09 novembro, 2009

Acorda, Porto!

assistência: --- espectadores.

árbitros: Paulo Baptista (Portalegre), José Braga e Luís Tavares; Ricardo Lourenço.

MARÍTIMO: Peçanha; Paulo Jorge, João Guilherme, Fernando e Alonso; Roberto Souza e Bruno «cap.»; Djalma, Marcinho e Manu; Baba.
Substituições: Manu por Briguel (65m), Paulo Jorge por Taka (82m) e Marcinho por Pitbull (85m).
Não utilizados: Luís Carlos, Miguel Ângelo, Olberdan e Kléber.
Treinador: Mitchel Van der Gaag.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodriguez.
Substituições: Guarín por Mariano (46m), Rodríguez por Farías (61m) e Sapunaru por Tomás Costa (75m).
Não utilizados: Beto, Belluschi, Maicon e Prediger.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: Cartão amarelo a Fernando (45m), Sapunaru (73m), Alvaro Pereira (76m), Tomás Costa (85m) e Baba (90m).

golos: Rolando (29m, na p.b.).


Há quatro anos atrás, Jesualdo iniciava o seu ciclo enquanto treinador do FC Porto. Os adeptos olhavam-no com desconfiança, e ano após ano, o seu trabalho é todo ele feito debaixo de opiniões divididas e contestação.

Hoje, mais uma vez, deu razão a todos os adeptos que o querem fora do Dragão.

Adiante. O F.C Porto no jogo de hoje perdeu e muito bem. Aliás, quanto a mim, o resultado peca por escasso a favor do Marítimo.

Já de alguns jogos para cá, o FC Porto vem denotando um futebol aos "repelões" e com um espaço excessivo entre meio-campo e ataque. Desta vez não houve um "golpe de génio" de Falcao ou Farias para salvar Jesualdo e, como já tive oportunidade de referir, o resultado é mais que justo.

Não sou de arranjar desculpas para as derrotas ou más exibições Portistas, mas se é verdade que no jogo diante do Belenenses houve uma atitude completamente anti-desportiva da equipa visitante, hoje assistimos a uma atitude do Marítimo que marcou a diferença. Apesar de todas as suas limitações, o Marítimo (agora orientado por Michel Van der Gaag) jogou de forma desinibida, extremamente rápida e com objectividade.

Este sistema que Jesualdo vem adoptando, tem valido alguns dissabores e pelo meio, umas vitórias tangenciais. Na verdade, com um "fosso" entre meio-campo e ataque, os três avançados, e em particular Falcao, são obrigados a correrias desenfreadas e a um esforço excessivo. Não se consegue ligar meio-campo com o ataque, e quando se consegue, a bola chega lá invariavelmente, aos "repelões" ou de "pontapé prá frente".

Não havia necessidade de se chegar a este extremo. Se por ventura estivéssemos a falar do Sporting, onde a falta de meios justifica os maus resultados, haveria da minha parte maior conformação. No entanto, como eu sei que o FC Porto pode e deve fazer muito melhor que isto (já o fez, inclusive e em jogos bem mais complicados), a minha indignação e a da maior parte dos Portistas recai na insistente vontade de "inovar" de Jesualdo Ferreira. Já em anos anteriores foi assim, sempre com grandes jogadores sob o seu comando.

Pela forma como o campeonato vem decorrendo, nenhuma equipa se pode dar ao "luxo" de desperdiçar pontos, sobretudo em situações cujo "deslize" era perfeitamente evitável.

Um jogador que podia (pode!) ajudar a ligar o meio-campo com a frente de ataque seria, na minha opinião, Belluschi, a quem Jesualdo tem apostado pouco, muito pouco. É um jogador diferente de Meireles, de Guarin e até de Tomás Costa (a aparecer nos últimos jogos), com uma visão de jogo acima da média e poder de remate. Outros hão, que nem deveriam jogar, casos de Mariano, Rodriguez e Meireles, pois são nesta altura, claramente, não valias para o plantel de tão sofrível tem sido o seu futebol.

No entanto, fico sem saber o que efectivamente se passa entre Jesualdo e Belluschi. Está mais que visto que nesta temporada tem havido uma "era" antes e pós-Belluschi, daí que considere a sua não utilização completamente escusada. Estaremos na presença de um caso semelhante ao que incompatibilizou Paulo Bento com Stojkovic? Estará Belluschi ainda em processo de recuperação? Mas se estava porque foi convocado?

Tudo dúvidas que subsistem na cabeça dos Portistas, que neste momento vêm o chão a fugir e anseiam por uma verdadeira reviravolta na forma como a equipa se vem exibindo. Está difícil, mas ainda faltam vinte jornadas... há que acreditar!!!

ps – palavras que não devem ser levadas a sério, caso contrário, o caso é ainda bem mais grave: Jesualdo Ferreora, “O Marítimo soube jogar bem sobre este relvado que não estava bom…” - Raul Meireles, “Sentimos que a equipa talvez esteja um pouco cansada...”.

84 comentários:

  1. Temos que ganhar. Este é um jogo chave rumo ao penta!

    ResponderEliminar
  2. Quem será o próximo treinador do FC Porto?

    Querem ver que o Paulo Bento ainda vai arranjar trabalho antes do Natal?

    ResponderEliminar
  3. Horrível.Deprimente.Triste.
    De envergonhar e enervar o adepto mais paciente,o tempo passa e as coisas continuam EXACTAMENTE na mesma: mal...sem fio de jogo,sem atitude,sem criatividade,sem garra,sem alegria e vontade de jogar.A minha paciência chegou ao fim.Basta.Se querem dar um grito de Ipiranga...é agora.

    ResponderEliminar
  4. Fico a olhar para a TV a perguntar-me o que aconteceu ao nosso Porto. Isto está a ser penoso. Ou dá uma grande volta ao intervalo ou vamos ver bailinho da madeira.

    ResponderEliminar
  5. Eu já nem me chateio.

    Prefiro ver o futebol em bicicleta.

    Já chega de ver merda. Chega.

    ResponderEliminar
  6. Eu quero ser educado e manter
    calma mas.....o Sr Jesualdo deve começar a pensar na reforma,pois ,qualquer camelo dá-lhe a volta sem esforço, não é o nosso treinador,pode acabar por ganhar os jogos mas mas sem sabor de vitória.. por isso Sr. Jesualdo
    vá para o caralho você é uma besta
    e não apreendeu nada, mesmo com equipes novas, o Amigo já é passado.P.Q.P.

    ResponderEliminar
  7. Sai Guarin, entra Mariano.

    Já estou muito mais animado.

    O Mariano é um jogador anima qualquer adepto. Basta ver o que se passa no estádio do Dragão.

    Quanto é que gastámos mesmo em contratações?

    ResponderEliminar
  8. O que é de admirar é o Maritimo estar a ganhar... SÓ por um golo de diferença. Sera o proximo treinador do Porto o Pulo Bento? Não, espero é um proximo presidente. Este esta velho, até começou a ligar mais ao benfica que à gestão do clube, e a sua vida privada manchou o bom nome do clube.

    ResponderEliminar
  9. O camelo :(;-(grunhiú, e borrou a pintura o nosso presidente está bem e recomenda-se,como é que um anormal como o (disse) vem aqui falar de vidas privadas????, vê o que tens em casa hó anormal.

    ResponderEliminar
  10. Este campeonato já está entregue desde o início de época. A maioria só agora se começa a perceber disso.

    E os vermelhões nem vão precisar da ajuda dos árbitros. Já não é preciso. O grande Juju já lhes fez o seu grande e especial favor.

    Jesusaldo,

    A medalha de campeão estará à sua espera no galinheiro da luz, conforme o combinado.

    ResponderEliminar
  11. Já alguém disse que íamos chegar ao Natal com 15 pontos perdidos.

    Quantos pontos já perdemos?
    10 pontos em 10 jornadas.

    Estamos no caminho certo.

    Siga para bingo.

    ResponderEliminar
  12. O resto da época vai ser muito penoso. Muito pior do 2004/05. Pelo menos, nessa época ainda lutamos pelo títulos até ao fim. Esta época, lá pelo Natal já estaremos arrumados.

    A quantos pontos iremos ficar dos vermelhões?

    Eu aposto em 20.

    ResponderEliminar
  13. Este Porto não merece que eu me incomode por causa dele...não merece mesmo.
    Inadmissível!
    Cinco pontos,nesta altura,são perfeitamente recuperáveis,mas se continuamos assim,o Penta não passará de uma miragem.

    A boa notícia é que vamos ter uma paragem para selecções,e,assim,uma pausa na mediocridade e sofrimento.

    ResponderEliminar
  14. uma equipa que só aos 80 minutos faz um remate perigoso à baliza... acho diz tudo...

    ResponderEliminar
  15. Espero que o Sr PdC se encha e engasgue com o fundo do Benfas de merda.
    Depois do jogo da acdémica e depois desta merda de hoje só espero que renova com o Jesualdo forever.

    Que futebol, tão deprimente e triste, pontapé para a frente sem nexo. Não fazem 3 passes sem perder a bola. Até um camelo defesa central armado em treinador faz melhor que um Professor armado em Dr.

    Tenho vergonha do vejo. Tal e qual o Couceiro. Mas o engraçado é que isto chegou a este nível depois do outro ter regressado ao banco. Deve ter levado os meninos a comer as meninas.

    PQ os pariu...Rua e deixem de manchar a Camisoal sagrada do FCP. O SR Rolando é o 3º golo que marca na própria baliza.

    Cansado? Relvado? Ó meu amigo você tem 30 jogadores....Vá gozar o raio-que-o-parta. Estou cheio desta bosta...que continua a dizer que os outros são muito bons. 4 anos e não aprendeu a ponta de um corno.

    ResponderEliminar
  16. Porque raio não encostamos ao Benfas?
    O que se passa?
    Isto cheira a esturro para não dizer outro nome. Não vejo Jesualdo com garra e interesse em mudar as coisas. Será que lhe disseram que este ano não valia a pena? Um treinador que retira de campo o unico que transporta a bola e deixa HUlk que desapreceu do jogo os restantes 30 minutos de jogo, é mesmo de um amadorismo atroz. Explicações não as dá...diz que é da relva, que é do cansaço, que é...Eu digo-lhe meu Senhor. É falta de sistematização ou os seus jogadores são mentecaptos?

    Chega...Demita-se e leve consigo aquele moço dos papeis...que lhe deve dar as dicas todas erradas aos seus jogadores.

    Mas que isto cheira a combinação a mim ninguêm mo tira. Por isso este ano não comprei o lugar anual...já me tinha cheirado na pré-êpoca, que você ia inventar.

    ResponderEliminar
  17. tem razão caro Kostadinov, não importa o adversário, é sempre um jogo difícil, blá, blá. sempre a mesma conversa da treta..

    Mas já muito boa gente aqui mesmo no blog apontou as deficiências deste Porto mal se deu o término da pré-época. O treinador está deslocado da realidade, faltam pontas de lança diferentes ao Porto, entre outros.

    Nem vou falar da gestão do clube, porque criticar o Pinto da Costa é impensável, certo? Mas a verdade é que o Porto gasta demasiado dinheiro em salários de jogadores que nunca jogaram ou iram jogar pelo Porto.

    Fica a pergunta. Quem vai ser o novo treinador? Klinsmann, Rijkaard, sei lá..

    A hora é agora, com a pausa do campeonato, e o acesso aos oitavos da champions já conquistado.

    Abraço.

    Se em cada 5 anos, ganhar 4, sou um homem muito, muito feliz.

    ResponderEliminar
  18. Não vou comentar a exibiçao porque nao vi o jogo a excepçao dos ultimos 5 minutos...Esperava uma exibiçao capaz e colorida que nos aproxima-se dos bons registos de outras alturas...infelizmente pelo que percebi nas palavras de Jesualdo e Meireles este foi ainda um jogo pior que muitos dos ultimos...Há fases assim, claro esta que nao interessa dizer que o ano passado estavamos pior porque isso so exemplifica aquilo que nao fizemos e os erros que voltamos a cometer...
    Falcao é bom jogador mas nao é nenhum messias, Hulk esta uma sombra do Hulk que precisamos e todos acham que pode ser...Rodriguez inexistente...podia continuar a chorrilhar uma catadupa de argumentos capazes de explicar mais uma derrota..no entanto a unica coisa que sei é que sao 5 pontos para a liderança perdidos em 2 jogos consecutivos com exibicoes sombrias...o campeonato agora para e se a ultima paragem nao fez bem ao dragao, pelo contrario a equipa nao subiu patamares nem de qualidade nem de outras questoues tecnicas pode ser que agora esta seja mais produtiva e nos aproxime qualitativamente pelo menos do FC POrto que somou vitorias e exibicoes concludentes sobretudo fora de portas...é que ate esse sentido de jogo explosivo extra muros se esfumou entao poucos meses!??!?
    Ate fico GAAG(O)com a qualidade vinda do banco e ao serviço de Jesualdo, nao lhe quero assacar outras culpas, mas quando vejo as opçoes que o mesmo tem para mexer com o jogo ate fico sem palavras!!!

    Mais um fim de semana estragado!!!!IRRA

    ResponderEliminar
  19. Não vou comentar a exibiçao porque nao vi o jogo a excepçao dos ultimos 5 minutos...Esperava uma exibiçao capaz e colorida que nos aproxima-se dos bons registos de outras alturas...infelizmente pelo que percebi nas palavras de Jesualdo e Meireles este foi ainda um jogo pior que muitos dos ultimos...Há fases assim, claro esta que nao interessa dizer que o ano passado estavamos pior porque isso so exemplifica aquilo que nao fizemos e os erros que voltamos a cometer...
    Falcao é bom jogador mas nao é nenhum messias, Hulk esta uma sombra do Hulk que precisamos e todos acham que pode ser...Rodriguez inexistente...podia continuar a chorrilhar uma catadupa de argumentos capazes de explicar mais uma derrota..no entanto a unica coisa que sei é que sao 5 pontos para a liderança perdidos em 2 jogos consecutivos com exibicoes sombrias...o campeonato agora para e se a ultima paragem nao fez bem ao dragao, pelo contrario a equipa nao subiu patamares nem de qualidade nem de outras questoues tecnicas pode ser que agora esta seja mais produtiva e nos aproxime qualitativamente pelo menos do FC POrto que somou vitorias e exibicoes concludentes sobretudo fora de portas...é que ate esse sentido de jogo explosivo extra muros se esfumou entao poucos meses!??!?
    Ate fico GAAG(O)com a qualidade vinda do banco e ao serviço de Jesualdo, nao lhe quero assacar outras culpas, mas quando vejo as opçoes que o mesmo tem para mexer com o jogo ate fico sem palavras!!!

    Mais um fim de semana estragado!!!!IRRA

    ResponderEliminar
  20. Não é possivel jogar tão mal, não fizeram uma jogada digna,não vi um unico jogador em forma, isto tem um responsável que é o treinador.
    Razão tinha Miguel S.Tavares ao afirmar que esta era a pior equipa a jogar dos ultimos anos.
    Prazo de validade de J.F. está a chegar ao fim, como tudo tem, só espero que não sejamos obrigados a consumir para lá da data limite.

    ResponderEliminar
  21. Não vi e pouco ouvi do jogo pois não gosto dos relatos.
    Mas do que ouvi, quer das apreciações dos jornalistas, quer do Jesualdo e do Meireles, anotei que "foi o pior jogo do FCP" ( Jesualdo) e que andam "cansados" ( Raul Meireles).
    Não sei que pensar disto, num jogo crucial, onde geralmente o espírito de sacrifício o querer e a determinação moviam montanhas.
    O mal anda há muito tempo, realmente os jogadores não estão em forma, não correm e ... não reagem ... conforme o jornalista Bruno Prata afirmou, espantado por não ver uma das marcas FCP, a reacção à adversidade!!!.
    Naturalmente que não se pode ganhar sempre, mas haja atitude.
    Uma profunda modificação e reflexão interna precisa-se com urgência, em termos de preparação física e gestão do plantel, sistema de jogo e reforços em Janeiro, pois se não se atalhar já, pode ser tarde de mais...

    ResponderEliminar
  22. Viva !

    Enganei-me no horário ( esta coisa dos fusos horários dá-me parafusos a mais ou a menos ) e só vi na parabólica a segunda parte.

    Continuo a escrever : Falta um maestro no meio campo.

    Atirar culpas para quem salvou o campeonato dos campeonatos com vinte pontos de avanço, não participo nisso.

    Atirar culpas para quem não soube descobrir um maestro após a venda de Lucho, talvez. Eu sei que estes não correm por aí nem ali. O que ... apesar de tudo não deixa de ser questionante.

    Mas minha Nossa Senhora : O Porto está a jogar futebol como o Everton ou qualquer equipa de segunda metade da tabela Inglesa.

    Não há entrocamento entre as linhas : Cruzamentos largos, longos e falhados e que os avançados cabeceiam para a direita ou esquerda sem esquecer os extremos que se esqueceram das rivas.

    E é um futebol esteoritipado e constipado.

    Bruno Alves sobe, falha e resmunga.

    Cruzamanto and cruxamento . Será que o jogo corrido do Porto perdeu a sua latinidade ?

    Tal como na Liga Inglesa.

    Mas não é por isso que vou assobiar. Já conheci e vi o Porto em momentos bem piores.

    Mas continuo a pensar que o Porto precisa dum maestro e de laterais.

    E não me venham agora dizer que Cisso não era um grande jogador.

    Uma boutade para quem pensava que este lateral podia ser facilmente substituido.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  23. Sinto-me deprimido e angustiado...
    Acho que há alguns anos não assistia a uma exibição tão vergonhosa, horrível e deprimente...
    Alguns jogadores deveriam ter vergonha do que fizeram hoje...muita vergonha na cara...
    A meio da 2ª parte questionei-me mesmo senão seria um pesadelo o que estaria a ver...belisquei-me, e não, não era um pesadelo, mas sim uma realidade tão angustiante e deprimente...

    PS: Chega de jogadores como Sapunaru, Mariano ou Guarin... Nós que vamos todos os anos à Liga dos Campeões, não temos dinheiro para comprar PORRAS de jogadores melhores... F***-se...

    ResponderEliminar
  24. Mais um que vai deixar o cativo

    não sou mártir.. para mim chegou.

    até ao próximo treinador...

    ResponderEliminar
  25. De pior que já vi o meu Porto fazer.
    Ou isto muda muito depois da paragem .. ou não sei não.

    Que vergonha.
    Uma lástima.

    Abraços

    ResponderEliminar
  26. Isto é feio de mais para ser o meu Porto :(!
    Espero melhores dias!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  27. E biba o Porto, carago!

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  29. Bem sei que por estas alturas, os «abutres» sentindo o cheiro do sangue, aparecem todos armadas em doutos iluminados, no entanto, e até porque não estou com pachorra alguma para ler alguns disparates que aqui já foram publicados, aviso já que se continuam com esse tipo de discurso à base do «insulto» para com dirigentes, técnicos, jogadores do FC Porto, ou até mesmo contra outros comentadores habituais deste espaço de tertúlia, não voltarão a passar e terão o caixote do lixo como destino, sem contemplações.

    Chateados estamos todos, incomodados estamos todos, revoltados até, diria, estamos todos, mas isso não permite a ninguém, ninguém mesmo, determinado tipo de linguagem para com outros.

    Saibamos todos discutir o (real) problema do FC Porto, sem insultos de qualquer ordem, ok?

    Vamos todos, sem excepção, ter juízo e mostrar que somos diferentes d'outros!!!

    ResponderEliminar
  30. Nestas alturas "saem todos do armário", é o custume. Hora de criticar, dizem todos "presente"!

    Mau demais para ser verdade. Exibição muito mas muito pobre, cada vez pior. Equipa sem fio de jogo, sem um criativo que faça as transicções da defesa para o ataque. Não há praticamente remates à baliza e custa muito a bola chegar aos mais dianteiros.

    Também não percebo o Jesualdo. Porquê Belluschi, de um momento para o outro, passa de titular a praticamente excluído?

    É preciso ir ao mercado em Janeiro para lutarmos pelo título? Força nisso, avancem. Não podemos é estar a oferecer pontos constantemente aos nossos rivais mais directos...

    Que desilusão de jogo. A primeira jogada que pode ser considerada mesmo perigosa, é nos últimos cinco minutos...

    Acorda, Porto!

    ResponderEliminar
  31. "Que caia a merda do avião para fazermos uma equipa nova."

    Com o máximo respeito... és doente!! Há coisas que não se dizem...

    ResponderEliminar
  32. Oh anónimo,mais respeito para com o Vila Pouca "faxabor".
    E há coisas que não se dizem nem a brincar,nem a sangue quente,essa do avião,eu respondia-lhe...mas nem vale a pena.

    ResponderEliminar
  33. Quando só se pensa no dinheiro e se deixa os interesses da equipa para ultimo lugar algum dia as coisas deixam de bater certo.O Jesualdo não faz milagres levam-lhe sempre os jogadores mais valiosos e depois tem sempre de fazer uma equipa, porque vender o Lucho??? Sem ter ninguem com a qualidade dele em vista para o lugar?? o problema esta nas comissões que se recebem quando se vendem os jogadores. Os jogadores no porto nao são desportistas, são maquinas de fazer dinheiro e comissões. Quantos anos vai andar o porto para encontrar um jogador como o lucho, nao encontra nenhum na europa por 18 milhoes. Tudo correu bem até o benfica abrir os olhos!! ninguem é perfeito, era importante os proximos dirigentes do porto serem diferentes destes pontos, cumprimentos portistas

    ResponderEliminar
  34. Mau demais para ser verdade. Ao invés do que Jesualdo diz, a equipa não "está a crescer"; está, isso sim, em permanente decréscimo. Isto está a tornar-se preocupante.
    Fernando Moreira – V. Real

    ResponderEliminar
  35. Parece ser ponto assente que se tratou de mais uma triste exibição do F.C.Porto. Foi, aliás, mais um jogo que nos entristeceu, especialmente pela aparente apatia dos nossos jogadores. Custa a entender!

    Aliás, neste jogo, quanto aos jogadores não há muito a observar pela positiva. Deixo apenas uma nota para o Helton que parece que esteve lesionado e esforçou-se. Não foi seguramente por ele que perdemos.

    Deixo uma observação (que é tripla) acerca do desempenho em "jogo jogado" dos nossos jogadores:

    1 - Como é possível falhar tantos passes durante um jogo, mesmo dos mais fáceis?!

    2 - Como é possível ter tantas recepções de bola "péssimas", falhadas, durante um jogo??!!

    3 - Finalmente, como é possível cerca de 90% dos lançamentos laterais (às vezes demorados) ficarem na posse dos nossos adversários ou perderem-se durante um jogo???!!!

    E não foi só neste jogo que isto aconteceu.
    Isto não se treina? Os nossos jogadores (ou quaisquer outros de uma primeira liga) não têm obrigação de fazer muito melhor? Não são pagos em conformidade com essas exigências de qualidade técnica? E quanto à "raça", atitude ou empenho pouco se viu. Não se jogou "à Porto".

    Estou naturalmente muito triste e sofredor. MAS NÃO QUERO SER PESSIMISTA. AINDA ACREDITO. Espero por melhores dias...

    ResponderEliminar
  36. Estava-se a adivinhar: vitória frente à Académica com péssima exibição; empate frente ao Belenenses - levou três em casa do Paços de Ferreira... - e mais uma exibição sem o mínimo de qualidade; derrota justa frente ao Marítimo e citando Jesualdo: " a pior exibição da época".


    Nós falamos, alertamos para a forma como ( não) estavamos a jogar, apelamos ao brio e à raça, pedimos atitude de Campeão, mas não adiantou nada...Ninguém percebeu os sinais vindos do exigente público do Dragão, e assim, o F.C.Porto numa época que precisava de estar forte, ganhador, à altura do seu enorme prestígio, é uma equipa sem rei nem roque, com pouca defesa - Rolando tanto prometeu que cumpriu... -, sem meio-campo e sem ataque. Uma caricatura de uma grande equipa, que, para espanto de todos os portistas, a cada semana que passa está pior, perdendo até aquilo que sempre a distinguiu: a capacidade de lutar contra o destino.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  37. Um Porto à imagem do seu técnico, triste, conformado, incapaz e sem rumo.

    Estou sem mais paciência para o aturar. Deixo isso para quem o defende a todo o custo. Eu ainda penso pela minha cabeça.

    Não é aquele o PORTO por quem me apaixonei há muitos anos. O PORTO que é tb um pouco meu pode perder mas não entra derrotado.

    Chega de discursos medrosos e derrotistas, de equipas em crescimento e em formação.

    ResponderEliminar
  38. Quero o meu Porto de volta :(

    ResponderEliminar
  39. E pronto, depois queixam-se de ser assobiados.

    Imagem e exibição abaixo do exigível, paupérrimas, num Porto que nem para consumo interno tem valor.

    O que me irrita, solenemente, é que os sinais estavam lá, depois da Académica e Belenenses. Frente ao Marítimo, foi mais do mesmo. Sem alma, sem crença, acomodados, incapazes de gizarem um lance sequer com principio, meio e fim.

    Só nos últimos 10 minutos se vislumbrou uma aragem de golo. Muito pouco para quem quer ser campeão.

    Não sei que volta se poderá dar a isto, mas a paragem poderá ser benéfica. E continuo a acreditar que é possível, mas está cada vez mais complicado.

    Um Porto impróprio para consumo.

    ResponderEliminar
  40. Exibição fraquinha fraquinha ainda para mais para os níveis de exigência do comum adepto dos TetraCampeões.

    Pior que o(s) resultado(s) já de si maus, não só pela derrota como pelo não aproveitar de encurtar distancias para o líder Braga, são as exibições.
    Muito abaixo do mínimo exigível.

    ResponderEliminar
  41. O pior disto é que parece não haver volta a dar. A quanto tempo andamos em reconstrução? Somos incapaz de manter os melhores jogadores..

    Obviamente só dá mais valor as vitórias, reconstruir e ganhar ao mesmo tempo é quase impossível e seria mesmo se o nosso campeonato fosse mais competitivo.

    É o problema das comissões baseadas em lucros. É preciso vender.. Lisandro e Cisso foram bons negócios. Mas o Lucho disse umas quantas vezes que queria ficar..

    PS: Porque é que o slb tem 40 mil avançados e o Porto só 2?

    Jesualdo pode não saber mexer ovos, mas tb tem poucos.

    ResponderEliminar
  42. Oh Paulo Pereira, "paragem benéfica"? O homem (Jesualdo), já se veio queixar que os jogadores vão para a selecção. Já foi meio caminho andado para se desculpar do que aí vem. A equipa está muito fracota, pelo menos aquela que ele põe em campo. Aliás, vê-se que o seu treinador anda perdido. Acho que ainda ninguém aqui comentou, a falta de profissionalismo ao colocar um jogador semi-lesionado, e logo guarda-redes, como estava o Helton. Em situações de jogador isolado, ele nem estaria em condições de fazer um pique para cortar a bola. Defesa permeável (volta cissokho), meio campo muito fraco (fernando não incluído), e ataque aos repelões. Isto tem sido o legado do Jesualdo. E quem temos no banco para substituir? Tomás e Mariano! Sim, porque o melhor, não entra, que é o Beluschi! Mais um prontinho a ser queimado pelo mister! Vai na senda do Ibson, e do Valeri, que este, para sorte do técnico, lesionou-se. O Mariano, que tantos aqui incompreensívelmente elogiaram num artigo anterior (profissional e esforçado até eu seria, mas talento é que não teria, nem ele), é um «case study» de inútil persistência. Ontem ao ouvir o relato na 2a parte, apercebi-me que durante 45m só ouvi o nome do Mariano para a marcação de um canto. Mais nada. O Raul Meireles é uma sombra do que era (serão saudades do lucho?), o Hulk está com a cabeça noutro sítio (Inglaterra?), tal como o Bruno Alves, e o Rodriguez fora de forma. Tudo isto para dizer que os jogadores que temos são, de facto, muito fracos, mas que a culpa disto não pode ser só incutida na administração, pois os jogadores entram com o aval do treinador. Este, aliás, também já desperdiçou muito boa matéria humana, por exemplo, o bruno gama, que ontem tão bem jogou contra o Sporting. Ibson e bolatti (não jogou na sua posição)são outros exemplos. Tal como outro treinador, este já cá há quatro meses a mais...

    ResponderEliminar
  43. Oh Paulo Pereira, "paragem benéfica"? O homem (Jesualdo), já se veio queixar que os jogadores vão para a selecção. Já foi meio caminho andado para se desculpar do que aí vem. A equipa está muito fracota, pelo menos aquela que ele põe em campo. Aliás, vê-se que o seu treinador anda perdido. Acho que ainda ninguém aqui comentou, a falta de profissionalismo ao colocar um jogador semi-lesionado, e logo guarda-redes, como estava o Helton. Em situações de jogador isolado, ele nem estaria em condições de fazer um pique para cortar a bola. Defesa permeável (volta cissokho), meio campo muito fraco (fernando não incluído), e ataque aos repelões. Isto tem sido o legado do Jesualdo. E quem temos no banco para substituir? Tomás e Mariano! Sim, porque o melhor, não entra, que é o Beluschi! Mais um prontinho a ser queimado pelo mister! Vai na senda do Ibson, e do Valeri, que este, para sorte do técnico, lesionou-se. O Mariano, que tantos aqui incompreensívelmente elogiaram num artigo anterior (profissional e esforçado até eu seria, mas talento é que não teria, nem ele), é um «case study» de inútil persistência. Ontem ao ouvir o relato na 2a parte, apercebi-me que durante 45m só ouvi o nome do Mariano para a marcação de um canto. Mais nada. O Raul Meireles é uma sombra do que era (serão saudades do lucho?), o Hulk está com a cabeça noutro sítio (Inglaterra?), tal como o Bruno Alves, e o Rodriguez fora de forma. Tudo isto para dizer que os jogadores que temos são, de facto, muito fracos, mas que a culpa disto não pode ser só incutida na administração, pois os jogadores entram com o aval do treinador. Este, aliás, também já desperdiçou muito boa matéria humana, por exemplo, o bruno gama, que ontem tão bem jogou contra o Sporting. Ibson e bolatti (não jogou na sua posição)são outros exemplos. Tal como outro treinador, este já cá há quatro meses a mais...

    ResponderEliminar
  44. Errata:

    ...este já cá está há quatro meses a mais.*

    ResponderEliminar
  45. Aquilo que se viu ontem foi uma pura tristeza. Já não via o FC Porto jogar tão mal há muito tempo.

    Falta garra, atitude... falta jogar "à Porto"! É isso que queremos! Podem perder, mas lutem e mostrem que detestam perder tanto quanto nós.

    ResponderEliminar
  46. Não podemos branquear o que se passa...temos que nos manifestar, pois somos nós que pagamos no inicio de cada época para termos espectáculo vendas astronómicas de jogadores valiosos,compras astronómicas de jogadores medíocres,treinador cagão sem ideias, jogadores desinspirados sem garra,directore$ agarrados á comissão...um deserto este meu PORTO

    ResponderEliminar
  47. REVOLUÇÃO JÁ!!!
    RUA JUJU,leva contigo o teu menino Mariana-4milhões,+ Tomás Costa-1,5milhões, Sapunaru-2,5milhões, Guarin-2,5milhões e Alvaro Pereira-4,5milhões, se errei foi em poucos milhões pelo valor que o Porto pagou por estes maravilhosos jogadores, enquanto tem jogadores da casa emprestados que já mostraram qualidade, Castro, Ukra...e outros para jogos de Taça que mesmo sem experiência mostram + competência que os outros + velhos...ACORDEM..CHEGA DESTA PALHAÇADA. Alguns $D o vosso branqueamento para com a $AD é nojento, eu sou SD e sócio FCP com lugar anual quero se foda os bilhetes que a $AD fornece para nos comprar, para alguns mamões que não sabem o que é ser ULTRA e sentir o PORTO "Metam os Paus das Bandeiras no CU e limpem o cu á tarja" ABRAÇO aos verdadeiros

    ResponderEliminar
  48. Meus amigos!
    Na minha opinião, o culpado disto tudo é o Jesualdo, e ponto final. E esclareço porquê. Pela estratégia (táctica) utilizada, pelos jogadores que escolheu para o meio-campo (Guarin já se viu que para já não dá, e o Meireles parece cansado), por ter um plantel de 26 jogadores de nível semelhante e só ter doze ou treze com ritmo, ou seja, aptos a jogar,(para que serve a Liga Intercalar, se não for para manter os jogadores com ritmo) e ainda, atendendo ao orçamento do FC Porto que é muito superior ao do Marítimo, não se justifica ser derrotado por uma equipa muito mais humilde. No FC Porto todos têm de justificar o vencimento que ganham.
    Depois, eu acho que o Jesualdo estagnou e por isso está a ser ultrapassado por qualquer treinador por mais maçarico que seja! Além disso sempre me deu a impressão de ser um Técnico muito soft, incapaz de dar o murro na mesa. Um treinador que queira singrar no FC Porto tem de ser muito exigente.
    Embora eu também possa aceitar que os dirigentes da FC Porto, Futebol - SAD tenham algumas responsabilidades nos insucessos da equipa, porque as vagas de Lucho e Lisandro, em qualidade, não foram devidamente preenchidas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  49. Boas!
    Nada como acordar, chegar ao trabalho e enfrentar os lampiões de merda, com um sorriso nos lábios! E ainda por cima, cá no fundo, saber que eles estão a jogar bom futebol, têm uma equipa e um plantel fortíssimo, e estão a fazer aquilo que, normalmente, era o Porto a fazer: atacar, rematar, pressionar, garra... enfim, ganhar e jogar bem!

    Tudo se resume, em grande parte, à decisão de manter o Jesualdo no final da época... necessitávamos de uma renovação de filosofia de jogo, de alguém que trouxesse algo novo, uma nova motivação. O 4-4-2 e o 4-4-3 do Jesualdo não está a resultar como nos outros anos, mas pelos vistos só nós é que estamos a ver isso... devíamos ter goleado equipas como o Belenenses, o Apoel, a Académica...

    Mas não é só isso... o Jesualdo é co-responsável pelo plantel e pelos jogadores que jogam. Neste aspecto concordo com o MST. Muitos, e bons jogadores, passaram pelo Porto e o Prof. Jesualdo continua a apostar nos mesmos de sempre (Mariano, Guarin, Tomás Costa, Farias...). Os jogadores da casa, onde andam? Os reforços, passado quanto tempo é que merecem uma oportunidade? Exemplos: Belluschi, Valeri, Prediger (mais recentes), Diogo Viana, Candeiras, Helder Barbosa, Vieirinha, Paulo Machado, Castro, Pitbull, Renteria, Ibson... responsabilidade de quem? Jesualdo. Alguns deste não são melhores do que os da cantera argentina? Não acham exagerado? Só trabalham com empresários que têm jogadores sul-americanos em carteira?

    Este último aspecto é outro factor para a instabilidade portista: muitos jogadores sul-americanos. Não há necessidades... existem jogadores portugueses tão bons, ou melhores que o Guarin, o Tomás Costa, o Mariano, o Benitez, o Valeri (nem se percebe se é bom)... caramba, é que nem os melhores contratamos. Em 10 acertamos 1 ou 2 (como o Lucho, o Lisandro ou o Fucile?).

    Último aspecto... o plantel está completamente desiquilibrado:
    - lateral esquerdo - neste momento, se o A. Pereira se lesiona? Temos 3 laterais direitos e 1 esquerdo...
    - Trinco - mas o Prediger consegue disputar o lugar com o Fernando? Tem estatuto para isso? Não tínhamos dinheiro para ir buscar alguém melhor? Ou o Jesualdo vai continuar a aposta no Raul Meireles, ou no Tomás Costa ou no Guarín para esta posição, onde já se viu nos últimos 2 anos que não resulta?
    - Organizador de jogo - só temos o Belluschi... isso diz tudo! Nem parecido com o Lucho conseguimos arranjar? Quem é o Valeri? O Guarin não resulta... o Meireles, idem... o Cebola ainda não foi colocado à prova...
    - Avançados - Farías = Falcão. O Falcão é apenas um pouco melhor e um pouco mais móvel... mas pouco! E de resto? Porra, os cabrões dos Lampiões foram buscar o Saviola, o Keirrison e o Weldon. Foram buscar o Fábio Coentrão, que estava emprestado. Quando é que fomos buscar um jogador emprestado e aproveitámo-lo? Devemos ser o clube do mundo com mais jogadores emprestados... ou compramos jogadores lesionados para os recuperar e emprestar (Rabiola e Orlando Sá)? Não havia dinheiro para irmos comprar um avançado ao estilo do Lisandro ou do Derlei?

    ...bem, chega de falar mal! Não quero ser um arauto da desgraça... perdoem-me aqueles que possa ter ofendido. Não quero ser demasiado crítico, mas apenas melhoramos quando nos criticamos a nós próprios.

    Um abraço a todos os portistas!

    ResponderEliminar
  50. Dinis, bons pontos de vista, concordo. O problema é que esse notório desiquilíbrio devia ter sido apontado logo em Julho ou Agosto, e não agora!

    Agora há tipos de bolsos cheios e nós... a sofrer ao ver o nosso clube jogar!

    ResponderEliminar
  51. O problema não são os sacos cheios ou vazios. Quem escolheu o plantel para esta época foi JESUALDO. Ponto final. Ele decidiu com quem contava e não contava para esta época. Ele escolheu os reforços para suplantar as vendas. Ele é o responsável. Não tem q vir dizer q jogaram mal, q estão a crescer ou em formação. Já chega!!!!

    A mediocridade deste plantel, a ausência de soluções, os reforços q dispensou, os ibsons q n quis, os juniores q n tem tomates de os lançar, os bellushis com quem agora embirrou, tudo isto meus amigos a ele se deve.

    Nos últimos jogos em casa a cara dos sócios do FCP dizia tudo, incrédulos, tristes, desalentados com o q se via.

    As assistencias q diminuem de dia para dia têm logicamente justificação.

    E recuso-me a ouvir o disco riscado do NÃO assobiEM e dos q defendem juju de forma cega. nÃO ME CONFORMO com esta sucessão de incompetências apenas disfarçada pela ausência de concorrência até então.

    Ele ontem já veio dizer q a paragem isto, a futura paragem aquilo, q fdp de discurso q me causa depressão...

    ResponderEliminar
  52. Exactamente Lucho... para morrer, que seja de pé, e a lutar. Agora com discursos derrotistas, NÃO! Onde estão os pilares do nosso plantel? Só temos o Bruno Alves. Desculpem-me os defensores do Raul Meireles, mas de capitão tem muito pouco... ele que se dedique às tatoos! Onde estão o André, o Paulinho Santos, o João Pinto, o Jorge Costa, o Fernando Couto, o Frasco, o Jaime Pacheco, o Jaime Magalhães...!? Na altura do Mourinho, para além do Jorge Costa tínhamos em campo o Costinha, o Ricardo Carvalho, o Vitor Baía... jogadores que deixavam a pele em campo!!!! Onde estão esses jogadores neste plantel, que transportam a mística?

    Abraço a todos!!!

    ResponderEliminar
  53. Não dá para tolerar + isto...dass pago as cotas o lugar anual e faço parte do C95.exijo mais respeito para comigo e com quem paga e segue o Porto com alegria e sofrimento, mas este ano é deprimente...ano passado a melhoria deu-se á subida de forma da qualidade dos jogares que existiam no plantel...mas este ano que soluções temos???2 pontas de lança que necessitam de ser alimentados,e passam fome,têm que recuar várias vezes para tocar na bola, um Hulk que joga para si sem objectividade nenhuma e intocável pelo JUJU, um Meireles todo roto sem acrescentar nada de positivo á equipa, tb ele intocável,um Rodriguez sem ritmo de jogo,mal fisicamente a jogar porque não temos no plantel mais ninguem,um Alvaro Pereira que custou 4 milhões e mais qualquer coisa,que mais parece um sapo,não sei o viram nele,com alguns bons em portugal e mais baratos(mas n dava tanta a comissão)Sebastian Prediger 4,5milhões 1 jogo na taça e nada + tanto dinheiro para quê caralho???plantel desiquilibrado sem alternativas(falta um defesa lateral, um médio ofensivo um avançado)e um treinador porque este nunca vai dar um murro na mesa...quem fôr sócio pagante tiver lugar anual amar o Porto e sofrer com tudo isto e concordar com parte disto por favor faça-se ouvir...Abraço aos verdadeiro

    ResponderEliminar
  54. Não dá para tolerar + isto...dass pago as cotas o lugar anual e faço parte do C95.Exijo + respeito para comigo e com quem paga e segue o Porto com alegria e sofrimento, mas este ano é deprimente...ano passado a melhoria deu-se porque existia um Lisandro a correr o campo todo, um Meireles melhor fisicamente e parece tb que mental,um Lucho qb, um lateral esquerdo com qualidade, Cissokho, e um Rodriguez em forma...mas este ano que soluções temos???2 pontas de lança que necessitam de ser alimentados,e passam fome,têm que recuar várias vezes para tocar na bola, um Hulk que joga para si sem objectividade nenhuma e intocável pelo JUJU, um Meireles todo roto sem acrescentar nada de positivo á equipa, tb ele intocável,um Rodriguez sem ritmo de jogo,mal fisicamente a jogar porque não temos no plantel mais ninguem,um Alvaro Pereira que custou 4 milhões e mais qualquer coisa,que mais parece um sapo,não sei o viram nele,com alguns bons em portugal e mais baratos(mas n dava tanta a comissão) um Sebastian Prediger 4,5milhões 1 jogo na taça e nada + tanto dinheiro para quê caralho???plantel desiquilibrado sem alternativas(falta um defesa lateral, um médio ofensivo um avançado)e um treinador porque este nunca vai dar um murro na mesa, e tacticamente merdoso...quem fôr sócio pagante tiver lugar anual amar o Porto e sofrer com tudo isto e concordar com parte disto por favor faça-se ouvir...TEMOS QUE MOSTRAR A NOSSA INDIGNAÇÃO.Abraço aos verdadeiros.

    ResponderEliminar
  55. O plantel e a estrtáegia têm só um responsável, Jesulado Ferreira. Não nos atirem areia para os olhos com a responsabilidade da SAD, porque esta disponibilizou aos treinadores, Fabianos, Diegos, Bolatis, Prediger, Guarin, Renteria, Ibson, Belushi e Valeri. Nenhum é aproveitado, porque o Meireles e mais umas prima-donnas t~em que jogar, sabe-se lá porquê. Pinto da Costa já se tinha apercebido que este treinador estava esgotado, mas a pedido de várias familias e principalmente de comentadores famosos, foi obrigado a renovar com esta peça. Jesualdo não se demite se não for obrigado e temos que gramar esta mediocridade extrema.

    ResponderEliminar
  56. São três horas da tarde desta segunda-feira e pensei.
    Vou dar uma volta pela blogosfera azul e branca para ver as montras.
    Desculpem os amigos Portistas, mas o descalabro dos comentários ainda é maior do que foi o jogo de ontem.
    É certo que o Porto na Madeira pareceu ter jogado com onze Marianos, mas vamos ter um pouco de calma e não desatar logo a crucificar tudo e todos, por uma derrota que até nem estava fora de hipótese.
    O nosso Porto está numa fase má?
    Pois está, mas e dai?
    Quantas vezes já passamos por essas agruras?
    Não faço mais perguntas cujas respostas já todos sabem, portanto amigos, vamos ter calma e esperar que os responsáveis resolvam os problemas que estão a vista, e que aposto já terem em agenda.
    Caro blue boy permita-me um aparte.
    Essa molhada de “anónimos” não estarão a poluir em demasia a nossa paciência?
    O anonimato e os perfis não disponíveis não são uma espécie de oportunistas a darem vazão as frustrações de anos?
    Porto sempre e ainda mais hoje.

    ResponderEliminar
  57. No dia em que o Fimoze for pessimista e negativo,estamos bem lixados =)

    ResponderEliminar
  58. Parece que ja existe uma razão para o facto do meireles e o hulk não estarem a jogar nada este ano. lol
    Ora atentem com cuidado, à foto no seguinte link:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/fc-porto-porto-champions-chelsea-liga-dos-campeoes-maisfutebol/1100620-1304.html

    ResponderEliminar
  59. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  60. Ricardo Carneiro09 novembro, 2009

    São quatro da tarde. O dia hoje começou pesado, apesar de estar de férias. Desde que acordei que estou a adiar o inevitavel percurso pelas página virtuais da nossa imprensa e pela bolgosfera portista. O jogo ontem foi pior que mau. Foi horrivel. O Jesualdo eu já seiq ue estará no meio do furacão da raiva que todos sentimos, mas tenho a estranha sensação que estamos a ser injustos. É verdade que o Belushi fazia falta. É verdade que o nosso meio campo está à deriva quando recebe a bola, que não há quem levante a cabeça e procure acelerar. Que se o Hulk recua para fazer de Beluschi, não pode depois estar na frente para fazer de Hulk. QUe quando vemos o bruno alves a arriscar passes de 30 metros é porque as soluções já não abundam... Mas e a nossa SAD ? Será que tendo saído o Lucho, não valia a pena pegar nos 4 milhões do Prediger, nos 3 do Orlando Sá, nos 5 do Belushi mais o milhão do Maicon e trazer um dez de qualidade ? Não digo o Deco, mas um jogador com maior classe, que desiquilibre... enfim ! Em Janeiro é ir às compras e gastar o que houver daqueles 81 milhões de Orçamento para esta época. Rubens Micael ? Quem sabe... O que eu acho é que o principal defeito do Jesualdo é que não é capaz de se impor perante esta SAD que lhe enfia com Predigers e Guarins a preços altos só para satisfazer caprichos de empresários, e isso também é culpa nossa, porque a SAD sabe que a contestação seria pouca se corressem com o "Mouro", e se o Jesualdo não aceitar que seja assim, vai de vela...

    ResponderEliminar
  61. Ricardo Carneiro09 novembro, 2009

    Ah ! Mais uma coisa: No Porto não entramos naquela lamechiçe amaricada de apoiar os jogadores nos maus momentos. Quando perdemos com classe sim ! Mas quando perdemos como ontem NÃO ! Aqui cobramos, apertamos, exigimos ! Não somos o Sporting nem o Benfica ! Só sabemos ganhar e é assim que vai continuar a ser ! É muito importante que todos aqueles que trazem o Dragão ao peito saibam o quanto custou trazer este clube ao topo do mundo. Porque é esse o motivo pelo qual somos tão exigentes ! EXIGIMOS que corram até ao fim, antes de dar o jogo por perdido, EXIGIMOS que nos respeitem, EXIGIMOS que ganhem ! Ou vão ter de perceber que a vida no Porto também pode ser dificil...

    ResponderEliminar
  62. Do pior que vi nos últimos anos!

    Cada vez que olho para aquele símbolo de Tetracampeão na manga das camisolas não posso deixar de sentir uma raiva crescente pelo espírito pouco combativo de jogadores (tirando Falcão, Fernando e Bruno Alves), e atitude apática do treinador!

    Uma lástima de jogo, ainda por cima num jogo crucial, depois de um empate em casa, o Braga a perder pontos e os gayvotas com tudo pra chegarem lá cima.
    Pedia-se no mínimo outra atitude! E não estava a prever. Contra o APOEL fez-se um jogo razoável. Mas acho que já começamos a nivelar por baixo.

    A paragem vai ser boa, nem que mais não seja porque Varela já estará recuperado, e que falta nos tem feito as sua arrancadas, e Fucile penso que também já estará apto. A ver vamos, é que o Drogba está prestes a vir aí conversar com o Rolando e afins! Se isto continua assim nem quero imaginar!

    Confio (ainda) que vamos dar a volta por cima. Há que recuperar a alegria de jogar à bola e acima de tudo a confiança nas nossas qualidades. Acredito que o Jesualdo tem o anti-depressivo para esta situação, até porque ainda dependemos só de nós, mas… bom, paciência tem limites!

    Psd – Ah! Alguém diz ao Hulk que para ser igual ao Fenómeno, fintar tudo e todos, concretizar sem fazer a assistência no momento certo, é preciso estaleca e concentração?? Já começa a meter nojo. O puxão de orelhas já não chega, há que sentar no banco quando chegar o Varela.

    ResponderEliminar
  63. Estamos claramente numa Fase Má. O nosso FCP não joga absolutamente nada, não temos fio de jogo, os jogadores não têm garra, não têm vontade, os jogadores correm mas parece que estão a andar. Falta preparação física, os jogadores estão fora de forma, tal qual a época passada, mas temos e vamos dar a volta por cima. Não sei o que se passa, nem consigo entender. Apenas sei que é nestas alturas, e mais que nunca que devemos apoiar e defender com unhas e dentes o nosso FCP. Sempre FCP, contra tudo e contra todos, até contra nós próprios, vamos ganhar, queremos ganhar, Temos que ganhar.

    Força PORTO SEMPRE.

    ResponderEliminar
  64. Anónimo.
    O insulto gratuito e covarde define quem o escreveu.
    Sou o que sou, e nada do que possa dizer aqui ou em outro lugar modificará isso.

    ResponderEliminar
  65. Só vos quero recordar o seguinte:
    «F.C. Porto aprova o maior orçamento da história do futebol português

    Os accionistas da FC Porto SAD aprovaram hoje o maior orçamento da história do futebol português, ao votarem favoravelmente um documento que prevê despesas de 81,5 milhões de euros e um lucro líquido de três milhões de euros para a época 09/10.»

    Quem tiver dois dedos de testa que tire as suas conclusões. Quem não tiver que continue a enfiar a cabeça na areia. A SAD agradece.

    E PC é intocável porque não tem responsabilidade nenhuma nisto. Só se torna responsável nas vitórias. As derrotas pertencem aos adeptos. São eles, os maiores culpados.

    Os três mil e tal que votaram são de certeza.

    ResponderEliminar
  66. O mais provável é ser especulação:

    http://www.newsoftheworld.co.uk/sport/football/exposed/586927/PORTO-PONDER-BENNI-McCARTHY-SWOOP.html

    lá saber o que é jogar no Porto sabe ele mas.......

    ResponderEliminar
  67. Já jogamos mal, n temos de andar às cabeçadas aqui.

    Mas é mau quando num clube não se pode criticar. Então não podemos exigir? Como é que o Porto hoje é o "Porto" se não seguiu o caminho da exigência.

    É obvio que temos a agradecer a PC, mas isso não pode torná-lo intocável. Amigos a Alemanha - felizmente - perdeu uma guerra assim. Abrir os olhos.

    Os jogadores são propostos pela SAD ao técnico que diz sim ou não. Se está ai o Prediguer é porque ninguem lhe ofereceu o Gojko Kacar por exemplo.

    E o scouting do Porto que todos dizem ser bom, não pode ser assim tão bom porque é unidimensional. América do Sul. Não há futebol no resto da europa?

    Ordenados? A folha salarial do Porto certamente comprova que entre aquilo que o Porto paga a um sul-americano desconhecido é o mesmo a um jogador do leste desconhecido ou com reputação semelhante entre os 2.

    Ano após ano a vender os melhores, a partir corações aos adeptos que ficam sem os idolos e nem um rebuçado nos dão.

    Poupem nos salários de Pitbulls,Bollatis. Prefiro pagar 1 bom do que a 5 matraquilhos.

    Treinador, não comento. E o pior é que treinadores como Dick Advocaat ou Guus Hiddink nunca viriam para o nosso Porto, pq sabem que esta casa anda sempre a construir e a deitar abaixo.

    E os jogadores já se apercebem que o Porto vende, por isso, há-de chegar o tempo que o Porto é apenas "trampolim". E como vende, mal aparece proposta, o jogador pede logo pa sair. "Todos saem, porque não eu?"

    ResponderEliminar
  68. e não fiquem chateados. Todos temos direito a opinião, qd n recorremos a ofensa gratuita.

    Só mais uma coisa: Como é possível o nosso scouting ter avaliado o Benitez de forma positiva? Nem serve para o Leixões. Abre a pestanha.

    Esta mensagem NÂO é aprovada pela SAD milionário (Administrados "wink, wink") do FCPorto

    ResponderEliminar
  69. Pedro desculpa lá mas confundes tudo, só sais da toca nestas alturas?

    Qual é relação do momento que o FC Porto passa depois da derrota na Madeira com a derrota da Alemanha na guerra, ou com a as contratações da SAD ou até mesmo com a folha salarial?

    Uma coisa tens razão todos temos direito à opinião, então porque não o fazes com argumentos, é que se falares que o FC Porto não está a jogar nada e basta ver os factos que são os resultados para a nossa liga concordava logo contigo agora com o que escreves não.

    Prediguer pelo que vi para a taça parece-me um jogador bem razoavel, o facto de não estar inscrito para a Champions é por causa das novas regras que obrigam a ter uma lista com 4 jogadores formados no FC Porto onde no plantel principal apenas Bruno Alves tem esse estatuto.

    Informo-te também que o FC Porto tentou contratar um jogador de leste , um avançado aliás veio nos jornais 2 semanas depois um clube inglês comprou o jogador pelo dobro do valor oferecido pelo FC Porto e dando um ordenado que o FC Porto não consegue igualar sequer.

    Se o scouting é unidimensional então porque militam na nossa equipa de juniores jogadores suecos , espanhois , checos , brasileiros , franceses e senegaleses? Não percebo.

    Se no conjunto temos mais jogadores sul-americanos é porque são mais baratos e se pode tirar mais rentabilidade basta ver as ultimas vendas.

    Jogadores como pitbull e bollatti já não figuram na nossa folha de pagamentos por isso não percebi, nem esses nem adrianos nem alans.

    A cada benitez ou outro jogador menos bom que aprece parece um lucho , lisandro , pepe , quaresma , falcão , fernando , cissoko, etc etc etc por isso equilibramos muito bem a balança.São jogadores fracos mas entretanto vão dando como moeda de troca para outros negócios.

    Advocaat e Hiddink não treinam o FC Porto porque não temos dinheiro para estes, não conseguimos suportar treinadores desta qualidade nem nós nem ninguém neste país.

    Somos um trampolim e ainda bem pior era se nem isso fossemos, não creio que o facto de sermos um trampolim de jogadores se deva ao clube, deve isso sim ao país em que estamos e a importância da nossa liga em relação ás restantes na Europa.

    Fico podre ter de estar sempre a repetir coisas como esta e tentar lembrar a alguns portistas que ainda o ano passado fomos campeões (tetra-campeões), vencemos a taça de Portugal,chegamos a sonhar com a nossa prestação na champions e já entramos a vencer a super-taça.

    Estamos numa altura em que temos de nos unir, remar todos para o mesmo lado.

    A frase "Não é Portista quem quer , é Portista quem pode" assenta que nem uma luva.

    Temos de ser pacientes porque estes tão criticados senhores da sad, tão criticado Presidente e tão criticado Treinador já deram provas de serem bem competentes e que confio neles para nos tirarem desta mini-crise.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  70. O meus Amigos, depois da poeira assentar vamos analisar as coisas com mais calma reflectir... isto não é o fim do mundo !!!
    Fui ver o jogo com o Belenenses e até a minha Mulher disse que esta não era a equipa do F C PORTO não jogam à PORTO
    Falta muita coisa na equipa, todos tem medo da bola, passes de 30,40 metros , não pode ser .

    Já noutras alturas as coisas não corriam tão bem e a equipa deu volta por cima!

    Eu sou dos poucos que acreditam que ainda vamos ser campeões ou seja Penta.
    Só há uma coisa que não compreendo !!!como e que só à tantos portistas quando e para dizer mal !!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  71. Dragão de Penafiel,
    eu diria que tem a ver com o hábito,já tão incutido em todos nós,de ver o Porto vencer(e bem).

    ResponderEliminar
  72. O que me dizem a isto?

    F.C. Porto recebido no aeroporto com insultos
    Cerca de quinze adeptos mostraram o descontentamento de madrugada

    A chegada da comitiva portista ao Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, depois da derrota na Madeira, esteve longe de ser pacífica. A equipa viajou num voo regular da TAP que aterrou pouco antes das duas manhã, mas a hora tardia não afastou a contestação. Jogadores e técnicos foram recebidos por cerca de quinze adeptos descontentes.

    Ouviram-se então insultos e vaias aos elementos do plantel que passavam, mas nada que atingisse um tom preocupante. Os cerca de quinze adeptos em questão estão descontentes depois do segundo jogo consecutivo sem ganhar, mostraram a indignação normal e exigiram o regresso aos bons resultados nos próximos encontros.

    Entre os visados, Hulk terá sido dos jogadores mais vaiados, com os adeptos em questão a exigirem-lhe mais.

    ResponderEliminar
  73. Tripeiro,
    Numa palavra: Previsível.Estava-se mesmo a ver que isso ia acontecer.
    Para muitos portistas,a paciência esgotou-se com este Porto em "paragem cerebral"...

    ResponderEliminar
  74. lá vem o Antas, falar de tocas. Agora é mais adepto do que os outros porque passa mais tempo em blogs a comentar vitórias. que são muito mais fáceis de comentar.

    Então é a formação que esta mal, porque esses jogadores não são aproveitados. Se achas normal pagar 4,5 milhões pelo Prediguer, que te"parece razóavel" RAZOAVEL!! 4,5m

    orçamento de 87milhões paga esta equipa?

    Não consegue pagar um treinador desses, mas paga 1 milhão e mais uns trocos a administradores envolvidos com namoradas profissionais.


    Anda aqui muita gente que pensa que o clube lhes pertence.

    EU APAREÇO QUANDO AS COISAS ESTÃO MAL, EU E OUTROS, PORQUE QUEM FAZ A M**** É O PRIMEIRO A SALTAR DO BARCO, COMO NO BOAVISTA..

    ResponderEliminar
  75. Antas, acredita no que quiseres. acredita no titulo a 1 jornada do fim, com o slb com 20 pontos de avanço.


    e essa da luva, guarda-a para ti, que não me conheces de nenhum lado, e não sabes o quando gosto do Porto. Sócio desde 1989. 22914. se és mais, é pq andas cá a mais tempo.

    ResponderEliminar
  76. São 22.30 e estive até agora a remoer "aquilo" que aconteceu ontem. E chamo "aquilo" porque não foi de certeza um jogo de futebol em que o Porto jogou.

    Desde o início do campeonato que se percebeu que este plantel estava mal construído. Desiquilibrado especialmente no meio campo onde Belluschi é o único jogador com alguma (pouca) capacidade de fazer passes com "sal". Curiosamente o Porto perdeu 3 jogos em que ele nem sequer entrou apesar de estar no banco de suplentes. Ainda ontem, e depois de nos jogos anteriores o Porto ter melhorado com a disposição em 4-4-2 com Farias e Falcao na frente, a entrada em campo com aquele trio de meio campo era um prenúncio de problemas. Se juntarmos a isto a entrada de Mariano ao intervalo era óbvio que o resultado não poderia ser outro.

    O que mais me preocupa neste momento não são os 5 pontos de atraso mas o desconchavo que é esta equipa e o seu treinador em especial. Como é que alguém que tem 30 jogadores num plantel pode vir queixar-se de cansaço? Como é que se pode queixar de lesões quando tem tantos jogadores à sua disposição mas só os utiliza contra o Sertanense? Como é que o Meireles que no ano passado era sempre substituido mesmo que estivesse a jogar bem e este ano que se arrasta joga todos os jogos? Como é possível que uma equipa como o Porto jogue com um espaço de 20 metros entre as linhas e, portanto, só com pontapés longos é que se pode fazer chegar a bola à frente? Como é que Falcão, Hulk e Rodriguez são os jogadores que maior distância percorrem? Como é possível que os lances de bola parada sejam absolutamente inofensivos (os livres nunca vão à baliza e os cantos são facilmente anuláveis)?

    A construção do plantel é feito pela SAD com o acordo de Jesualdo e, por isso, a responsabilidade é do treinador. É inacreditável que metade dos jogadores contratados não tenham jogado 1 minuto sequer na Liga (Valeri jogou cerca de 30 minutos) num plantel que o treinador diz cansado e com muitas lesões.

    Helton não teve culpa na derrota mas não era mais lógico que depois da lesão no aquecimento tivesse jogado Beto? E Belluschi? O que é que se passa? Rolando fez o 2º autogolo da época e tem mostrado uma gritante incapacidade de antecipação. Incrível como o Marítimo ganhou tantos lances de cabeça quer na nossa área quer no meio campo com as nossas torres (Sapu, Rolando, Bruno e Fernando) a serem batidos pelo Manu (1.70m de altura).

    Volto a frisar que não são os 5 pontos de atraso que me preocupam mas sim a gritante incapacidade dos jogadores em transportarem a bola e a quantidade "obscena" de passes errados por parte dos nossos jogadores desde a defesa ao ataque passando pelo meio.

    Eu não peço a saída de Jesualdo mas exijo que a equipa modifique a sua atitude e a sua qualidade de jogo sob pena de não ser só campeonato a ficar em risco mas também a Taça e a Champions. O campeonato só regressa dentro de 3 semanas e logo contra um Rio Ave que sabe jogar a bola e um Chelsea que já terá Drogba e Deco. Depois vamos a Guimarães e recebemos o Setúbal e esse ciclo de jogos será decisivo para esta época.

    Eu acredito que o penta pode ser nosso.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  77. E o Pinto da Costa a pensar que ia passar dois anos de mandato tranquilos.

    Um treinador submisso que "come" toda a "merda" lhe põem no prato e não reclama.

    O "contentor" de jogadores da ordem que chegava para ganhar o campeonato, passar a fase de grupos da Liga dos Campeões e, o mais importante, dava direito aos cinco milhões de comissões anuais.

    Que mais poderia pedir?

    Agora, lá vai ter que trabalhar outra vez.

    Ainda por cima, os vermelhos voltam a ser fortes.

    Vai ter que escolher um treinador em condições e jogadores em condições. Vai ter que justificar o chorudo ordenado e trabalhar. Nesta altura da sua vida, era o que menos queria.

    ResponderEliminar
  78. Pedro tens razão não te conheço de lado nenhum.Tu é que me tiras-te logo a pinta toda e traças-te o meu perfil psicológico todo

    Tens razão eu no meu post escrevi que era mais Portista que tu.

    Tens razão estes gajos da SAD não percebem nada.

    Tens razão esta equipa não vale nada, não tem ninguém que interesse ao resto da Europa, vamos mas é vende-los todos e contratar a selecção da Croácia 87 Milhões deve chegar para termos 27 bons croatas.

    Tens razão o benfica ganhará este campeonato por 20 pontos de avanço, está nas estrelas isso, mais que um facto.

    Tens razão em tudo e podes levar a bicicleta embora, agora não penses que possas escrever tudo quanto tu achas serem verdades absolutas sem teres direito a resposta.

    O clube não é só meu é de todos aqueles que sofrem por ele, nas boas e más alturas. Eu cá não vou em cenários de apocalipse porque a ultima vez que o FC Porto entrou em maluqueiras foi 2004/2005, parece que queres que te lembre que a factura foi cara, ainda hoje estamos a pagar rescisões de treinadores e andamos uma eternidade a tentar rescindir com os contentores de jogadores que cá apareceram.

    Eu acho que que ambos queremos o melhor para o FC Porto eu apenas opto pelo mais seguro.

    Agora não me venhas com histórias da carochinha de guerras perdidas pelos alemães...

    Um abraço a Todos.

    ResponderEliminar
  79. Obviamente que é preciso muita calma nesta altura e, para isso, está lá PC. Agora é preciso que as coisas mudem no que toca a qualidade de jogo, empenho e fundamentalmente de resultados.

    Aqui ninguém é mais portista que ninguém e andam aqui muitos fdp de anónimos vermelhos que estão todos inchados porque vão à nossa frente. É bom recordar que no ano passado os Gayvotas foram campeões de... "Inverno" e acabaram a 20 pontos.

    Eu não gosto de uma série de elementos da SAD que só lá andam a comer e a servir-se do clube mas a verdade é TETRA somos nós.

    É fundamental levantar a cabeça e reagir para alterar esta situação. A minha dúvida é saber se Jesualdo será capaz disso.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  80. Dragão penafiel disse...

    "Eu sou dos poucos que acreditam que ainda vamos ser campeões ou seja Penta."

    Não, não és :)
    Eu nem sequer coloco isso em causa, e ai de quem perto de mim o faça :)

    Vamos ser PENTA, podes ter a certeza.

    ResponderEliminar
  81. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  82. ACORDEM !

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/11/mais-um-roubo-na-catedral-da-corrupcao.html

    ResponderEliminar
  83. Oitenta e três comentários. É obra.
    Foi bom ver a discussão entre vós todos a tentar provar que um é mais Portistas do que o outro e que o que um diz é o que deve ser feito e não o que diz o outro.
    .Um abraço a todos que aqui vieram descarregar a frustração da derrota e com isso renovar as esperanças de vitorias.
    É esta a chama do Dragão.

    ResponderEliminar
  84. Estou absolutamente indignado com quase todos aqueles que escreveram sobre esta notícia. Desde aqueles que insultam o treinador, passando por aqueles que dizem que este PORTO não merece a sua atenção, ironizando com a qualidade de alguns jogadores, atribuindo sempre responsabilidade aos mesmos de sempre...
    1 - Portistas de vitórias que se embebedam nas comemorações dos campeonatos, que são os maiores nas discussões de cafés, só fazem falta á sua família.
    Façam o favor de se manter afastados do FC PORTO porque precisamos de gente que lute pela honra de uma história de 116 anos e que não tenha a postura de coveiros, virando costas aos problemas do clube ao invés de fazerem algo para os superar.
    2 - Atribuir a totalidade das culpas a um treinador que em 3 anos foi 3 vezes campeão, sempre obrigado a reconstruir equipas que ano após ano alguém lhe foi destruindo, só de mentes demasiado limitadas. Mas quem pode assacar responsabilidades a um treinador que não escolhe reforços??
    3 - Gozar com a qualidade dos atletas??? Mas eles pediram para ser contratados?? Eram bons e agora ficaram maus desde que cá chegaram?? Quem é que contratou por 4,2 milhões de euros o Prediger quando já se sabia que era um jogador que não iria ser titular?? Sim, porque já se sabia que independentemente da sua qualidade não iria remeter Fernando para o banco. Muito dinheiro temos nós para contratar um jogador para o banco por este valor.
    4 - Vejo tanta gente a falar e ninguém a por o dedo na ferida...ninguém a dizer que isto é fruto de uma política ruinosa de uma direcção que há muito não é liderada por Jorge Nuno Pinto da Costa. Ninguém diz que se o treinador é mau a culpa é de quem o escolheu. Se os jogadores são maus, a culpa é de quem os escolheu. Se não há dinheiro para contratar jogadores melhores, a culpa é de quem o gastou ou roubou. No entanto, ano após ano, toda a gente se mantém impávida e serena a assistir ao roubo diário de que o PORTO é alvo. Será que ninguém se pergunta porque é que o maior accionista da sad, a seguir naturalmente ao FC PORTO, se absteve na aprovação do último relatório e contas?? Para o futuro do nosso clube, não será muito mais importante perceber isto do que discutir se o Mariano cruza bem ou mal??
    5 - Continua toda a gente á espera que alguém faça algo. A exibição na Madeira foi vergonhosa...quantos foram esperar a comitiva ao aeroporto para exigir explicações?? Eu respondo: 10 pessoas!!!
    6 - O problema é que como alguém dizia "eles falam, falam mas eu não os vejo a fazer nada".
    7 - Saiam da net, saiam dos blogs, saiam de casa, saiam dos cafés e venham aos locais apropriados pedir explicações. Vão aos estádios, não só em casa porque aí é fácil. Vão ás assembleias pedir explicações. Vão ao centro de estágio exigir respostas. Não...é mais fácil esperar impávida e serenamente que alguém o faça enquanto o nosso clube se afunda.

    Despeço-me dizendo EU AMO O PORTO. Se sentem o mesmo, lutem e deixem-se de merdas!!!!!

    ResponderEliminar