19 abril, 2008

Notas soltas

Admito. A rotina de elaborar antevisões toldou-me a imaginação e despoletou a preguiça no meu neocórtex. Estou aqui há horas, ainda febril, para reproduzir uma frase digna do clube que amo e da casa que me acolhe na blogoesfera. Mas nada, zero!

Nem a categórica vitória no Sado, do qual assisti in loco, me ilumina. A supremacia azul e branca é tão expressiva e avassaladora que só num país de autistas e esquizofrénicos se procura desacreditar e minar, diariamente, o mérito desportivo com a habitual campanha de cosmética avermelhada encetada pelos media a soldo dos papalvos demagógicos do costume.

E a melhor resposta para esses insípidos insultos é dentro das quatro linhas. Foi esta a razão pela qual, mesmo estando debilitado fisicamente, me fez deslocar à meia-final da Taça de Portugal. E mesmo em défice de saúde, o relacionamento instantâneo que se estabelece com as pessoas que comungam do mesmo amor, olvida qualquer dor do organismo. Aqueles 90 minutos, rodeado pelas pessoas de Ovar, Espinho, Arcozelo – desculpem-me os outros – presenciando aquele fabuloso prelúdio para a dobradinha mitigaram estes meus dias enfermos.

Nota: No domingo há clássico no Dragão. O ego do Campeão Nacional não deve ser exageradamente monstruoso de modo a cair numa toada displicente e prepotente. Não respeitar o adversário será um erro crasso e temo que isso possa acontecer. Concentração, profissionalismo e jogar à Porto será o suficiente para esmagar os sarracenos. E aproveitando o tema, faço aqui a minha homenagem a um dos jogadores que mais admirei no FC Porto e que por sinal foi um dos marcadores do emocionante clássico de 2002: Alenitchev.

A classe, a técnica e frieza do Leste que sempre colocou no seu jogo nunca teve – na minha opinião – o justo reconhecimento a nível nacional. Pelo que li, dia 4 de Maio vai fazer o seu jogo de despedida. Resta-me agradecer pelos inesquecíveis golos que marcou com a camisola do FC Porto. Obrigado!

Dimitri Dimitri Dimitri Alenitchev!!!

Abraço,
CJ.

11 comentários:

  1. CJ,

    Como dizes, continua a ser pena ver a campanha orquestrada k procura apenas denegrir os êxitos azuis e brancos, numa clara demonstração de tacanhez e inveja, imagem de marca de parte deste País...

    Mas, lá está, para isso existe um bom remédio, que tu seguiste à risca. Ver o Porto, ao vivo. Sentir a verdadeira essência do clube, a mística k é palpável, a convivência nas bancadas com companheiros de ocasião, irmanados na mesma fé.

    Porque, convenhamos, não existe melhor resposta do que aquela que é dada de forma subtil, uma bofetada de luva branca. Vencer. Lá dentro. É isso que o Porto faz. E é por isso que nos odeiam tantos...

    Amanhã, no Dragão, seremos novamente um clã, forte e indiviso, num apoio incansável à equipa k amamos. E, não acredito, nem por um minuto, que os atletas portistas sejam displicentes...

    Não lhes está na massa do sangue. Jogando contra um inimigo figadal [sim, inimigo, que eu gosto de catalogar os bois pelo nome], o empenho será o mesmo de sempre, sabendo que, mais do k 3 pontos, o k está em causa é a honra do clube...

    Essa k é vilipendiada diariamente pelos sabujos dos jornais, mas que é conquistada semanalmente lá dentro, vencendo, vencendo e tornando a vencer...

    Amanhã não será diferente!

    ResponderEliminar
  2. Opssss,

    Esqueci-me do Dimitri:)

    Bem, o que se pode dizer de um russo letal, frio como um icebergue, mortífero na finalização, aveludado no passe e talentoso no drible?

    Muito pouco. Apenas o normal nestas situações de despedida. Um imenso OBRIGADO. Por tudo. Pelos momentos inolvidáveis. Pelas tardes de glória. Pelo engrandecimento do símbolo que trajou ao peito.

    A eleger um momento, teria que ser aquele golo. Sevilha. 45 graus. Estádio Olímpico. 1-1 no marcador. O mágico Deco tinha descoberto uma linha de passe. A bola seguiu pelo espaço diminuto, redondinha, ultrapassando a cortina defensiva do Celtic.
    Lesto como uma flecha, Alenichev isolou-se. Eu levantei-me nas bancadas, antevendo o momento de glória. O pé direito do russo encostou-se suavemente à bola de couro. Esta, como se tivesse fosse propriedade dele, obedeceu-lhe incondicionavelmente. Deslizou para as redes. E eu gritei.
    GOOOOLLLLLOOOOOOOOOOO!

    dIMITRI, dIMITRI, dIMITRI aLENICHEV!

    ResponderEliminar
  3. Amanhã no estádio do Dragão é para dar coça ao Benfica, temos que lhes fazer sentir o que é a chama do Dragão.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Ó Blue diz aos teus colaboradores para não abusarem das palavras difíceis. Neocórtex?! Que é isso?
    Amanhã lá estaremos para ganhar, temos que ganhar, este Benfica de Vieira não pode, nem merece mais nada, que não seja a derrota.
    Grande D.Alenitchev, jogador de grandes jogos.
    Uma abraço

    ResponderEliminar
  6. O autocarro do Benfica teve de sair do Centro de Treinos sob escolta policial, o que não impediu que os jogadores fossem insultados pelas cerca de quatro dezenas de adeptos, que se concentraram junto ao portão. A polícia teve de disparar balas de borracha para o ar, de forma a dispersar as pessoas.

    Antes da saída da comitiva, os responsáveis do Benfica e os agentes policiais falaram sobre as medidas a tomar, de forma a garantir a segurança da equipa. As forças de segurança formaram um cordão de segurança para impedirem que os adeptos se aproximassem do autocarro. Ainda assim, ainda houve quem conseguisse bater na viatura e foi arremessado, pelo menos, um verylight.

    Com amigos destes...nem precisamos de nos incomodar.

    ResponderEliminar
  7. Dos lampioes nem vou falar a não ser que amanhã teremos de ter muita concentração e não entrar em euforias demasiadas pois jogo é jogo.
    Os adeptos, esses sim, devem fazer uma grande festa, puxar pela equipa e infernizar a cabeça aos benfas, sobretudo ao orelhas e a mais uns tantos como o grego por exemplo.
    Imaginação e boa disposição pedem-se.
    Quanto ao Dimitri foi dos jogadors à época que eu mais queria que fosse contratado, foi apresentado à noite nas Antas, vi esse momento, e depois foi determinante em muitos jogos e marcou sempre nas finais ... da Taça, da UEFA e da Champions, aqui num golo que vi e festejei ao vivo com um remate fantástico fazendo o 3-0 e matando o jogo dando lugar a uma festa indescritível. Era um enorme jogador.
    Realmente nem sempre muito utilizado cá dentro tinha um dom especial para marcar aos lampiões e Mourinho preparou-o sobretudo no ultimo ano para a referida Champions.

    ResponderEliminar
  8. Fantástico Dimitri...

    Obrigado!!! Mais um grande jogador que passou pelo FCP...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  9. Dimitri, também um jogador que seguia quando era mais novinha. Não esqueço o 3.0 em Gelsenkirchen assim a coisa mais recente que me lembro dele. Não esqueço o comentador cantar a tua musica ao marcares o sentenciar de um ciclo de ouro com a conquista da champions

    "DIMITRI DIMITRI DIMITRI ALENITCHEV"

    Um simples obrigada é tudo o que tenho pa ter dar, embora sei que não é suficiente. :')

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  10. Há pouco a sic abriu o telejornal com as manifs benfas contra a sua equipa e com imegens da " revolta do seixal "!!!!
    O comentador rui santos instado a pronunciar-se teve uma tirada fantástica dizendo que era um momento grave,que o clube etava a passar por um pessimo momento, que todos deviam ter calma ... inclusive quem os vai receber amanhã pois há que, estando na má de cima saber ganhar com dignidade....
    E esta heim???
    Claro que depois disse quem com o nosso Presidente a simoneta não teria saído, que o orelhas devia sair...mas antes disse tudo.

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Cj gostei muito do teu artigo.

    Penso que abre um bom debate sobre a eterna pergunta : Donde vens ? O que sabes fazer ?

    Interessa o saber fazer ou as origens ?

    Sempre gostei do Alenitchev das vezes que o vi jogar. E é claro do seu contributo para os sucessos do Porto.

    É um grande profissional !

    Quanto a mim , a alma Russa ( se é que a alma existe / creio que sim no sentido metafísico / é bem parecida com a Portuguesa.

    Já viste um Português se exteriorizar espontaneamente ( eu não ) ?

    Não são mega frios os Portugueses na primeira abordagem ? Parecem que estão em Marte ( ou na Antartica ? ) !

    Mas já seria um outro debate.

    Espero poder ver o jogo amanhã !

    E pensar que o importante é a drobadinha !

    Escreverei mais algo amanhã aquando da ante-visão !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar