15 abril, 2008

Não acabem com o basquetebol do FC Porto !!!

Este fim de semana tudo voltou à normalidade com vitórias do FC Porto em tudo o que é desporto. No futebol ganhamos em Setúbal 2-1 e fizemos um bom ensaio para o jogo de logo, relativo às meias finais da taça de Portugal. No dia anterior Coimbra dera uma lição (ou foram três?) ao clube do Regime, humilhando todo esse bando de manhosos jornalistas. Quarto lugar para a mouraria!!! No basquetebol iniciamos o play-off com uma vitória suada, mas muito saborosa, diante do Belenenses (77-74) e no hóquei eliminamos o Candelária da Taça de Portugal ganhando por 7-3 com 6 golos nos últimos 15 minutos. No andebol o FC Porto só joga no próximo sábado em Lisboa diante do Sporting (21h) na 1ª mão da eliminatória de atribuição do 5º/6º lugar. Nesta modalidade iniciaram-se as meias finais do play-off com o ABC a derrotar o Belenenses (27-23) no 1º jogo. Nas competições Europeias de Andebol uma excelente notícia que me chegou antes do almoço de domingo com a eliminação do Benfica na Taça Challenge (meias finais) ao perder na Roménia por 32-25. Comigo é assim, qualquer derrota daqueles lampiões vale quase tanto como uma vitória do Porto. O motivo? Anos e anos de injustiças, de tratamentos diferenciados, de arrogâncias, de falsas grandezas. Eles têm o que merecem!

A vitória do V.Guimarães na Taça de Basquetebol incendiou o ambiente na modalidade e reavivou a guerra Liga-Federação com o FC Porto a tomar partido pela Liga. A Ovarense já anunciou que abandonará esta Liga débil e o FC Porto viu mesmo o seu dirigente Fernando Assunção anunciar que caso a Liga acabe, também o basquetebol azul e branco encerrará as portas. A minha posição é clara, basta de radicalismos que só prejudicam o clube, há uns anos atrás por birra dos nossos dirigentes (e por malvadez do Presidente da Federação) o andebol do FC Porto não participou nas provas Europeias quando tinha uma das melhores equipas da Europa. O FC Porto basquetebol SAD terá que analisar com bom senso as alternativas e no final da época gerir o seu futuro, na Liga, na FPB ou até numa competição semi-profissional com os melhores clubes de ambas as Entidades. A gloriosa história e a tradição desta modalidade no nosso clube obrigam a que se mantenha a modalidade. Os sócios do FC Porto assim o exigem. Pelo basquetebol sempre!!! Estive em Matosinhos no domingo e vi em tanta gente, em tantas vozes o amor pela nossa equipa. Toda esta gente que sofre pelo Clube de forma graciosa não merece que lhe retirem um anel tão valioso das suas mãos!

Basquetebol: União da equipa na base desta importante vitória
1º jogo dos 4ºs de final do play-off (à melhor de 5 jogos, ou seja, 3 vitórias); FCPorto-1-Belenenses-0.
classificação final fase regular: 1º Ovarense (4 derrotas, 21 jgs), 2º FC Porto (5 derrotas, 21 jgs), 3º Vagos (10 derrotas, 21 jgs).

crónica do FC Porto/Belenenses (77-74): Jogo terrível em Matosinhos com o FC Porto a procurar recuperar psicologicamente da derrota na final da taça e da derrota na última jornada da LCB (na última quarta feira diante do Lusitânia em que perdemos e bem por 71-85 em jogo para cumprir calendário). Era o 1º jogo dos 4ºs de final do Play –off e o Belenenses é sempre um adversário muito perigoso. Por isso, porque a equipa precisava de apoio mas também pelas notícias da possibilidade de fecho da secção marquei presença em Matosinhos. Sofri muito com um final de jogo dramático mas, uma vez mais, valeu a pena. Na 1ª metade 40-33 para o Porto com um grande triplo de Figueiredo no segundo final. Na 2ª metade o Belenenses começou a meter triplos consecutivos e o FC Porto chegou mesmo a estar a perder. E foi aí que o público demonstrou a paixão pela equipa (também o Sr.Lourenço lá estava, mas agora sem o trompete), aos gritos de Porto, Porto seguiram-se cestos primordiais de Morris, Cunha, Gentry e Figueiredo que colocaram o marcador em 75-68 e a vitória parecia certa com a equipa a demonstrar muita união e espírito guerreiro. Com 75-71 o Porto desespera com 2 lances livres falhados por Cunha e logo a seguir um triplo feliz dos Lisboetas coloca o Belenenses a perder por apenas 1 ponto (75-74) a 22 segundos do fim. Marçal sofreu falta e não tremeu da linha de lance livre (voltou a ser o melhor marcador com 20 pontos). 77-74 e posse de bola do Belenenses que tentou o triplo por 2 vezes mas não conseguiu para alívio de todos os presentes. Ufa! Ganhamos! Hoje à noite (21h) joga-se em Matosinhos a 2ª partida com a Sic a dar à mesma hora o jogo de futebol da nossa equipa... Sexta feira (21h) joga-se o jogo 3 (21h) e domingo (21.15h) o jogo 4, se necessário, ambos no Restelo.

(equipa de basquetebol do FC Porto no escalão de juniores «A»)

Na última quarta-feira estive na Póvoa de Varzim (aproveitando o facto deste jogo ser relativamente perto da minha residência) a ver pela 1ª vez um jogo da nossa equipa de Juniores A (sub 20) de basquetebol. O FC Porto que até acabou por perder esse jogo (89-75 a favor do CD Póvoa) segue isolado no 2º lugar da prova a apenas uma vitória do líder Académico que também perdeu nesta ronda (o Porto tem 2 derrotas e 6 vitórias). Os Dragões que têm nesta equipa muitos ex-juniores B (campeões nacionais em 2006/07) têm um grupo com valores promissores (André Bessa, Pedro Catarino entre outros) mas necessitam ainda de uma consistência colectiva que parece não existir no momento actual. O 2º lugar permite o apuramento para a fase final mas os Poveiros estão ainda na luta (têm 3 derrotas) e a uma simples vitória dos Dragões. Muito trabalho para os técnicos Nuno Lino (técnico principal) e João Tiago (actual técnico adjunto e campeão nacional pelos juniores B na época passada como técnico principal). Podem ver aqui um vídeo de um cesto de 3 pontos de um jogador do Porto nesse jogo e na foto podem identificar os jogadores, um por um, pela numeração que menciono de seguida:

4-Nelson; 5-Hugo; 6-Gil; 7-João Coelho; 8-Diogo Parente; 9-André Bessa; 10-Óscar, 11-Nuno Miranda; 12-Pedro Catarino; 13-André Boavida; 14-André; 15-Cristiano.

Um agradecimento final para a simpatia que demonstraram ao permitirem que eu tivesse entrado no palco do jogo para tirar a foto de grupo e em especial para o jogador Diogo Parente (que não jogou) que me informou os nomes de todos os jogadores da equipa. Votos de inteiro sucesso para todos e fica aqui bem expresso o meu desejo de que sucedam ao Barreirense como novo Campeão Nacional de Juniores A em basquetebol depois de já terem conseguido esta época o título Distrital (aliás como aconteceu também nos restantes escalões jovens do FC Porto nesta modalidade).

Hóquei: FC Porto segue na Taça com final de jogo arrasador


crónica do FC Porto/Candelária (7-3): Estive em Fânzeres com o amigo Estilhaço (não percam as fotos e vídeos da sua responsabilidade) e na 1ª parte não vi o verdadeiro Porto. 0-2 para os Açorianos e cheguei a antever o pior no início da 2ª metade com 1-3 a 15 minutos do fim. Entrou em ringue Jorge Silva que num minuto marcou 2 golos e empatou o jogo para alívio dos presentes. Depois Caio num grande golo fez o 4-3 e logo a seguir Jorge Silva fez um «hat-trick» apontando o 5-3, ele que já tinha ganho o penalty que dera o 1º golo do Porto a Ventura. Emanuel Garcia e um auto-golo após boa jogada de Figueira fecharam o marcador numa partida que valeu pelos últimos 15 minutos do FC Porto. Desta forma o Candelária entra de férias e o FC Porto apura-se para os oitavos de final da Taça de Portugal onde irá defrontar (fora) o Valongo no próximo dia 26. Os quartos de final jogar-se-ão no dia 3 de Maio e se ganhar em Valongo o Porto recebe o Infante ou a Física. Nas meias finais (a final four será em Aljustrel a 28 e 29 Junho) teremos pela frente o Barcelos ou a Oliveirense e só apanharemos os lampiões na final, se lá chegarem. No play-off o 1º jogo das meias finais foi antecipado para 10 de Maio em Fânzeres frente ao perigoso J.Viana.















Treinador da Semana: Alberto Babo
Jogador da Semana: Jorge Silva

Para técnico da semana, escolho Alberto Babo, pela vitória difícil do basquetebol do FC Porto diante do Belenenses e pelo período difícil que parece estar a viver a modalidade no Clube azul e branco ... e para jogador da semana, a escolha recai em Jorge Silva (na foto), pela brilhante exibição no passado sábado diante do Candelária com 3 golos e um penalty bem ganho que foram fundamentais para a reviravolta no marcador e para o apuramento do FC Porto para os oitavos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins.

Natação: Sara Oliveira brilhou no Mundial em Manchester

Estiveram presentes no Campeonato do Mundo de Piscina Curta em Manchester a Sara Oliveira e o Paulo Santos (nadadores do FC Porto que surgem na foto ao lado) ao serviço da selecção nacional, acompanhados pelo treinador do FCPorto, José Alexandre Silva. A Sara Oliveira nos 50Mariposa fixou um novo Recorde Nacional Absoluto (RNA) com 27,65. O Paulo Santos nadou os 50Livres em 22,79, fazendo recorde pessoal por 1 centésimo. Posteriormente, a Sara Oliveira nadou as eliminatórias dos 100Mariposa e conseguiu um novo RNA de 59,68 (o antigo recorde era 1:00,17), conseguindo também o apuramento para as meias-finais com o 16º tempo.Nas meias-finais a Sara fez uma prova fantástica. Além de bater novamente o RNA aos 100Mariposa por mais de 1 segundo, fazendo 58,42, este tempo também é recorde ibérico. Nesta prova bateu ainda o RNA dos 50Mariposa com 27,25, o anterior recorde era 27,65 realizado na prova de 50Mariposa dois dias antes. A Sara fez o 9ºtempo das meias-finais, ficando a apenas 3 centésimas da final.O Paulo Santos nadou ainda os 100Livres em 50,03 e, tal como aconteceu nos 50Livres, voltou a fazer recorde pessoal. Esta foi, sem dúvida, uma participação extremamente positiva dos dois nadadores do FCPorto/Império Bonança, com a Sara Oliveira a fazer RNA e o Paulo Santos a fazer dois recordes pessoais.

Além dos dois atletas séniores (Sara Oliveira e Paulo Santos) que estiveram ao serviço da selecção nos Mundiais, também a nossa atleta Joana Carvalho esteve ao serviço da selecção nacional júnior no 18º Grande Prémio Internacional da Comunidade Francesa, que decorreu em Bruxelas tendo conseguido dois pódios alcançando o 1º lugar nos 50Bruços e100Bruços.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

14 comentários:

  1. Esta gente vive de inveja. N�o � que tb os mouros quiseram festejar um tri, perante os seus adeptos:)

    Qt ao resto, comungo das tuas palavras, por inteiro. Ali�s, j� me apercebi k pensamos da mesma forma, na maioria dos casos. Sen�o vejamos:
    - Exultei com o "belo" resultado das �guias na Rom�nia, n�o tivesse eu uma costela do leste:)
    - concordo com as tuas palavras em rela�o ao basquetebol. Deixem-se de radicalismos, que s� prejudicam a modalidade e os pr�prios adeptos. J� se viu k esta Liga est� moribunda e pouca for�a ter� com a sa�da da Ovarense. Pergunto eu, sendo assim faz algum sentido fazer finca p� e ficarmos ao lado da Liga, isolados, como um comandante de um navio a naufragar?

    No H�quei j� me constou que foram os teus gritos de incentivo, aliados aos do Estilha�o, que operaram a reviravolta, nessa meia-hora alucinante:)
    As dificuldades na Ta�a s�o a prova cabal de k o Porto n�o ter� um passeio at� final, nas v�rias competi�es...

    No basquetebol tb n�o ser�o favas contadas, perante um Belenenses k vendeu cara a derrota. O 2� jogo ser� crucial, para aumentarmos a vantagem..

    Abra�o,

    ResponderEliminar
  2. Paulo:

    No hóquei o ambiente esteve sempre calminho apenas exultando um pouco naqueles 2/3 golos seguidos do Porto em apenas 1 ou 2 minutos.

    No basket é q foi através do apoio do público que a equipa se reergueu e conseguiu mais uma vitória. Naquele período em q o Belém passou para a frente, foi a minha voz e a de muitos mais q lá estavam q levantou a moral dos nossos atletas.

    Não tenho dúvidas! Eles mereciam ganhar, principalmente dp de uma semana difícil para esta modalidade tão querida pelos adeptos azuis e brancos.

    Última palavra para os juniores A do basket Portista. Que a vossa simpatia e humildade seja agora acompanhada pelo inteiro sucesso neste final de 2ª fase e acreedito tb fase final.

    ResponderEliminar
  3. Lucho espero sinceramente que a posição de F.C.Porto, pela voz de F.Assunção, seja apenas uma forma de pressão para uma clarificação da modalidade, nem sequer admito outra coisa.Faz algum sentido estar a construir um pavilhão e depois acabar com uma modalidade que tantos e tantos títulos deu ao clube? Se, e repito, não acredito nessa hipótese, isso for para a frente, vão ter de levar comigo e eu não sou fácil de aturar e eles sabem-no bem

    ResponderEliminar
  4. EstilhaçO:
    Essa vitória incendiou o rastilho já aceso. A Liga está débil, os clubes insatisfeitos com a pouca competitividade e o presidente da FPB (outro incendiário) aproveitou o facto de a equipa da sua prova ter ganho a taça vencendo ovarense e porto para vir uma vez mais falar nas fraquezas da liga. A Ovarense ajudou à festa dizendo q sairá da liga...

    TEM QUE SE FAZER COMO NO ANDEBOL, TODAS AS GRANDES EQUIPAS NUMA SÓ LIGA!

    MAS ACABAR COM O FCP POR BIRRA DE DIRIGENTES É Q NÃO.

    ResponderEliminar
  5. Sou claramente contra a extinção do Basket. Há que com calma encontrar as melhores soluções.
    Ainda me lembro do que aconteceu no Andebol como refere o Lucho e o que isso nos custou...
    De resto lá vamos ganhando e incomodando profundamente os invejosos.

    ResponderEliminar
  6. A extinção de uma modalidade como o Basquetebol nem se quer se pode colocar, principalmente num momento em que estamos a construir o pavilhão.
    Além disso, sempre fomos um clube eclético e o que deveria ser feito era reactivar algumas modalidades (como o voleibol e o futsal). Eu sei que é complicado arranjar patrocinios, mas a pensar em alguma coisa, não é em acabar com uma modalidade, mas em abrir mais modalidades, pois de certeza que viriam dar mais alegrias aos sócios do nosso clube.

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns aos nossos nadadores, tiveram uma semana fantástica, que só pode encher de orgulho a nação portista.

    ResponderEliminar
  8. Para mim, faz.se uma petição. Aquela lá de cima do Quaresma já enjoa. PRESIDENTE PETIÇÃO PARA O BASQUETE DO PORTO NAO ACABAR BORA LA MALTA!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps. Sem muito tempo hoje, teste de bioquimica às 16h!

    ResponderEliminar
  9. Ta_8:

    Boa sorte para o teu exame! Muita (d)ranquilidade:) q vai correr tudo bem.

    André_82:

    De facto os nossos nadadores portaram-se muito bem mesmo, os parabéns à Sara e ao Paulo. O melhor elogio q posso fazer-lhes é dizer-lhes q tenho mt orgulho peço facto de eles defenderem a nossa camisola.

    Qt à petição é uma ideia...Presidente tens a palavra:)
    Sei q andas aí cheio de assuntos para resolver mas pronto, este é mais um:)

    ResponderEliminar
  10. Lucho «on-fire»... nada que não seja já por aqui um habitué às 3ªs feiras.

    No Basquetebol, parece que anda para ai um reboliço, e dos grandes... com, parece-me, o FC Porto a ver-se assim a modos que sozinho na defesa e na honra da dama: a Liga! Até mesmo com «ameaças» de extinção da modalidade pelo meio, o que não augura nada de bom.

    Assim de repente, parece-me que tudo não tenha passado de «afirmações no calor da luta», pois não fará sentido algum, que tal se venha a concretizar, atendendo à tradição do FC Porto na modalidade em questão.

    Esperemos que tudo se resolva a bem... e a contento do basquetebol do FC Porto, dos seus adeptos, sócios e simpatizantes, 'amantes' ou não desta modalidade.

    Quanto ao escalão de juniores «A», mais não se espera que daqui saia mais uma fornada de «globetrotters» para a nossa equipa principal... a componente da formação é importante em qq modalidade. Votos de muita boa sorte para todos vcs... e que a fase final venha a ser uma realidade. Outra coisa não esperamos.

    § Amigo Lucho, tu um dia destes, com a tua «lateira», arriscas-te a entrar um dia destes num qualquer pavilhão e começares a ver todos a fugir tipo baratas tontas com medo que tu tb os queiras entrevistar :D

    Depois, no hóquei em patins, desta vez não deu para ir a Fanzeres devido a excesso de afazeres familiares/particulares, onde pelos vistos, a coisa esteve negra... mas a tempo de ser rectificada com o carimbo da passagem à próxima fase da Taça de Portugal.

    § Amigo Estilhaço, vamos pensar seriamente em fazer por aqui uma coleta para te comprar uma vídeo-cam daquelas mesmo à 'patrão' para te deliciares nas tuas novas artes da técni-color. Parabéns por mais uns bons momentos pá posteridade que aqui nos deixas.

    Já na natação, os nossos golfinhos estão aí para dar e durar... boas braçadas para todos eles, é o que todos esperamos, pq o sucesso deles, é a nossa satisfação.

    ps1 - Ta_8, tu és um mau-feitio, sabias? :D

    ps2 - Amigo Lucho, tás à espera do quê? não ouviste a Ta_8 a mandar uns bitaites por estas bandas? olha que ela estes dias anda que ninguém a atura... bora lá, toca a dar corda na sapatilha ;)

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Parabéns pelo trabalho realizado.

    Seria mais que pena, efectivamente, perder uma modalidade.

    Parebéns pelos vídeos do hóquei, sobretudo o da direita . Dá bem para mostrar.

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. Já têm na parte de cima do blog uma petição para impedir a extinção do nosso basquetebol. Vamos lá!
    Obrigado Blue Boy.

    ResponderEliminar
  13. Oh Oh eu tenho mau feitio mas ve la se a petiçao nao ta la em cima pa assinar ham ham???

    O mau feitio ja passou mais ou menos, o teste correu bem o que é meio caminho andado, deve dar para o 14 :) agora so fico mesmo bem disposta se passarmos logo à noite!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  14. As vitórias fazm-se muitas vezes de estratégicos passos atrás. Se se mantiver o actual panorama do basquete, com falsos profissionais mascarados de turistas, numa competição sem nenhuma clareza administrativa, entendo muito inteligente a suspensão da modalidade. Já se esqueceram das notícias sobre a emigração ilegal? E depois que se assiste na Proliga?Falsos turistas a alimentar campionites.

    ResponderEliminar