29 novembro, 2009

Bom futebol, sem bolas na trave... ganhamos ao Rio-Ave!!!

Quantas “vidas” terá Jesualdo à frente dos Dragões???

É difícil dizer ou até falível adiantar cenários de mudança, mas o certo é que o decano treinador, ou opera um “milagre”, ou este campeonato ameaça tornar-se um caminho tortuoso, quem sabe feito de várias jornadas de sofrimento.

Se o tempo se mostra progressivo a cada volta dos ponteiros do relógio, o futebol Azul e branco regride com o passar dos meses, tornando cada jogo dos Dragões um processo evolutivo paradoxo feito de contrastes temporais, onde a cada passo rumo a um futuro incerto, mais saudades tenho do passado recente.

A máxima, “ó tempo volta para trás”, tarde ou nunca se verifica, e mais me canso da sensação de dejá vu exibicional portista.

Como é hesitante a fiabilidade de frases feitas, “para progredir é preciso aprender com os erros do passado”, não me fazendo crer em soluções de jogo adultas, capazes de suprir incapacidades gritantes.

Depois de uns laivos de vitalidade intermitente Azul na Champions, onde o labor, abnegação e audácia foram pouco mais que q.b., redundando na habitual falta de arte para a eficácia, o regresso da Liga faz-se às mãos da equipa sensação da época em curso, o Rio Ave.

Os Vila-condenses forjados ardilosamente na capacidade de um técnico experiente, sabedor, onde os vectores rigor e arreganho técnico/táctico são conjunto e mole impulsionadora de uma defesa sólida, um meio terreno lutador e de uma frente ofensiva de experiência e instinto goleador.

No plano meramente teórico eram apontados como um dos candidatos a descida, um pouco na linha da temporada transacta, algo que o reforço estrutural da equipa em muito ajudou a contrariar. As entradas de Carlos para a baliza, Ricardo Chaves no miolo, Bruno Gama e João Tomás como expoentes ofensivos, acrescentaram experiência e ambição, algo que a expressão dos números de inicio de época ajuda no conferir do estatuto de sensação, pelo menos no 1º terço de campeonato.

Na última visita ao Dragão, os de Vila do Conde por muito pouco não roubaram pontos ao então líder aburguesado da tabela, nesse jogo “el tecla” desafinou uma estratégia de pontinho, algo que a condição desafogada na tabela este ano não fará alterar muito, mesmo que a promessa dos forasteiros seja a de manter a identidade e cultura vitoriosa, cujo registo único de uma derrota ajuda no manter da moral em alta e na perspectiva de surpreender os Dragões intramuros.

Intenções!!!... Interjeição entre o jogo real e o jogo pensado, certo será um esquema próximo de 4x3x3, dissimulado num povoamento criterioso dos espaços, onde a presença dos alas, bem abertos, em muito ajudarão a estratégia de contenção dos desequilíbrios ofensivos que o Dragão tentará nas faixas.

Refutando ao máximo a ideia de sofrer golos cedo, como estratégia evolutiva do restante manancial de jogo, adulterando os níveis de ansiedade nos da casa, adensando as interrogações sobre o apuro de forma de muitas das melhores individualidades portistas.

Os verdes de à beira AVE, não devem por isso mexer muito na equipa, onde estarão nomes cujo passado se interliga com o dos campeões nacionais, Gaspar, Vilas Boas (não o novo messias) e Bruno Gama, serão peças de um conjunto apostado em prolongar a ausência de vitórias do Dragão perante o seu público.

Outro cenário que não o de vitória, leva os azuis e brancos para inusitados caminhos, como tal só vislumbro uma saída, naturalmente que não é em pouco dias que se queimam etapas de evolução, no entanto urge que o Dragão de forma mais ou menos atractiva, traduza capacidade de aproximação as zonas de área, capaz de nutrir a linha avançada de uma ideia mais concretizadora, capaz de mostrar índices letais em Falcao e seus pares.

Vincar e reforçar a robustez dos alicerces característicos deste Porto, menor rigidez posicional, trará o apanágio prioritário das transições, da explosividade, da dinâmica dos automatismos, como imagem de uma equipa sólida e coesa, dissipando e diluindo as assimetrias dos momentos defesa/ataque/defesa.

Inexplicavelmente, o cronograma da época não confere ainda uma base de trabalho consistente, como resultado, Jesualdo experiência jogadores em lugares específicos, traduzindo pouca continuidade e fluência ao esquema a adoptar.

Como tal nos onze prognosticam-se mudanças, Beto e Fucile parecem certos, tudo mais passa por ser incógnita, tanto no modelo como nos nomes que o personificarão.

Há facetas de criatividade e envolvência futebolística que tardam em ser imagem de uma expressividade de jogo, Belluschi, Meireles, Fernando, Hulk e/ou Rodriguez, são ideias comuns quando passa por antever qualidade e diferença na ânsia de melhor no perspectivar dos duelos do Dragão.

Contudo o Professor escuda-se na mensagem na capacidade de crescimento do colectivo, esquecendo a forma insidiosa, amorfa, sem rasgo, incapaz de subverter a ínfima intensidade com que nos exibimos jogo após jogo.

Por tudo isto vou abster-me de causticar, não me vou repetir em “soluções” de posicionamento deste ou daquela individualidade, muito menos procurar imiscuir-me ainda que só desta forma em modelos 4x3x3, 4x4x2 ou outros, que nos aproximarão de melhor futebol e vitórias.

Nós, adeptos sabemos o que queremos, como tal fico-me apenas por uma antevisão, a de que possam jogar a bola e somem os 3 pontos.

LISTA DE CONVOCADOS OFICIAL
Guarda-redes: Beto e Nuno.
Defesas: Fucile, Bruno Alves, Rolando, Maicon, Sapunaru e Alvaro Pereira.
Médios: Fernando, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri e Rodríguez.
Avançados: Falcão, Varela e Hulk.

7 comentários:

  1. Frente ao Rio Ave nem vale a pena dizer que é preciso fazer isto ou aquilo; que a equipa de Vila do Conde está a fazer um bom campeonato; que vem jogar assim ou assado; que devemos jogar com este ou com aquele; que temos de ter cuidado com o Tomás ou com outro qualquer...Não, frente à equipa treinada por Carlos Brito só temos é de ganhar e de preferência fazendo um bom jogo. Mas de não jogarmos bem, paciência, o que temos é de ganhar na mesma...


    Um abraço e até logo no Dragãozinho

    ResponderEliminar
  2. o mariano nao foi convocado...

    ResponderEliminar
  3. Os destaques na convocatória para este jogo são de facto as ausências do Mariano e do Helton.
    Quanto ao jogo de logo, só a vitória interessa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu só espero a vitória e logo lá estarei para apoiar a equipa!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Hoje a vitória é Obrigatória!! Não há margem para o erro!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  6. Não desprezar esta boa equipa do rio ave, ganhar e mais nada!

    Até logo!

    ResponderEliminar
  7. É claro que vamos ganhar e sem margem para duvidas.

    ResponderEliminar