10 novembro, 2009

Uma Federação que não promove a modalidade

Hilariante. Como é possível que a 2ª modalidade que mais simpatia recolhe entre os Portugueses, seja sistematicamente desrespeitada pela própria Federação? O ano passado tivemos uma final do play-off de hóquei sem qualquer jogo transmitido pela Televisão (não estava lá o clube da Capital…) e esta época, ao que parece, não iremos ter qualquer jogo transmitido. A FPP vendeu os direitos à SportTv mas só haverá transmissões quando arranjarem um sponsor. Pela dinâmica que parece extravasar de Lisboa, sede da FPP, esse dia está bem longe de chegar...

É triste quando se compara esta situação com o excelente desempenho da Federação de Andebol com jogos transmitidos todas as semanas na RTP2, e no basquetebol com 40 transmissões asseguradas ainda que no canal codificado (sporttv).

Será que não interessa promover a modalidade que mais glórias trouxe ao País? E será que isso sucede devido ao açambarcamento de títulos que o FC Porto tem conseguido, não deixando quase nada para o clube da Capital? Será que caso o campeão de hóquei fosse de Lisboa, não assistíamos a outra postura dos acomodados dirigentes desta modalidade? Não deixem morrer o hóquei.

Ainda este sábado, assisti no Dragão Caixa ao FC Porto – Juv. Viana, que acabou 10-5, num brilhante espectáculo de hóquei que merecia outra atenção por parte da Comunicação Social (apenas a rádio local de Viana lá estava). O FC Porto faz bem o seu trabalho construindo grandes equipas, mas a Federação vai assobiando para o ar...

Amanhã, lá estarei de alma e coração, no Dragão Caixa, no apoio à nossa equipa de andebol. No dia seguinte ao meu aniversário, espero uma prenda da nossa equipa. A mesma prenda que desejo em todos os jogos de todas as nossas modalidades, uma vitória!

Apetecia-me abordar o momento angustiante da nossa equipa de futebol, mas por respeito a um fim de semana repleto de sucesso nas outras modalidades, abstenho-me de perder tempo com quem, afinal, merece muito menos atenção do que aquela que diariamente lhe prestamos.

FC Porto tem esta semana dois jogos de dificuldade máxima...
(1º Belenenses-17 pts e 7 jgs; 2º FC Porto-17 pts e 7 jgs; 3º ABC Braga-17 pts e 7 jgs.)

  • Fafe, 19 - FC Porto, 31

No pavilhão da AD Fafe, o FC Porto entrou com a atitude correcta e ao intervalo, já ganhava por 10-15. Na 2ª metade, os Dragões geriram o plantel e foram consolidando a vitória por números que não deixam dúvidas. 12 golos de diferença numa jornada em que ganharam pontos a Sporting, Benfica, Madeira e ABC... E neste momento, à 7ª jornada, o FC Porto já lidera o campeonato com os mesmos pontos de Belenenses, Madeira e ABC.

Neste jogo, em Fafe, Ricardo Moreira foi o melhor marcador com 7 golos, seguido de Tiago Rocha com 5 e Spinola com 4. O recuperado Dario Andrade, marcou 3 golos, tal como Mota, Grilo e Davyes. Na próxima jornada, recebemos o Marítimo às 21.30h do dia 18. Antes disso, temos 2 jogos complicados esta semana, já amanhã às 21h no Dragãozinho com o Belenenses para a Taça de Portugal, e no domingo às 17h (rtp2), frente aos Alemães do Goppingen para a taça EHF. Conto estar presente nestes 2 encontros.

FC Porto entra no campeonato a todo o gás...
(1º FC Porto-2 pts e 1 jg; 2º Ovarense-2 pts e 1 jg: 3º Benfica-2 pts e 1 jg.)

  • FC Porto, 94 - Illiabum, 47

O FC Porto ganhou na estreia no campeonato frente a um adversário algo limitado, mas nem por isso se deve menosprezar a qualidade de jogo dos Portistas. Estive lá, e saí deliciado com a atitude dos jogadores azuis e brancos, que lutaram por todas as posses de bola sem facilitarem perante os números. E quando isso poderia acontecer, o incansável Moncho Lopez logo chamava à atenção.

Grande jogo dos Americanos. Stempin com 17 pontos, Terrell com 15 e Hunt com 13, numa excelente estreia deste último. João Soares fez 10 pontos e anotou excelentes pormenores, enquanto Carlos Andrade (14 pts) confirmou o craque que é. Marçal (lesionado) chamou a atenção aos colegas e na 2ª metade, foi bonito ver aquela empatia entre adeptos e equipa e que afinal também existe no basquetebol Portista. Foi um prazer ter conhecido pessoalmente o nosso leitor, Rogério Almeida, que assistiu ao meu lado aos 2 jogos da tarde. Domingo às 16h, na 2ª ronda, vamos a Guimarães num jogo complicado. Foi também bonito constatar a presença de Jorge Nuno Pinto da Costa.

FC Porto goleia o actual vice-campeão...
1º FC Porto-13 pts e 5 jgs; 2º Benfica-13 pts e 5 jgs; 3º Gulpilhares-13 pts e 5 jgs.)

  • FC Porto, 10 - Viana, 5

Uma boa casa no Dragão Caixa, este sábado, para um grande jogo de hóquei, que tive o prazer de assistir ao vivo. 15 golos com os 2 finalistas do ano passado em confronto, num desafio menos equilibrado do que se esperava. Grande atitude do FC Porto, entrando a matar, chegando aos 5-0, e levando ao rubro o pavilhão (com mais gente neste jogo que no seguinte, de basquetebol).

Pedro Gil e Emanuel Garcia, marcaram 3 golos cada, enquanto Ventura marcou 2, sobrando os outros golos para o capitão Filipe Santos e para Jorge Silva. O Viana esteve a perder por 10-3 e reduziu na parte final com 2 penaltys algo escusados. Grande vitória dos Dragões que têm este sábado uma difícil deslocação a Porto Santo (21h).

Jeremy Hunt

O novo Americano do basquetebol do FC Porto, demonstrou muitas qualidades neste seu 1º jogo, mostrando aptidões para várias posições. Marcou 13 pontos, fez ainda 8 ressaltos, 7 assistências e 4 roubos de bola, sendo considerado o MVP da partida, em parte também por ter sido o Portista com mais tempo de utilização. Mas diga-se que já conseguiu empolgar o "tribunal" do Dragãozinho que chegou a gritar, "Hunt, Hunt, Hunt"...

Gostei muito da exibição Portista frente ao Illiabum, e saí de lá com uma admiração especial por Moncho Lopez. Espero muito desta equipa do FC Porto (tal como das outras duas modalidades). Deixaram-me com água na boca para os futuros encontros!!!

Saudações azuis e brancas, Lucho.

27 comentários:

  1. Vou começar por dar os parabéns ao tribunal, vi no pavilhão mais uma vez marcaram presença, esta gente vive azul por isso mando um abraço para todos.

    Em relação ao hoquei e o facto de nem sequer ser transmitido é triste, esta federação não te dinâmica nenhuma e ainda por cima o FC Porto ganhando tudo e a todos menos vontade há para transmitir os jogos.

    Quanto ao jogo começamos com muita força, acho que nos primeiros 4 minutos matamos logo o jogo, eu e muitos ficaram surpresos dado que a qualidade da Juventude de Viana nunca imaginariamos uma entrada assim.

    Um reparo gostava de ver Gonçalo Suissas de azul e branco um dia excelente patinador e jogador.

    Mais uma vez por causa das novas regras no final instalou-se a confusão, que cagada 3 lances livres onde não existe qualquer critério.


    No Basket uma surpresa agradável, confesso que não é das modalidades que mais gosto, mas mesmo para quem não aprecia o jogo com o illiabum foi um autêntico show.

    Illiabum até pode ser um estreante este ano já que ano passado estavam na pró-liga mas o Porto deixa muito boas impressões.

    No andebol não acompanhei por isso não tenho grandes comentários, mas é sempre bom ganhar.


    Um grande abraço ao tribunal.

    ResponderEliminar
  2. Só tenho a dizer que gosto muito deste blog (e que as contratações deste ano foram 5 estrelas!...) Também gosto muito do FCP e dá-me muita pena que só este blogue fale de todo o universo (quase todo) do clube...e, que haja comentários em catadupa quando a equipe de futebol perde, e zero (quase zero) para as fantásticas vitórias e o muito amor à camisola das modalidades!... - Já agora, se calhar não se perdia nada se os jogadores de futebol vissem também os jogos dos seus colegas das modalidades...quem sabe aprendessem alguma coisa..,
    bem, parabéns pelo blogue e o imenso trabalho pelo clube! Take care it´s a jungle out there!

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo aniversariante :) É bem verdade a crítica que fazes. Inacreditável o trabalho que a federação faz para prmover esta grande modalidade, que é o Hóquei Patins! A pergunta que todos colocamos é se isto tem a ver com quem ganha ultimamente. A resposta parace mais do que óbvia... claro que sim! Futsal é que está na moda ser transmitido!

    Bem, quanto às modalidades "amadoras", o fim-de-semana foi muito bem :D Falemos então de quem nos deu alegrias...

    Sábado estive presente no Hóquei contra a boa equipa que é sempre a Juventude de Viana. Uma excelente vitória, num jogo onde destaco Reinaldo Ventura e Pedro Gil. O espanhol é um verdadeiro espectáculo! Uma mais valia para a nossa equipa! Um jogador que sente muito o símbolo que trasporta ao peito! Pedro Gil allez allez ohhh....
    Next... vitória na madeira!

    Basquetebol... início de campeonato da melhor maneira possivel. Vitória gorda contra o Illiabum. Agora há que ganhar na difícil deslocação a Guimerdães!

    Andebol, uma vitória folgada e justíssima em Fafe. Também conto estar presente nos dois próximos jogos (amanhã e no Domingo) no Dragãozinho para apoiar os Campeões!!

    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar
  4. Desculpem-me o off-topic amanhã o tribunal vai estar presente no pavilhão para ver o Andebol?

    Se forem alguém que dê uma apitadela para o meu mail assim finalmente vou conhecer o famoso tribunal.

    Não se esqueçam de mim ehehe.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Fazes bem em não falar no futebol, pois o destaque deve ser dado a quem o merece e quem o merece são as modalidades que estão no bom caminho.

    No HÓquei havia a dúvida se pós Fânzeres a equipa iria carburar da mesma forma. Parece que já não há dúvidas e a máquina está em grande.

    No Andebol e com o tempo, vai-se notando o trabalho de um grande treinador, que tem um currículo que fala por si. Estamos na frente e melhor do que isso, temos demonstrado que temos equipa para lutar pelo título.

    No Basquetebol, uma excelente vitória e pelo que me disseram, ouvi e o Lucho confirma, também estamos no bom caminho e temos equipa para lá chegar.
    Enfim, um grande fim-de-semana que augura uma boa época.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Só tive oportunidade de ver o jogo de Basquetebol, e claro gostei do que vi, em relação ao Hóquei e ao Andebol, pela excelente descrição que o nosso aniversariante nos deixa, também estivemos em grande!

    Grande final de semana, 3 justas e merecidas vitórias!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  7. Foi um sábado em cheio:)

    Antas:

    Claro que o tribunal vai lá estar no andebol. Amanhã lá estaremos no apoio aos nossos campeões nacionais, um pouco antes das 21h.

    Envia-me email para te enviar depois o meu nºde tlm.

    o meu mail é

    sergiopmgomes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Começando pelo fim, no jogo a que me foi possivel assistir, depois da Jr ter acordado do belo «sono da guerreira», dizer que no BASQUETEBOL, temos ali equipa para altos voos... ups, altas labaredas, queria eu dizer. E se há ali jogador que me enche as medidas pela fibra, pela garra, pela paixão, pela atitude, esse, é Carlos Andrade... ca jogador com uma alma imensa!

    Depois, no HÓQUEI, onde só soube o resultado via sms, por obra e graça do espirito santo do Amigo Tripeiro, uma bela surpresa esta vitória sem espinhas sobre a Juventude Viana, onde seria expectável vir a sentir-se algumas dificuldades, pelos vistos, foi um passeio do OCTOcampeão... e pelo que me foi dito, com um Super Pedro Gil on-fire!

    Finalizando, no ANDEBOL, o soma e segue do trabalho de formiga que está a ser implantado pelo Obradovic... com naturais expectativas para mais uma época de sucesso, que acredito no valor deste... tomara que os jogadores saibam estar e estarão concerteza até ao fim, bem ao lado do profissionalismo do nosso técnico. Amanhã, tamos lá, no local do costume... vambora!!!

    ps1 - Rogério, já levaste cartão amarelo... com que então, estavas ali ao lado do Senhor Modalidades e nem uma palavra?! e tu Lucho, alguém te encomendeu «anonimato»?! aiii que eu estou f***** com esta malta... já parece da outra vez, só porque cheguei + tarde, ninguém ousou apresentar o Dragão Penafiel ao Pedro Porto e ali, lada a lado, continuaram estranhos... eu tou tramado com esta malta :D

    ps2 - Antas, a resposta do Lucho já cá mora... aperece por lá e vê lá se não fazes o mesmo do Rogério que deve ser muito envergonhado ou com medo de aparecer nas capas de revista côr-de-rosa... neste caso, de azul-e-branco.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro amigo Blue Boy:

    Eu disse-lhe quem eras, evidentemente. Disse ao Rogério q eras o presidente cá da tasca;)

    Mas não sei se ele estava muito à vontade e por isso não tomei a iniciativa de o apresentar, fiquei um pouco sem saber o q fazer. FIca para a próxima.

    ResponderEliminar
  10. Moncho López quer levar os "dragões" ao título...

    O treinador da equipa de basquetebol do FC Porto, Moncho López, admitiu esta sexta-feira que o Benfica parte na "pole position" para a segunda edição da Liga Portuguesa de Basquetebol. "O Benfica tem um grande plantel, tem um treinador campeão que está a fazer um trabalho de continuidade e, por isso, eles partem na 'pole position'", afirmou Moncho López. O treinador espanhol, que acumula funções com o cargo de seleccionador nacional, diz estar por dentro da filosofia ganhadora dos dragões e por isso afiança que "não basta ganhar". "Aqui, no FC Porto, joga-se para disputar todos os títulos e não basta só ganhar, temos de ganhar e bem. É uma pressão clara que não tenho problemas em assumir e vivo bem com ela", admitiu o técnico. Moncho López recorda a derrota com o Vitória de Guimarães para o Troféu António Pratas e afirma que "não há desculpa" para o sucedido. "Não há desculpa para termos perdido esse jogo. O Guimarães foi melhor e aprendemos que não vai ser fácil e que temos coisas a melhorar. Vacilamos na pior altura, pois esperava ter chegado à final", lamentou. Além de Benfica, Moncho adiciona Guimarães e Ovarense ao lote de candidatos ao título. "O Guimarães atingiu os objectivos antes dos demais, têm uma equipa forte e muita convicção. Já a Ovarense mantém um bom núcleo de jogadores, mas teve o pior azar de todos e tem agora de superar o drama. Levou uma porrada moral e perdeu potencialidades", sublinhou o espanhol, em alusão à morte súbita do norte-americano Kevin Widemond. O facto de dirigir o plantel que contou com mais entradas de jogadores de toda a Liga (ao todo são oito as caras novas), não é "o ideal" para Moncho López que, no entanto, admite a construção de uma “equipa coesa” e onde há a ter em conta que quatro desses jogadores já trabalharam na selecção com o técnico espanhol e "cinco já conheciam o clube. Desses cinco, quatro são portistas ferrenhos", alertou. Questionado sobre os pontos fracos do seu plantel, Moncho afirma gostar "tanto da equipa" que o impedem de fazer outro juízo se não o de ter um grupo onde impera "a amplitude e a versatilidade dos jogadores", concluiu.

    ResponderEliminar
  11. Em dia de aniversário, mais um excelente post cheio de vitórias do nosso clube! :)

    Não estive em nenhum dos jogos, mas fiquei extremamente feliz quando recebi as sms's do Lucho com os resultados dos jogos.

    Hóquei:

    Temos uma equipa de sonho! Este ano podemos sonhar com tudo!

    Andebol:

    A pouco e pouco a equipa vai crescendo e vai subindo na classificação. Esta semana temos 2 jogos muito complicados onde o apoio do público será essencial.

    Basquetebol:

    Pelos relatos de quem assistiu ao jogo, temos (finalmente) base! Acredito que este plantel tem todas as condições para lutar pelo título até ao fim. Queremos ser campeões!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Dragão de Viseu10 novembro, 2009

    Parq qd uma verdadeira Porto TV ... no mínimo uma Porto FM (nacional)
    O ano passado tive que ouvir a nossa vitória no campeonato de HP na Rádio Viana via Internet por sugestão do "bibóporto"
    Acho q a estrutura do FCP ainda não percebeu que o clube cresceu ( As escolas aqui do distrito têm cada vez mais dragoezinhos)de tal maneira q tem adeptos (como eu) que raramente podem ir ao Dragão ou ao Dragãozinho

    ResponderEliminar
  13. Em relação às transmissões do hóquei o melhor é nem dizer nada. Infelizmente é o país que temos, a Federação que temos, enfim, é o nosso triste fado.
    Olhando agora para os resultados das nossas modalidades o que fica imediatamente na retina é uma vitória em toda alinha. O andebol parece já devidamente oleado após um início menos bom, o hóquei continua igual aos anos anteriores, e no basquetebol, após alguns erros de casting parece-me que encontramos finalmente um base.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Com classificações fica ainda bem melhor este espaço :-) !

    Eu continuo a pensar, mas não quero ser ou parecer o homem no fundo poço, que o andebol tem grande futuro. Talvez por estarmos num mundo de viagem, de globalização , de ida e volta ... o andebol sintetiza essa ideia.

    Numa horita viu-se um jogo e sem demoras. E a bola vai de aeroporto a aeroporto sem demoras.

    Já o basquete ao conjugar a verticalidade com a elevação me parece menos atraente. Ainda não estamos verdadeiramente instalados nas alturas ou na lua.

    O andebol tem ganho imenso espaço mediatico. E vai continuar.

    Quanto ao hóquei, eu acho que sofre por não ser uma modalidade Olímpica.

    Talvez fosse bom, mas não sei se é possível, que houvessão pressão para que nos Jogos Olímpicos do Rio esta modadlidade se tornasse modalidade Olímpica.

    Aí talvez fosse possível sonhar algo quanto a esta modalidade. E uma bola com cores flurescentes que pudesse ser vista também não seria má ideia para os mais ceguetas como eu.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Pois, bela estreia portista no basquetebol. Pese a simpatia que o hóquei possa ter, esta é para mim a modalidade predilecta, entre as amadoras. Parece que acertamos no base. Para já, um belo e saboroso correctivo ao Illiabum. Vamos ver se é para continuar.

    Nas restantes, tudo de vento em popa, sem sobressaltos de maior. Fosse assim o futebol e estavamos todos felizes...

    ResponderEliminar
  16. Ora, a minha modalidade preferida está onfire! Basket rules! Já várias pessoas me disseram que este ano estamos assim pró fortíssimos, verdade? Mentira? Deixo para os habitués do pavilhão :)

    Quanto ao hóquei, já na semana passada tinha chamado à atenção para o desvalorizar da modalidade inclusive por alguns jorna"b"ichas, com certeza com um amargo de boca de longos anos! Ninguém nos pára.

    Saudações

    ResponderEliminar
  17. Dragão de Viseu:
    Que saudades da Rádio Placard que transmitia os jogos do Porto nas diversas modalidades em finais dos anos 80/inicios de 90...

    Infelizmente não há na Cidade um projecto radiofónico com esse objectivo...

    E o canal de TV é que era. O Clube creceu imenso e essa é já uma necessidade.

    ResponderEliminar
  18. Obrigada ao Hóquei,ao Andebol e ao Basket por salvarem o fim-de-semana!

    Que bom sería se repetessimos aquele ano fantástico em que vencemos no futebol e nas modalidades...foi no ano do Penta,ou não?Não tenho bem a certeza...

    Eu tenho é a certeza que se fosse o benfica a ter o sucesso que o Porto tem,não faltava cobertura televisiva,veja-se o futsal;vezes havia em que os jogos dos lampioões até na Sic Radical passavam...

    Com ou sem apoio de quem tem essa obrigação,cá estaremos,sempre,para os apoiar e incentivar!

    ResponderEliminar
  19. Um bocado "envergonhado" por não comparecer no Pavilhão devido a questões várias, nada como vir aqui às terças ver o resumo da semana superiormente comentado pelo Lucho.
    Penso em breve ir a alguns jogos e estar com os amigos. Até lá, com muitas vitórias pelo caminho.

    ResponderEliminar
  20. Estilhaço...

    E saiu.. Mas como o Porto marcou logo a seguir o jogador já pôde reentrar...
    Penso não estar enganado...

    ResponderEliminar
  21. http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2009N701

    ResponderEliminar
  22. Lucho
    Todos nos sabemos porque o Hóquei tem pouca cobertura da TV há um clube que é 8 vezes Campeão nacional !!!! Azar do caraças ... não é da capital ... é o F C PORTO. Deve dar uma grande azia a muita gente depois tem que desvalorizar a modalidade são uns filhos da p....
    Só falta arranjar uma regra para o guarda-redes do F C PORTO jogar algemado ...
    Andebol : no Sábado não deu para ir a Fafe ver o jogo, mas ganharam ,isso e que interessa de vagarzinho lá se vai afinando a equipa de jogo para jogo vão melhorando. Amanhã não vai dar para ir ver o jogo, mas no Domingo contem comigo!!!
    Fico contente porque hoje temos muitos cometários de gente nova que também gosta das modalidades ... Apareçam por aqui mais vezes !!!

    ps Meu caro Blue Boy fica o Amigo a saber que já me foi apresentado o Grande Pedro Porto !!!!


    Um Abraço

    ResponderEliminar
  23. Orgulhoazulebranco:

    Ganhamos no futebol e em todas as outras 3 modalidades em 99 (ano do penta) e em 2004 também com o bónus da champions...

    ResponderEliminar
  24. Quanto aos comentários é reconfortante verificar isso mesmo dragão penafiel... Quanto mais comentarem mais vontade e incentivo nos transmitem. O blog é tb vosso:)

    ResponderEliminar
  25. Sei que vou parecer um intruso,mas clubismos À parte tenho de concordar contigo Lucho.Acho que o que se está a passar no hóquei é uma tremenda Vergonha digna de ser relatada às mais altas autoridades do país.Temos todos de nos unir e tentar arranjar uma ideia brilhante de forma (sei lá corrente de mailes para vários orgãos nacionais) a dar a volta a este problema.Que acham!É preciso a força do Norte para mandar estes "velhos" da fpp a baixo.

    ResponderEliminar
  26. Ricardo
    Também concordo contigo, acho que temos de fazer alguma coisa.!
    mas temos um Amigo que é Craque nessas coisas, e se bem o conheço já está a preparar alguma coisa !!! Contem comigo todos juntos somos poucos ....
    Lucho que achas ???

    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Ficamos a espera entao lucho!!
    Boa sorte.Vai avisando das novidades nos blogs da modalidade sff.
    Abraço

    ResponderEliminar