09 outubro, 2007

Apito dourado chega às outras modalidades...

Depois de um fim de semana em que o Porto de Jesualdo garantiu a 2ª melhor série de sempre ao conseguir a 7ª vitória consecutiva no campeonato tinha muitos assuntos para me dispersar e falar de futebol até enjoar. Podia falar das vitórias importantes do Porto em Coimbra e em Istambul, do penalty que ficou por assinalar contra o Benfica em Leiria, do golo irregular dos lagartos em Alvalade, da bela exibição de Stepanov em Coimbra, do branqueamento da imprensa aos benefícios de arbitragem que os grandes de Lisboa têm amealhado, diversos assuntos interessantes, mas que hoje ficam para 2º plano bem atrás das peripécias de mais um fim de semana recheado de competição e polémica nas outras modalidades...

Será que os efeitos colaterais do apito dourado, que tanto têm prejudicado a nossa equipa de futebol, chegaram agora também às outras modalidades? No andebol fomos espoliados em casa no jogo com o ABC, no basquetebol um dos árbitros assinalou 3 faltas técnicas consecutivas ao nosso capitão e no hóquei Franklim chegou mesmo a afirmar que alguns árbitros deveriam ser reciclados depois de mais um jogo em que só houve cartões azuis para jogadores do Porto...

Andebol: FC Porto avança na Taça das Taças

A equipa de andebol dos Dragões venceu o Panningen por 35-29 em jogo da 2ª mão da eliminatória da Taça das Taças. Este jogo disputou-se na Holanda e foi como que um passeio dos azuis e brancos depois da vantagem de 18 golos trazida da 1ª mão. Carlos Resende aproveitou para rodar todo o plantel e finalmente, deu para ver Kavalenka em grande estilo apontando 6 golos tal como Bosko. Agora a expectativa está em saber qual o adversário que será sorteado para defrontar o FC Porto na 3ª eliminatória. Os dragões jogam este sábado para o campeonato deslocando-se ao Isave e na 3ª feira da próxima semana (dia 16 de Outubro às 20.45h na sporttv) temos em Santo Tirso um aliciante FC Porto- Sporting, jogo a que o Lucho assistirá ao vivo. Na quarta feira da última semana o ABC derrotou o Porto por 31-28 em jogo marcado pelos 10 golos de Eduardo Filipe e, principalmente, por uma arbitragem deplorável e sempre em prejuízo do FC Porto. Já começamos a incomodar e acho que era altura dos responsáveis do andebol dos Dragões virem a público denunciar certas arbitragens encomendadas. Nesta partida frente ao ABC o FCPorto teve 10 exclusões e 1 vermelho...

Hóquei: Caio começa a justificar a contratação

O Hexacampeão FC Porto deslocou-se a Espinho (2ª jornada) e derrotou a equipa da Ac.Espinho por folgados 9-2. No entanto, esta partida teve uma 1ª parte muito disputada onde o FCPorto se viu a perder e teve que lutar bravamente para dar a cambalhota no marcador. Dois belos golos de Caio (Ricardo Oliveira) proporcionaram mais tranquilidade aos comandados de Franklim Pais que depois na segunda metade partiram para uma confortável goleada. Reinaldo Ventura e Caio com 3 golos cada foram os marcadores de serviço num score que se completou com um golo de Jorge Silva, outro de Ricardo Figueira e um último de Emanuel Garcia. A dupla de árbitros fez um mau trabalho só actuando disciplinarmente perante os jogadores do Porto. Um dos reforços desta época, Caio, começa a justificar a sua contratação ao Barcelos e promete dar muitas alegrias aos adeptos Portistas, algo preocupados com as saídas de Pedro Gil e Reinaldo Garcia. O outro reforço. André Azevedo, só jogará na 4ª jornada do campeonato, após cumprir castigo. O FC Porto já lidera a prova e já fez 3 vítimas desde o início das competições oficiais, o Cambra (5-1 na supertaça), o Viana (5-1 na 1ª ronda do campeonato) e agora o Espinho (9-2 na 2ª jornada). Amanhã, 4ª feira, o FC Porto joga às 21 horas em Vale de Cambra para a 3ª jornada do campeonato e no sábado é o Valongo que visita Fânzeres para a 4ª ronda.

Basquetebol: Queremos um Porto sem medo de ser feliz

Neste fim de semana disputou-se o torneio dos campeões (serve de preparação para o início das provas oficiais) e o trofeu ficou em Ovar, local onde se disputaram os jogos. Nas meias finais o FC Porto perdeu por 108-101 com o Belenenses numa partida bem disputada e onde 3 faltas técnicas consecutivas assinaladas a Paulo Cunha determinaram o vencedor. Todos sabemos o gozo que deve dar a certos «senhores» apitarem contra o FC Porto, qualquer que seja a modalidade, daí não estranharmos a forma rigorosa com que intervieram naquele lance. Quanto ao jogo, os Americanos do Porto, ainda com poucos treinos de conjunto demonstraram bons pormenores e tenho a esperança que Alberto Babo volte a formar um conjunto coeso e determinado nesta temporada. Johnson, Morris, Gentry, Marçal, Cunha e Figueiredo são as peças fundamentais de um Porto ainda em gestação. Outro Americano deverá chegar para o lugar de Hameed, dispensado. Na final do torneio a Ovarense bateu por 82-61 o Belenenses. O FC Porto ficou em 3º depois de bater o Barreirense por 77-66. Este sábado (dia 13) o FCPorto disputará a supertaça (1º jogo oficial) diante da Ovarense e exige-se um Porto sem medo de ser feliz, muito concentrado e com grande atitude diante de um adversário favorito, cheio de estrelas, mas que tem que nos ganhar dentro de campo. Este jogo será na Póvoa de Varzim às 17.15h de sábado (sporttv) e o Lucho deverá lá estar. Quanto à 1ª jornada (dia 20) o local da recepção ao Vagos será o pavilhão de Santo Tirso, devido a interdição do Municipal de Matosinhos.

Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Caio


Uma escolha justificada pela boa exibição da nossa equipa de hóquei em patins em Espinho. Caio foi o goleador de serviço e merece este prémio. Fez um «hat trick» com os seus 2 primeiros golos a serem fundamentais para a reviravolta no marcador. Quanto a Franklim, todos sabemos que é o timoneiro dos hexacampeões e dará tudo o que puder para nos oferecer o heptacampeonato. E como ele costuma dizer, jogo a jogo lá chegaremos...

E pronto, até para a semana.
Saudações azuis e brancas,
Lucho.

13 comentários:

  1. A equipa de basquetebol ainda está no começo, não sabia era que o Hameed tinha sido dispensado. Quanto ao resto tanto o hóquei como o andebol cumpriram brm. Já noutro dia tinha falado no Caio e no Eduardo Filipe e os homens estão a comprovar aquilo que disse.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Continuamos a ter um bom desempenho nas modalidades, o resto é igual, a dualidade de critérios, basta ser azul e branco.
    O Hóquei continua imparável, espero que em Novembro possamos estar juntos no Porto- Benfica como foi proposto há algum tempo.
    Esta parte do Blog com a assinatura do Lucho é fundamental na medida em que nos dá um panorama das modalidades e alarga a discussão para além do futebol.
    E o FC PORTO não é só futebol, felizmente.
    Quanto ao Pavilhão, ao passar este fim de semana junto ao estádio já vi taipais na sua zona de implantação. Será agora o arranque definitivo? Esperamos todos que sim.

    ResponderEliminar
  3. Teixeira:
    É com agrado que concluo que um jovem Dragão como tu tem conhecimentos e interesse nas outras modalidades. É preciso muitos Dragões com esse espírito para q o FCP continue no topo em tudo qt seja desporto.

    Infelizmente uma grande parte da massa associativa e adepta do FCP pouco liga às outras modalidades. E isso custa-me aceitar. Pois o brio e o empenho desses outros atletas muitas vezes é bem superior ao demonstrado pelos futebolistas.

    Conto contigo, Tiago Texeira, para dia 7 de Novembro irmos todos juntos ver o Porto-Benfica em hóquei. Contigo e com todos os interessados, sejam activos do blog ou não. Abraço.

    Jorge Aragão:

    Vai ser um prazer conhecer pessoalmente um grande Portista como tu. Dia 7 de Novembro é evidente q lá estaremos. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas Lucho,

    Isto sim é inforação de qualidade, não só pelo atractivo extra da informação sobre as modalidades amadoras [não as sigo mais atentamente por manifesta falta de tempo], mas sobretudo pk também serve para nos aproximar da realidade, tl como ela é, sem os filtros politicamente correctos da imprensa. Procuro sempre as notícias dos resultados das amadoras, nos jornais ou na net, e ainda não tinha conhecimento da verdadeira perseguição encetada pelos homens do apito. No andebol, o jornalista faz tábua rasa dos diferentes critérios disciplinares dos juízes, dando uma ideia errónea a quem lê.
    No Hóquei, será preciso mais do k as diatribes dos árbitros para nos impedirem de continuar a reescrever a história, ano após ano. Não se atreverão com o FCP, estou certo!
    No basquetebol, o favoritismo está do lado do adversário, sendo uma tarefa titânica defrontar e derrotar os campeões em título, mas...
    O mas serve para deixar o suspense funcionar. Esta equipa dos Dragões provou de k massa é feita, lutando bravamente na época passada, até à final. Sim, foi derrotada pela Ovarense, mas caiu de pé, com uma réplica k nos encheu de orgulho. Aposto k no próximo fdsemana será idêntico, e poderemos começar com o pé direito a nova temporada.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Cada vez mais, o nosso clube começa a incomodar muita gente, seja em que modalidde for,e eu que o diga «alguns sabem do que estou a falar».Aquela camisola perturba muita gente, mas quem a veste dá um prazer enorme.Bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  6. Lucho, de facto, o teu contributo no blog nesta temáticas das modalidades ditas amadoras do FC Porto é a todos os níveis digna de registo, porque quem mais do que tu, um 'verdadeiro adepto do pavilhão' para nos trazeres todas estas noticias? Não me canso de o dizer: "O meu obrigado Lucho!"

    É, parece que o 'verdadeiro' sistema continua vivo... e com os tentáculos bem compridos, mas o que vale, é a permanente 'mentira' que se vai ouvindo, até que a mesma passe a verdade suprema.

    Sobre esse tal jogo de Andebol, por acaso já tinha lido umas coisas curiosas na imprensa e mesmo noutros blogs... e nada me espanta, acreditas? então quando envolve o ABC pelo meio, então é que não espanta mesmo!

    Quanto ao Basquetebol, por acaso, estive a ver esse jogo e o Paulo Cunha já tem experiência que chegue para não cair naquelas ratoeiras, tendo tornado um equilibrio por aquela altura, num desequilibrio que nos trouxe a derrota, que convém não esquecer, é apenas um torneio e nada mais que isso. A doer, já vamos ter a Supertaça dentro de uns dias com a Ovarense e ali sim, já começaremos a ver de que fibra é feita a nossa equipa.

    No Hóquei, pouco a dizer, senão: 'mais do mesmo'... é soma e segue!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Parabéns por esta página. Ela parece-me indispensável. Com efeito, ela mostra que o FCPorto tem várias modalidades. E eu sei que muita gente não conhecia esta riqueza do FCPorto.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Paulo Pereira:
    Essa história do filtro jornalístico qq dia vou abordá-la mais em pormenor. Ainda na 5ª feira achei a crónica ao jogo de andebol NO JORNAL «O JOGO» muito branda para aquilo que se passou...Têm medo de quê?


    Blue Boy:
    Qt ao Paulo Cunha dou-te alguma razão, mas um homem não é de ferro.

    Bicho:
    Já me falaram dessa tua história.

    PortoMaravilha:
    Tens a tarefa de dar a conhecer estes feitos das modalidades do FCP. E aproveita que podes ver o FCP ao vivo em futebol dia 24/10 em Marselha e dia 24/11 é a nossa equipa de andebol que se desloca ao pavilhão do ParisHandball que foi o adversário ditado pelo sorteio de hoje.

    Paulo Pereira, Blue Boy e Bicho:
    Tb estou a contar convosco para dia 7/11 vermos ao vivo o porto-benfica em hóquei.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Mais um excelente post do Lucho, com tudo o que interessa saber das nossas modalidades. No hóquei não temos rival e, no andebol, penso que temos tudo para dar cartas nesta temporada. E é com uma tremenda satisfação que vejo um campeão como Eduado Filipe novamente de dragão ao peito. No basquetebol, a Ovarense continua a ser talvez a equipa mais forte, mas nos play-offs tudo é possível.

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Obrigado pela informação !

    Vamos por partes : Ir ao Velodrome a Marselha é impossível porque teria que fazer 1600 Km (ida e volta) em 10 horas . Coisa que o meu trabalho não autoriza.

    Quanto ao jogo de andebol, quase certo, irei. Sobretudo que o dia 14 de Novembro é um sábado. Queda saber a hora porque trabalho sábado de manhã.

    Estilhaço : Alguma notícia nova quanto ao filme "Sem Sombra de Pecado" de José Fonseca e Costa ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Muito nos contas Lucho ...muito nos contas !

    ResponderEliminar
  12. NO mundo inteiro não deve existir exemplo de um clube desportivo ser odiado por um país inteiro e mesmo assim ser do melhor que nesse país existe e até conseguir ser melhor do que o próprio país,como acontece com o nosso orgulho,FCP!

    ResponderEliminar
  13. Estilhaço, b.pinto, condor e todos os demis, dia 7 está combinado.~

    Azul dragão e porto maravilha n devem pude vir, é um bocadito longe:)

    portomaravilha, o andebol é dia 24 ou 25 novembro, sábado ou domingo à tarde em Paris.

    ResponderEliminar