28 outubro, 2007

O bom, o mau e o vilão!

O Campeonato de Mundo de Rugby findou há pouco em França. Ele decorreu de 20 de Setembro a 7 de Outubro deste ano. Foi uma competição Mundial no sentido real da palavra. Nações do Hemisfério Norte (entre as quais Portugal) e nações do Hemisfério Sul estiveram presentes.

Esta competição suscitou no país organizador (França) um entusiasmo imprevisível. Não só os estádios estavam cheios como também as audiências televisivas atingiram auges de audiência inimagináveis. Por exemplo, aquando da meia final, França-Nova Zelândia, o audimato atingiu quase 19 milhões de espectadores. Se comparamos esta audiência com a da final do último Campeonato do Mundo de Futebol , França-Itália, cerca de 21 milhões, melhor podemos compreender o debate de ideias, por vezes muito violento, que acaba de surgir na sociedade Francesa. Por um lado, os apaixonados pelo futebol. Por outro, os pelo Rugby.

Todos nós sabemos que em 1823 houve uma separação entre o foot-ball e o rugby. Não interessa, pois, neste espaço, copiar de novo a história. Em contrapartida, já me parece muito mais questionante analisar porque é que se quer estigmatizar o futebol como o MAU e o rugby como o BOM.

Os argumentos, de modo esquemático, dos aficionados de rugby, contra o futebol, são os seguintes :

Perante esta apresentação idílica que releva do estigma, sendo, eu, amante de futebol, não posso deixar de levantar as seguintes perguntas:

(Salvo erro, creio que estas também são válidas para a selecção Portuguesa de rugby!)

Porque é que na selecção Francesa de rugby não existem jogadores com apelidos tais como Platini, Zidane, Vieira, Drogba, Pires .... ?

Porque é que o rugby em França é uma das modalidades que, relativamente, têm poucos licenciados? Porque é que o rugby não está implantado nas regiões urbanas? Por exemplo, o grande Paris (cerca de 12 milhões de pessoas) só tem uma boa equipa de rugby.

Não há violência no rugby nem à sua volta? Então porque que houve uma disposição impressionante de forças policiais, aquando da final do campeonato do Mundo de rugby?

O que incomoda muita gente é que o futebol é popular. E incomoda muito mais quando permite a integração e a confratenização entre meninos oriundos de horizontes diversos. Quer se goste ou não: só a selecção Francesa de futebol dá a ideia do que é a realidade e a diversidade étnica e cultural da sociedade gaulesa. Mais de um Francês sobre três tem, pelo menos, um avó estrangeiro.

O povão é Vilão porque não tem educação ou é Vilão porque debate, contesta e luta pelos seus direitos?

É que já lá vai o tempo em que os jogadores e os adeptos de futebol eram tidos por analfabetos ou, pior ainda, por atrasados mentais. É que já lá vai o tempo em que os filhos da imigração não podiam aceder a cargos de responsabilidade.

E que não me venham argumentar que o rugby não é popular porque as regras são muito complicadas e, logo, difíceis de compreender. O povão não só é Vilão como é estúpido?

E não me venham dizer que o rugby é da esquerda. E que o Futebol é da direita. É um assunto bem mais complexo. Mas não deixa de ser revelante que, em França, durante a ocupação nazi, o governo de Vichy exaltava os valores virtuais e viris do rugby, denunciando o futebol dos mestiços das cidades.

E, para findar, deixo aqui, bem expresso, que nada tenho contra os amantes de rugby. Este texto procura, unicamente, pensar a relação futebol-rugby em termos teóricos. Nunca em termos de pessoas individuais.

E Viva o Porto !

5 comentários:

  1. Cada um gosta do que quer.

    Tanto o RUGBY como o futebol são expressões desportivas praticadas ou seguidas por milhões de pessoas.

    Há coisas boas e coisas menos boas, quer num quer noutro caso.

    Não desgosto do RUGBY mas adoro o FUTEBOL!


    Viva !

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Obrigado pelo comentário Azul Dragão !

    Eu não acredito em Bruxas, salvo quanto ao futebol .

    Yo no lo creo en las Brujas. Pero que las hay, las hay.

    Podemos gostar ou não de futebol. Qualquer um é livre de escolher a sua modalidade. Mas quem gosta do desporto, em geral, não pode aceitar a campanha que existe, actualmente,contra o futebol, em França . É que esta acarreta cortes financeiros e subvenções para os pequenos clubes amadores de futebol. E a nível nacional cortes financeiros, quanto aos direitos de transmissão televisiva,etc..

    Acho graça quanto às bruxas ! Ou é coincidência ?

    Hoje a edição ( papel ) do “Le Parisien” ( jornal com maior tiragem em França) apresenta uma entrevista da ministra do interior Alliot –Marie ( página 14 )

    Pois bem : Foi preciso esperar dias e dias para sabermos,oficialmente, que, no dia 21 de Outubro, do ano em curso, adeptos Ingleses e Sul Africanos andaram em brigas à facada.

    Imagino que se tal acontecimento tivesse acontecido com o futebol logo se saberia.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Boas.
    Penso que relativamente a este tema não há muito mais a dizer. Mas cada pessoa faz o desporto à sua maneira, uns gostam de dizer que um é mais boniro que o outro, etc, são gostos.
    Para mim não há nada como o futebol, a emoção, o suspense, nem sei. Futebol é futebol, não dá para explicar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Pelos motivos óbvios, e ainda muito recentemente, perdi (muito) mais tempo do que o habitual noutra altura a ver jogar o rugby... motivos? a 1ª particição da nossa selecção (amadora) no campeonato do mundo que terminou muito recentemente em França.

    Não é um desporto que desgoste, até pelo contrário, mas nunca tinha olhado para ele com 'olhos de ver'... este ano sim, e gostei do que vi, principalmente quando bem jogado por selecções que historicamente nos habituamos a ouvir falar como potência do rugby.

    Esse quadro que evidencias, estou plenamente de acordo com ele... e uma das 2 coisas que mais me surpreende são de facto o 'respeito pelo adversário' e a inexistente 'contestação das decisões do árbitros'... realmente, são 2 pontos que muito fazem ver ao futebol.

    Mas, para mim, futebol é futebol... rugby é apenas um 'passar de tempo' aquando do zapping televisivo e pouco mais.

    Reflectindo melhor, futebol para mim é FC PORTO e mai'nada! Só concebo futebol com o FC Porto, caso contrário, é só mesmo por zapping televisivo.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao artigo sobre o râguebi e o futebol, pareceu-me de facto reconhecer o estilo dum amigo meu. De facto, às vezes é preciso repôr a verdade acerca dalgumas ideias preconcebidas. So um pequeno comentario, o râguebi desenvolveu-se inicialmente em Paris porque foram os estudantes parisienses os primeiros a entrarem em contacto com esse desporto vindo de Inglaterra. E como uma grande parte desses estudantes eram também oriundos do sul de França (vinham a Paris estudar), ao fim de semana e durante as férias "transportaram" esse desporto para as suas terras e por la teve o êxito que ja sabemos. Agora resta saber porque é que teve uma grande aceitação : estado de espirito que condiz com a mentalidade do sul ? Uma questão que sera preciso aprofundar.

    ResponderEliminar