14 abril, 2008

Sensibilidade e bom senso...

Já todos tivemos a oportunidade de expressar a alegria do jogo do passado dia 5 de Abril, onde mais uma vez nos sagramos Tri-Campeões de Portugal. A noite vivida pelos 50.138 no Estádio, a festa dos adeptos espalhados pelos quatro cantos do mundo, são já conhecidas de todos.

Mas, para quem assistiu ao jogo pela televisão, certamente que não terá deixado de reparar na imagem do camarote presidencial, onde ao lado esquerdo de Jorge Nuno Pinto da Costa, estava sentada a sua actual esposa.

A maioria poderá pensar: "e que temos nós a ver com isso? Qual a importância de estar esta ou aquela ao lado do Presidente?"

A importância é muita, tendo em conta quem ocupava aquela cadeira não há muito tempo atrás… à semelhança da magistral obra de Shakespeare, Hamlet, “havia algo de podre no Reino do Dragão”.

Quem não se lembra dos cartazes insultuosos no Estádio da Luz?

Quem não se lembra da recusa de cumprimentar o presidente do SLB?

A isso eu chamo falta de educação, ou melhor, “falta de chã”.

Nós, enquanto adeptos anónimos, podemos protestar, chamar-lhe “orelhas”, “melões”, dizer o que nos vai na alma e o que nos apeteceria fazer caso déssemos de caras com ele.

Ela, enquanto mulher/companheira, fosse lá o que fosse, do representante máximo do Futebol Clube do Porto, tinha mais era que se comportar de forma superior, engolir um sapo e cumprimentar o homem.

Cartazes insultuosos são para as claques... ver um jogo no meio da claque?!!

Enfim… alguém imagina a actual esposa de Pinto da Costa numa destas situações?!! Eu, não.

A justiça tardou, mas não falhou. Aquela que em tempos se pavoneava no Dragão, de braço dado com o nosso Presidente está entregue aos bichos, rodeada pela mediocridade de invejosos e ressabiados, e encontrou uma companheira-de-armas à altura, Leonor Pinhão (esta sim, digna de um estudo aprofundado e devidamente documentado).

Mas deixemo-nos de coisas tristes, pois no Dragão respira-se agora um ar de elegância e superioridade. Atitudes correctas, não ficam mal a ninguém, e servem em ultima instância para dar uma bofetada de luva a branca a quem merece.

Há uns anos atrás, num SL Benfica x FC Porto, estavam alguns dirigentes encarnados acompanhados pelo tratador da águia. Passando por eles, eu quis fazer uma festinha na águia, mas como estava com o cachecol do Porto, um dos sujeitos (o mais emproado) provoca-me com um:
“– Veja lá se não faz como o seu Presidente e lhe tenta apertar o pescoço!”.
Ignorei-o, estendi a mão e fiz o dito miminho na Glória. Este, é que ficou mal, pois ouviu da boca de outro:
“- Devias era estar calado!”, enquanto os demais me sorriram sem qualquer ironia.

A superioridade conquista-se no campo... mas não só!!!

Beijinhos, da
Heliantia.

ps - nunca mais é dia 20 ;)

18 comentários:

  1. o Presidente anda a brincar com o fogo outra vez, e por muito que me custe dizê-lo, começa a ser irritante essa sua mania de misturar as mulheres da sua vida com o nome do FC Porto.

    Essa sra filomena nunca deveria estar ao lado do Presidente no camarote presidencial, isso é uma atitude imbecil, ela não faz parte da estrutura directiva da SAD, nem dos corpos dirigentes do FC Porto.

    Eu tenho boa memória, e lembro-me bem de que essa sra é a mesma que quando se separou do Presidente foi a correr trabalhar para os lampiões, e tentar deixar na lama o nome do Presidente, o que fez com que se tornasse tão amiga do papagaio joao malheiro. Isto é o que eu penso, e 90% das pessoas com as quais tenho falado, haja coragem de o admitir. essa sra e a carolina podiam juntar-se as 2 a fazer trico e o Presidente parar de uma vez por todas de misturar as saias que o rodeiam com o nome do meu Clube. E também acho inacreditável essa sra ter sido escolhida pra madrinha da casa do FC Porto de setubal, bastava perfeitamente o bibota de ouro Fernando Gomes, esse sim, um símbolo do FC Porto.

    Saudaçoes a todo(a)s blues

    ResponderEliminar
  2. Heliantia, e não é que era isso mesmo que deverias ter feito... apertar-lhe o pescoço com toda a força que o músculo te permitisse :D

    ResponderEliminar
  3. Heliantia, pq será que me parece que este teu post vai dar pano para mangas? a ver vamos...

    Tentando extrair do teu post o «sumo», passe a expressão, compreendo o sentido que queres dar ao contexto, quando referes, e bem quanto a mim, “havia algo de podre no Reino do Dragão”.

    De facto, havia, e tal se deveu única e exclusivamente a quem permitiu tais façanhas a tão sinistra figurinha de presépio.

    Sempre o disse, e não alterei a minha visão dos factos... ninguém, repito, ninguém tem nada a ver com as opções pessoais de cada um... agora, permitir que se misture a relação pessoal com o clube, por ai, alto e pára o baile... travão nisso que o FC Porto não é nenhum passeio da fama.

    Esse, foi o único erro que imputo ao nosso Mitico Presidente... no resto, no campo pessoal, posso ter a minha opinião, mas não tenho que a avaliar, nem tão pouco opinar.

    Agora, com a relação familiar actual, faço votos que a situação vivida tenha sido apenas fruto do momento que estava ali mesmo à mão, e que a ser, compreendo e dou de barato... agora, voltar a cair nos mesmos erros do passado recente, nem hablar.

    Por fim, não duvido que a forma de estar 'no clube' é diferente... mas tb não se escamoteie a realidade... e essa, diz-nos que muitas páginas cor-de-rosa foram na altura preenchidas, por isso... aguenta-te agora :D

    De uma coisa estou certo, acima do FC Porto, ninguém... ninguém mesmo!!

    ps1 - aqui que ninguém nos ouve, ao nosso PdC, quase tudo perdoo, pq não esqueço que foi este que nos colocou no «mapa do mundo»... o resto, são novelas mexicanas, pág. 27 da Maria ;)

    ps2 - Ahhh, e só mais uma coisinha... sempre que estou pelo Galinheiro, o palerma do tratador desse bicharoco horroroso tem que se vir pavonear defronte da nossa bancada com sorrisinhos irónicos... se soubesses a quantidade de vezes que me apeteceu ter uma fisga ali à mão :D

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma opinião muito simples:Pinto da Costa para as mulheres?!...hummmm!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Sobre o tema da vida pessoal do Presidente do nosso FC Porto não me sinto muito à vontade para comentar. Se bem que a sua actual esposa tenha uma postura digna e nada tenha a ver com a criatura que agora virou escritora. Pena não ter caído da Ponte abaixo:)

    Este fim de semana foi 5 estrelas.
    Vi a vitória do Porto em setúbal pela TV, mas antes fui com o EStilhaço ver a nossa vitória em hóquei por 7-3 frente ao Candelaria num jogo em q cheguei a antever o pior. Boa ponta final do hexacampeão.

    Ontem estive em Matosinhos e encerrei em beleza o fds com a vitória do basket do FCP por 77-74 frente ao Belenenses. Importante e suada vitória. Mas justa. O horário do px jogo n lembra a ninguém. 21h de terça com a sic a dar o porto em futebol à mesma hora.

    ResponderEliminar
  6. Parece que fiz mal o trabalho de pesquisa... ou melhor, não o fiz.
    Escrevi aquilo que senti quando estas imagens (obrigada a ambos, BB e Mr.C), passaram na televisão.
    Bem que o meu Pai me tinha dito, quando lhe perguntei a opinião quanto a este tema para que não colocasse a Filomena num pedestal... ora o Dragon Soul veio-lhe dar razão.
    Mas também não o fiz... mas que a diferença entre ambas é abismal, lá isso é.
    E podem confiar... diz-me o meu sexto sentido (há quem lhe chame intuição) que desta vez, vai correr bem :)
    Hmmmmmmm... não concordo com o facto de a esposa não dever estar no camarote ao lado do marido... onde haveria ela de estar, então ?

    Quanto à águia... vá lá , não sejam mauzinhos...

    Uma boa semana para todos :)

    ResponderEliminar
  7. uhmm, Era o jogo da consagração do titulo, parece-me muito bem que a Senhora estive-se presente em tal cerimónia.
    Pareceria-me já mal que ela passa-se a ser habitual frequentadora do camarote em qualquer jogo, ou com "banal" frequência, o que não me parece ser o caso. Isso seria restabelecer a figura de 1ª dama, e daí já todos tiraram as ilações que há a tirar...

    Boa semana a todos.

    ResponderEliminar
  8. Em relação à 'senhora' do nosso presidente, foi a primeira vrz que a vi no camarote depois do 2º casamento.
    Não vejo mal nisso.

    De certeza que aprendeu com os erros anteriores.

    A coitada da águia não tem culpa do destino que lhe calhou. Agora o tratador, de cada vez que vem passear o passarinho para junto da nossa claque, era bonito levar uma bolachada ou duas.

    ResponderEliminar
  9. A vida pessoal do Presidente não interessa desde que não cometa os erros do passado. A Senhora estar no camarote não tem importância .Não se deve é dar o protagonismo que se deu anteriormente.
    O Bekenbauer do Bayern também leva a esposa.Nada contra.
    Quanto a sermos politicamente correctos em relação e este clube, é difícil e eu, confesso, tenho grande dificuldade em sê-lo ou melhor não o sou. E como dizia um frequentador do meu antigo barbeiro, antes morrer que ser desse clube...
    É por isso que além de ser PORTISTA sou de todos os clubes que joguem contra os lampiões.

    ResponderEliminar
  10. Não vejo mal a senhora la sentar.se... Se resolveram as suas divergencias e ela ate tem um ar minimamente apreentavel, nao vejo mal. Dela à alternadeira parece.me que vai um grande salto, ate têm uma filha em comum (que por acaso leva as miudas fas do quaresma para a varanda na hora dos festejos grrrrrr) pah, apesar do erro que ele cometeu com a alternadeira nao vou comentar, é a vida dele. Quanto a atitudes para com o orelhudo?? Heliantia, eu nem que fosse a primeira dama, eu recuso.me a apertar a mao a esse naco de podridao, recuso.me firmemente a lhe dirigir qualquer palavra que nao seja o insulto e se alguma vez o vir no Colombo como ja tantas vezes vi jogadores benfas ainda lhe dava um encontrao de proposito se fosse preciso.

    Quanto à estoria da aguia, olha esse bicharoco e o seu cuidador ja foram visitar a minha terra natal num evento de pompa e circunstancia há coisa de 4 anos. Eu nao tenho mais nada e vou ao evento de cachecol azul ao peito. Era a unica, nao fiz festa nenhuma na ave, porque apesar de ser contra a caça eu dava.lhe um balazio de bom grado, nao lhe dirigi a palavra, nao tirei fotos mas estive la a marcar pesença e a impor a posiçao que naquela terra tambem ha pessoa de bom gosto e que merecem ser ouvidas. e tenho dito!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  11. gostavam que se falasse aqui da vossa vida pessoal?????? emfim

    ResponderEliminar
  12. OLHA O PALHAÇO MACHISTA TA DE VOLTA!!!!!!

    Estou a ver que tomaste a tua dose de rennie e konpensam e vieste fazer uma visita ao pessoal!
    Vejo tambem que nao andas a ler muitos livros. Escreve-se ENFIM e não "emfim" TSS TSS e depois as mulheres é que sao...

    Preza.me que me tenhas apanhado num dia de tão má disposição por ter um teste de bioquimica amanhã, porque assim posso refilar e responder à vontade.

    Sabes o que é que se costuma fazer a pessoas como tu??? MANDA-SE À FAVA!

    Por isso, VAI DAR UMA VOLTA AO BILHAR GRANDE, VAI VER SE ESTÁ CHOVER, VAI MORRER NA ESQUINA e vê se não te esqueces das doses diárias de konpensam. Pessoas como tu metem-me nojo.

    Desculpem a linguagem, mas se ontem estava de mau humor hoje estou pior e para pessoas de tão pouco calibre eu não arranjo outro tratamento num dia como este.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Boas,

    Nem mais. O Dragon Soul acertou na mouche. Esta Filomena foi a mesma que andou para aí a vender histórias aos pasquins e, mais grave, andava com uma amizade colorida com o intragável João Malheiro...

    Mas pronto, já me apercebi que Pinto da Costa tem um defeito brutal: escolhe mal quem se deita com ele na cama. O coração é fraco...

    Concordo com o ponto de vista da Heliantia, no entanto, quanto à superioridade moral. Uma companheira do presidente, seja ele de que clube for, tem k ter um mínimo de elevação. A alternadeira não tinha. Ponto.

    Agora Heliantia, explica-me lá pk é k tu, tendo uma oportunidade de ouro, não apertaste o pescoço à águia?:)

    E, apesar do sorriso, não estou a brincar. Onde está o teu killer instinct?

    ResponderEliminar
  14. Heliantia gostei do teu post ;), por vezes temos que sair um bocadinho da "esfera" do futebol, e "meter" umas achas(zinhas) para a fogueira, mas concordo que a vida pessoal de nosso Presidente não pode ser de maneira nenhuma inserida nos interesses clubísticos. O "Mister" que faça lá o que ele quiser no privado, mas que não se deixe levar em tretas e com isso atinja o NOSSO F.C.P. Agora também concordo com a nossa Ta_8 e a diferença entre "elas" é como a água do vinho :D. Não tiveste no estádio nesse dia, certo Heliantia? Por isso conseguiste ver aquilo que eu não vi, mas como diz a minha filha, em linguagem adolescente TASSE BEM ;)
    p.s.1 - Blue Boy - Adoro as tuas "figurinhas de presépio" - tens que me dizer onde se vendem porque preciso substituir algumas cá em casa :) e as "novelas mexicanas" então...um mimo :). Sempre com o humor "UP" mai'nada!
    p.s.2 - Então Lucho??!! Não conhecia essa tua faceta ;) " Pena não ter caído da Ponte abaixo:)" ???!!! :D
    p.s.3 - a-norte tu consegues-me deixar "baralhada" com os teus comentários!!! :D
    p.s.4 - Ta_8 BOA SORTE para o teu teste de bioquímica ;))) (adorei o teu "speed" :D) mulheres como tu não gaguejam!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Na minha modesta opinião,esta senhora Dona Filomena não tem nada a ver com a proeminente escritora!E não tem,digo eu,porque se não estou equivocado,aquando da aventura da sra D. Filomena por terras mouriscas,esta foi alvo de tentativas de aliciamento para fazer o mesmo ou parecido com aquilo que fez a outra madame!Pelo que tenho entendido D.Filomena não se deixou influenciar pela máfia vermelha e não "alinhou"em semelhante imoralidade!Portanto,com todos os defeitos que a Sra terá,temos pelo menos de estar gratos pelo facto!PS:Águia?Qual Águia?!eu ouvi sempre dizer que era um milhafre!E isto sem qualquer desprimor para os milhafres1

    ResponderEliminar
  16. Cartazes insultuosos são para as claques... ver um jogo no meio da claque?!!

    Ora bem Heliantia, se me permite o reparo não é desastroso ver um jogo no meio da claque, se calhar muitos são aqueles que o querem fazer e não tem coragem, ou nunca tiveram possibilidade para tal, e relembro a recente coreografia do COLECTIVO95, que de insultuosa não teve nada, mas sim sendo uma autentica chicotada psicológica a algum jornalismo português, utilizando dois em um, ou seja a melhor defesa é sempre jogar ao ATAQUE.

    ResponderEliminar
  17. Mas a galinha não se chama Vitoria?...LOL

    ResponderEliminar
  18. Bons Dias:

    1. Ultra FC POrto Matosinhos, eu não critiquei as claques em si... longe de mim, tomar uma atitude dessas. O que quis dizer, é que enquanto esposa/companheira do representante máximo do FCP, não devia estar no meio da claque nem tão pouco tomar atitudes politicamente incorrectas.
    Quanto às claques, nomeadamente a C95 é para mim grande motivo de orgulho ter lá um amigo.
    Estamos entendidos ?
    :)

    2. Ta-8, tu és a boa disposição em pessoa :P

    3. Lady in blue, é verdade não pude estar presente no Dragão, quanto ao post é como diz o Blue nada como "deitar achas para a fogueira".

    4. Aos que acham que realmente há uma diferença entre as referidas senhoras, consegui demonstar o meu ponto de vista ;)

    5. Quanto à aguia, assunto encerrado.
    Na próxima oportunidade, rapto-a e entrego-vos-a :D

    6. A NORTE, se tivesse tido mais um pouco de boa vontade, teria dado conta que a IDEIA principal do post não era a vida pessoal de PdC, mas sim uma certa maneira de estar no futebol: nem melhor, nem pior do que as restantes, SIMPLESMENTE a minha :)

    ResponderEliminar