13 novembro, 2009

Agora, escolha!! - semana 12

Deco (Anderson Luís de Souza)

Data de nascimento: 27-08-1977 (32 anos)
Posição: Médio
Clube anterior ao FC Porto: Salgueiros
Clube posterior ao FC Porto: Barcelona
Clube actual: Chelsea

Épocas no FC Porto: 6 (1998/99 – parte da época, 99/00, 00/01, 01/02, 02/03, 03/04)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 3

Pontos de exclamação: O melhor jogador que vi actuar no meio-campo do FC Porto. Um fora-de-série, tecnicamente irrepreensível, de remate colocado, bom toque de bola, fintas estonteantes, atitude guerreira, e passes ao milímetro. O eterno Mágico!

Reticências: Neste caso não lhe consigo colocar qualquer reticência, pois até os “boatos” mais sórdidos lhe seriam perdoados, tal foi a sua importância em alguns dos momentos mais brilhantes, senão OS mais brilhantes, da história do FC Porto.

Pequenos apontamentos:

    - Foi transferido para o Barcelona por 16 milhões de euros mais o passe de Ricardo Quaresma.

    - Na sua apresentação no Barça diz “(…) devo ao muito Porto e estou muito grato pela forma como sempre me trataram lá. Foram anos inesquecíveis, onde ganhei quase tudo. Não dá para esquecer.”

    - Já no Chelsea, e comparando a Liga dos Campeões ganha em ambos os clubes (Barça e Porto), afirma que “o Barcelona não era tão boa equipa como o FC Porto.”

    - A quando do último sorteio da Champions assume: “O FC Porto é o clube do meu coração.”

    - Em 2003/04 ganha o prémio de melhor jogador pela UEFA.

    - Em 2004 fica em 2º lugar na votação da Bola de Ouro France Football, perdendo para Shevchenko, e ficando à frente de… Ronaldinho Gaúcho.

    - Em 2005/06, já fora do FC Porto, ganha o prémio de melhor médio pela UEFA.
Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Maniche, Benni McCarthy, Costinha.

Ficam aí alguns dos momentos mágicos, o Copperfield que aprenda alguma coisinha vá!



Esteve apenas 1 época no clube mas chegou para marcar a memória daqueles que tiveram o privilégio de assistir à qualidade deste jogador vindo do gelo. Kulkov é Dragão meus amigos! Conquistou, apesar da sua curta passagem, os corações dos nossos adeptos. Tinha ainda como bónus o facto de ter sido uma daquelas facadas bem dadas na estrutura mourisca, por onde andou perdido. Chegou ao FC Porto, viu, venceu e convenceu. Foi essa a conclusão de 72 votantes (eu incluído) da semana passada, uma esmagadora maioria de 68%. Bibó Porto escolheu, está escolhido.

O Mágico não levantou muitas dúvidas a todos os nossos atentos comentadores. Vamos lá ver se para a semana a coisa se torna mais difícil. O próximo “colunável” desta rubrica será um jogador que desde os seus tempos de “alvorada profissional” impressionava pelo porte atlético. Ficará para sempre conotado com um dos livres mais fabulosos marcado na Liga dos Campeões. De quem se trata?

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

19 comentários:

  1. O Deco é um mega-Dragão. O jogador da próxima semana é o Hugo Almeida

    ResponderEliminar
  2. Deco como já o disse no comentário da semana anterior, é um Super-Dragão.

    Prabéns ao Hugo que acertou na mouche. O golo foi frente ao Inter em Milão num estádio sem público.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. É o número 20!
    Não há ninguém que o finte!
    É melhor que o Simão
    É o Deco na Selecção?!

    :D

    Isto cheira-me a votação viciada...
    Já toda a gente sabe qual é o resultado...

    É Dragão e dos que cospe fogo... :)

    Para a semana é o "Vieri" das Antas, Hugo Almeida...

    (A que horas tenho que acordar para voltar a ser o primeiro a responder à pergunta?!?!) ;)

    ResponderEliminar
  4. Deco, é um Mega Dragão, bem jeito nos dava neste momento!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Deco é o mágico. Esta é a melhor definição. Tornava os nossos sonhos realidade. Um fabuloso jogador que encantou toda a massa adepta do FC Porto.

    Num domingo à tarde num Porto-Benfica marca um livre a Moreira a 8 minutos do fim (2-1) na época de Mourinho (02-03). Um golo extraordinário quase sem ângulo. Com a chuva nas Antas a cair em cheio na face dos guerreiros de bancada ninguém percebeu mas muitos choravam de alegria...

    ResponderEliminar
  6. Vai ter 100%, não é ?

    :)

    Para a semana, Hugo "armario" Almeida.

    ResponderEliminar
  7. Deco é, para mim o melhor jogador que eu vi a jogar de camisola azul e branca. Outros (como Cubillas, Jardel Gomes, etc.) eram gandes jogadores, faziam a diferença mas Deco, além da enorme qualidade de jogo tinha uma raça e atitude fora do comum. Ele jogava como se fosse um trinco (lutava por todas as bolas como se fosse a última), um número 8 ou 10. Falta-nos um jogador com METADE dessa qualidade e raça.

    Para a próxima semana, Hugo Almeida é o jogador a votação, e que, para mim, foi mais um que não teve as oportunidades suficientes no Dragão.

    ResponderEliminar
  8. Deco é magigia, é dragão de fogo que arde tudo o lhe passa pela frente.

    Que falta nos faz neste momento...

    ResponderEliminar
  9. Corria a época 2002\2003 ultimo grande derby na luz, o estádio até já estava parcialmente demolido, 4500 Portistas e lá estava eu naquelas bancadas com um cheiro igual a um urinol das bombas de gasolina ranhosa.

    Levei comigo a que é hoje a mulher da minha vida, típico meu uma pessoa que tem a perfeita noção do que é um encontro romântico, atacava o FC Porto para o lado contrário onde me encontrava, passe do Ninja em desmarcação quem aparece? O nosso mágico pois claro remate cruzado trai Moreira e que golão que delírio, fim do mundo e foi neste preciso momento que aproveitei no calor da loucura e fiz o que à muito desejava fazer " demos ali o nosso primeiro beijo".

    Assim quando tiver 70 anos e ela perguntar sorrateiramente alguma coisa sobre o nosso primeiro grande encontro e nosso primeiro beijo eu digo luz-deco-golo-mouros a chorar, e não falha.

    Foi um prazer ver este homem jogar, que classe , que alegria e que toque de bola.

    Um abraço a Todos

    ResponderEliminar
  10. A minha primeira visita ao galinheiro aconteceu no velho e foi nesse jogo que o Antas relembra e claro foi o Deco a patrocinar o momento alto do jogo. Também me lembro de um golo fantástico contra o Marítimo nas Antas em 2002/03. Por estes e muitos outros motivos Deco é um ENORME DRAGÃO que merece ser aplaudido de pé por todo o DRAGÃO no próximo dia 25.

    ResponderEliminar
  11. Já houve bingo!

    Intrusus, tens que vir pela calada da noite! :)

    Heliantia, o objectivo de 100% era o prémio mais que justo a este fora-de-série! Veremos!

    Antas, puxaaa, mas que bela história aí contaste. Cheira-me que se o Deco sabe ainda te faz pagar um copo!

    ResponderEliminar
  12. Ah,esta sabia eu!
    Hugo Almeida,claro.

    DECO,DECO,DECO,DECO,DECO!!!!
    Estou mortinha por ver o Dragão a homenagea-lo

    ResponderEliminar
  13. ANTAS:

    Antas e o seu 1º beijo no Estádio da Luz:) Mas foi motivo para isso, sim senhor... Foi um grande golo e uma grande exibição do nosso Porto, não tinhas melhor momento para CONCRETIZAR esse "objectivo" ;)

    ResponderEliminar
  14. Deco não só é um dragão sem mácula, como o exemplo mais refinado de um futebolista perfeito.
    O seu futebol é tranquilo e elegante.
    É um mago do futebol moderno que delicia qualquer amante desse desporto, e com as nossas cores conquistou tudo e a todos nós.

    ResponderEliminar
  15. No outro dia estava a ler um dos jornais do meu arquivo azul e branco e encontrei uma entrevista em que o Benny McCarthy dizia que o Deco podia ser o Michael Jordan do futebol. A verdade é que tanto o Deco como o Michael Jordan são sinónimo de espectáculo puro, mas também de profissionalismo e títulos.

    A 1ª vez que vi o Deco a jogar foi num jogo nas Antas em que, salvo erro, vencemos por 4-1 o Salgueiros e Deco jogava do lado salgueirista. Fez um jogo notável e logo aí pensei que um dia teria de jogar naquele estádio, mas de azul e branco. Felizmente, esse meu sonho cumpriu-se.

    Para mim, Deco foi dos melhores jogadores que vi jogar e talvez aquele que mais me fascinou. Tinha uma capacidade técnica do outro mundo, lutava por todas as bolas como se fossem as últimas da sua vida. Quando todos se escondiam do jogo, Deco pedia a bola e assumia-o. Sabia sempre qual o ritmo a dar a uma partida, quando a devia pausar, acelerar… inigualável o nosso mágico! Partiu, mas nunca nos esqueceu. E nós também nunca nos esqueceremos dele.

    DECO, ETERNO DRAGÃO!

    ResponderEliminar
  16. Super, Hiper, Mega-Dragão... todos os dias, para quem nunca se esquecerá dele... para além da gratidão que a cada entrevista demonstra pelo clube que o lançou na ribalta e onde foi mto feliz... e tornou uns quantos outros, fantasiados com a sua magia!!

    Para a semana, tá bom de ver... o bombardeiro-man que nunca teve, se calhar, a real oportunidade para singrar de azul-e-branco, se bem que, admito, aos meus olhos, não era daqueles d'eleição!

    ResponderEliminar
  17. Depois de Jardel ter uma ovaçao em pleno Dragão (mais que justa, apesar das "pequenas" traiçoes aos Dragões), esperemos pelo Mágico, o verdadeiro numero 10. No relvado, no banco ou na bancada, certamente será um dos maiores aplausos de sempre a um jogador de uma equipa rival no nosso estádio.

    :)

    ResponderEliminar