07 outubro, 2007

E porque não mais uma «briosa» vitória?

Depois de uma difícil e suada vitória obtida em Istambul frente ao Besiktas, num jogo que se pode vir a tornar como fundamental para a passagem do nosso clube à fase seguinte da Liga dos Campeões deste ano, é tempo de pensar no próximo embate a disputar em Coimbra frente à Associação Académica.

É, de facto, um terreno em que o FC Porto não perde há quase 40 anos, o que de forma nenhuma poderá retirar a concentração e o esforço necessários para levar de vencida a Académica, uma equipa que ocupa o modesto 12º lugar (tem apenas uma vitória…) na liga deste ano e que, também, por isso dará tudo para complicar a vida ao Dragão.

Vamos lá, então, ao meu onze favorito para o jogo com os “estudantes”:

- Na baliza, Helton deverá ser o titular da baliza azul e branca;

- O quarteto defensivo deverá ser formado por Fucile à esquerda, Bosingwa à direita, Stepanov e Alves no eixo;

- No meio – campo é que reside a minha maior dúvida destes últimos jogos, ou seja, o porquê de Leandro Lima se manter no banco de suplentes quando todos já percebemos que Raul Meireles é um jogador pouco mais que mediano para um clube com a grandeza do FC Porto?!?!?! Para mim, no próximo jogo, Lucho e Assunção deveriam ter como companhia Leandro Lima, um jogador em quem continuo a depositar muitas esperanças;

- Nas alas, Quaresma e Lisandro são, do meu ponto de vista, neste momento os mais fortes candidatos a ocuparem com sucesso esses dois lugares… No centro, deverá estar Adriano, um jogador que muito admiro, não sei bem porquê… ou talvez seja porque o brasileiro foi um dos maiores responsáveis pelos últimos dois títulos ganhos pelo nosso clube…

Agora, resta-nos esperar por mais uma vitória e a continuação da liderança isolada da liga!

4 comentários:

  1. Leandro Lima merece ter uma oportunidade para se impor no onze titular.

    É um jogador de dotes técnicos, capazes de "inventar" situações delicadas para o reduto adversário.

    Porém, a sua natural tendência para se aventurar nas acções ofensivas em detrimento das ajudas defensivas, leva, perante um treinador de filosofia mais defensiva, como é Jesualdo, a preteri-lo em favor de Meireles, que no seu conceito se encaixa melhor no seu sistema.

    A segurança defensiva é importante mas prejudica o futebol espectáculo de que todos gostamos.

    Para já os resultados vão dando razão ao técnico que vai vencendo.

    Contra factos não há argumentos!

    ResponderEliminar
  2. Desta vez o Jesualdo manteve o mesmo 11!!

    ResponderEliminar
  3. Boas RCBC,

    Um bocado atrasado o meu comentário, mas por bons motivos. Foi um Domingo intenso. Tainada do blog, peregrinação a Coimbra, mas com um final feliz. O que conta é que já lá vão 7 vitórias cnsecutivas e um fosso aberto para os adversários.
    Sinceramente, não partilho do teu ponto de vista em relação ao Raul Meireles. Acho k ele tem potencial para o FCP, como aliás tem demonstrado nos anos k leva de FCP. Em relação ao Leandro, até agora, pese o potencial k tem, pouco tem mostrado.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,


    Passei mesmo so para dizer que não posso concordar com a sua analise em relação ao raúl meireles, é um jogador que representa toda a mistica e raça portista e que joga por amor á camisola, e joga muito bem. Hoje em dia é dificil encontrar jogadores como ele e é, sem dúvida, uma peça vital no meio campo portista.

    Abraços azuis e brancos

    ResponderEliminar