07 novembro, 2009

O estranho caso de Mariano Gonzalez

No passado dia 16 de Outubro, na sequência de um artigo do Dr. Rui Moreira, “filhos e enteados” quer em conversa com um amigo, quer lendo na caixa de comentários, apercebi-me que tanto um como outro concordavam em absoluto com a opinião do autor.

O jogador pode ser o mais esforçado, o mais atento e fiel seguidor das indicações de Jesualdo, pode até jogar mais para os outros do que em proveito próprio, mas não chega.

Falta-lhe algo. Não discuto se é talento, se é concentração, a verdade e por demais evidente, é que ele não flui em campo como o deveria fazer.

Chega a ser estranhamente parecido com uma qualquer e toda aula de ballet: há sempre uma bailarina, que prima por ser a primeira a chegar (quando nós chegamos, já ela está lá sentada com um ar muito compenetrado), impecavelmente equipada, o cabelo preso ao mais infímo pormenor, é sempre a mais atenta às indicações da professora, a mais séria, teria tudo para ser a mais profissional, se caso disso se tratasse.

Mas na hora “agá”, na hora de mostrar o que realmente interessa, ela falha… falha na barra, perde-se no centro. Por mais esforçada e dedicada que seja, ela não “flui” com as restantes. Nota-se a diferença nos exercícios de barra, e no centro é uma a menos nas coreografias.

A professora não desiste dela, mas… ou fica na fila de trás (o mesmo será dizer no banco de suplentes, ou fica “reservada” para coreografias mais técnicas, as tais que não necessitam do tal “click”, aquele que na verdade faz toda a diferença, seja num estádio sob o olhar exigente dos adeptos, seja na sala de ballet sob o olhar acutilante da professora.

Jesualdo não desiste de Mariano, quer-me cá parecer que se trata de uma aposta pessoal, mas a verdade é que começa a ser desesperante ver o número 11 perdido em campo, com ar de apavorado de cada vez que a bola lhe é passada e tão indefeso para a fazer seguir.

Justificar esta insegurança com o facto de o treinador não o colocar na posição dele, não alivia o mal-estar sentido. Antes pelo contrario, ficámos com um jogador fora da sua posição natural e com um treinador teimoso que insiste nesse erro.

Jogar assim com o Mariano é jogar com 10 mais 1.

E nem a má forma de outros jogadores como no caso do Raúl Meireles, serve para atenuar este handicap.

Não assobio jogadores, não vaio treinadores que estejam ao serviço do Dragão. Mas que é desanimante constatar a insistência no Mariano, é.

Por outro lado, e quando marca um golo, o Mariano espelha no rosto todo o orgulho de vestir a nossa camisola, e todos os impropérios dittos cá para mim se evaporam como por magia.

Dá vontade de agarrar aquela felicidade e não desistir dele.

- Acerta, rapaz! Vai em frente, não tenhas medo de errar! Arrisca!

Porque a mim o que me irrita não é o errar, mas sim "o" receio de errar.

Tal como diria à esforçada bailarina:

- Não penses nos movimentos dos pés, nem dos braços, segue simplesmente a música.

Futebol & Ballet Clássico,
Heliantia.

14 comentários:

  1. discordo totalmente!

    como o Jesualdo disse na epoca passada,que depois das dificuldades e criticas que a equipa sentiu deu um goso especial no fim com o Tetra e crescimento de muitos jogadores (nota-se com um excelente 2a metade com grande ajuda do Mariano!)...

    o treinador não pode deixar cair um jogador e um HOMEM por traz do jogador,porque certos adeptos e quase a generalidade da critica não do jogador em causa!e tenho a certeza que no fim vai dar aquele gostinho especial que só um Homem de convicção forte pode ter!

    eu aplaudo a atitudo do Jesualdo para com não só o Jogador mas tambem o Homem Mariano!

    gostaria de ver os criticos a ser assubiado aindo no aquecimento pelos próprios adeptos,se não ficaria afetados emocionalmente por isso creticar é fácil mas fazer...

    ResponderEliminar
  2. Nunca esteve em causa o Mariano "per si". O que está em causa é a sua presença em campo. Se eles estiver sentadinho na bancada, ninguém o assobia.

    Os adeptos já estão fartos, há muito tempo, que, em cada dez coisas que faça, em oito sai merda. Sempre foi assim. E ninguém é obrigado a gostar do rapaz.

    No entanto, o maior culpado não é ele. É quem entendeu que ele servia para o FC Porto.

    ResponderEliminar
  3. Há lá gente a jogar pior q ele.
    Mas a quem compete avaliar a justiça da titularidade é a JF. E por isso espero q o mister saiba na Madeira colocar o melhor onze.

    Jogo muito complicado e q vai ser apitado pelo calabote do benfas-braga do ano passado...

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião,o problema do Mariano está na cabeça dele...

    ResponderEliminar
  5. Mariano tem todo o meu apoio.
    Tem sido um jogador sacrificado e pau para toda a obra, joga onde o mandam sem nunca refilar. É um grande profissional e não tem culpa de estar estigmatizado pela massa assobiativa.Ainda não tocou na bola e já é criticado... Como diz o Lucho, há quem jogue muito pior e tem uma enorme tolerância.
    Mariano já provou na segunda metade da época passada que é útil.Após a saída do Lucho por lesão foi um dos esteios no meio campo. Não é um enorme craque? Pois não mas uma equipa não se faz só de vedetas.
    Li declarações de outros treinadores sobre ele e todos lhe reconhecem utilidade numa equipa. Zango-me com algumas asneiras dele? Pois zango - mas não assobio - tal como faço com o Hulk ou o Rodrigyez que muitas vezes são inconsequentes.
    Mas reconheço-lhe utilidade, profissionalismo e responsabilidade.
    Estou em crer que se jogar sempre na sua posição melhorará e se não for pressionado também.
    No entanto, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita e até ele sair um dia, as coisas vão ser assim. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  6. Estou totalmente de acordo com o Jorge Aragão e também com o Lucho!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. O Mariano é um extremo puro. Veio para o Porto para ir à linha e cruzar. A partir do momento em que é posto a organizar jogo e a sacrificar-se em prol da equipa não lhe podemos apontar o dedo. Esforça-se, luta e nunca desiste. E nunca reclama nem discute as opções. Não faltam jogadores chicos-espertos a questionar decisões do treinador, agora como o Mariano há pouco.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Se todos os que têm mais talento e capacidade que o Mariano se esforçassem e fossem tão solidários como ele é em todos os jogos se calhar não tínhamos exibições tão miseráveis ultimamente. Nunca na vida vai ser uma estrela mas tem muitas características do jogador "à Porto". Numa futura rubrica do Dragon Soul certamente que a comunidade lhe faria justiça.

    A culpa nisto tudo é de quem vê nele qualidade para ser titular numa equipa como o Porto. Na minha opinião o problema do Mariano é a pouca confiança que tem nas suas capacidades pois quando as coisas começam a sair mal raramente se consegue recompor e fazer um bom jogo.


    Excelente texto.

    ResponderEliminar
  9. Não sou grande fã do Mariano, no entanto tenho de reconhecer a sua capacidade de luta e o inequívoco profissionalismo que sempre demonstrou. Uma equipe não tem sempre grandes jogadores, por isso um Mariano a mais ou a menos, actualmente não tem feito grande diferença.
    Estão quase todos no mesmo nível, mas a ele perdoa-se menos.

    ResponderEliminar
  10. Acho que não é por causa do Mariano
    (ou de outro qualquer mariano)
    que ainda não estamos em 1º Lugar .

    Eu não devo tirar conclusões
    (que seriam sempre precipitadas )da necessidade de excluir um jogador , apenas com base no que , à distância , me é dado ver ,
    sem possuir toda a informação
    que , só quem diariamente
    lida com o grupo de trabalho , terá .

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Grande Post! Eu gosto do Mariano. Ele é a imagem do ser portista contra tudo e todos. Tem deslizes, sim, e depois!? Dizem: não está ao nivel do Porto...Mentira! Está é bem acima, alguns furos, de alguns adeptos que o assobiam!O "ser Mariano" é ser azul e branco, pois corre, joga, esforça-se e marca (ingratos aqueles que devem a maior alegria de Old Trafford e alguns golos preciosos ao cair do pano...) MAAAAAAAARIÁNO GONZÁAAAAAALESH! é isto que eu canto quando ele deixa os relvados....

    ResponderEliminar
  12. Quero deixar bem claro que eu não desgosto do Mariano :)
    Jogador mais esforçado do que ele, não há neste plantel.
    Eu só gostava era que ele ocupasse em campo a posição que lhe é natural. A "tal" que lhe permita "brilhar" em campo.

    ResponderEliminar
  13. Um plantel não pode ser composto só de "estrelas" e tem de haver jogadores com outras características. Jogadores que estejam sempre prontos e não torçam o nariz porque ficam de fora; jogadores prontos a jogarem em qualquer lugar em benefício da equipa, mesmo que em seu prejuízo; jogadores que façam bom balneário e sejam bons companheiros, etc. Mariano é desses e ponto final.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Quando ia para comentar, reparei que um «Amigo» tinha já usado tudo aquilo que ia escrever... o VilaPouca.

    De facto, Mariano é capaz de nos tirar do sério, é capaz de lances de deixar um tipo com os nervos em franja, é capas de nos fazer despertar ódios, é capaz de nos fazer ter vontade em bater-lhe... mas em contra-ponto, é d'um profissionalismo a todos os níveis, é d'um sentido táctico colectivo irrepreensivel, é pau para toda a obra sempre em prol do colectivo (e com mta certeza, prejuízo próprio).

    Parafraseando os níveis de selecção da rúbrica do Amigo e colaborador, Dragon Soul, Mariano Gonzalez, é um óbvio "Nem Dragão, nem Morcão, há um senão"!!!

    ResponderEliminar