14 outubro, 2007

É berdade, sim senhora!

Para dar seguimento a comentários publicados no blog, resolvi transcrever a crónica jornalistica de Correia da Fonseca. Ela foi publicada, a 16 de Agosto do ano em curso, no Jornal do Fundão.

O Jornal do Fundão é um semanário com 62 anos de vida. Durante o fascismo marcou presença e luta contra o Estado Novo. Nesta edição regional, escreveram e escrevem grandes vultos da cultura e da língua Portuguesa (V. Ferreira, C.D. Andrade, etc). E não só! Por exemplo, em 7 de Dezembro de 1969, o Jornal do Fundão publica, em exclusivo, uma entrevista concedida pelo primeiro Prémio Nobel de Economia, o professor Jan Tinbergen. Foi um facto inédito para a imprensa portuguesa daquela época.

Após esta apresentação sumária do Jornal do Fundão, veja-se esta crónica. Ela mostra, com objectividade, como o FC Porto é tratado pela imprensa nacional. Assim:


Jorge Nuno Pinto da Costa foi entrevistado durante hora e meia na SIC-Notícias. E arrasou, como se costuma dizer. Pareceu-me mesmo que por mais de uma vez terá convencido das suas razões a entrevistadora, Ana Lourenço, jornalista televisiva que sem ter uma imagem fascinante (deveria ter escrito “arrasante”?) tem vindo a afirmar-se como profissional inteligente, atenta e cuidadosa, o que não é pouca coisa. Quanto a Jorge Nuno Pinto da Costa, convém dizer que não sou portista nem portuense, declaração introdutória à confissão de que tenho, digamos assim, um fraco pelo senhor. Das acusações que lhe são feitas, e não falo apenas das que seguiram via judicial mas também das muitas mais que seguem os eficacíssimos itenerários do diz-que-diz, não sei de nada. Mas sei ou julgo saber outras coisas. Que Jorge Nuno Pinto da Costa é um homem inteligente e com um afinado sentido do humor; que na TV é um verdadeiro craque usando as palavras com tanto brilho quanto Quaresma consegue nos relvados com os pés. Também por isso, embora não só, caíu-me pessimamente que as referências que em diversos telenoticiários foram feitas à entrevista tenham resultado deformadoras do essencial. Fico a pensar se terá sido assim por incompetência, o que é mau, ou se por escassa honestidade, o que é pior.”


# artigo publicado em 16.08.2007, no Jornal do Fundão

Gostaram? Eu gostei! E acho a última frase mais que explicita!

E Viva o Porto!

4 comentários:

  1. Pois, a última frase é bem reveladora do k se passa na comunicação social. Fez-me recordar daquele execrável pseudo-documentário k o canal estatal faz sobre o nosso presidente, chamado apropriadamente "o bom, o mau e o vilão". Serviu apenas e só para denegrir a imagem de PC, com uma contundência k deixa antever o ódio camuflado k lhe devotam.

    Excelente a crónica do Jornal do Fundão, k eu não conhecia, mas k vai fica guardade no meu acervo dos artigos k interessam.

    Abraço, Porto Maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Também gostei. Relata... o costume. O hábito faz o monge, não é?
    Parabéns ao JF e a quem nste blog deu com o gato, perdão, o comentário certeiro, oportuno, descomprometido e descomplexado.
    Parabéns a ambos, pois!

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha seuqer ouvido falar de tal jornal, mas este artigo está antes de tudo, politicamente correcto.
    É uma explicação simples daquilo que se passa com grande parte da imprensa portuguesa.
    Quanto à ultima frase, só posso dizer que está fenomenal.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. PortoMaravilha, assino por baixo mais um excente artigo teu... ainda que com 'chamada de capa ao Jornal do Fundão'.

    Não há dúvidas que neste Portugal de medíocres e invejosos, tal como ressalvas, reina a "incompetência e a falta de honestidade".

    Por tudo isso, e muito mais, cada vez mais me orgulho de ser PORTOguês... e não Português!

    E PortoMaravilha, só um reparo, não é "Viva o Porto", mas sim Bibó Porto, carago! ;-)

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar