27 abril, 2008

Esmagar e humilhar... o 2º classificado!

Liga Bwin 2007/08, 28ª jornada
27 de Abril de 2008
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: --- espectadores

Vitória de Guimarães: Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel e Momha (Fajardo, 72m); Flávio «cap.», Moreno (Carlitos, 61m), Desmarets e Alan; Ghilas e Miljan (Roberto, 55m).
Não utilizados: Serginho, Radanovic, Marquinho e Paulo Henrique.
Treinador: Manuel Cajuda.

FC Porto: Helton; Fucile, Bruno Alves «cap.», Stepanov e Lino; Paulo Assunção (Kazmierczak, 46m), Bolatti e Raul Meireles (Farias, 69m); Quaresma, Lisandro (Adriano, 63m) e Mariano.
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, João Paulo e Hélder Barbosa.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: Cartão amarelo para Bruno Alves (90 min).

Golos: Bruno Alves (53 min), Quaresma (59 e 71 min), Farías (78 min) e Adriano (84 min).


Depois de muito apelo ao fair-play desde o final da semana passada (porque seria?), e de nos sentirmos esta semana muito acompanhados, que até parecia que nos tínhamos quadruplicado, tamanha era a quantidade de Portistas em tudo quanto era esquina, os jogadores do FC Porto mandaram todos esses apelo às urtigas, e numa clara demonstração de classe, supremacia e profissionalismo, visitou a cidade-berço para defrontar o Vitória de Guimarães, acabando a golear o 2º classificado da liga Bwin por cinco bola a zero, não deixando qualquer margem para dúvidas, se é que elas alguma vez tenham existido.

De destacar igualmente neste jogo, a soberba exibição de toda a 2ª linha que o Prof. Jesualdo Ferreira fez entrar em campo, mostrando que poderemos ter ali mão-de-obra da boa para a próxima época, passada que foi a fase mais difícil a um novo jogador: a adaptação. Aqui, abro um parêntesis para um «mea-culpa» por muito do “mal-dizer” que fui debitando ao longo de toda a época para com Mariano Gonzalez… que me está a dar uma bofetada de luva branca! A cada jogo que passa, está mais solto e com nítida assimilação das rotinas de jogo. Por tudo o que me tens demonstrado, Obrigado Mariano!

Tal como já era de prever ao longo da semana, o onze que subiu ao relvado, foi quase que um FC Porto B, com a entrada em cena de Lino, Stepanov, Bolatti e Mariano para a titularidade e que tão bem, deram conta do recado.

Pressentia que fosse ser um começo de jogo difícil para as nossas cores, dada a habitual dificuldade para qualquer adversário jogar em Guimarães, mas também não esquecendo as mudanças operadas no onze inicial. Afinal, viu-se um FC Porto mais personalizado, procurando jogar a toda a largura do terreno, com os da casa, remetidos ao seu meio-campo defensivo.

Não obstante esta surpresa, quanto a mim, foram uns primeiros 45 minutos muito mornos, sem que tenham ocorridos jogadas de perigo iminente em qualquer uma das balizas, sendo que Hélton e Nilton, foram quase que meros espectadores. O empate era o resultado mais justo aquando do apito para intervalo.

Para os segundos 45 minutos, a história do jogo resumiu-se a uma eficácia clara a todos os níveis por parte do FC Porto e aos 5 golos sem resposta, perante um adversário, que a determinada altura do jogo, mais não pedia que o último apito ecoasse no estádio, para que a humilhação não se tornasse ainda mais penosa.

O primeiro golo da partida, ocorreu aos 53 minutos de jogo, quando no seguimento de um livre marcado por Lino, surgiu Bruno Alves que com um cabeceamento certeiro, coloca a bola junto ao poste esquerdo de Nilton que nada podia fazer. Estava feito o 0-1.

Seis minutos mais tarde, aos 59 minutos, Quaresma resolve abrir o livro e depois de fugir da lateral ao seu adversário, flectindo para o centro, aplica um remate em arco, que faz a bola sobrevoar a defensiva e aninhar-se junto ao poste esquerdo de Nilton. Estava feito o 0-2.

Aos 70 minutos, de novo Quaresma, numa jogada de quatro para dois adversários, foge à marcação dos seus adversário, e ainda fora da grande área, desfere um forte remate e colocado que leva mais uma vez a bola até ao fundo das redes da baliza defendida de Nilson, fazendo o 0-3.

Por esta altura, o adversário estava já completamente atordoado com tamanha eficácia azul-e-branca, não conseguindo contra-atacar, nem tão pouco, estancar as jogadas de perigo na sua defensiva que se iam acumulando a um ritmo vertiginoso.

No seguimento desta envolvência, aos 78 minutos, numa jogada fabricada por dois suplentes que tinha entrado já para os lugares de Lisandro e Raul Meireles, Farias é desmarcasse no interior da grande área a passe de Adriano, e remate junto ao poste direito, elevando a contagem para 0-4.

Em jeito de retribuição, aos 84 minutos, e com o adversário já em KO técnico, Farias entrega a bola com conta, peso e medida para o interior da área, onde já aparecia Adriano isolado que se limitou a encostar o pé na bola e colocá-la no fundo das redes da baliza adversária, fechando o resultado final em 0-5 para o FC Porto.

Chegou entretanto o final do jogo, com o FC Porto a passear a sua classe e as faixas de TRIcampeão, e com o 2º classificado completamente KO, atordoado pela passagem desta máquina trituradora em termos de eficácia que foi o FC Porto.

Se a pediam (e muitos até a mendigavam como de pão para a boca, com a maior das latas, como se fossem os donos da seriedade e do fair-play), ainda restam dúvidas?

Por fim, só mais 3 notinhas de pé-de-orelha:

ps1 – O «pequenino anão astérix» pedia no flash-interview de sábado à noite, fair-play para o jogo de hoje… os deuses devem estar mesmo loucos, só pode!... então o «pequenino anão astérix», resolveu também ele, vestir o cachecol do TRIcampeão? Ou seria mesma a voz do pânico a falar?

ps2 – Quaresma, mais uma vez, e quando lhe correm (muito) bem as coisas, podia e devia estar calado… pagam-lhe para jogar, não para dizer baboseiras… faz-nos falta, não restam dúvidas algumas!... de qualquer modo, quem tem pressa de ir, que vá e faça boa viagem!

ps3 – já cansa a novela Paulo Assunção… é o abraço ao Rui Persegue Árbitros nos Túnel, é a Fiorentina, é o Cálcio, é a troca com o Luisão Cabeça de Melão… a confirmar-se (?!), só lamento que mais uma vez, o «ser mercenário» fale mais alto do que o «ser agradecido» a quem tudo lhe deu e proporcionou… tal como sempre digo, só faz falta quem cá quer estar; quem não quer, boa viagem... e que vá pela beirinha!

azul + : Quaresma (VIPortista), Mariano Gonzalez, Hélton, Lino e Bolatti.

azul - : ...

Arbitragem: Paulo Costa (AF Porto), João Santos e Nuno Manso. Tranquila e sem mácula, a condizer com a vitória do TRIcampeão.





























20 comentários:

  1. E ja estamos a ganhar.. 2-0..
    como disse um comentador da antena 1 que nao sei quem é : " meia equipa titular do Porto chega para ganhar ao 2° classificado "

    ResponderEliminar
  2. Seriedade, competência, qualidade.
    Seja com quem for.
    Ainda não chega?

    ResponderEliminar
  3. E k tal se, para o ano, o Porto concorresse com duas equipas?

    É k, em vistas as coisas, qualquer uma das variações apresentadas por Jesualdo chegam e sobram para os adversários internos...

    E os lugares da Champions eram ocupados por quem merece. Nós. Em 1º e 2º:)

    ResponderEliminar
  4. Para quem dizia que iamos a Guimarães fazer um "favorzito"...o resultado mostra tudo ;)
    Não precisavamos de tantos golos! :D

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Mais uma Vitória, mais uma Alegria !

    Só consegui começar a ver o jogo na segunda parte. E mesmo quando consegui fui interrompido por lidas domésticas !

    Mas deu para ver golos e uma grande defesa do Helton : Mais uma para o you tube !

    Bom : O homem voltou à sua cor habitual (camisola). Tanto melhor !Caso contrário ia começar a ficar-me caro.

    Pelo que vi ( mas sem dúvida não é significativo dos 90 minutos ) grande lição de Futebol

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Acho muito bem, Paulo Pereira!
    E que tal a segunda equipa ter um treinadora, ao invés de um ?!!
    Seriamos pioneiros :D

    Lady in Blue, não precisavamos de tantos golos ?!! Como, não ?
    Para o Vitória tanto lhes importava perder por um como por mil... assim, sendo há que fazer gosto ao pé e marcar! Quantos mais, melhor :P

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Oups : Erro meu !

    Blue Boy : Após as tuas imagens ( Obrigado pelo trabalho) :

    A camisola é bem amarela ! Minha Nossa Senhora !

    Nada melhor que ver o Futebol ao vivo !

    É que nas nas imagens que vi ela era cor para o cinzento !

    A cor da camisola é pois importante !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Eu estive lá!! =P
    Bela invasão das gentes portistas.
    Azul - também para a PSP de Guimarães que pouco se interessou por proteger os adeptos visitantes no final do jogo.
    E foram + cinco para estes eus vizinhos que eu detesto eheh
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. F.C.Porto campeão da seriedade e do profissionalismo.
    Grande 2ª parte e resultado esmagador e que até podia ser mais dilatado.
    Vitórias no futebol, andebol, h. em patins, basquetebol, bilhar... este clube esmaga-me!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá,confrades todos , que nâo pudemos celebrar a derrota,temos esta sina,é só celebrar vitórias! Mas ninguém sabe p'ra quem trabalha, aí está a lagartada a pular de contente ! Damos p'ra todos,carago ! Pois saberâo que nem vi este nem o de domingo 20,é que aqui (Caracas) há que ver numa Tv que sempre anuncia e promociona mas depois esquiva-se com infantis escusas!Contra os benfas vimos a 1a metade mas aquele baile, nâo deu cá a 2a parte por "problema satelital" . Ontem deu aquela mmm d pastelada x pitarada , deu tudo , e houve satelite fixe , mas hoje o satelite nâo deu,nâo vimos as 5 aspirinas metidas aos gajos,eu aposto que há qq coisada muito avermelhada no meio de isto !

    Mas vemos ao menos os golos nesta nossa casa...esse 2°,do ciganito, foi entrar mesmo no canto donde o
    orangutango dorme dependurado !!!

    Nâo importa o que fazem as medias e as Tvs em pró dos benfas , nâo
    se vistam que nâo vâo á Champions!
    Pode ser que vâo,mas é á Lampions!
    Mais pontos p'a frente...que raiva!
    (raiva a desses perros segundôes!)

    ResponderEliminar
  11. Aqui está a mãozinha (CINCO a zero) que os medíocres, ressabiados e calimeros da segunda circular andavam a suspeitar.
    O FC PORTO é SÉRIO, é ORGANIZADO, é o MELHOR, por isso, GANHA, afinal a sua MISSÃO.

    Os lagartos calimeros lá foram mais uma vez beneficiados pelo Lucílio sportinguista, com um penalti inventado e um penalti na área lagarta transformado em falta contra o Marítimo. Entretanto, os calimeros benfas parece que vão fazer queixinhas à des(Liga) por causa disso e mencionar outras situações, incluindo o (raro) penalti marcado a favor do FC PORTO no jogo com os de Belém.
    Pobres diabos, que além de serem regularmente levados ao colo com arbitragens incríveis, são os CORRUPTOS MAIS LEGALIZADOS DO MUNDO. Por isso, na sua ARROGÂNCIA INSUPORTÁVEL sentem-se autorizados a fazer as falcatruas, de que o Estorilgate é um exemplo supremo, ou que a má inscrição do Ricardo Rocha é outra pérola da batota tão viciada, quanto refinada através da "cunha" mais "leal" e descarada da dita des(Liga) e têm ainda a desfaçatez de falar em transparência!!!

    Mas como são burros, não se enxergam, nem se corrigem com qualidade organizativa (devem achar que a viciação é suficiente para atingirem os seus tristes objectivos). Pois bem, que continuem no seu próprio esterco, porque o FC PORTO é de outra galáxia e continuará a GANHAR. Afinal, é a MELHOR equipa portuguesa e em breves anos será também a MAIOR em números globais, desde adeptos a títulos, coisa que parcialmente já o é (o DRAGÃO recebeu o maior número de espectadores nos jogos do campeonato, apesar de ter menor lotação e de sermos ainda cerca menos 1,5 milhões de adeptos). Entretanto já crescemos, falta quantificar, e já temos o maior número de títulos no futebol português, considerando todos os escalões etários. Por isso...

    ResponderEliminar
  12. Eu ontem estava numa de evitar ver o futebol porque os meus sentimentos estavam um pouco confusos! Fui ver o basket a Matosinhos (ganhamos outra vez ao vagos por sofridos 84-81)e depois regressei a casa devagarinho gastando o tempo:) Mas n resisti e fui para uma tv na 2ª parte. CINCO momentos de pura magia mas neste adepto apenas provocaram uns sorrisos e pouco mais.

    Mas a lição ficou clara para toda a gente. Este Porto está a mais nese País. Que classe! Que superioridade!

    ResponderEliminar
  13. E tivemos um Quaresma a espalhar magia :)

    ResponderEliminar
  14. mais uma vez o vieira chamou a PJ..
    e não é que desta vez ele tem razão!!!

    para admirar,de facto...

    depois de terem andado toda a santa semana a suspeitas que o F.C.Porto iria dar a mão ao guimarães de forma a prejudicar os abutres do sul..
    e não é que o F.C.Porto deu mesmo a MAO??
    foi logo uma mão inteira deles..

    será caso para dizer, virá ai mais um caso do APITO??

    nunca tivemos tantos adeptos como durante os 90m de ontem em guimarães..
    milhões em portugal transformaram-se PORTISTAS...

    desde ja o meu obrigado,mas nao precisamos de merda..

    nos JA SOMOS MILHÕES...

    PS: os meus parabens sinceros para a equipa "de 4ª-feira", a da intercalar que foi dar a mãozinha a guimarães...

    ResponderEliminar
  15. Falando do "caso" Paulo Assunção, se concordo que é lamentavel ele ter vindo a ter um comportamento "mercenario" (a ser verdade) no processo de renovação de contrato, tambem lamento que, sendo um dos mais importantes jogadores na equipa, não tenha um salario a condizer e, pior do que isso, tenha visto alguns reforços (que raramente jogaram, e portanto tenham importancia nula na equipa) chegar e a ganharem muito mais do que ele (mais uma vez, a ser verdade, como se ouviu dizer para ai). Falando do jogo dentro do campo, acho que o Assunção é um dos 3 jogadores fulcrais nesta equipa, mas não tenho dúvidas que na ausencia dele, temos ali já um outro jogador que vai rapidamente tornar-se num dos melhores: Bolatti.

    ResponderEliminar
  16. Boas amigos BLUES!
    Grande classe do nosso FCP,foi 100% eficaz.Danem-se os invejosos.

    ResponderEliminar
  17. Heliantia,
    O que eu queria dizer, é que para ser considerado o tal "favorzito" ao adversário não era preciso marcarmos 5 golos... 1 chegava certo?? e a humilhação não era tao evidente. Agora o resultado foi bem claro para as mentes "sujas" que diziam que o FCP ia dar a mãozinha ao Guimarães. Resumindo : Deu a mão, o pé, show de bola e ainda 5 golos rsrsrsrs
    Agora concordo contigo...perdido por 1 perdido por 1000 :)

    ResponderEliminar
  18. "ps2 – Quaresma, mais uma vez, e quando lhe correm (muito) bem as coisas, podia e devia estar calado… pagam-lhe para jogar, não para dizer baboseiras… faz-nos falta, não restam dúvidas algumas!... de qualquer modo, quem tem pressa de ir, que vá e faça boa viagem!"

    Acho muito bem este reparo, ja que teimam em 'falar mal' do Zé e do Paulinho, se ninguém fala deste cigano de merda metido sei la a algum Cristiano Ronaldo, saltava.me ja a tampa.
    "Eu sou grande e tenho lugar aqui e em qualquer equipa do mundo" FILHO VAI E NAO VOLTES QUE DISCURSO DE VEDETA É PARA OS DE LA DE BAIXO OUVISTE? Que é esta merda?? Marca dois golinhos, as pessoas esquecem que andou com a cola nos pés e ta td bem. Deixa de inventar em campo de uma vez por todas, ESPALHA A TUA MAGIA QUE FAZES TAO BEM, e cala a boca pa estes disparates. Ou entao vai pa Sra da Hora vender relogios pronto.

    "Azul - também para a PSP de Guimarães que pouco se interessou por proteger os adeptos visitantes no final do jogo."
    Mais do proteger os adeptos visitantes, proteger quem la estava so para ir buscar duas miudas (entenda.se eu e a katarinah9) e que acabou por levar uma pedrada na cabeça. Ainda por cima o policia a dizer.nos que ja conhecem as peças ENTAO DO QUE ESTAO À ESPERA PA SEREM EFICIENTES?? Uma vergonha esta policia e mais ainda uma vergonha os adeptos do Vitoria que tao bem se portaram la dentro e foram uns filhos da puta ca fora sem fair play nenhum.

    Quanto ao jogo, primeira parte morna, equilibrada e 2 parte AVASSALADORA.

    Qual Quaresma QUAL QUE! É MARIANO GONZALEZ e mais NADA!!! Grande exibiçao, em todo o campo, pegava na bola e la ia ele!
    Nao sei como ainda insistem na teoria do trapalhao, foi menos trapalhao que o senhor mustang na maior parte das vezes.
    GRANDE BRUNAO! Grande entrada de Kaz tambem. GRANDE STEPA, muito seguro na defesa.
    E aqui não ha ajudinhas ao guimas. Mas que acabámos por ajudar os benfas e os gatinhos, so isso é que me deixa chateada...lolol

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    PASSEM LA: http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar