04 novembro, 2009

Livre (in)directo - Champions 09/10, semana 4

ApoelFC 0-1 FCPorto

O árbitro esloveno, Damir Skomina, teve no estádio GSP, uma noite tranquila e sem qualquer sobressalto ou dúvidas nos lances a analisar. Para comprovar a veracidade desta constatação, basta dizer que os únicos lances dignos de registo, só aconteceram ao minuto 85 e ao minuto 92.

Ao minuto 85, falta de Álvaro Pereira. Na minha opinião, penso que a marcação da falta é exagerada, visto que o lateral do FCPorto corta em primeiro lugar a bola e só depois entra em contacto (inevitável) com o jogador do Apoel. Decisão portanto técnica e mais ainda disciplinar exagerada. Na sequência do lance, Hulk é advertido (e bem) por protestos.

Ao minuto 92, Bruno Alves deveria ter sido advertido por entrada dura sobre um jogador do Apoel, aquando de um cabeceamento. Um pouco à imagem da advertência que recebeu no último jogo para o campeonato português.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 7. Sem grande casos para ajuizar, o árbitro e os seus pares estiveram bem e seguros durante todo o jogo. A nota só não é mais alta, porque as equipas nunca chegaram a complicar a vida ao árbitro.

4 comentários:

  1. O Porto cumpriu. O futebol não foi de grande qualidade, mas foi intenso e a atitude foi a correcta.

    O Jesualdo repôs o Falcão e Rodrigues no ataque e colocou o Guarin, que tem estado (quase) sempre bem, quando é chamado. Estivemos perto do onze base que só Jesualdo parecer por vezes não perceber.

    Entramos num típico 4-3-3, por vezes com o Hulk e Rodrigues demasiado recuados, o que se camuflava num 4-5-1.

    O trio do meio campo também foi modificado e eram só Bulldozers... a criatividade não morou por lá (o Belluschi não jogou por opção), mas ainda assim o Guarin esteve muito bem. A defesa esteve sólida, com relativo pouco trabalho já que o Porto colocou o jogo à distância.

    Falta muito mais eficácia na concretização.

    Não houve facilitismos e nestas provas tem que se ganhar estes jogos. São estas equipas que comprometem os apuramentos.

    como se vê por estes dados estatísticos, o Porto, acertando na concretização tem tudo para estar bem em todas as frentes.

    O problema da concretização não está propriamente na execução por parte dos atletas mas na forma como o Porto faz o ataque e as oportunidades que dão origem aos remates. Os remates são demasiadamente de longe e surgindo de acções individuais não devidamente apoiadas são quanto a mim o problema. O jogador na posse da bola remata porque o Porto consegue fazer a transição e colocar os atletas perto da baliza... Só que chegam (quase) sozinhos ou sem boas soluções para permitir a finalização em situação mais favorável! Falta apoio, por isso não venham criticar os poucos que ainda conseguem fazer algo sem apoio. Verdade seja dita, mesmo sem qualidade individual o Mariano ainda é dos poucos que vai dando apoio ao ataque... é esforçado.

    era bom o Chelsea poder gerir alguns dos seus recursos e podermos ficar de novo em 1º do grupo!

    Saliento aquela contabilização de pontos comparativa à época anterior. Para já.. o Porto é a equipa que mais melhorou! e é óbvio, o Benfica teve na época anterior um bom arranque, o Sporting esteve pouco melhor e o Porto que andava ao tropeções, nesta época está a conseguir sobreviver, apesar da fraca qualidade de jogo. Se a evolução se mantiver é de esperar um fortíssimo candidato ao título e ainda com tempo para recuperar o tempo perdido.

    Pena é que as equipas de Jesualdo demorem demasiado tempo a evoluir... agora mesmo continua em experiências: entram e saem jogadores, tentam-se outros esquemas (4-4-2)... a estratégia é que é a mesma: transições rápidas, pouca posse de bola, linha ofensiva subida e (demasiado) distante do meio campo, e duas linhas coesas e próximas (meio campo + defesa), mas recuadas.

    A dificuldade em fazer uma posse de bola com criatividade, dinâmica, desposicionamentos mantém-se evidente, fruto da falta de verdadeiros elementos criativos no meio campo e com certeza da opção de não treinar bem estas situações.

    Em termos de atitude em campo também não há melhorias... estamos bem nos jogos importantes e tendencialmente sobranceiros/expectantes contra equipas menos cotadas, especialmente nos jogos caseiros e entre jogos de Liga de Campeões.

    www.remateabaliza.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Bolas, o nosso enfermeiro percebe do artigo, mas perde-se numa exigência de qualidade que neste momento não podemos ter ainda, por falta de alguns lesionados e algum cansaço dos atletas desviados para as suas selecções nacionais, que não permitem ao Professor trabalhar em pleno.
    Vou dar uma espreitadela no seu blog para me certificar se é um daqueles impacientes que mesmo ganhando assobiam.

    ResponderEliminar
  3. Carago , o seu blog remateabaliza é cá um susto do caraças. Entra lá tudo na caixa de comentários. É cada papoila mal criada a insulta-lo a si e restante família que até dá vómitos.
    Fiquei elucidado.

    ResponderEliminar
  4. Jogo tipicamente sem nada para comentar...

    ResponderEliminar