor delineados no meio-campo, principalmente na transição para o ataque, falta-nos um cérebro, mas houve um grego que o mandou para o estaleiro até hoje, e não houve sumaríssimo. Defensivamente estivemos bem, e Drogba, Lampard e afins foram metidos no bolso.

Jesualdo: Eu simpatizo com o homem, não gosto muito do seu excessivo “low profile”, mas “ele percebe da poda”, só que tem um problema, ainda não percebeu que no Braga podia jogar à defesa que ninguém reclamava, e os adeptos até ficariam satisfeitos com uma derrota por 2-1 com o Chelsea, no nosso caso nós somos o FC Porto, Campeões do Mundo e perdido por 2, perdido por 4 ou 5, não interessa, é para jogar de peito aberto a partir do momento em que começámos a perder. Custa assim tanto?? Ao contrário de 90% dos caríssimos Blues, eu cá gostei da disposição táctica na primeira parte do jogo em Inglaterra. Precisávamos de um meio-campo assim, o papa-chiclas ficou a ver navios e controlámos perfeitamente o jogo e explorámos da melhor forma o contra-ataque. Ou acham que seria com um meio-campo com apenas 3 homens que íamos aguentar a pressão do Chelsea?! Se tivéssemos ganho o jogo toda a gente lhe tirava o chapéu. Mas detestei a sua inabilidade (do Jesualdo) para mudar a disposição táctica quando começámos a perder. É incrível como não se muda nada num caso desses, mantinha-se impávido e sereno como se nada fosse, acho que isso não galvaniza a equipa, mas ele lá sabe, ele é que os treina todos os dias.

Helton: É o grande responsável pela nossa derrota no Chelsea, mas atenção, não digo pela eliminação, pois foram 2 jogos, e ele no primeiro não esteve muito mal, mas de facto aquele erro saiu-nos caro, e dificilmente me sairá da cabeça, estou com o Blue Boy, aqueles ares pela selecção do Brasil parece que lhe fizeram mal. Em todo caso continuo a admirar as suas qualidades, pese embora achar que ele também não está com a concentração que já demonstrou no passado. Mas não vou crucificá-lo. Desta vez foi ele, na taça foi o Ibson, que eu também gosto, pronto, no futebol é assim, os erros pagam-se e quem os comete tem que ser chamado à pedra e depois ser apoiado.

Quaresma: Vais sair no final do ano, e eu vou ter saudades!! Este homem foi a grande figura nos dois jogos, afirmou-se como o melhor jogador da equipa, proporcionou-nos momentos belíssimos, de magia e inspiração. Não fugiu às responsabilidades de “rosto da equipa” e mostrou por essa Europa fora que é possível conciliar a beleza da técnica com o jogo do colectivo. Parabéns.

Pepe e Bruno Alves: E que bonito foi ver aqueles dois homens agarrados um ao outro, a quando de uma falta do Chelsea, como que a dizer “até os comemos”. O Pepe esteve muito bem, como habitualmente e o Bruno Alves ameaça tornar-se um caso sério de patinho feio transformado em “jóia da defesa”, oxalá não se estrague, embora ainda precise de mais sentido de posicionamento.

Fucile: Eu que nem gostava muito dele desde a auto-estrada que abriu no jogo com os nenucos, começo agora a rever a minha opinião. Gostei.

Ricardo Costa: Não esteve mal no jogo e até teve um corte fenomenal e vital naquela altura do desafio, penso que o Jesualdo ao colocá-lo em campo deu alguma consistência ao nosso jogo aéreo, mas lamento muito, continua a não me convencer, é vender e mais nada.

Paulo Assunção e Raul Meireles: O Paulo esteve muitíssimo bem, não é tão exuberante como Costinha, mas com o tempo, para lá caminha, é uma autêntica formiguinha. O Meireles, assim-assim, intermitente em ambas a eliminatórias, mas com esse brilhante golo que fez no Dragão, daqueles que eu não esquecerei, tamanha a alegria que senti naquele momento no estádio.

Lucho: Mas que é que se passa contigo?! Cansaço?! Desgaste?! Então descansa. Jesualdo escuta-me, enquanto é tempo, e dá umas horinhas ao Ibson que ele é bom de bola. Lucho serás sempre o meu jogador preferido, mas de momento andas uma nulidade, melhores dias virão… depois de descansares é claro!!

Anderson: Que falta que tu nos fazes!! Ias por aquela defensiva do Chelsea em sentido, ai o merdas do grego devia levar tanto murro naquele focinho

Postiga, Adriano e Lisandro: Isto não foi uma eliminatória ao jeito dos nossos avançados, defesas muito fechadas e jogo muito táctico. O Lisandro mais uma vez esteve muito empenhado, mostrou garra, mas só isso.

Adeptos: O Dragão mostra a sua raça, e com o Miau em Londres está tudo dito eheheheh. Foram incansáveis no apoio. Excelente!!

Papa-chiclas: Olha… vai à merda!!

Por aqui me fico.

Saudações,
Sr_Antonio

PS – O Amigo Miau já regressou da viagem a Londres e com ele, apesar da natural ‘desilusão’ futebolistica, a já habitual boa disposição do costume… por isso, amanhã será dia de colocar aqui as ‘imagens’ de Londres e arredores, e como elas estavam bonitas agarradas ao varão e afins… eheheheh… tenham calma, é só amanhã ;-)

18 comentários:

  1. Amigo sr_antónio, ora aqui está um post que tem unicamente verdades... e retiro-lhe apenas um excerto do 1º parágrafo onde dizes tudo:

    "... 1º eu continuo fã do Helton, acho que ele é sem margem para dúvidas o melhor guarda-redes a actuar em Portugal e um dos melhores do mundo. 2º eu não crucifico o Jesualdo pela derrota, aliás até acho que ele não esteve muito mal, excepto no timing das substituições..."

    É exactamente este meu sentimento... Helton, mais directamente, falhou redondamente na 3ª feira e não há que esconder... só lamento que tantos jogos houve para meter água e tinha que ser logo neste... mas pronto, passou, tá passado... se ontem o critiquei, hoje apoio, porque ele continua a ser dos nossos... o que já lá vai, já lá vai. Sei que podemos contar com 'ele' e isso é o que mais me importa.

    Quanto ao Jesualdo, errou nas substituições, não nas entradas, mas nas saídas... Lucho até mete dó vê-lo jogar actualmente e na fase final, só tinha que fazer o que qq treinador dos regionais faria... arriscar tudo com 3 centrais e entrada de gente lá para a frente!! Não o fez, meteu água! ponto final, parágrafo!

    Agora, não adianta mais chover no molhado... há que seguir em frente, porque por estes dias, teremos duras batalhas para travar e que muito do que nos espera até ao final do campeonato, será ou não aqui atingido... por isso, siga para bingo.

    Eu continuo a apostar nos meus meninos... claramente a 101%. Tenho a certeza que no fim, não me desiludarão.

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ola* ..Quanto ao joguinho de terça feira, primeiro de tudo parabens pela primeira parte! Vi um jogo em que o dragão estava cheio de vontade de lutar pela vitoria, adorei sim ver a força com que jogaram (ahh e gostei da mudança do Jesualdo na equipa..)..

    Quanto á segunda parte, o dragão encolheu-se um pouco mais e "merdum" .. o jogo virou-se contra vós..
    O Helton nao esteve nos seus dias, e sem que podesse alterar o destino, cometeu aquele deslize.. mas atenção quem é que não comete erros? Estavam todos nervosos, queriam muito a vitória..:(

    Só não gostei dos comentarios depois..os primeiros em que parecia que ng tinha a culpa, e ontem as declarações mudaram um pouco, tendo muita gente se conscienlizado dos possiveis erros no jogo!

    --> "Reconheço que falhei. Todos colocaram muita vontade neste jogo, acho que não há margem para dúvidas. Falhei no primeiro golo do Chelsea. A bola bateu à minha frente, mas a equipe não desesperou com esse lance. Aceito as culpas, pois não fiz o movimento correto no lance. " Helton, no jornal “Record”.

    Desiludiu-me muito não ter visto a equipa a dar tudo por tudo no final..afinal se estavam a perder, tinham de tentar mudar o rumo das coisas...se perdem-se...ora perdiam..ja estavam com 2! Tinham era de tentar mudar, mas prontos não condeno a falta de motivação ali..

    Hoje o Benfica e o Braga vão jogar as eliminatorias nos oitavos de final da taça UEFA...espero hoje que o rumo do porto na terça não seja hoje o destino das equipas lusas na UEFA...=) Hoje torço pelo meu benfica...se a febre deixar vou ver o jogo de olhinho bem aberto agarradinha á tv!!

    Beijokas***

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de contar com a vossa opinião no meu blog à previsão que faço dos riscos enormes que o FCP incorre no jogo de domingo face à nomeação do lampião joão ferreira. Não duvidem do que lá escrevo.
    blog do lucho:
    http://sergiopmgomes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olha eu aqui a ver o teu espaço...
    vou dar uma olhadela melhor para ver se não falas só do FCP... eh eh eh

    ResponderEliminar
  5. e claro vim ler o Sr. Antonio eh eh eh

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela visita linda ;)

    ResponderEliminar
  7. Caro sr_antonio concordo a tua analise aos dois jogos, concordo principalmente com isto:

    "Anderson: Que falta que tu nos fazes!! Ias por aquela defensiva do Chelsea em sentido, ai o merdas do grego devia levar tanto murro naquele focinho"

    ....ai levava, vevava... e não era poucas.... ai se eu o apanho...

    Bem agora o que interessa é o proximo, o maritimo é preciso que os jogadores reajam bem a derrota com o chelsea porque não vai ser um jogo facil.


    Saudações AZUIS

    DRAGÃO AZUL
    dragao.azull@sapo.pt

    P.S.- Como recordar é viver, alguem se lembra destes gloriosos jogadores:

    Pinho, Virgilio, Osvaldo, Pedroto, Arcanjo, Monteiro da costa, Carlos Duarte, Perdigão, Hernani, Teixeira, Jaburu, Acurcio, Eleuterio, Valle, Romeu, Gonçalves, Sá Pereira, José Maria e Gastão
    Trinador: Dorival...

    ResponderEliminar
  8. O Chelsea passou, deixou amargos de boca, esperamos todos que o Helton se recomponha e que o Jesualdo acerte melhor com as substituições pois geralmente mete água.
    De resto, concentração máxima para o Marítimo, tradicionalmente difícil, o campeonato depende mito deste jogo depois das escorregadelas anteriores, Lucho a descansar ou a jogar meia parte com Ibson a parecer melhor...
    Fotça e temos dew ganhar ao Marítimo e a ... joão Ferreira, mais um cirurgicamente nomeado.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo post.
    Realmente o resultado foi mesmo amargo.
    Temos de pensar no próximo jogo do campeonato.

    ResponderEliminar
  10. Ohhhh professora, o resultado foi amargo?
    Temos de pensar no próximo jogo do campeonato?
    e tu sabes contra quem é que vamos jogar?
    hummmmm... querem ver que o shopping hoje estava fechado?
    ohohohohohoh ;-P
    volta sempre eheheheh
    jinhos
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Claro,mas não esqueço o shopping e o concerto do Micael Carreira.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado professora pelas tuas simpáticas palavras, o concerto espero que seja bom, e nada de chorar a ouvir o menino cantar :))

    ResponderEliminar
  13. ola amigos;

    mas que carago de merda e esta!!!!!!!!1
    quaqnto mais levai no (cú), mais gostais!!!1
    dasseeeeeeeeee
    que e isto meu deus!!!!matai-vos
    nao falo mais pq sobre meio sonho que tive IN ENGLAND...

    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  14. E que tal o resultado do clube de bairro?
    Com o 18 do campeonato francês, dasssssssssse.
    A nova aquisição do clube de bairro quase marcava (na própria baliza).
    Enfim, em fim, até dá dói. Desculpa Sr. ANTONIO pois nem comentei o post
    O meu comentário é que águas passadas não moem moinhos. Bem haja a todos os grandes BLUES .

    ResponderEliminar
  15. Miau... acabaram os comprimidos, foi?
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Voltemos às escutas ...tou aqui no posto e a conversa tá linda! : Sr presidente é só mais um favorzinho!; disseram-me que era o Paraty!; O João Ferreira? está bem!; Ó Major depois dou-lhe uma beijoka!; ...eu "faço as coisas por outro lado"(compro os árbitros , os bandeiras, os juizes do CD, os observadores, os jornaleiros etc etc) !...São as chamadas Escutas Protegidas do processo Apito protegido que envolvem o Clube mais protegido do Mundo o SL Colo Colo e Bifanas!...mas há mais! Doping protegido, álcool protegido , condução sem carta protegida, "mantorras case" protegido !! Puta que pariu o Clube mais corrupto e simultâneamente mais protegido do mundo!

    ResponderEliminar
  17. Saudações , Sr António...

    Boa análise.
    Gostei.

    ResponderEliminar
  18. Obrigado Azul Dragão. Saudações.

    ResponderEliminar