03 novembro, 2009

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 9

FCPorto 1-1 CFBelenenses

Olegário Benquerença. O juíz de Leiria teve, no Dragão, um jogo calmo e com poucos casos.

Ao minuto 10, Zé Pedro pede falta de Fernando à entrada da área. Sem razões para pedir tal livre, o jogador do belenenses atira-se para o chão.

Decorria o minuto 21, Farias sofre falta de Gavilan, quando o portista partia para um ataque. Benquerença preferiu avisar o jogador do belenenses, mas este merecia ter sido advertido, mesmo assim, beneficio da dúvida dado.

Dois minutos depois, o lance mais polémico do encontro. Teremos que analisar dois lances em um. Em primeiro lugar, Hulk ficou a reclamar uma falta que efectivamente não existiu. Na sequência do lance, Farias mete a bola na baliza do Belenenses em fora de jogo. Apesar de ter ressaltado a bola num defesa do belenenses, fora de jogo bem assinalado.

Já na segunda parte, ao minuto 74, Bruno Alves foi bem advertido, depois de ter derrubado de forma imprudente o jogador Fredy, do Belenenses. Este é um lance para o qual tenho chamado a atenção e que o defesa portista tem recorrido impunemente.

Ao minuto 84, Hulk faz efectivamente jogo perigoso sobre um jogador do Belenenses quando se dirigia para a baliza adversária. Correcta a decisão do árbitro.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 8. Um árbitro de grande categoria aquele que esteve presente no Dragão e não por acaso que é um árbitro internacional muito utilizado em jogos europeus. Esteve bem no capitulo técnico e disciplinar.



SCBraga 2-0 SLBenfica

No estádio AXA, esteve aquele que considero ser o melhor árbitro português da actualidade.

Vamos aos lances do jogo e saber se assim continua.

Logo ao minuto 5, Fábio Coentrão derrura Alan. Correcta a decisão do arbitro ao advertir o jogador do Benfica por este ter cortado um ataque prometedor. Do lance, decorreu o golo dos arsenalistas.

No minuto 11, a bola bateu no braço de um jogador do Braga, vindo de Di Maria. Não existem razões para a marcação de livre directo, visto que o jogador que tocou a bola com o braço estava demasiado perto do lance e portanto não houve intensão de tocar a bola com o braço. Decisão correcta.

Golo anulado ao Benfica ao minuto 27. Luizão apoia-se num elemento do Braga aquando do cabeceamento. Mas não foi esta a infracção assinalada por Jorge Sousa, mas sim o agarrão de Cardozo a um jogador perto de Luizão. Juízo correcto do árbitro portuense.

Minuto 30. O lance começa com uma falta de Javi García a Alan. O árbitro deu a lei da vantagem que logo a seguir foi interrompida. Nessa interrupção, Javi García foi advertido pela falta feita. No seguimento, David Luis e João Pereira foram advertidos por terem entrado numa discussão de jogo. Todas as decisões foram tomadas correctamente, nesta sequência de lances, de Jorge Sousa.

O minuto 36, mão de Maxi Rodriguez. Não houve intenção do jogador jogar a bola com a mão, nem houve movimento do braço em direcção à bola, condições fundamentais para se poder marcar uma falta por mão na bola. Decisão correcta.

No minuto seguinte, Ramirez cai na área. O jogador do Benfica deveria ter visto o cartão amarelo por simulação.

Ao minuto 41, Saviola cai na área do Braga por suposta falta de Hugo Viana. Mais uma decisão correcta do árbitro ao advertir o jogador do benfica por simulação. Nem sequer houve contacto com o jogador benfiquista.

Já na segunda parte, ao minuto 47, Maxi Pereira cai num ataque do Benfica. Rodriguez, defesa do Braga, corta simplesmente a bola. Correcta a decisão do árbitro.

Ao minuto 53, João Pereira derruba Di Maria à entrada da área. Correcta a decisão técnica do árbitro. A nível disciplinar, o Jorge Sousa considerou que não era um ataque prometedor. Poder- se-ia discutir essa decisão. Na minha opinião, esteve igualmente correcto o juízo do árbitro a nível disciplinar.

Minuto 55, fora de jogo assinalado a Keirisson. Bem o árbitro.

Ao minuto 56, Di Maria, num ataque pelo lado esquerdo, deixa a bola sair do terreno de jogo sem que o árbitro assistente tenha assinalado a ocorrência.

Minuto 60. Benfica reclama mão de um jogador do Braga. Na minha opinião, não houve motivos para a marcação de uma grande penalidade porque o jogador não movimentou o braço com o intuito de jogar a bola com a mão.

Nove minutos depois, Paulo César é advertido por falta sobre Saviola por ter cortado um ataque prometedor. Última decisão correcta da partida e correcta.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 9,5. Maior nota dada até hoje e bem merecida. Um jogo com um elevado nível de dificuldade, difícil e com muitas decisões por tomar. Não me lembro de um erro que a equipa tenha feito no juízo dos lances. Esperemos que mantenha as exibições.



SportingCP 1-1 CSMarítimo

Antes da análise ao jogo, gostaria de pedir desculpas a todos aqueles que seguem as minhas análises, por só o fazer a este jogo, a partir do minuto 14, devido a razões profissionais.

Em Alvalade, esteve destacado um árbitro que ainda não tem uma grande cultura de jogos com os três grandes. Vamos ver como se comportou Cosme Machado de Braga nos lances chave do encontro.

Ao minuto 24, Miguel Veloso é advertido por ter puxado um jogador maritimista. Bem o árbitro.

Minuto 47. Fernando derruba Hélder Postiga à entrada da área do Marítimo. Pelas repetições, pode-se verificar que a decisão do árbitro foi errada, deveria ter sido assinalado grande penalidade. A nível disciplinar, Fernando foi advertido e bem.

Já na segunda parte, ao minuto 50, Roberto Sousa é advertido por suposta falta sobre André Marques. Não houve qualquer falta, e portanto, decisão técnica e disciplinar erradas.

No último lance do encontro, ao minuto 82, Moutinho lesiona-se. Pelas imagens disponíveis, não parece haver qualquer motivo para sanção técnica, nem tão pouco disciplinar. Dá a entender que o jogador Sportinguista lesiona-se sozinho.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 6. Cosme Machado revelou alguma falta de experência em ajuizar equipas designadas grandes. Num jogo com um nível de dificuldade médio, o árbitro teve um lance que prejudicou a equipa do Sporting numa grande penalidade.

3 comentários:

  1. olha lá:

    não falta aí uma entrada violentíssima do Cardoso logo no início do jogo e muito depois uma cotovelada do Saviola?

    ResponderEliminar
  2. "Golo anulado ao Benfica ao minuto 27. (...) Juízo correcto do árbitro portuense."

    100% de acordo, há falta ali, claro que há falta.
    Só não a vê quem não quer ver.

    ResponderEliminar
  3. "Na sequência do lance, Farias mete a bola na baliza do Belenenses em fora de jogo. Apesar de ter ressaltado a bola num defesa do belenenses, fora de jogo bem assinalado."

    Esta é a única parte de que discordo. Se a bola vem de um jogador do Belém... então... é golo!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar