29 outubro, 2007

Porto vintage

Bem, desta feita coube-me a mim a tarefa de dissecar o próximo jogo dos Dragões. Um jogo com história, cheio de estórias para contar, na recepção a um velho conhecido. O Leixões, recém promovido ao convívio dos grandes do futebol luso, ainda não venceu, para desgosto da sua fiel massa associativa. O seu futebol raçudo, onde o talento aparece misturado com o trabalho árduo, fiel exemplo da vida dura e difícil das lotas onde o amor leixonense corre desenfreado, ainda não deu frutos. E espero que continue, por agora, sem dar.

É difícil passar ao lado do tema que marca a actualidade portista. É um tema recorrente, amplamente debatido na blogosfera de tendência azul e branca, mas que mantêm a discussão acesa. O debate, está bom de ver, centra-se na qualidade de jogo do Porto, o que de certa forma torna os adeptos do FC Porto num bom exemplo do slogan da Santa Casa de Misericórdia: "a criar excêntricos". Ganhamos e nem assim ficamos contentes.

Enquanto os outros discutem alternadamente os estafados temas da arbitragem, com paragens bruscas em território místico [a bola quer entrar, entra. não quer, não entra, como afirma um espanhol nosso conhecido], NÓS não nos saciamos com vitórias. Queremos algo mais. Exibições tristonhas, futebol enfadonho e calculista dão pano para mangas, numa discussão que se radicaliza a cada novo triunfo pela margem mínima. Pinto da Costa já tinha avisado, ele que sabiamente acompanha o futebol, numa frase elucidativa: "os adeptos do Porto são o melhor público de futebol em Portugal". Pois. É o que nos torna diferentes.

Por isso, quando me pedem uma análise, fico como que entre a espada e a parede. Escrevo sobre quê? O Porto que eu quero, ou aquele que nos é servido? É que ambos são diferentes. Como o dia da noite. O Porto que eu quero é um Porto invencível, que goleia todos os adversários, oferecendo espectáculos de gala, ao longo de sessões de 90 minutos. É um Porto utópico. Só existe em sonhos mirabolantes, surgindo apenas para colmatar um sentimento de frustração, depois de um resultado menos conseguido. Fiquemo-nos, por isso, pelo Porto real, aquele que é seguido religiosamente por qualquer adepto que se preze.

Jogando em casa, só a vitóra é exigível. Sou pragmático. Primeiro, os 3 pontos. Depois, se possível, venha daí a salsa e o merengue, os ritmos funk, o hip-hop, a festa para gáudio dos que sofrem nas bancadas e em casa. Já se sabe que nisso Jesualdo não faz concessões. Pragmatismo e eficácia têm sido as armas deste Porto cínico, capaz de fazer suspirar de prazer os adeptos do "catennacio", tais as semelhanças que começa a ter com os emblemas italianos. Mas, pelo que se viu em Marselha, o Porto também sabe impressionar os espectadores. Futebol adulto, maduro, inteligente, sagaz, transportando-nos para outros tempos, onde aquelas camisolas azuis e brancas imperavam na Europa. "Pois", dirão alguns, "mas não ganhamos".

Pois não. E é por isso que prefiro o Porto cínico das 7 vitórias no campeonato. Esse é letal. Mortífero. E é isso que desejo na recepção ao Leixões. O onze será, quanto a mim, o mesmo que defrontou os franceses, apenas com uma correcção. Descai Lisandro para o lugar ocupado pelo Mariano e entra um avançado. Aqui reside o busílis da questão. Mas quem?

Com Farias e Adriano out, sobram Postiga e Edgar. Antes que todos comecem a gritar, em uníssono "EDGAR", tenhamos lá a santa paciência de aturar [mais] uma vez o Postiga. Gosto dele, o que é que se há-de fazer? Exaspera-me solenemente quando desperdiça oportunidades soberanas, falhando clamorosamente na hora H, mas adoro a classe com que pisa a relva, o toque de bola que cria entre ambos uma empatia difícil de igualar, quase como se aquele bocado de couro fosse uma segunda pele do avançado. Admiro a forma felina como se movimenta na área, aguardando pelo momento oportuno de fuzilar as redes adversárias. Postiga sabe que nasceu com um dom. Que, nesse aspecto, é um sobredotado, invejado por milhões que adoravam estar naquele lugar, envergando aquela camisola. E sabe também que está no limiar, aquela linha muito fina, que separa os génios idolatrados dos anónimos fracassados. Uma espécie de paradigma, como o anúncio publicitário da "geração mudasti"!

Está na hora d'ele assumir o seu código genético e fazer aquilo para que foi concebido: brilhar vitoriosamente de azul e branco vestido, tornando-se num dos grandes avançados europeus. Chamem-me lírico, mas eu acredito.

A equipa está no ponto. O que se espera, na recepção aos "bebés de Matosinhos", é um Porto de Honra, um cálice vintage de travo adocicado, com a coesão defensiva de sempre, os raides diabólicos de Bosingwa, a geometria dos passes de Lucho, o trabalho de sapa de Assunção, os malabarismos circenses de Quaresma, a sofreguidão pela posse de bola de Meireles e o esforço denodado de Lisandro. Com estes ingredientes, o que é que se pode esperar?

ps - parece-nos que o dia 01 de Novembro está marcado com bolinha vermelha em todos os calendários dos 'invejosos e rídiculos' deste país... nós por aqui no blog "Bibó Porto, carago!", e porque também somos adeptos ferrenhos das festanças em tantas e tantas vitórias e conquistas do nosso FC Porto, temos de igual modo essa data do 01 de Novembro bem marcada nos nossos calendários, mas com uma bolinha de côr 'Azul Dragão' bem forte... querem saber o porquê? é só esperar pelo dia 01 de Novembro e ficarão a saber tudo. Já falta pouco!

8 comentários:

  1. Continuo sem perceber a não convocação do Adriano.
    Em relação à equipa inicial penso que o Tarik jogará e o Lisandro será o ponta de lança.
    Espero atitude, concentração, motivação para se vencer de forma concludente mais um jogo.
    Interessante será também a observação dos jogadores do Porto emprestados ao Leixões.
    Quanto ao árbitro, que faça um bom jogo apesar de ser funcionário da ... Câmara de Matosinhos ...
    Parece piada mas não é...

    ResponderEliminar
  2. O Paulo Assunção não foi convocado. Deve jogar Bollati. Tarik tb deve ser titular no lugar de Postiga mas mais logo confirmamos:)

    Logo vou ao Dragão.

    ResponderEliminar
  3. Jorge Aragão, vá lá, não sejas mauzinho carago... deixa lá tar o 'predestinado' do Prof. Jesualdo que ele é que percebe daquilo... as escolhas para ele, são como o vento, tanto sopram do Norte, como do Sul e se querem saber o porquê, perguntem-lhe a ele que ele sabe sabiamente e com cara de entendido... adiante.

    Paulo Pereira, excelente prosa e queres que te segrede uma coisa, aqui que ninguém nos ouve? assino por baixo tudo o que dizes do Postiga... continua a ser para mim um mistério aquele tipo, tanto me leva aos píncaros da lua, como me leva ao desespero... mas eu gosto daquele jeito dele e não é de agora, que se há-de fazer?

    Acho que tem tudo para ser um 'mestre na área', mas falta-lhe uma coisa muito importante quanto a mim num jogador daquela posição... consistência! Se a tivesse, 'outra música tocaria'!

    Adriano, deve ser o novo 'Cristo' até Dezembro, só pode... e depois, lá volta ele, o Salvador, para limpar as costas do rastejante Prof. Jesualdo que anda ao sabor do clima... tanto encosta o Manel, como daqui a nada, entala o Joaquim e só ele o saberá porquê (sim, claro que só ele sabe!! mas desde quando é que nós percebemos alguma coisa do assunto??)... o 'adoptivo' Mariano é que não há maneira de empacotar, vá-se lá saber o porquê.

    Paulo Assunçãoi ficou 'out', o que abre uma vaga no meio-campo... Bolatti? Leandro Lima? vou mais pela 2ª opção, não me perguntem o porquê!

    A ver vamos como nos comportamos mais logo quando defrontarmos os "bébés de Matosinhos"... na pior das hipóteses, e a ter que se jogar mal, que se ganhe!!!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Paulo Pereira que Português tão bonito. Que belo estilo que se deixa ler com grande prazer. Só uma nota : 21 sobre 20. Muitos Parabéns.

    Coisas mais tristes : A rtpi não transmite o jogo. Já começa a ser insulto para os Portistas da Diáspora Portuguesa.

    Eu apostaria no Tarik e no Quaresma nas alas. Lisandro no centro. Isto para abrir a defesa do Leixões que suponho eu jogará muito condensada. Que chatice o jogo não dar !

    Quanto ao Postiga, desculpem mas não me convenceu mesmo nada contra o Marselha. Falhar duas oportunidades flagrantes é demais !

    O que importa são os três pontos. Poder chegar à Luz apagada com vantagem confortável !

    Não se esqueçam de mandar apontamentos sobre os jogadores emprestados !

    Quem ganha joga bem !
    Quem ganha é realista !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Em relação ao postiga tb eu tenho uma predileção exasperante e as vezes desesperante por tal jogador...quanto ao onze deixei no blog do pereira a minha ideia, ainda antes da rotatividade ..pelo que nao me admirava que R.meireles fizesse ou tentasse fazer de P.asunçao e o l.lima tivesse o seu rebuçado pra hoje...sinto-me apreensivo em relaçao ao jogo de logo pois este Leixões vale mais que aquilo que ja mostrou e o Dragão pode entrar adormecido ao som da vantagem que tem..a ver vamos...
    Allez Porto..Allez!!!

    ResponderEliminar
  6. lá se vai a liga record.....hehheeh

    é o paulo assunçao é o makukula,o songo....dasssssssssss.


    3-0 logo!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Boas penso que para o lugar do Assunção talvez ele escolha o Bolatti, mas pode ser que ganhe coragem de por o Leandro.

    No lugar do Postiga (também concordo com o que dizes, embora uns amigos caxineiros dele me tenham dito que desde que veio do Tottenham ficou com o rei na barriga), penso que vai jogar o Tarik, passando o Lisandro para o meio, embora o discurso do Jesualdo não seja muito certo em relação a isso.

    Excelente texto Paulo, quem escreve assim não é gago :P
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Caxana,

    Não estás só nessa Liga Record. Tb eu tenho o c****o do Makukula, k conseguiu a proeza de oferecer o caralho da vitória aos lampiões. Não me admira nada vê-lo pro ano de águia ao peito.

    Abraço,

    ResponderEliminar