21 outubro, 2007

Será pedir muito…

Uma coisa é certa, se em sete jogos temos sete vitórias, mais não podemos exigir em termos de pontos. Mas… no que diz respeito às exibições, o FCP tem deixado muito a desejar.

Será que são os jogadores que não se empenham?
Os adversários que não estão à altura?
Ou a culpa será do treinador ?
Porque faz entrar o Jesualdo uma equipa que joga logo à partida para não perder?
Não deveria o mote do jogo ser “entrar para ganhar”?

Tenho saudades dos jogos à Porto… dos jogos que no final nos fazem valer a pena ter feito quilómetros para estar no estádio, de ficar até ao final para aplaudir a equipa, de regressar a casa com um sorriso e um orgulho imenso de pertencer a este Clube!

Quem não se lembra do jogo FC Porto x Lázio a 10 de Abril de 2003?

Posso garantir que foi o jogo da minha vida. O Estádio das Antas, não se compara em conforto ao do Dragão, mas naquele dia era o melhor sítio do Mundo. E apesar da chuva torrencial que se abateu sobre a cidade, não havia no final do jogo vontade de sair do Estádio… fiquei rouca durante uma semana, mas desse jogo não me esquecerei nunca.

E é dessa maneira que eu gostava de recordar todos os jogos do Porto, sejam eles para o Campeonato Nacional, sejam para as Competições Europeias.

Entretanto, que a sorte nos sorria em Marselha. Eu confio nesta equipa.

Para o campeonato, o próximo é em casa com o Leixões, que à partida é promessa de bom espectáculo, por ser um clube vizinho, e por terem uma claque animada.

Por isso, entrem em campo e joguem à Porto! Mostrem que sabem o privilégio de vestir tão nobre camisola e honrem o símbolo que têm ao peito!

Saudações Portistas,
Heliantia.

9 comentários:

  1. Viva !

    Muitos Parabéns Heliantia !

    Kundera escreveu na sua obra que "uma vez é nunca e que duas vezes é sempre".

    Assim,graças ao seu texto,já podemos dizer, definitivamente, que o mundo do futebol é também um mundo de mulheres.

    E que este grande blog é também um blog de mulheres e de homens.

    E que muito me ajudara por estas terras !

    Obrigadão, pois !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  2. Já é um tema recorrente na blogosfera portista, mas continuo na minha: goste-se ou não do estilo, o k me importa é vencer. E nisso, este Porto não me tem defraudado. Agora Heliantia, despertas-te em mim recordações memoráveis, daquelas de deixar a pele arrepiada. K jogo esse contra a Lázio, numa meia-final k perdurará para sempre na memória de quem lá esteve, debaixo da intempérie. Um jogo mítico, uma alegria imensa, k nem o diluvio foi capaz de apagar. Tb eu andei rouco, mas transbordante de felicidade. Estava dado o mote para as conquistas que se seguiram...e foram tantas!
    Bem vinda a este blog, k passa a ser tb teu.

    Cumps,

    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Paulo, enquanto ganharmos as coisas bem que podem andar assim.
    Espero que seja a primeira de muitas e boas postagens.
    Esse jogo com a Lazio foi memorável. Quando o Piojo marcou logo no inicio pensei bem que os deuses romanos nos caíssem em cima. Mas naquela altura, até o Postiga marcava golos.
    Um abraço e um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    O Marselha ganhou hoje contra o Lens ( 1-0 ). Há pois uma nova dinámica no Marselha !

    O PORTO terá que defender bem além dos 30 metros para não ter surpresas. E o Quaresma não poderá fazer gracinhas, para não ser expulso.

    O Velodrome será, infelizmente, com esta vitória sobre o Lens, ainda mais um caldeirão.

    O Velodrome, tal como as Antas o eram , é um santuário onde é difícil jogarem as equipas adversas.

    O meu FCPORTO tem, imperativamente, que pontuar !

    E jogar para não perder fora de casa, na Liga dos Campeões, não é pecado.

    Se ganhar, ainda melhor ! Só peço isso !

    A ver Vamos !

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Ando tão preocupado com o Marselha -Porto ( parece que é o jogo da minha vida ) que esqueci :

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Heliantia, antes de comentar o teu texto, os meus parabéns pelo teu 1º post 'oficial', na esperança que seja o 1º de muitos mais doravante.

    Agora, comentando as tuas palavras, estamos em sintonia, porque de facto, 'será pedir muito', carago?

    Sim, eu sei que são 7 vitórias em 7 jogos e contra factos não há argumentos... mas, para quem gosta de espectáculo e de sair do 'templo do Dragão' de sorriso largo, que me relembre quando foi a última vez que isso aconteceu? e não, não me estou a referir aos 3 pontos... estou a referir-me a satisfação total? pois, que grande exercicio de memória devem estar por esses lados a fazer... adiante.

    E então, que melhor exemplo poderias dar para exemplificar o sentimento do teu post do que evocar o FC Porto x Lázio de 2003? Quem assistiu a essa noite memorável, tal como eu assisti (e a tantos outras!!), onde só faltava chover 'canivetes' no mítico Estádio das Antas, pode contentar-se apenas com estes jogos 'à italiana' do Prof. Jesualdo? eu não!

    ResponderEliminar
  7. Depois de ler o excelente ponto de vista de Heliantia (e que eu concordo plenamente) e os comentários que foram feitos só me resta dizer, é relamente bom ganharmos independentemente de jogarmos bem ou mal, mas umas exibições à porto já fazem falta! Será que fomos nós que fomos mal habituados ou será que o nosso clube esta a precisar de um treinador diferente?

    A ver vamos neste Marselha - Porto! Esperemos que para alem de ganharem façam uma optima exibição, já que no campeonato nacional não o fazem (há uma ou outra jogada que é de cortar a respiração, mas em 7 jogos quantas foram?).

    ResponderEliminar
  8. pOIS Heliantia, tb eu recordo essa grande noite. TAmbém estive lá...E o que choveu meu Deus... E o q gritei!!! Grande e memorável noite. Não mais esquecerei...aquele 4º golo de Postiga, ouro sobre azul:)

    ResponderEliminar
  9. Porto Maravilha, o meu sincero obrigada pelo seu comentário. Imagino que amanhã receber o nosso FCP, será para si motivo de alegria. Boa sorte e bom jogo.
    Paulo Pereira, Teixeira e Estilhaço, é certo que os 3 pontos no final são o mais importante, mas eu gosto de ver o Porto a jogar à Porto :)
    É, parece que este jogo mexe mesmo com muita gente...
    Blue Boy, o teu último parágrafo traduz na perfeição o que sinto em relação às recentes exibições do Porto.
    Sodoni, a ver vamos amanhã :)
    Lucho, é bem verdade. Por mais e melhores exibições que o FCP venha a fazer, a emoção desse jogo será para sempre única.

    Beijinhos,
    heliantia.

    ResponderEliminar