13 abril, 2008

Vencer no ensaio para 3ª feira...

Liga Bwin 2007/08, 26ª jornada
12 de Abril de 2008
Estádio do Bonfim, em Setúbal
Assistência: --- espectadores


Vitória de Setúbal: Eduardo; Paulinho, Robson, Auri e Jorginho (Ricardo Chaves, 46m); Hugo, Elias (Bruno Gama, 46m) e Bruno Ribeiro «cap.»; Filipe, Kim (Pitbull, 58m) e Adalto.
Não utilizados: Milojevic, Leandro, Bruno Severino e Leo Bonfim.
Treinador: Carlos Carvalhal.

FC Porto: Nuno; Fucile (Bosingwa, 46m), Stepanov, João Paulo e Lino; Bolatti, Lucho González «cap.» (Hélder Barbosa, 76m) e Kazmierczak; Mariano, Lisandro (Adriano, 67m) e Quaresma.
Não utilizados: Ventura, Bruno Alves, Paulo Assunção e Farías.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: cartão amarelo a Paulinho (31m), Robson (60m), Bolatti (75m) e Hugo (84m).

Golos: Lisandro (25m), Mariano (30m) e Hugo (38m).

Na visita à casa de um adversário incómodo, o Vitória de Setúbal, e ainda na ressaca do TRI, poupando até grande parte das peças fulcrais do onze base, o FC Porto somou mais 3 pontos, vencendo por 1-2 com golos do suspeito do costume, Lisandro e também de Mariano Gonzalez.

Como já era previsível, o Proj. Jesualdo Ferreira entendeu, e bem, dar descanso a várias peças chave da equipe para o confronto a realizar na próxima 3ª feira, no mesmo estádio e com o mesmo adversário, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal, procurando passaporte para a final da Taça a realizar no Estádio Municipal de Oeiras.

Dos onze tipo, apenas Fucile, Lucho, Lisandro e Quaresma iniciaram o jogo, sendo premiados com a titularidade várias das segundas-linhas do plantel, alguns deles, tendo conseguido mostrar serviço… outros, nem tanto.

Talvez inesperadamente, atendendo a tantas mudanças no onze, o FC Porto acabou por entrar melhor em jogo, sempre com Lucho no papel de exímio «comandante», muito bem acompanhado por Lisandro e Quaresma, que iam conseguindo empurrar os da casa para a sua defensiva, que pouco ou nada mais faziam do que assistir impávidos e serenos à circulação de bola por parte dos azuis-e-brancos.

Mesmo em ritmo de treino, foi sem surpresa que o FC Porto inaugurou o marcador, estavam decorridos 26 minutos de jogo, quando num cruzamento para o interior da área, aparece Kaz a desviar ligeiramente a bola, aparecendo na 2ª vaga, o suspeito do costume, Lisandro, que meio no estômago, meio nos joelho, introduziu a bola no interior da baliza de Eduardo. Estava feito o 0-1.

Ainda com os festejos de golo bem presentes, tinham passado apenas 3 minutos (29 minutos), voltou o FC Porto novamente a marcar, desta vez por Mariano Gonzalez que aproveitou um ressalto de bola, mesmo com a bola a embater no seu braço, diga-se de passagem que a 1 metro de distância apenas, para dilatar a vantagem no marcador para 0-2.

Continuava o FC Porto a ser dono e senhor do jogo, exibindo até nalguns momentos, jogadas de bom recorte técnico… contudo, à passagem dos 38 minutos, Hugo na entrada da área desfere um remate forte e colocado, apanhando Nuno em excesso de confiança, tentando desviar a bola com o olhar, reduzindo a diferença para um golo apenas de vantagem e colocando o resultado em 1-2.

Este foi o momento da viragem no jogo, não tendo mais o FC Porto conseguido ser dono e senhor do jogo, passando o mesmo a ser bem repartido, aqui e acolá, com claro ascendente dos da casa.

Para a segunda parte, continuaram os da casa por cima no jogo, podendo numa ou noutra situação, conseguido restabelecer a igualdade, em algumas delas, por clara insuficiência da tranquilidade Nuno que estranhamente, esteve algo nervoso, e noutros, com confiança em excesso que poderia ter saído bem caro.

Entretanto, o Prof. Jesualdo Ferreira depois de ter retirado Fucile ao intervalo, aproveitou para dar descanso a Lucho e Lisandro, deixando em campo, apenas Quaresma, um dos habituais titulares… mais Bosingwa, que tinha entrado ao intervalo.

Após estas trocas, o FC Porto passou então quase em exclusivo a tentar gerir apenas a vantagem, ainda que mínima, na tentativa de amealhar mais 3 pontos. Apesar de alguns sustos defensivos, o final do jogo chegou e com isso, mais uma vitória e objectivo cumprido.

Agora, esperar por 3ª feira para novo confronto, e desta vez, concerteza com maior grau de dificuldade… mas também com a certeza que jogaremos com o nosso onze mais forte na procura de atingir a final da Taça de Portugal.

azul + : Lucho (VIPortista), Lisandro e Quaresma.

azul - : Nuno, Lino, Stepanov.

arbitragem: Elmano Santos (Madeira), Sérgio Serrão e André Cunha. Arbitragem tranquila, nada a apontar… senão, não ter feito a vontade aos repórteres da Sporttv que pediam a toda a força «amarelos» para Lisandro por protestos junto do árbitro. Porque seria?















18 comentários:

  1. Enfim, foram só 20 minutos à FC PORTO com uma "segunda" equipa, e depois uma segunda parte apenas qb.
    Passado este, importa fazer igual (VITÓRIA) e melhor EXIBIÇÃO para atarcarmos o sobrevivente da segunda circular lá mais para a frente no degradado estádio de Oeiras. A TAÇA será nossa, mais uma.

    Entretanto, no próximo Domingo, a palavra de ordem não é ganhar, é ESMAGAR.

    ResponderEliminar
  2. Vitória alicerçada na melhor qualidade, conseguindo apesar das ausências vencer num reduto complicado...

    Como diz o Estilhaço, provavelmente o empate seria o resultado mais justo, mas valeu a eficácia da 1ª parte, inteiramente dominada pelos azuis e brancos...

    Continua o passeio imperial nesta Superliga, num bom tónico para a meia-final.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Joguinho mais complicado este... Safou-se o resultado: 1-2
    Espero sinceramente que o objectivo primordial do mesmo (cansar os jogadores do Carvalhal) tenha sido atingido :)

    Aquele guarda-redes tem que levar uns bons abanões se quiser ser o número dois da nossa baliza...

    Dizem os inteligentes que os nossos golos foram ambos incorrectos (não era bem esta a expressão, mas agora também não me lembro).
    Foram mesmo ?

    Vi o jogo ao mesmo tempo que lia um livro, mas dava para ver que não jogavam de uma forma tranquila, porquê tanta ansiedade ?!!

    ResponderEliminar
  4. Pinto da Costa , ontem no almoço organizado pela Casa do FC Porto de Setúbal", assegurou que defenderá sempre os interesses do Clube:

    " - Mesmo que seja constituído arguido todos os dias."

    " - Acredito na justiça divina e lutarei eternamente para que o FC do Porto continue a ser o maior."

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Consegui ver ontem uma grande parte do desafio.

    Foi, quanto a mim, um jogo de qualidade técnica muito fraco.

    Por vezes mesmo aborrecido. Não teria sido o Porto a jogar, teria desligado.

    Não entendo bem porque o guarda redes do Porto nem sequer se faz à bola, aquando o golo do Setúbal.

    Há mão evidente no golo de Mariano. Tencional ou intencional, os braços devem estar colados ao corpo. Por isso se permite jogar de cabeça no futebol !

    A que distância estavam os panéis electrónicos das quatro linhas ? No pequeno ecrã não dá para estimar. Já aqui frisei a morte recentemente dum jogador que contra eles embateu. Agora, foi um outro, numa antiga República do Leste cujo nome me escapa.

    Vamos agora esperar pela Taça de Portugal ( competição que gosto muito ) !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Não concordo com o azul menos ao Stepa. A meu ver esteve bem para a fasquia que lhe era posta, limpou o que havia para limpar e se não fosse ele naquele lance do final tinhamos levado um empate que ate se justificava. Secalhar era melhor eleter deixado a bola entrar pa por justiça no resultado de ontem nao sei. --'
    Acho que merece perfeitamente a confiança do Jesualdo mais vezes, não é um Bruno Alves, não é um Pedro Emanuel mas é um Stepa que tem muita vontade de jogar, empenhado e que merece mais oportunidades. Nao duvido que terça fique no banco, mas para outros jogos ate ao final da liga acho que deveria mais vezes ser posto em campo. Salvou.se o resultado, podem vir falar o que quiserem do golo do Mariano foi bola na mao e nao mao na bola e ta explicado. Licha o suspeito do costume :) Lucho,LG THE MAN nao falha XD e Quaresma ontem boa exibição! Ai no azul menos tirava Stepa e punha helder barbosa. Nao gostei do que fez em campo apesar de ter entrado no pior tempo do Porto.
    Hoje acordei mal disposta. lolol

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Para a taça tem de ser um Porto melhor, de Honra, um Porto Tri-Campeão, o Vitória é uma bela colheita e até tem um treinador que já começou a pressionar o árbitro para terça-feira.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Ola pessoal

    Só queria perguntar se ta tudo bem? :)

    (como diria o nosso amigo... "voces sabem do que é que eu tou a falaaaaaaaarrr")

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  9. Basquetebol:
    F.C.Porto 77 - Belenenses 74
    Terça-feira há novo jogo no dia e há hora do Setúbal-F.C.Porto. Assim não há dúvidas, não há modalidade que resista.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Terça Feira o jogo será mais dificil que o de ontem, ambos vão jogar com as melhores equipas e este é um jogo a eliminar.

    Força Porto, Rumo ao Jamor!

    http://www.dazuis08.blogspot.com

    Vejam o video de homenagem ao FCPorto feito pelos Dragões Azuis ;)

    ResponderEliminar
  11. A canção para Domingo tem como refrão: não ganham nada, é só choradeira, chora o Rui Costa, chora o Chalana e chora o Vieira.
    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Não concordo Blue Boy. Ressalto joga-se com a cabeça, não com o braço ou mão.

    Absolutamente nada convencido.

    Mas há que respeitar a decisão do árbitro. Por isso não reclamo ! E sou contra a vídeo !

    Há que pensar em quem vai sair e em quem vai substituir.

    A ver vamos !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. PortoMaravilha, se a bola bateu na mão? claro que sim, não há dúvidas sequer... mas, aconteceu num alivio defensivo à queima-roupa, como tal, se marcou, aceitasse... se não marcou, tb se aceita.

    Por isso tive o cuidado de referir que foi a 1 metro que tudo aconteceu.

    Quanto aos braços, sim, é verdade... mas tb não conheço nenhum jogador que jogue sem eles.

    Porque não dizer que a bola foi ao braço... e não que meteu o braço na bola?

    COmo digo no post, vou pela 1ª hipótese... é a minha visão!

    ResponderEliminar
  14. Quem é o árbitro para terça ?

    ResponderEliminar
  15. E o Sr. Pedro Proença é dos isentos, ou nem por isso ?

    ResponderEliminar
  16. Confio mais num árbitro que assume a sua côr, do que nos que optam por nada revelar...
    Se o considera um dos melhores... nada a apontar :)

    O artigo está muito interessante...

    A minha questão quanto ao árbitro tinha a ver com o comentário sobre o Carvalhal.
    Considero-o dos melhores treinadores Portugueses (seguramente entre os três melhores).
    Logo... não precisava de ter entrado por esta via :(

    ResponderEliminar
  17. Tenho mais medo d'um 'Pedro Proença' com tiques de engravatado cheio de gel, do que propriamente d'um daqueles que pensa que sabe roubar, mas que afinal, não sabe mesmo.

    A ver vamos... com a certeza que se o FC Porto jogar aquilo que sabe, não há Pedro, nem Proença algum, que nos impeça de chegar á vitória!

    O Estádio Municipal de Oeiras espera por nós...

    ResponderEliminar
  18. Viva !

    Estilhaço só consegui abrir um dos dois links.

    Claro que no que consegui ver é mais que mão na bola ( o golo do Cardoso ).

    Sim há algo que não funciona bem na arbitragem, mas daí recorrer à vídeo...Há outras soluções.

    Repara que ao te responder também já estou a entrar no sistema que combato com unhas e dentes, ou seja, a arbritagem por vídeo.

    Devo ter me expresso mal ontem ou,então, não ter sabido .

    Eu penso que a mão do Mariano não é propositada. Eu creio que ele tem medo da bola.

    Já escrevi que se é intencional ou não , para mim, tem pouca importância.

    Já tem muito mais importancia saber que um jogador do Porto deve sempre ser exemplar. Temos que ser os melhores ! É a nossa sina ! Ao Porto nada é perdoado !

    Mas ao ter medo, ele coloca o braço onde este não devia estar.
    Aí está o problema ! Todo o problema !

    Ora parece-me que ( não sou eu quem está em campo) o Mariano não teve um bom reflexo !

    Isso não deixa de ser preocupante porque se o Lisandro sair ...

    OK : Vou optimizar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar