24 novembro, 2009

Perder por culpa própria...

Se no andebol, o favoritismo claro dos Alemães já era aguardado, foi com surpresa e desconforto que digeri a derrota do basquetebol Portista em Ovar. Depois de largos minutos a digerir esse desaire, decidi ver um filme para esquecer as amarguras do fim de semana. No final, olhei pela janela e a noite pareceu-me outra. O céu voltava a ter estrelas e quase que juro que vi Jesus a acenar-me. Depois pareceu-me ver ainda D. Afonso Henriques numa perseguição aos Mouros, mas achei que estava a delirar e fui mas é deitar-me no tal berço que embala a Nação…

Não estranhem por isso que hoje, o meu “7 metros”, não leve a força e colocação habituais nos remates do capitão Ricardo Moreira, nem sequer a precisão dos lançamentos triplos de Carlos Andrade. Quanto muito, andarei por aqui a patinar de um lado para outro, tentando destacar a vitória Portista no hóquei em patins, quase que ignorando que o adversário era de qualidade muito duvidosa...

FC Porto centra agora as atenções nas provas internas...
(1º FC Porto-20 pts e 8 jgs; 2º Belenenses-20 pts e 8 jgs; 3º ABC Braga-20 pts e 8 jgs...)

  • FC Porto, 37 - Marítimo, 17
Na última quarta-feira, com 298 espectadores nas bancadas (eu era um deles), o FC Porto bateu o Marítimo por 20 golos de diferença, aproveitando Obradovic para dar ritmo de jogo a todos os seus jogadores. Perante o adversário mais fraco do campeonato, o FC Porto nunca teve problemas e alargou a sua vantagem de 7 (intervalo) para 20 golos no final. Destaco a eficácia de Dario Andrade (8 golos), Nuno Grilo (7), Álvaro Rodrigues (5) e Pedro Spínola (5).

O FC Porto lidera o campeonato com os mesmos pontos de Belenenses e ABC de Braga e na próxima jornada, desloca-se ao recinto do São Bernardo (onde está o ex-Portista Carlos Martingo), jogo que se disputa às 17h15 de sábado (RTP2). Relativamente à taça de Portugal, o FC Porto desloca-se à Luz no dia 1 de Dezembro (19.30h) em jogo dos oitavos-de-final.


  • Goppingen, 31 - FC Porto, 23
Na Arena dos Alemães, com mais de 3 mil espectadores, o FC Porto fez uma excelente 1ª parte aguentando-se até aos 10-9, mas na parte final, alguma infelicidade na concretização e uma arbitragem pouco isenta, permitiram que os Alemães chegassem aos 16-12 até ao intervalo. Na 2ª metade, a equipa entrou mal no jogo e a eliminatória decidiu-se quando o placard disparou para 21-13. Até final, a postura do FC Porto foi sempre muito digna, bem merecendo o aplauso do público da casa. O resultado de 31-23 não surpreende, pois o favoritismo era todo do Goppingen. Neste jogo Pedro Spínola com 7 golos e Ricardo Moreira com 5, foram os mais eficazes.

Obradovic está a formar uma grande equipa e esta eliminação aos pés de um gigante Alemão pode até servir para aumentar os níveis de entrosamento, confiança e experiência deste valoroso plantel. Os oitavos de final da EHF não terão o FC Porto. Ponto final, parágrafo.

FC Porto perde e Moncho pede desculpa aos adeptos...
(1º Benfica-6 pts e 3 jgs; 2º Ovarense-6 pts e 3 jgs; 4º FC Porto-5 pts e 3 jgs...)

  • Física-49-FC Porto-90
Em Torres Vedras, o FC Porto cedo decidiu o jogo e apurou-se para os oitavos-de-final da taça de Portugal a 1 de Dezembro (o sorteio é hoje às 17h - CAB Madeira vs FC Porto). Ao intervalo já, vencíamos por 30-50 e acabamos o jogo em grande nível com 49-90 no placard, frente a um adversário que nos derrotou na época passada. Neste jogo, Jeremy Hunt com 21 pontos e Jorge Coelho com 18, foram os destaques principais no FC Porto. Continuam lesionados Marçal, Cunha e Mota.

  • Ovarense, 59 - FC Porto, 57
Em Ovar, o FC Porto entrou na Arena Dolce Vita, líder do campeonato e com total favoritismo para este jogo, mas saiu de lá derrotado, essencialmente, por culpa própria. Ao intervalo, ganhávamos por 28-30 num jogo marcado por muitos erros e baixa eficácia nos lançamentos. Nos ressaltos, também falhamos, permitindo muitos 2ºs lançamentos aos Vareiros. O FC Porto que teve grande apoio nas bancadas (Sevilha, Pedro Porto, Delindro, Tripeiro e muitos mais do fórum do portal dos dragões), chegou a ter 6 pontos à maior já no 4º período, mas entrou nos últimos segundos em desvantagem. Hunt ainda empatou a 57 pontos a 8 segundos do fim, mas uma falta infantil e escusada de Stempin (erro inacreditável) permitiu 3 lances livres a 2 segundos do fim a um adversário que falhou o último propositadamente para que o tempo escoasse. Podia referir os critérios duvidosos do trio de árbitros no que toca às faltas nos duelos das tabelas, mas entendo que esta derrota se consumou, fundamentalmente, por nossa culpa... Carlos Andrade com 15 pontos e Jeremy Hunt com 13, foram os mais eficazes na nossa equipa.

Foi uma derrota que não esperava, mas que Moncho (pediu desculpa aos adeptos) saberá capitalizar no normal processo de crescimento desta equipa que me parece a melhor do campeonato, mesmo perdendo em Ovar. Domingo às 17h, no Dragão Caixa, recebemos o Sampaense, 3 horas antes do FCPorto/Rio Ave em futebol e o Lucho lá estará...

FC Porto entra a "matar" na Euro-Liga...
1º FC Porto-16 pts e 6 jgs; 2º Benfica-16 pts e 6 jgs; 3º Gulpilhares-13 pts e 6 jgs...)

  • FC Porto, 15 - Iserlohn, 3
Na 1ª jornada da Euro-Liga, o FC Porto goleou, com naturalidade, os Campeões da Alemanha por 15-3. Estive lá, uma vez mais, na companhia do Estilhaço, Antas, Sevilha, Pedro Porto, Delindro, Tripeiro, entre muitos outros elementos do fórum dos Dragões, notando-se a ausência do adoentado Blue Boy, Vila Pouca, Mafaldinha, Dragão Penafiel, entre outros…

O Iserlohn até marcou 1º, mas o FC Porto cedo demonstrou a sua força e rapidamente chegou aos 5-1. Até ao intervalo, 2 erros defensivos e um auto-golo Alemão, levaram o placard até aos 6-3, com Franklim a não evitar cara de desagrado pela forma pouco decidida com que se defendia. Na 2ª metade, 9 golos sem resposta demonstraram um octocampeão ao seu melhor nível, com belos pormenores de Pedro Gil (1 golo), Reinaldo Ventura (4) e Jorge Silva (3). Filipe Santos (1 golo), André Azevedo (2), Henrique Magalhães (1) e Emanuel Garcia (2) marcaram os restantes golos dos azuis e brancos (mais um auto-golo de um alemão). Excelente arbitragem da dupla Espanhola nomeada.

O FC Porto joga na 2ª jornada na casa do Cronemberg (Alemanha) ou do Viareggio (Itália) a 19 de Dezembro, depois do CERH decidir o recurso dos Italianos. Para o campeonato, jogamos sábado em casa do Paço de Arcos às 18h em jogo transmitido pelo site do clube Lisboeta. A dupla nomeada (Peixoto e Romão) tentará equilibrar os pratos da balança, por isso, olho bem aberto... Na terça feira, dia 1, feriado, dia da minha próxima crónica, recebemos às 15h, a Oliveirense (jogo onde conto estar presente).

Jorge Silva

O rapidíssimo avançado do FC Porto deixou os Alemães à beira de um ataque de nervos, e apesar de não ter sido o melhor marcador (foi R.Ventura com 4) ,acabou por ser o Portista mais em destaque na tarde do último sábado. A sua velocidade foi sempre demasiada para as pernas dos Alemães e não havia quem o detivesse. Jorge Silva (na foto, com a camisola 8) marcou 3 belos golos, entre muitos outros pormenores que encantaram os cerca de 850 espectadores presentes.

Destaco ainda a grande empatia entre os jogadores das nossas modalidades, andebol, basket e hóquei, em que pelo facto de ser tão frequente, quase já nem se realça o apoio dos hoquistas ao andebol ou dos basquetebolistas no hoquei. Ainda na quarta-feira, Jorge Silva era um dos assistentes ao jogo de andebol entre Porto e Marítimo. E quando alguém vislumbrou Reinaldo Ventura, logo se cantou: "Reinaldo ohohoh, Reinaldo ohohoh, o azul que bem que te fica, tu vais f**er o Benfica!"

Saudações azuis e brancas, Lucho.

20 comentários:

  1. Fantástico mais uma vez amigo lucho.

    Tens aqui um fã ;)

    O dragão da semana é inteiramente merecido para o Jorge Silva e na minha crónica ele também mereceu destaque ;)


    otilious

    ResponderEliminar
  2. No Hóquei é sempre a somar e começamos muito bem uma prova que queremos muito ganhar.

    No Andebol, foi uma eliminação que era esperada, frente a uma equipa das melhores, na melhor Liga de Andebol do mundo, a alemã. Foi importante defrontarmos esta equipa para testar as nossas possibilidades... acho que podemos concluir que estamos no bom caminho.

    Basquetebol, confesso que estava com boas expectativas em relação ao Basquete portista e apesar de a Ovarense ser sempre um adversário forte e jogar em casa, o F.C.Porto gorou essas expectivas, ao ser derrotado por uma equipa que apenas alinhou com um americano...
    Penso que, de há muitos anos a esta parte, o Basquetebol portista perdeu a mística que tinha nos tempos de J.Araújo que a levava a conseguir grandes vitórias. Com o regresso a um pavilhão próprio - foram muitos anos fora e isso pode ter contribuido para a tal falta de mística...-espero entre rapidamente na mesma linha do Hóquei, principalmente, mas também do Andebol.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Otilious: É sempre um prazer ver-te por cá:)

    Vila Pouca: Tb acredito que o Caixa vai fazer bem aos homens do cesto. Vamos ganhar os 3 campeonatos e aguardar q o penta do futebol tb seja uma realidade.

    ResponderEliminar
  4. Estilhaço:
    "Amanda lá ajeitar a chapa do bólide e envia a conta ao presidente :-)"

    A qual? ao blue? :) ou ao Jorge Nuno?

    Ps-parece q jesus anda a acenar a muita gente, ontem foi ao nosso general:)

    ResponderEliminar
  5. Mais um fantástico post com um 1º parágrafo verdadeiramente delicioso! :)

    No andebol e no hóquei aconteceu o esperado. Destaco a equipa de andebol pelo esforço colocado neste confronto com uma equipa de valia superior. Fantástico!

    Quanto ao basquetebol, não esperava a derrota, fiquei triste com o desfecho final da partida, mas esta equipa tem imenso valor e vai prová-lo ao longo da temporada!

    Abraço!

    PS: Em Itália, mas sempre com o FC Porto no coração! :)

    ResponderEliminar
  6. Um abraço para Itália, Sevilha:)
    Vais buscar o Mourinho, carago? :)


    Uma boa notícia: Vão ver o que é bom para a tosse nos oitavos de final da EHF (andebol) temos um TBV LEMGO-slbosta... Uma equipa Alemã das melhores como o Goppingen para caírem na real.

    ResponderEliminar
  7. Sevilha vais ver o FCP - chelsea na tv ou queres sms?

    ResponderEliminar
  8. Não vou poder ver o jogo...

    Se me puderes enviar sms agradeço! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. sorteio taça da liga futebol

    A primeira jornada desta fase está marcada para 2 e 3 de Janeiro.

    Confira os grupos

    Grupo A: F.C. Porto, Leixões, Estoril e Portimonense

    Grupo B: Sporting, Sp. Braga, Trofense e U. Leiria

    Grupo C: Benfica, Nacional, Rio Ave e V. Guimarães

    ResponderEliminar
  10. O basquetebol continua intermitente. Já não tinha gostado do que vi, em Ílhavo, no troféu António Pratas. E esta derrota, perante uma Ovarense debilitada - apenas 7 jogadores de campo - colocou novamente a dúvida quanto à real valia do grupo.

    Espero bem que, na próxima saída, que será aqui em Vagos, no dia 6, estejam bem melhores.

    No andebol já era esperado o desaire. No hóquei, nada de novo:)

    Agora resta aguardar sentado para ver a ÚNICA EQUIPA COM DIMENSÃO EUROPEIA a jogar na Europa. Aparentemente, o Vitor Serpa e amigos não devem ter SportTv...

    ResponderEliminar
  11. Adepto Vareiro:

    Stempin, saiste pelo dinheiro mas deste-nos a vitória, palhaço.

    ResponderEliminar
  12. paulo pereira:

    «Aparentemente, o Vitor Serpa e amigos não devem ter SportTv...»

    O JOGO dá na RTP1 :)

    Adepto vareiro:

    no fim da época veremos quem canta de galo:)

    ResponderEliminar
  13. Realmente fantástico, este primeiro parágrafo!

    Pois bem, estive em Ovar com alguns elementos aqui do blog e do fórum do portal. Silenciamos o pavilhão nos apoio aos nossos jogadores! Não esperávamos de maneira nenhuma a derrota no jogo, foi um balde de água fria tremendo. Entrámos mal, reagimos bem, estivemos grande parte do tempo em vantagem, mas no final não a conseguimos manter. Foi pena. Mas a equipa é claramente superior à do ano passado. Há que continuar a trabalhar. Eu lá estarei no próximo Domingo para os apoiar!

    Hóquei, também estive lá... é sempre a somar, o que é que vamos dizer? Foi um bom treino :) No feriado 1 de Dezembro, lá estarei novamente, para um difícil emabate com a Oliveirense.

    Andebol, estive presente na goleada frente ao marítimo a meio da semana passada. No Sábado, era o desfecho previsto, mesmo assim destaco os 23 golos marcados em solo alemão! Os nossos jogadores estão de parabéns pela participação. É também nestes jogos que se aprende sempre alguma coisa. Agora há que regressar às vitórias em Aveiro e depois silenciar o galinheiro dia 1 de Dezembro!!

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  14. Olha o Otilious por aqui :D

    Ó Vareiro, tiveste a sorte do jogo. E isso não acontece sempre. No fim fazemos as contas :)

    ResponderEliminar
  15. Amigo Lucho :

    ..."O céu voltava a ter estrelas e quase que juro que vi Jesus a acenar-me "...


    Desculpa-me que te diga,
    mas Jesus só estava a dar-te
    a táctica com os dedos da mão !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Dos jogadores que jogaram em Ovar quantos pertenciam à equipa do ano passado? Uma equipa não se faz de um dia para o outro... são muitas caras novas.. Temos de dar tempo ao tempo.. A época decide-se no play-off... aí sim é que devemos estar bem..agora é normal termos jogos menos conseguidos..
    É claro que fizemos uma má exibição.. houve jogadores que podem render muito mais.. mas é com estes jogos que a equipa vai crescer...

    Força Moncho!!!

    ResponderEliminar
  17. CAB recebe FC Porto
    Jogo grande nos oitavos-de-final da Taça

    O sorteio dos oitavos-de-final da LVI Taça de Portugal de basquetebol ditou como jogo grande da eliminatória a visita do FC Porto Ferpinta ao reduto do CAB Madeira. Os jogos terão lugar no próximo dia 1 de Dezembro.

    ResponderEliminar
  18. Sempre em grande as tuas crónicas! Foi com muita pena minha não poder ver o nosso Porto, mas valores mais altos se levantaram e tive de fazer de enfermeira ;), mas como sempre consegues nos manter bem informados sobre o que se passou nos nossos jogos!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  19. Olha a enfermeira Mafaldinha :)

    Um Abraço para o nosso amigo Sevilha, que está em Itália!

    ResponderEliminar
  20. No BASQUETEBOL, de facto, perder daquela forma em Ovar, não lembra ao diabo :(... o que se terá passado pela cabeço do Stempin, quando a 2/3 segundos do final, consegue bloquear o adversário junto à linha de fundo, com o apoio do nosso base que agora me deu uma branca do nome, e deixa cair o braça, qual martelo em manteiga? Uma infantilidade completa... provavelmente, neste jogo, acusou e de que maneira o adversário em causa. Acredito no entanto no papel desta equipa... temos ali equipa para altos voos.

    No ANDEBOL, pois, depois de uma saída ao intervalo do jogo a meio da semana com o Maritimo (não dava mesmo mais rsss), na Alemanha, foi o culminar do que já era esperado por todos... eliminação, mas sentimento de dever cumprido e muita luta dada a «uns» que eram bem mais superiores, bem mais! Melhores dias virão concerteza... temos «ovos» para a «omolete»!

    No HÓQUEI, nada a registar... senão, normalidades e banalidades habituais, semana após semana.

    ResponderEliminar