27 novembro, 2009

Emocionante homenagem a Deco

Com ou sem jogo, eles lá estavam, no “lamaçal”

Sabendo previamente que o jogo da quarta eliminatória da taça de Portugal, entre a Oliveirense e o FC Porto podia não se vir a realizar na data prevista, os nossos Ultras, mesmo assim, marcaram presença no estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis. Depois de alguma polémica em torno da realização do encontro, e mesmo depois do nosso clube, alegando notória falta de condições no estádio (a Oliveirense decidiu retirar as cadeiras do seu recinto, de forma a duplicar a lotação), ter devolvido os cerca de 1400 bilhetes destinados aos adeptos do FC Porto, no último Sábado, num estádio com um campo em que o relvado não é distinguível, lá estavam eles na bancada. Preparados até, caso o jogo se realizasse, para um apoio debaixo de uma chuva intensa.

E mesmo não havendo jogo, chegaram a ser bem audíveis, aplaudindo a decisão do adiamento, ao contrário dos sócios da Oliveirense (como é possível?). Só quem não gosta mesmo de futebol é que concorda que podia haver jogo naquelas condições.

As faixas de ambos os grupos foram colocadas na rede atrás dos adeptos, pois não havia maneira de as pôr, como habitualmente, em baixo. Foi chegar, ouvir a confirmação do que já era esperado, e regressar à Invicta, mais concretamente ao Dragão Caixa, onde nessa tarde se realizou o FC Porto - Iserlohn em Hóquei Patins, onde estive presente.

“Tribunal” em Ovar

Como grupo de fanáticos adeptos do Grande Porto, que somos, o fim-de-semana ainda ia a meio. No Domingo, o famoso “Tribunal” marcou presença no Arena Dolce Vita em Ovar, para assistir ao Ovarense - FC Porto, a contar para a terceira jornada da Liga de Basquetebol.

Um grande grupo juntou-se ao início da tarde no estádio do Dragão e partiu em direcção a Ovar. Éramos cerca de vinte. Lá chegados, com alguns olhares de lado num local onde nem todos simpatizaram com a nossa presença, adquirimos os bilhetes e depois de nos juntarmos com mais alguns portistas que lá foram ter... “toca a entrar que se faz tarde”! Ao todo, já seriamos à volta de três dezenas de azuis e brancos, naquele sector que nos foi destinado. A nossa entrada com cânticos de incentivo aos Dragões, deixou os vareiros de olhos postos em nós.

Durante a partida silenciamos várias vezes o pavilhão! Foi pena o balde de água fria no fim do jogo, depois de termos estado a ganhar grande parte do tempo.

No fim, um gesto de reconhecimento que nos deixa sempre bastante satisfeitos. Enquanto os adeptos da casa festejavam a vitória, o plantel do FC Porto, incluindo mesmo os jogadores que não jogaram, fizeram questão de nos vir cumprimentar e agradecer.

“É o número 10…”, de volta à Curva Portista

Anteontem o nosso Porto perdeu na recepção ao Chelsea. O jogo, já com ambas as equipas apuradas para os oitavos-de-final da prova, servia para definir o primeiro e o segundo classificado do grupo. Foi também o jogo, que trouxe de volta o nosso eterno mágico, Deco, a nossa casa, e mais uma vez, Ricardo Carvalho.

Como habitualmente acontece, os ingleses trazem sempre muitos adeptos. Mesmo com o apuramento carimbado, vieram à Invicta cerca de 1500 “blues”, que fizeram a festa, ao longo do dia, nas ruas.

Uma mega coreografia foi feita à volta de todo o estádio do Dragão, com a entrada das equipas em campo. Tiras plásticas azuis e brancas cobriram o estádio, na bancada nascente a frase “FC Porto a vencer desde 1893”, enquanto na Superior Sul caía um pano gigante com o emblema do clube e a respectiva data de fundação, 1893. Tudo isto enquanto tocava o hino da “Champions”. Lindo! Arrepiante estar debaixo do pano gigante!

Estiveram presentes 38410 espectadores. O jogo começou com um grande apoio de ambos os Grupos Ultra. Os adeptos ingleses tiveram raros momentos em que se ouviam. Como também é hábito, vão cantando espaçadamente. Ouviram-se principalmente depois do golo de Anelka.

A meio da primeira parte, a primeira grande ovação a Deco. Canto para o Chelsea, o luso-brasileiro prepara-se para o cobrar, recebe uma estrondosa ovação à medida que se encaminhava para a bandeirola de canto, e ainda teve tempo de ouvir a sua música: “É o número dez… finta com os dois pés… é melhor que o Pélé… é o Deco allez allez…”, cantaram os Super Dragões. Ele levantou o braço, como forma de agradecimento. Cantar aquela música provocou um enorme momento de recordação e saudade na bancada, de quase vir as lágrimas aos olhos! Único.

Uns minutos depois, os Super Dragões levantam uma faixa a dar as boas vindas aos jogadores que fizeram história no FC Porto: “Nos nossos corações… eternamente Dragões. Bem-vindos.”

Nota ainda de destaque para o núcleo SD Amares, que fez questão de levar o estandarte, que andava pela Curva Portista há uns anos, do Deco.

No segundo tempo, os Super Dragões foram um pouco abaixo, principalmente depois do golo, em poder vocal, tendo do outro lado, o Colectivo, aproveitado para se fazer ouvir melhor.

No próximo Domingo, pelas 20h15, o TetraCampeão recebe o Rio Ave, na 11ª jornada da Liga Sagres. Espera-se uma boa casa, para ajudar a equipa na luta pelo primeiro lugar da tabela.

Um abraço Ultra

12 comentários:

  1. Deco merece todas estas homenagens pq além do muito q jogou por nós mesmo agora não se cansa nunca de tecer comentários simpáticos ao nosso clube. Já outros (ex: Pepe) parece que têm vergonha de falar no nosso clube.

    Os Portistas sabem reconhecer os génios mesmo q ESTEJEMOS TODOS afectados pela má onda q teima em não nos largar, uma onda que um RIO AVE tentará empurrar ainda mais mas que espero seja desta que se consiga iverter o rumo...

    ResponderEliminar
  2. O CAPITÃO BRUNO ALVES faz hoje 28 anos. Os votos de um dia muito feliz e a prenda que merece será anunciada em breve.

    ResponderEliminar
  3. Os portistas sabem reconhecer quem serve o clube com competência, dedicação e profissionalismo.

    Deco é um dos nossos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Deco e Ricardo Carvalho eram os jogadores que colhiam a minha preferência nos anos de Mourinho...

    Deco pela Magia e o Ricardo pela classe...

    4ª feira, fiz questão de sair a horas do trabalho e entrar no Dragão mais cedo do que o habitual para poder fazer a minha homenagem ao Deco...

    O "tal" canto foi mesmo à frente do meu lugar e o aplauso foi emocionante...

    Vi noutros blogs comentários dizendo que não conseguem aplaudir jogadores que não vistam a nossa camisola...
    Compreendo e respeito essa opinião, mas acho que não é só dragão quem veste a camisola mas também quem a sente... e o Deco foi, é e será Dragão!!

    ResponderEliminar
  5. Excelente Post Tripeiro,
    O homem que está em todas.. xD

    A homenagem ao Deco foi uma das coisas mais belas que vi nos últimos tempos.
    Fantástico!!!
    A reacção do homem melhor que Pelé? Jamais esqueceremos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Foi realmente um belo momento aquele regresso, meus amigos.

    Lucho, exactamente, para além daquilo que suou com a nossa camisola vestida, agora continua a elogiar-nos lá fora, e nunca esconde que tem sempre o grande Porto no seu coração. Outros (como o bom exemplo que deste) parece que têm memória curta.

    Intrusus, eu também estava muito perto, mesmo atrás da baliza para onde foi marcado esse canto, e foi de arrepiar. Acho que se fechasse os olhos naquela altura, "via" o nosso mítico estádio das Antas :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. O homem da bandeira sempre a pontuar! :)

    Deco mereceu cada um dos aplusos, cada um dos cânticos, cada um dos sorrisos. Será sempre uma referência! E nós aqui no blog também demonstramos na semana passada, com a votação, que o admiramos eternamente!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. Deco sempre nos nossos corações.ParabÊns BRUNO ALVES.

    ResponderEliminar
  9. Ora nem mais Tripeiro... com ou sem (lamaçal), eles, como sempre, lá estavam no apoio!!!

    Em Ovar, não deu vitória no campo... mas deu na bancada, tantas foram as vezes que passou o directo com os «mitras» do sector 4 :D

    Por fim, Chelsea, o regresso de um "Senhor" ao terreno de tantas e tantas glórias... DECO4ever!!!

    ResponderEliminar
  10. Deco um jogador dos que nunca vou esquecer e o Ricardo também!

    Tripeiro, mais uma excelente crónica!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Obrigado a todos e até Domingo, no local do custume :)

    ResponderEliminar
  12. Eu estive lá e foi fantástico, emocionante, arrepiante... Tal como o Deco disse que aquele momento ia ficar marcado na memória dele, também na minha vai ficar.
    Força Deco, mereces tudo! Eternamente um Ídolo.

    ResponderEliminar