15 outubro, 2007

Continuar a vencer… jogando melhor!

Aproveitando a paragem no campeonato nacional para dar lugar aos compromissos das selecções nacionais, decidi nesta crónica exprimir a minha opinião sobre uma situação de que muito se tem falado nos últimos dias, isto é, a dicotomia entre bons resultados e boas exibições no FC Porto deste início de época.

De facto, e não haja dúvidas disso, o começo de época do FC Porto com 7 vitórias noutros tantos jogos e 4 pontos em dois jogos disputados na Liga dos Campeões (dois jogos nada fáceis…) tem sido muito positivo e até, pelo nível exibicional demonstrado pelo FC Porto, surpreendente.

E é neste último ponto que reside a questão fundamental de toda essa discussão… o FC Porto ganha jogos é certo, mantém-se invicto na Liga dos Campeões e agora, além disso, apenas tem a Taça de Portugal para “cansar” os jogadores, uma vez que na Taça dos “Penalties” (tal foi a importância dos mesmos na decisão de quase todos os jogos…) fomos surpreendentemente eliminados pelo Fátima, um clube quase tão forte como o “famoso” Atlético… tudo isto é verdade, todavia, meus caros colegas Portistas, o nível exibicional demonstrado pela equipa está muito aquém daquilo que era desejável… acho que um grupo de jogadores que inclui nomes como Lucho Gonzalez, Lisandro López, Ricardo Quaresma, Adriano ou até Leandro Lima pode fazer, do ponto de vista EXIBICIONAL, muito mais do que tem feito… pede-se que os bons resultados continuem mas aliando um pouco mais de qualidade e talento para aqueles que tanto pagam por um simples bilhete para o futebol.

É esta a minha opinião sobre o começo de época do nosso clube… tudo bem que a equipa vence e mantém intactos todos os objectivos, todavia não acredito, sinceramente, que se passe uma época inteira a jogar pouco, sem ter boa qualidade de jogo (jogando sempre de forma calculista!) e mesmo assim ter uma boa campanha europeia e vencer todas as competições internas com clareza e superioridade.

ps - Esta última jornada foi bem reveladora da falta de vergonha de alguns dirigentes… antes dessa mesma jornada, a aliança do Sul teve a lata de vir para os jornais dizer que os dois coitadinhos Benfica e Sporting estavam a ser gravosamente prejudicados pelas arbitragens em desfavor do FC Porto… pois bem, o que assistimos nesta última jornada foi a: um golo ilegal do Sporting, um penalty por marcar contra o Benfica e um claríssimo marcado a favor do FC Porto mas depois de muitas dúvidas do árbitro, valendo a acção do árbitro auxiliar… pois, pois, coitados do clube da aliança do Sul, não é ?!?!?!?!?!?

7 comentários:

  1. RCBC:
    Esta época os lagartos já levam benefícios em jogos com o Setubal e o Guimarães enquanto o slb já foi ajudado em jogos com o Leiria e Estrela (este para a T.Liga)...Começam a ser coincidências a mais para aquela aliança com copos de vinho tinto. Quanto ao FCP o desejável é que jogue melhor continuando a ganhar. Há potencial para isso, saiba Jesualdo aproveitar ao máximo os recursos.

    ResponderEliminar
  2. Realmente agora só falta mesmo melhorar as exibições e juntar o ( Miutissimo útil - as vitórias ) ao agradável exibicional.

    ResponderEliminar
  3. RCBC, já diz o ditado, 'quem não chora, não mama'!

    E não é que eles (continuam) a mamar que é uma coisa louca? É preciso ter uma lata para ter que ouvir aquelas palermices da boca daqueles 2 cromos.

    Um, anda sempre ao sabor dos ventos... como se fossemos todos estúpidos e não vissemos de 15/15 dias o que se passa no WCXXI, onde não há árbitro que se amedontre logo aos 2 minutos com assobiadelas monumentais, situação que se prolonga sempre até ao 90º minuto.

    No outro lado, é a história do 'roto' que não tem onde cair morto, mas que pensa que ainda é dono da verdade suprema e não se apercebe da figurinha de rídiculo que faz a toda a hora... basta que lhe apareça um microfone na frente e voilá, ali vai mais uma palermice d'um mentecapto!

    A única maneira de os fazer calar, e parece que nem isso basta, é dentro de campo derrotá-los e fugirmos da concorrência... mesmo jogando mal (muitas vezes, muito mal), já vamos onde onde vamos... agora, para o laçarote ser perfeito, fica a faltar apenas aliar os (bons) resultados, às (necessárias boas!) exibições... e então sim, ele terão que se contentar com os 'brindes do tintol'.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Realmente, só é preciso um Porto mais dominador, em todas as fases do jogo, evitado sobressaltos de última hora, porque o resto já lá está: vitórias e vitórias! Importa, seja lá como for, que eu nestas coisas nem sou esquisito, que o Porto consiga 12 pontos nos próximos 4 encontros (3 deles em casa), para chegar ao jogo na Luz com o pleno e provavelmente com um fosso pontual ainda maior...ou não, atendendo aos benefícios descarados a k temos assistido.

    Como bem dizes, depois da vergonha do derby, so Sporting-Setúbal, do Amadora-Benfica, faltava completar o ramalhete: penalty escamoteado ao Leiria, na recepção aos rosinhas e o 1º golo do Sporting, frente ao Guimarães, com uma série de atropelos à mistura. Nada a k não estejamos habituados, com a habitual e costumeira complacência jornalistica, branqueando os factos indesmentíveis...

    Por outro lado, o Record já começou a lançar as bases daquilo que será o tema principal, até final da época: deve o Porto ser castigado, no processo Apito Dourado, sem as decisões judiciais conhecidas? Os cenários mirabolantes estão aí: pontos substraídos, num delírio crescente k só reflecte a falta de pudor de alguns para alcançarem os títulos...

    Já nada me espanta!

    ResponderEliminar
  5. Custa um pouco ver a equipa jogar assim, mas no fim sentimos sempre aquele alívio de termos os 3 pontos. Mas penso que vai chegar uma altura em que já não vai chegar jogar de forma pragmática. O Porto é uma equipa com responsabilidades e que tem de ganhar todos os jogos em que participa. Penso que talvez falte alguma coragem ao Sr. Jesualdo. Aquela exibição contra 10 no 1º jogo da Champions ficou-me um bocado encravada na garganta, mas é ele que está lá enquanto eu estou na bancada.
    Quanto ao sub-rendimento por parte de alguns jogadores são factores que vêm com o tempo e que podem muito bem ser fases, porque até nós temos fases más quanto mais jogadores profissionais. É verdade que o salario deles é bom demais para terem dias maus, mas isso são outras conversas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Em primeiro lugar, bravo a este artigo que autoriza a discussão.

    Sem dúvida o mais importante !

    Entro,pois,no assunto :

    O Porto ganha e o resto é conversa.

    Caro Teixeira : Jogar a onze contra dez nem sempre é fácil. Como estou a ficar velhote ( mas certo que alguém me dará a memória de novo ) já não me lembro bem em que Campeonato do Mundo as selecções ( pq não seleções ? ) que jogaram a dez contra onze ganharam sempre.

    Quanto a mim : O Porto tem que angariar o máximo de pontos para chegar à Luz ( apagada ) com vantagem confortável .

    E, sobretudo, o Porto tem que fazer boa figura no Veledrome de Marselha. E se os defesas centrais que tem aguentarem é certo que fará boa figura.

    Não compreendo bem essa coisa contra um treinador que só dá vitórias ao Porto !

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar
  7. ganhar todos os jogos e jogar melhor.. muito melhor..
    somos (de mt longe) a melhor equipa da superliga e nao pudemos defraudar as expectativas!!
    queremos mais!!
    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar