02 outubro, 2007

Equipa de Andebol do FC Porto enche-me as medidas

Um aniversário virado para as modalidades

O FCPorto foi rápido a responder ao meu alerta (ehehehe) sobre o pavilhão e 3 dias depois foi efectuada por vários responsáveis do Clube uma visita ao local das obras sendo também tornado público o patrocínio da CGD ao basquetebol, andebol e hóquei do clube Portista. No dia do 114º aniversário do FCPorto (28 Setembro), as modalidades do Clube tiveram um merecido protagonismo. Assim está bem. Agora, mais do que visitas, é esperar que a estrutura comece, de facto, a ganhar forma. Pelas palavras de um administrador da «Porto Estádio», Abril de 2009 será o mês da conclusão definitiva das obras de execução do Dragão Caixa.

Um Porto de sonho conquista Portugal e a Europa

Sp. Horta, 29 – FC Porto, 35
A nossa equipa de andebol na noite do «milagre de Fátima» não se deixou ir em cantigas e desde cedo tratou de conseguir cavar diferenças no marcador para depois, com tranquilidade poder suster as investidas do sempre complicado Sp.Horta. Neste jogo, nos Açores o FCPorto ao intervalo ganhava apenas por 1 golo (15-16) mas com uma entrada a todo o gás, aos 10 minutos da 2ª metade já dispunha de 5 golos de avanço, fundamentais para a vitória final por 29-35. É justo destacar, nesta partida, o jovem Bosko (na foto) que com 8 golos acabou por ser o jogador mais valioso da partida, sendo muito bem acompanhado por Eduardo Filipe (6) e Pedro Solha (7). Neste jogo o nosso central Martingo já demonstrou mais ritmo de jogo e por isso os pontas Solha e Ricardo Moreira tiveram mais oportunidades para brilhar, tal como o pivot Tiago Rocha. Poucas equipas ganharão nos Açores, daí a minha satisfação por esta concludente vitória dos pupilos de Carlos Resende. No jogo que assisti ao vivo, Kavalenka nem sequer entrou e neste nem um golo apontou, parece claramente um jogador sem confiança nesta fase. O próximo jogo do campeonato é já amanhã em Santo Tirso, frente ao ABC (21.30h). Logo a seguir ao Besiktas/Porto da Champions é preciso ir dar apoio aos andebolistas azuis e brancos. O ABC é líder com 1 ponto de avanço do FCPorto. Nesta jornada o Benfica perdeu com o Belenenses 24-23 e esta é sempre uma boa notícia.

FC Porto, 39 – E. Bevo Panningen, 21
No jogo deste domingo, para a Taça das Taças (1ª mão da 2ª elimatória), estive também em Santo Tirso. E digo-vos que começo a ficar deslumbrado com a qualidade de jogo da nossa equipa. Muitos Portistas lá estavam mas muitos mais deverão aparecer nos próximos jogos pois a equipa de Carlos Resende fascina qualquer adepto da modalidade. As várias opções de ataque que a equipa apresenta, seja pelas pontas, pelo poder de fogo de E.Filipe, pelo enormíssimo pivot que é Tiago Rocha, pela circulação de bola pelo cerebral Martingo, digo-vos que é um enorme prazer assistir ao andebol jogado com brilhantismo pela nossa equipa. Neste jogo a claque dos Holandeses, muito ruidosa, cedo percebeu que iam levar uma grande cabazada. O FCPorto ao intervalo já vencia por 22-12 acabou por vencer por impensáveis 18 golos de diferença, 39-21. Ricardo Moreira com 11 golos, E.Filipe e Bosko com 7, Tiago com 6 e Solha com 4 foram os expoentes máximos do FCPorto com o jovem Bosko a encher-me, de novo as medidas. Que fantástico jogador está ali... Os guarda redes também estiveram bem, Candeias muito activo e Hugo a entrar na ponta final mas a manter a baliza completamente inviolável. No sábado o FCPorto desloca-se à Holanda mas parece já estar tudo resolvido. Neste jogo, o Lucho vislumbrou na «tribuna vip» Júlio Marques, José Magalhães e dois ex-jogadores do FCPorto, Ricardo Costa e Rui Rocha.

Basquetebol começa a ganhar

O basquetebol do FCPorto disputa neste próximo fim de semana a fase final do VI Torneio dos Campeões (ganho pelos Dragões em 2005). Esta é uma competição organizada pela LCB e que serve para preparar o início de temporada oficial. Nesta fase final, a disputar em Ovar, o FCPorto terá a concorrência da Ovarense, do Lusitânia e do Belenenses. A formação de Alberto Babo na noite da última quarta feira venceu o VI torneio Weber em Aveiro batendo na final o Ginásio por 68-63. Os Dragões estiveram em desvantagem nos primeiros 3 períodos mas uma ponta final fantástica permitiu a reviravolta. Pelo FCPorto destacaram-se Nuno Marçal, Paulo Cunha (na foto) e Hameed. Nos jogos de preparação também têm estado bem Gentry, Figueiredo e Sobrinho. Um dos Americanos, Levett, foi já dispensado (devem ser contratados, a curto prazo, dois novos Americanos).

Hexacampeão abre com goleada


Começou o campeonato de hóquei com o FC Porto a bater a forte equipa da Juventude de Viana por 5-1. Em grande destaque esteve Filipe Santos (na foto) com 3 golos, os outros foram de Emanuel Garcia e Reinaldo Ventura. Caio, Jorge Silva, Ricardo Figueira e Pedro Moreira também demonstraram bons pormenores. Edo Bosch continua a defender quase tudo. A RTP que não deu a supertaça, optou agora por transmitir um jogo do campeonato e adivinhem lá quem era um dos intervenientes nesse jogo? Exactamente, adivinharam, os lampiões! O hexacampeão FC Porto promete mais uma época de sucesso. Sábado em Espinho, joga-se para a 2ª jornada.

Treinador da Semana: Carlos Resende
Jogador da Semana: Bosko Bjelanovic


Quanto ao treinador, Babo ganhou um torneio, Franklim goleou na 1ª ronda, mas Carlos Resende venceu nos Açores e ainda deu um verdadeiro festival aos Holandeses que nos visitaram, daí a minha escolha; quanto ao jogador a escolha podia ser Marçal ou Cunha pelo que jogaram no torneio do Galitos, até Filipe Santos pelo «hat trick» ao Viana, mas a minha escolha vai para o andebolista Bosko, naturalizado Português (já joga no FCP desde os juvenis) que com 21 anos tem feito um início de época fabuloso. Tem poder de remate e grandes atributos técnicos, que craque tem ali o Porto... Esta semana fez 15 golos em 2 jogos. Parabéns.

E a fechar, um cheirinho a futebol...

FC Porto e Lisandro somam e seguem...

Depois de uma quarta feira marcada pelo roubo escandaloso da Amadora e pelo milagre de Fátima, o FCPorto regressou ao campeonato recebendo e vencendo (2-0) os vizinhos do Bessa. Lisandro voltou a bisar e o FCPorto aumentou a diferença para os rivais da 2ª Circular que se anularam na Luz (0-0). E lá vamos nós com 6 jogos e 6 vitórias a caminho do tri embora os dois Presidentes dos clubes do Sul apareçam a brindar nas capas dos jornais. Brindam aqueles tristes a quê? Nas camadas jovens já somos líderes isolados nos juniores e juvenis (duas vitórias diante do Espinho), mas nos iniciados, baixamos ao 2º posto depois da derrota em Penafiel. E agora é ganhar na Turquia para que aquela música da Champions tenha outro «sabor»...

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

7 comentários:

  1. Sempre a vencer, esperemos que este ano possamos festejar mais titulos nas várias modalidades.
    Quanto ao Pavilhão também me tinha dado conta disso quando li as notícias, o Presidente lê este blog com certeza e os posts sempre pertinentes do Lucho.
    Esperemos que esteja pronto em tempo e sem derrapagens, já é altura de podermos ver as modalidades no nosso espaço.

    ResponderEliminar
  2. Lucho, só mesmo tu para nos dares todas estas informações do 'universo azul-e-branco', carago!
    Do andebol, conhecia já esses 2 resultados e estou tal como tu, esperançado que este ano é que vai ser, porque matéria-prima temos ali para dar e vender.
    Quanto ao basquetebol, estou um pouco 'ás escuras', mas a ver vamos.
    No hóquei, é o vicio de vender e mai'nada.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Belos resultados do Porto em geral, e em particular do andebol, com a passagem à próxima ronda na competição europeia quase garantida. Qt ao resto, está lá tudo: o vicío de ganhar, seja onde for!
    No basquetebol, é com alguma ansiedade k vejo as novidades e as lutas intestinas sobre a liga, numa prova evidente k o amadorismo reside sim mas é na cabeça e muito dirigente. Logo a abrir, no campeonato, um Porto-Vagos, terra onde resido. Podia lá ser melhor a estreia?:)

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Pois PAULo, um Porto-Vagos no dia 20 de Outubro, mas ainda não sei onde será o jogo pois o FCP tem 1 jogo de castigo a cumprir e por isso não será em Matosinhos. Quando souber, digo. Abraço a todos os q tb se interessam por estas modalidades q tb defendem com enorme dignidade e orgulho a nossa linda camisola.

    ResponderEliminar
  5. Lucho também estive no pavilhão municipal de Santo Tirso na bancada de frente para os Holandeses só se viu os serca de 30 adeptos porque de resto não vi nada, quanto ao Bosko é na realidade um bom jogador, para mim esta a ser uma surpresa.... os adeptos eram poucos sim senhor, não sei de quem é a organização do jogo se é da camara ou do F.C. porto mas estão a falhar quanto à divulgação do jogo, nos 1ª dois anos espalhavam panfletos e cartazes pela cidade todo depois deixaram de o fazer e o pavilhão deixou de estas cheio.

    As outras modalidade como aqui já escreveram´... é aquele vicio de ganhar.

    Saudações Azuis.

    ResponderEliminar
  6. Lucho :


    Continua o teu belo trabalho para satisfação de todos nós .

    ResponderEliminar
  7. Pela amostra, o FC Porto vai no bom caminho para fazer boas prestações nas modalidades, algo que nos dá sempre enorme satisfação. No hóquei, vai ser o habitual passeio, veremos se é desta que conquistámos a Liga dos Campeões também. No andebol, julgo que temos tudo para lutar pelo título, numa liga extremamente aberta, com vários candidatos à partida. No basquetebol, penso que podemos fazer boa figura como na época passada e quem sabe conquistar o título que já nos foge há uns anitos..

    Abraço.

    ResponderEliminar