20 outubro, 2007

O famoso G-14

Pois bem, o nosso clube esteve representado na ultima reunião do G-14, há poucos dias atrás. O objectivo eram vários temas, mas o mais forte acabou por ser a possibilidade de os clubes passarem a receber uma compensação financeira por cederem os seus jogadores às selecções.

Paiva Brandão e Daniel Pereira foram os representantes portistas, nesta reunião que serviu de preparação para uma próxima a realizar dia 17 de Novembro, em Bruxelas, onde serão tomadas as decisões.

Ao longo das páginas que visitava a abordarem o assunto, uma coisa saltou-me à vista. Não faltavam artistas a falar do G-14 isto, do G-14 aquilo, que a, b e c não estão lá e deviam estar e mais não sei quê. Pois muito bem, aqui vão as "características" de quem está e faz parte do G-14.

O G-14 é uma organização dos clubes mais poderosos do futebol europeu. Foi fundado em 2000 pelos 14 principais clubes para formarem uma voz unificada nas negociações com a UEFA e a FIFA. Novos membros podem entrar apenas por convite. Em Agosto de 2002, mais 4 clubes entraram, tornando o número de membros em 18, mas a organização mantém o seu nome original.

Os clubes do G-14 estão presentes em 7 diferentes países, e ganharam cerca de 250 títulos de liga nacional, e ganharam a Liga dos Campeões em 40 das 50 temporadas.

A final da Liga dos Campeões de 2004 foi a primeira competição desde 1992 nas quais um dos finalistas não é membro do G-14; a final de 2004 ganha pelo membro Porto e um não-membro AS Monaco. Houve apenas 3 finais da Liga dos Campeões em que as duas equipas não são membros do G-14.

Já na outra grande competição de clubes da UEFA, a Copa da UEFA, 12 finais foram disputadas por não-membros. 2005 foi a primeira final desde 1989 a ser disputada por 2 não-membros - CSKA Moscow e Sporting Clube de Portugal.

Pois bem senhores aZiáticos, aí estão algumas das razões pelas quais os vossos clubes não fazem parte desta nobre e digna organização que zela pelos interesses dos outros clubes menos, digamos lá... vamos lá ver se encontro uma palavra que adjective bem a coisa, humm... bons!!

9 comentários:

  1. Ó Teixeira, tu hoje acordaste com a "corda" toda:)
    Gostei do tema, pela originalidade, pois ainda não tinha lido nada sobre o assunto na blogosfera. Efectivamente, o Porto é por direito próprio um dos clubes mais poderosos do velho continente, seja qual for o prisma da avaliação. Espantoso é verificar a constituição do G-14, e compará-la com a ideia de Superliga Europeia do fantasioso Vale e Azevedo. Não sei se se lembram, mas o metralha achava k o Benfica, nessa competição k pretendia criar, tinha entrada garantida, independetemente da classificação. Pobre papalvo, ainda não se tinha apercebido k os tempos de grandeza de outrora se tinham esfumado...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Gostei muito deste artigo. Permite bem visualizar e conhecer melhor o que é o G-14 !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Já dizia o Pinto da Costa que muita gente neste país precisa de compensan para a azia.
    Realmente ver o Porto a fazer parte de uma organização que conta com a nata dos Clubes europeus deve fazer confusão...
    Como será possível nós não estarmos lá??? pensarão os da 2ª circular ... isto não se faz, ainda por cima nem é um clube de lisboa...
    Tomem e embrulhem.
    De resto, excelente post, que trata o assunto numa excelente perespectiva.

    ResponderEliminar
  4. Onde se lê perespectiva, deve ler-se perspectiva. Escrever apressado resulta nisto às vezes!!!

    ResponderEliminar
  5. Teixeira, boa reflexão sobre um tema que tal como o Paulo Pereira referiu, não me recordo de ter lido nada do género na blogosfera azul-e-branca.

    Depois, e parafreseando o Estilhaço, "Contra factos, não há argumentos", ou seja, os 'outros' escusam de vir com conversa para enganar pacóvio, porque os que estão lá, estão por mérito próprio e reconhecimento actual no futebol mundial.

    Quem não está, é porque não merece estar e ponto final... parágrafo!

    Será que tb aqui, como eles ignorantemente insistem em proferir, só lá estamos por causa do tal propalado 'sistema', que todos falam, mas ninguém sabe o que é?

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. ffffffffffffffffffffffffff


    ai com o que vi hoje nem nem nem nem....................me apetece nada..........


    abraço

    ResponderEliminar
  7. Boas amigos.
    Sinceramente também não me lembro de ver algo do género na blogosfera.
    Paulo nunca tinha ouvido falar de tal coisa, mas para mim o Vale e Azevedo é um anjo mandado por Deus, para nos fazer rir.
    De resto, muito obrigado por terem dado a vossa opinião sobre o assunto e concordo com aquilo que disseram.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. o FC Porto, de facto, está bem acima dos pobres da 2ª circular:) Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Lucho, não podia estar mais de acordo... está muito mais a 'norte' ;-) LOL
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar