06 outubro, 2007

O objectivo é derrotar o FC Porto

Pois bem, Stepanov está por cá a apenas 3/4 meses, mas já se apercebeu das manhas do futebol português e do seu principal objectivo. O principal objectivo não é ser campeão, nahh, longe disso, o objectivo é ganhar o campeonato ao FC Porto... todas as equipas lutam e reforçam os seus plantéis com o objectivo de nos derrotar, e se ao nos derrotarem também conseguirem ser campeões, então ainda melhor.

O futebol Português ainda não bateu no fundo, mas anda bem lá perto. Cada vez mais os árbitros mostram a sua parcialidade e a sua dualidade de critérios gritante, como até chegamos ao cúmulo de ver os presidentes de dois eternos rivais muito juntinhos a dizer que vão lutar contra o sistema, etc, etc. E isso é bom sinal, muito bom mesmo, as pessoas aparecerem nas primeiras páginas. Porquê?? Mérito, vitórias, conquistas... e visto que os clubes de certos indivíduos não conseguem nada disto, têm de ganhar protagonismo de outras formas não??

Falam, falam, falam que até metem dó (desde o súbito desaparecimento do João Malheiro aka Papagaio) que não se via e ouvia tanta besteira junta. Muito certamente que Soares Franco não veio pedir a repetição do jogo contra o Setúbal pois não? Ah, sim. o penalty do Gladstone não conta, foi um erro a favor da lagartagem e não se deve comentar. Já quanto ao cabeceamento do artista do Estrela, também deixa muito a desejar, mas o senhor árbitro veio pedir desculpa e ficou tudo bem. Tudo bem?? Então o Estrela arrumou da Taça da Liga de maneira incrível e um simples pedido de desculpas já tranquiliza a (des)comunicação social deste país?? Enfim...

Vivemos num país muito sulista, desculpem-me, mas é mesmo assim - a centralização dos poderes ainda é muito grande. E por isso mesmo, tudo o que venha do Norte e seja bem feito tem de ser destruído, porque senão passa a ser uma epidemia. Mas é aí que o FC Porto conquista pontos, que "contra tudo e contra tolos" tem obtido resultados de sonho a nível nacional e internacional, e isso para certos "donos do país" custa muito. Custa, porque o futebol é um fenómeno global e quando se vê que em Lisboa, na capital do Império, a única coisa que festejam são Torneios do Guadiana e outros que tal, as coisas começam a ficar alarmantes. E muito.

Mas caros amigos, quero dizer-vos que acima de tudo me sinto orgulhoso, muito mesmo em ser Portista, porque sei que apoio de forma incondicional um clube que dignifica tanto o nosso país, que comparado a outras coisas até mete pena. Somos o país do bom vinho, da boa cortiça, das boas praias e dos gatunos. E ultimamente, somos também o país do FC Porto.

ps - Não me lembro bem em qual revista (talvez "Nova Gente" ou "TV 7dias"), mas vi uma foto de dois Batanetes sentadinhos num sofá, um ao lado do outro, parecendo sei lá bem o quê, muito juntinhos. Sr. Presidente, só lhe queria pedir uma coisa: "não confranternize muito com esses indivíduos, mesmo que em tribunas presidênciais, pois pelo que vejo, não parecem cá grandes companhias".

4 comentários:

  1. Boas,

    Existem dois campeonatos: o da Superliga e o outro, em k as equipas k andam a reboque, os trauliteiros, os k têm torcicolo, de tanto olhar para cima na classificação, mais querem vencer. Esse de k falas. Derrotar o Dragão tornou-se, mais do k uma obsessão, o modo de vida de algumas equipas bem nossas conhecidas. Podem nem conseguir vencer nada, mas o jogo contra o FCP é como um desígnio para eles. Tristes!

    Quanto a nós, o k interessa é manter a série, jogando com consistência, sem descompressão, pk ainda falta muito campeonato e todos nós nos lembramos do sofrimento da época passada. Exige-se, assim, um Porto à campeão, amanhã em Coimbra. Os estudantes, já se sabe, não são pêra doce, mas tb temos k ter em conta os outros intérpretes, aqueles k normalmente se vestem de negro. Alguém acha k é coincidência o nome de Elmano Santos, árbitro do Leiria/Porto da época passada, de tão má memória?

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Tiago, tudo o que dizes, desde há umas décadas para cá, que é uma 'verdade de la palisse'.
    Não importa se não ganham nada!
    Não importa se lá fora ninguém os vê!
    Não importa se vivem apenas da história!
    Não importa se vivem da fama!
    O que importa mesmo, é ganhar 1 joguinho ao FC Porto por ano, para que possam haver feriado nacional!
    É deixá-los viver nessa pobreza de espirito e de mentalidade... porque lá dentro, mostramos de que fibra são feitos os nossos campeões!
    Os campeões do FC POrto!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Caro Teixeira :

    Gosto muito do seu texto porque subentende, com razão, o seguinte : O FC Porto tem que estar em todas as frentes! E, efectivamente,para muitos, o alvo a atingir, o alvo a desnigrar é o Porto.

    Concordo consigo ! E obrigado ! E, se me permite, acrescento : Se o FCPORTO é um clube de bairro ou regional porquê tanto ódio ? Não se justifica não é ?

    Bravo quanto à referência ao Império . Aí está o problema !

    O FCPORTO , apesar dos tiros, continua a voar ainda melhor.

    No meu Antigamente já era assim. E quem diria, na altura, que o Glorioso ( trocadilho ) seria Campeão da Europa em 1987 ? E, em seguida, ser um dos grandes do Mundo.

    Desculpe, se aproveito este espaço, que é seu , para deixar um alarme que deve ser transmitido a todas e todos os Portistas. Penso que não me levará a mal.

    A revista Francesa "sofoot" publicou na sua edição mensal de Setembro (papel) um artigo de quatro páginas sobre o Benfica.

    Nesse mesmo artigo, (e não sei até que ponto o meu comentário teve incidências, aquando da sua publicação na edição on line,) o jornalista pretende que o Benfica não era o clube do Salazarismo porque a camisola era e é vermelha. O que é treta já que a bandeira nazi comporta a cor vermelha. Não é,pois, argumento.

    Mas a estória não acaba : Alguns comentários relativos ao artigo sobre Mourinho pedem que Sofoot faça na edição papel um artigo sobre o apito dourado. Porque não ? Mas que se estudem os três grandes

    Podem consultar : www.sofoot.com

    Cuidado não estou a ser paranóico !

    Mas, cada vez mais, há assinaturas de bliotecas a "sofoot". A escrita que se quer diferente seduz muita gente !

    Começo a ter Saudades de "l'Equipe" embora que ...

    Caro Teixeira, concordo consigo: O objectivo é bem derrotar o Porto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Amigo PortoMaravilha parabéns, é preciso ser um grande Homem para conseguir ler quatro páginas sobre mouros eheh. Claro que não levo a mal Amigo, está à vontade.
    No ano passado o Elmano deu-nos um empurrãozinho para trás não deu amigo Paulo? Mas nem assim eheh.
    Blue nem comento pois nao podia estar mais d acordo.
    Grande abraço

    ResponderEliminar