27 outubro, 2007

Desabafos

Eis a dúvida do momento: jogar menos bem e obter vitórias ou jogar bem e empatar?

Eu escolheria uma exibição agradável aos sentidos associada a um pragmatismo vitorioso com requintes maquiavélicos. E os 60 minutos do jogo em Marselha poderão ser um bom prenúncio, a tal esperada luz que abençoe por unanimidade o trabalho do Jesualdo Ferreira. Mas viu-se que há lacunas na construção do plantel ou na falha de adaptação dos reforços. Penitencio-me, como muitos estou certo, que o meio-campo sem Paulo Assunção, Lucho e Raúl Meireles não faz a máquina carburar convenientemente. As transições ofensivas resultam por que estes jogadores assimilam na plenitude a função recuperação/pressing e o lançamento ofensivo. E Leandro Lima nisso é incipiente, maioria das vezes a sua deslocação posicional nas recuperações impede-o de ser criativo porque está longe dos avançados ou cria um grande fosso entre os outros dois jogadores do miolo, descompensando a equipa. Aí reside o grande défice da nossa equipa, além do imberbe brasileiro, não temos ninguém no banco com qualidade que assegure o funcionamento contínuo da máquina azul e branca. Bolatti é uma incógnita e com características defensivas, Kaz é inconsequente e estático. Fazendo uma rápida analogia, na era Mourinho tínhamos, sobretudo, um enorme jogador no banco: Alenitchev (não esquecendo também o Pedro Mendes). A sua entrada em campo significava fantasia, experiência, rigor táctico e um enorme profissionalismo.

Relativamente ao ataque, o Postiga é uma autêntica quimera, tanto é capaz de fazer coisas incríveis como disparates vergonhosos. Embora seja da opinião que nem Adriano, nem Edgar conseguiriam isolar-se naquele lance em que o 23 portista falhou clamorosamente. Volta Renteria, estás perdoado.

Tenho a capacidade suficiente para discernir que o actual treinador do FC Porto tem algumas limitações que não se coadunam com o espírito portista. Enalteço-lhe, no entanto, o trabalho que tem preconizado na Champions League – incluindo a época transacta. Conferiu-me novamente, e desculpem o chavão, a tranquilidade que se tinha extinguido nos embates internacionais após o descalabro de Artmedia. Na quarta, não coloquei outro cenário senão o empate - ou a vitória - após o golo dos franceses.

nota: Como já vem sendo hábito, o canal estatal não transmitiu o jogo do FC Porto. Seguindo a lógica adoptada por esse organismo – transmissão dos jogos das equipas lisboetas em terreno adversário – quando será que transmitem o FC Porto? Em Liverpool? Provavelmente só nos oitavos, visto que não têm outra alternativa…

Ainda sobre o jogo:


"Poste nega, árbitro dá"

no Correio da Manhã, em 25.10.2007

A maior, e desculpem o palavrão, filha da putice que tenho assistido na comunicação social dos últimos tempos.

Abraço,
CJ.

14 comentários:

  1. "Tenho a capacidade suficiente para discernir que o actual treinador do FC Porto tem algumas limitações que não se coadunam com o espírito portista."

    O Espirito Portista de que falas é o das vitórias morais com grandes exibições e resultados miseráveis ?!
    - NÃO OBRIGADO, deixa estar assim que está MUITO bem !!

    ResponderEliminar
  2. CJ, tornamos a bater na mesma tecla jogar bem e não ganhar ou jogar mal e ganhar, mais uma vez digo prefiro que joguem mal mas que ganhem do que jogar bem e não ganhar, isso de jogar bem muitas das vezes o que se consegue é vitorias morais, e essas vitorias morais no F. C. Porto acabaram na final da Taças das Taças em que perdemos com a Juventus, é a minha opinião e ponto final paragrafo.

    Estamos sistematicamente a comparar as equipas de Mourinho com os actuais treinadores, isso é uma coisa que não se pode comparar porque antes de Jesualdo Ferreira quem era o treinador era um holandês não Mourinho e antes do Holandês era o Couceiro, e porque não comparar Jesualdo Ferreira ao holandês????

    Quanto ao resto tens razão CJ falta-nos no banco alguém que faça a diferença, uma especie de arma secreta. A comunicação social é a mesma merda de sempre fosse o penalte a favor dos donos da verdade vestidos de rosinha ou dos viscondes chorões já não havia duvidas.

    Saudações Azuis.

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião falta algo no meio campo na zona da construção.
    Agora se vê a falta do Anderson.
    Com ele a musica era outra, pelo menos até encontrar o grego de novo...
    Da comunicação social e de certos pasquins ... nem vale a pena falar.

    ResponderEliminar
  4. Boas CJ,

    Começando pelo fim.Não conhecua esse título do Correio da Manhã, vergonhosamente aproveitado para dar a ideia de benefício portista, quando na realidade as razões de queixa do homem do apito só os Dragões a tiveram, com a complacência arbitral em relação a Niang. É como dizes: uma filha da putice, infelizmente habitual no pasquim de merda em k se transformou o Correio da Manhã, autêntico repositório de peças anti-FCP e um verdadeiro ninho de mesquinhice, inacreditável num jornalismo k deveria primar pela ética.

    Qt ao resto, tivemos os 2 lados da moeda. Jogamos com pouca espectacularidade em território luso e só vencemos; fizemos a melhor exibição da temporada na Europa e empatamos. Sabor agri-doce, pois os 3 pontos colocavam-nos praticamente nos oitavos...

    Postiga é uma caixinha de surpresas, cada vez mais negativas. Falhanço imperdoável, de quem continua a passar ao lado de uma grande carreira.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Cj: Bravíssimo quanto à nota. É de facto uma vergonha que a rtpi só mostre o Porto episódicamente. Voltarei sobre assunto no fim da 1ª volta do campeonato com estatísticas.

    De facto a notícia do Correio da Manhã é pura desinformação. Guardei para quem queira a edição de 5ª do jornal l’Equipe. Diz-se que é o melhor jornal desportivo do mundo. Pois bem : Para este jornal o pénalti é indiscutível.

    Quanto ao jogo : Das poucas vezes que vi jogar o Porto este ano, achei que 4ª feira havia, pela primeira vez, um entroncamento entre as linhas.

    Sim concordo. O Porto precisa dum ponta de lança. Mas porque não fazer jogar o Adriano já que não há outra hipótese. Ele é sem dúvida trapalhaão, mas acho que desgasta uma defesa. Que interessa saber se o Postiga se desmarca ou não, se é incapaz de marcar. E se o drop do Postiga tivesse saído de fora das quatro linhas antes do árbitro ter apitado ? Como era ? Adeus lei da vantagem.

    Penso que o Porto precisa de um extremo que jogue para a equipa. Contra o Marselha o Porto não teve extremos. Mariano nada fez e Quaresma não passou uma única vez por Bonnart. E é pensável aceitar que Quaresma tente marcar de canto directo. Ele pensava que estava na praia com os amigos e as amigas e não na Liga dos Campeões ?

    Cj : Não concordo contigo. Mas é verdade que estava tão nervoso que talvez não estivesse lúcido. Eu tive muito medo dos minutos finais. E felizmente que o Marselha tinha jogado havia 72 minutos. É que a última grande oportunidade do jogo é Marselhasa com o Cissé a perder a bola ( minuto 84).

    Cj : Muito obrigado por me teres dado a oportunidade de reviver o jogo. Mas enquanto não houver o jogo no Dragão acho que não vou poder desligar do Porto Marselha. É que vivo etrabalho rodeado de Marsalheses !

    Eu continuo a pensar : Quem ganha joga bem ! Quem ganha é realista ! E como a ordem dos factores é arbitrária : Joga bem quem ganha ! É realista quem ganha !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Blue-boy: Se não é o primeiro comment, é dos primeiros. Mas leio este blog assiduamente, meu amigo! :) Para a próxima ponho uma traduçãozita para facilitar, é qe eu nao qeria desvirtuar aqelas palavritas tão saborosas :)

    Portomaravilha: Desculpa não ter respondido às tuas duvidas mas eu sou de Coimbra e isto agora anda na latada e, sendo caloiro, passo a vida fora de casa, não tive tempo para ver as respostas aos comments. De qq forma, folgo em saber que nao descansaste enquanto não descobriste aqilo! :)

    Quanto à nota do post, só tenho a dizer que a RTP há muito, muito tempo que anda a brincar com o Porto. Já o ano passado foi a mesma treta. Então vamos lá ver: 1ª jornada transmite-se benfica, 2ª jornada transmite-se sporting,
    3ª jornada transmite-se...Sporting outra vez?!

    Já tou como o paulo bento: isto é falta é de vergonha.

    PS.- Noutro dia reencontrei o meu dragaozito do FCP de peluche, oh oh, grande festa cá em casa, foi como o regresso do filho pródigo :D

    ResponderEliminar
  7. Já agora, quanto ao post anterior da sodani, subescrevo totalmente as suas palavras. No entanto, tal como ela diz, também nós temos alguma culpa no cartório.

    O ano passado desloquei-me de coimbra para ir ver o FCP-Benfica em Outubro. O estádio era todo azul, salvo raras excepções. E uma dessas excepções era um pai e um filho de 12 anos no máximo qe estavam sentados algumas cadeiras acima na bancada central. Pois bem, o rapaz estava vestido a rigor, todo equipado e portou-se como um senhor no meio daqele ambiente hostil. No entanto, quando o benfica empatou o jogo o rapaz, num gesto automático, levantou-se e gritou golo, com o pai a tentar repreende-lo. E não é qe toda a gente à volta deles se puseram a berrar e a insultar e a ameaçar de pancada? Não eram claques, eram pessoas normais a comportarem-se que nem uns verdadeiros selvagens. O pai e a criança tiveram qe sair do estádio antes do jogo acabar (com a nossa vitória diga-se de passagem). Isto é deplorável. Aqele pai e aqele filho pagaram tanto ou mais como os outros para verem o seu clube jogar. Quando o seu clube fez alguma coisa de jeito, limitaram-se a reagir como qq um reage, festejando. Há qe ter bom senso, festejar um golo nao é insultar a outra eqipa!!!

    Eu sei qe se eu fosse à luz provavelmente me aconteceria o mesmo, mas é mesmo por isso qe eu acho qe temos de parar com esta selva! Temos de parar de descer a esse nível reles em qe estamos reduzidos a animais. E, talvez,quando o conseguirmos, também os outros o conseguirão, e poderemos finalmente conseguir ter uma rivalidade saudável e poderemos todos juntos apreciar o espectáculo que é o futebol.

    ResponderEliminar
  8. já tinha lido essa "nojeira" do correio da manhã, só ao nível do Record. Merece o nosso desprezo. Bom fds. Abraço

    A RTP vai dar o fcp-marselha, o liverpool-fcp é na sporttv, j´´a o fcp-besiktas n sei...

    ResponderEliminar
  9. "Poste nega, árbitro dá". Por alguma coisa este país não sai da m***a.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Queria só especificar. Uma coisa é a rtp. Outra é a rtpi !

    Quem vive em Portugal pode ter acesso facilmente a outros canais, creio eu. Aqui é mais complicado. Desde que se sai do primeiro leque de opções, os canais generalistas, o contrato ou assinatura fica caríssima e caríssimo.

    Além disso, não existe a vivência do café como aí. Os pubs e cafés raramente têm televisão. E se têm só difusam clips.

    A rtpi transmitiu o sporting que não vi . Vamos a ver se transmite o Porto na segunda.

    A diáspora Portuguesa em França é muito importante e muito antiga. Mas voltarei sobre este aspecto : rtpi / FCPORTO / diáspora.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Eu afirmo sem espinhas: prefiro jogar mal e ganhar! Mas sem qualquer dúvida.
    Se tivéssemos ganho na 4ª já não tinha dúvidas sobre a qualificação para a fase seguinte e até em 1º lugar, de forma a evitar tubarões.
    Agora vamos ter que fazer no mínimo 6 pontos. Eu sei que os podemos fazer em casa, mas é bom recordar que em casa o nosso registo na champions não é famoso. Aliás houve uma equipa cá do burgo que o ano passado na 1ª volta da champions fez 4 pontos (ou seja só menos 1 do que nós temos) e depois nem à uefa foi...
    Quanto à rtp o critério é sempre transmitir o jogo de 3ª feira. Julgo que até agora jogámos à 3ª na primeira jornada e na segunda e terceira jogámos à 4ª.

    ResponderEliminar
  12. Alinho pelo mesmo diapasão CJ... as contratações deste ano, salvo aparentes excepções, não têm traduzido nenhum acréscimo de qualidade ao plantel, bem pelo contrário.

    Stepa9 tem perfil de Dragão, Leandro Lima necessita claramente de se ambientar ao futebol europeu, depois, bem, depois é só incógnitas atrás de incógnitas... e o caso para mim mais desesperante, salvo uma 'boa exibição na fase de pré-época no Bessa', tem sido Mariano González que tem desperdiçado todas as oportunidades concedidas a um ritmo que só mesmo o Prof. Jesualdo é capaz de explicar os 'porquês' de tamanha insistência.

    Depois, no que toca a exibições... as estatisticas estão aí para nos contrariar: joga-se mal, ganha-se... joga-se bem, empata-se! Eu acredito e desejo que em breve, se jogue bem e se ganhe e então aí sim, estarei satisfeito.

    E tudo isto tem uma explicação... estamos todos muito mal habituados... e ainda bem!

    Quanto ao título do pasquim oficial do Botelho & Oleosa, assino por baixo... uma filha-da-putice!!!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Afonso, olha que não, olha que não... se não estou equivocado, será já o 2º comentário... sejas bem-vindo e espero que continues a 'botar faladura por aqui'.

    Explica-me só uma coisa que fiquei confuso... o que querias dizer com "Para a próxima ponho uma traduçãozita para facilitar, é qe eu nao qeria desvirtuar aqelas palavritas tão saborosas"??

    Não entendi.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. estava a referir-me àqele post onde citei o jornal "L'Équipe" e que gerou alguma confusão!

    Abraço

    ResponderEliminar